Vidal da Gama

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Heráldica | Títulos

Vidal da Gama

#265219 | pacguerra | 13 nov 2010 04:18

Boa Noite.

É a minha primeira participação nestas andanças.

Encontrei um documento antigo de família que me foi deixado por uma tia avó, uma página de um "ELUCIDÁRIO NOBILIARCHICO". Que inicia em JOSÉ ROBERTO VIDAL DA GAMA, fidaldo da Casa Real, do Conselho D'El Rei, conselheiro da fazenda e Fidalgo da Cota d'Amas por carta de 07 de Março 1770, e que finda nos nomes de Meu avô e tios que são SALLES GUERRA.

Consegui arranjar um resumo da dita carta de Armas através do livro "ARCHIVO HERÁLDICO-GENEALÓGICO", vem uma referência ao Brasão da nossa família, mas é vago (escudo partido em pala; na primeira as Armas dos Vidal, e na segunda as dos Bendriz.), e com uma notificação do livro em que está o registo dessa CBA (Br. p. a 7 de Março de 1770. Reg. no Cart. da N., liv. I, fl. 120).

Eu 7º Neto de D. José Jorge Moura Luiz Carlos Paschoal Vidal, pai de José Roberto, João António e Agostinho Bernardo Vidal da Gama (meu 6º Avó).

Agradeço a todos que me possam auxiliar.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Alexandre Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#265258 | vbriteiros | 14 nov 2010 00:38 | Em resposta a: #265219

Caro Paulo Alexandre Guerra,

José Roberto Vidal da Gama era em 30 de Maio de 1786, chanceler e governador da Relação do Porto ( Descrição Topográfica e Histórica da Cidade do Porto pelo Padre Agostinho Rebelo da Costa, página 141).
Cumprimentos,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#265260 | pacguerra | 14 nov 2010 01:00 | Em resposta a: #265258

Obrigado pela informação.

Cumprimentos

Paulo Alexandre Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#287474 | AEMAR_75 | 17 set 2011 18:42 | Em resposta a: #265219

Boa tarde,
Pela primeira vez entro em contato através deste site.
E, apresento aqui o meu pedido de informação, que é o seguinte:
- Chanceler e Governador da cidade do Porto, nomeado em 30 de Maio de 1786,
será o mesmo que descreve na sua intervenção?
- Se for o caso, grato ficaria se me desse mais alguma pista para encontrar mais notícias dele.
Saudações com amizade
Alcindo Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#287477 | AEMAR_75 | 17 set 2011 18:49 | Em resposta a: #265258

Grato pela informação. Porém devo informá-lo que já sabia, porque possuo o livro indicado.
Cumprimentos
Alcindo Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#289698 | LProjecto | 21 out 2011 22:35 | Em resposta a: #265260

Caro Paulo,

Referiu, numa mensagem deste tópico, ser descendente de Agostinho Bernardo Vidal da Gama, suponho que também da sua mulher D. Maria Rosa Lobo de Vasconcelos. Tenho todo o interesse na descendência e ascendência dessa senhora, pelo que agradecerei qualquer informação que possa partilhar sobre essa gente. Caso prefira, poderá contactar-me por correio electrónico.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#291386 | pacguerra | 19 nov 2011 00:15 | Em resposta a: #289698

Boa noite Luís.

Queira desculpar a demora na resposta, mas tenho estado ausente. A informação que tenho de Agostinho Bernardo Vidal da Gama, é que casou com a cunhada D. Mariana Rosa Lobo de Vasconcellos (viúva do irmão João António Vidal da Gama). Sendo esta senhora filha de Francisco Lobo de Almeida (Capitão de Cavalaria do regimento de Elvas), e de sua mulher D. Isabel Victoria Pestana do Carvalhal Silveira. Do primeiro casamento nasceu D.Maria do Carmo Vidal da Gama e Vasconcellos, sem mais noticias. Do casamento com Agostinho Bernardo nasceram:
-D. Maria José, morreu solteira.
-D. Maria do Carmo, morreu solteira.
-D. Maria Manuela, morreu solteira.
-D. Maria Joana Vidal da Gama Lobo de Vasconcellos que casou com o morgado Barnabé Francisco de Paula Atayde que foram pais de oito filhos.

Tenho mais alguns dados se estiver interessado e até poderemos entrocar alguns ramos perdidos, a D. Mariana era minha 6ª avó.

Cumprimentos
Paulo Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#291394 | LProjecto | 19 nov 2011 10:07 | Em resposta a: #291386

Caro Paulo,

Muito obrigado pela sua mensagem. Em abono da verdade, devo dizer-lhe que já dispunha de todos os elementos que referiu, mas nada mais tenho sobre a descendência de D. Maria Joana Vidal da Gama Lobo de Vasconcellos e Barnabé Francisco de Paula Ataíde, pelo que agradecerei todas as informações que possa acrescentar, nomeadamente as datas de baptismo ou nascimento das 4 irmãs Marias.

Relativamente à ascendência de D. Isabel Vitória, gostaria de saber até onde conseguiu recuar, pois haverá certamente interesse na troca de elementos e, se possível, a referência de onde consta com o apelido "Silveira", cuja proveniência em termos de ascendência constitui para mim uma incógnita.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#291443 | pacguerra | 20 nov 2011 02:51 | Em resposta a: #291394

Boa Noite.

Da D. Isabel Victória só tenho a informação que é filha de Manuel Pestana do Carvalhal Silveira e de sua mulher D.Thereza Margarida de Jesus Fragoso natural de Évora.

A descendência de D. Maria Joana e Barnabé Francisco é a seguinte:
-D. Maria do Carmo, faleceu solteira
-D. Maria Rita, idem
-D. Maria Afra, idem
-D. Maria Emília, idem
-D. Maria Manoela, idem
-Francisco, idem
-Agostinho, idem
-D. Maria Filipa de Athayde Vidal da Gama Lobo e Vasconcellos que segue e casou com Ignácio Manuel de Salles.

Foram pais de:
*Manuel de Salles de Athayde Vidal da Gama Lobo Vasconcellos que casou com D. Maria das Dores do Rosário (não tiveram filhos).
*Francisco Maria de Salles de Athayde Vidal da Gama Lobo e Vasconcellos que casou com D. Catherina Júlia da Fonseca Presado, teve 2 filhas.
*Joaquim Manuel de Salles de Athayde Vidal da Gama Lobo e Vasconcellos (08/01/1842), casou em Campo Maior com D. Ana Caiola que faleceu em 1873 sem deixar fihos. Casou pela segunda vez com D. Amélia da Conceição do Rozário, natural de Vila Viçosa de quem teve 4 filhos.

Vou fazer o levantamento dos nomes destas descendências, sendo Francisco Maria e D. Catherina Júlia meus trisavós. Em principio será no próximo fim de semana.

Cumprimentos
Paulo Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#291446 | LProjecto | 20 nov 2011 08:56 | Em resposta a: #291443

Caro Paulo,

Sugiro-lhe uma visita ao blogue Alengenea, onde tenho publicado alguns elementos que certamente serão do seu interesse, quer nos títulos "Carvalhal e Pina", como "Pina Pestana", pois neles desenvolvo a ascendência de D. Isabel Vitória.

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.com/2011/08/carvalhal-e-pina.html

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.com/2011/09/pina-pestana.html


Caso prefira, poderá sempre contactar-me para o seguinte endereço: alengenea(arroba)gmail(ponto)com

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#295900 | kleinhoof | 28 jan 2012 16:47 | Em resposta a: #291443

olá Paulo;...cheguei a esta pagina na busca e com alguma curiosidade sobre as origens da minha familia, e de facto tambem tenho toda a documentação que diz ter (embora até tenha o original da dita revista nobiliarquica) assim como o respectivo anel de brasão de familia (que ja me acompanha á algum tempo!)...ainda existe alguma familia viva! para se situar,o meu avô era JOSE EDUARDO PIRES GUERRA ,irmão de Vasco,Dora Branca,Berta e Emilia MATTA
SE ESTIVER INTERESSADO EM FALARMOS SOBRE A FAMILIA, DISPONHA

PS; SOBRE A ORIGEM DE JOSE ROBERTO VIDAL DA GAMA ,ENCONTRA-SE ALGUNS DOCUMENTOS NA NET SOBRE ELE

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#295921 | pacguerra | 28 jan 2012 20:36 | Em resposta a: #295900

Boa noite.

Possivelmente temos um parentesco próximo, mas tenho umas diferenças na ascendência. Emilia Salles da Matta era casada com Luiz da Matta, tia em primeiro grau do meu avô José Eduardo, Emilia Matta morava em Algés assim como o tio Vasco (o qual ainda cheguei a conhecer), só falta uma irmã na lista que me enviou, que é a tia Palmyra.
O nome do meu avô era JOSÉ EDUARDO SALLES GUERRA, que no primeiro casamento casou com uma Senhora de apelido Pires, foram pais de:
- Gil
- Rui
- Maria da Graça
No segundo casamento casou com Amy Elvira Marques Garrana de Castro, minha avó, foram pais de:
- Durval
- José Eduardo
- Jaime (meu pai)
- Maria do Céu
De José Roberto Vidal da Gama, tenho cópia da Carta de Brasão de Armas feita a partir da microfilmagem original do Cartório da Nobreza, livro I.

Com os melhores cumprimentos.

Paulo Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#296007 | kleinhoof | 30 jan 2012 01:11 | Em resposta a: #295921

Olá Paulo,Comoros jà deu para perceber juntei o nome do meu com o do meu avô! Ou seja somos primos,pois o meu pai era o 1 filho do 1 casamento do nosso avô,toque sabendo que ainda existe o nossoTio Rui e a tia Graça!há cerca de um ano estive com Tio jose Eduardo!a sua avó Amy está bem?cumprimentos para toda a respectiva familia.o meu mail é guerra12@sapo.pt Um abraço Henrique guerra

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#309291 | kleinhoof | 29 jun 2012 13:50 | Em resposta a: #291386

...boa tarde PAULO, como ja passaram alguns meses e desde que falamos sobre a nossa FAMILIA não obtive mais informações, afinal somos primos e netos em 7ºgrau de tão importante figura e ILUSTRE que nos trouxe ate aqui!...claro que estou esclarecido quanto ao seu silencio!...ou não visitou mais esta pagina ou não quer saber que os filhos do 1º casamento do seu/meu AVO ainda existem e que são da sua familia!questionei sobre a sua AVÓ mas nada me disse ,resultado da eventual desistencia de vir a esta pagina! obrigado FELICIDADES E ATÉ SEMPRE
HENRIQUE GUERRA

Resposta

Link directo:

RE: Vidal da Gama

#309315 | pacguerra | 29 jun 2012 19:45 | Em resposta a: #309291

Caro Henrique, como está

Na realidade não tenho visitado esta página, e como ainda estou em final de época desportiva (sou treinador de Kickboxing/Muay Thai), não respondi à mensagem que me enviou, dentro em breve enviarei a resposta.

As minhas mais sinceras desculpas,

Paulo Guerra

Resposta

Link directo:

Vidal da Gama

#432904 | Samuel C O Castro | 16 abr 2021 22:50 | Em resposta a: #309315

Boa noite Paulo Alexandre,

Eu pesquiso exclusivamente a família Castro, desde 1995. Sou o autor do livro "Castro - Tesouro de Família", lançado em 2002 e esgotado em 2012.

Se puder fazer o favor de informar-me as datas e cidades de nascimento, casamento e falecimento (quando for o caso) das pessoas constantes da mensagem de "solicitação de contato", que lhe enviei diretamente, que não constam tais informações, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido. Podendo enviar para meu e-mail genealogia.castro arroba gmail.com .

Muitíssimo obrigado. Abraço.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 01:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen