João Cordovil Cardoso

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Heráldica | Pessoas

João Cordovil Cardoso

#265325 | pacguerra | 15 nov 2010 21:25

Boa Noite!

Vi um comentário do Sr.João Cordovil Cardoso aqui no Forum, em 16-11-2006 que me interessou. Passo a transcrever:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- "RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)16-11-2006, 12:01
Autor: JCC [responder para o fórum]

Caro Luis

Infelizmente, no que respeita a fontes, apenas se indica o seguinte:

"Dos elementos colhidos dos documentos acima de duas árvores de costados anexas aos mesmo e de outros documentos, há a seguinte resenha genealógica".

Os documentos acima são a carta de armas de José Roberto Vidal da Gama de 7 de Março de 1770 e um documento espanhol anexo, passado pelo cronista e Rei de Armas Universal que dá a ascedência do armigerado e onde se afirma que um seu tio avô era FSO, COX, Cor de Infantaria e FCCR em prémio do valor com que se portou na tomada de Alorna e de serviços na India. Este documento espanhol é data de Janeiro de 1770.

Quanto aos nomes referidos, depois de confirmar de novo, eles constam da forma que os indiquei mas não há mais elementos que possibilitem determinar a razão das diferenças.

Finalmente uma referência ao irmão mais velho de João Anónio e Agostinho Bernardo, José Roberto de seu nome. Foi COX, Desembargador da Casa da Suplicação na Mesa dos Algarves, FCR, do Conselho d'El-Rei, conselheiro da Fazenda e Fidalgo de Cota de Armas, pela CBA já referida.

Estes elementos constam de um artigo (cuja cópia da transcrição possuo em fotografia e que lhe posso facultar), publicado em "Elucidário Nobiliárquico" Revista de História e de Arte, Nº 8, de Agosto de 1929 (publicado em Maio de 1930).

Há uma referência que diz "Louvado por portaria do Ministério da Instrução Pública de 15 de Fevereiro de 1929 mas, pela data, penso que se refere à revista e não ao artigo em causa.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso"
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Inscrevi-me à pouco tempo no GeneAll, e isto devido a um documento antigo de uma tia-avó, o meu interesse neste comentário é o facto de eu ser 7º neto de D. José Jorge Moura Luiz Carlos Paschoal Vidal, pai de José Roberto Vidal da Gama, João António Vidal da Gama e Agostinho Bernardo Vidal da Gama (meu 6º avô).
Sou da linha Salles Guerra, ao qual o Sr.João Cordovil Cardoso também faz referência.

Se me conseguirem enviar para o meu email alguns desses dados/documentos ficarei muito agradecido.

O meu email é pacguerra(arroba)gmail(ponto)com

A única coisa que possuo é uma velha cópia de um "Elucidário Nobiliarchico"

Agradecido desde já, com os melhores cumprimentos

Paulo Alexandre Guerra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 10:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen