Alcácer-Quibir

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Eventos

Alcácer-Quibir

#265400 | Rodarte | 16 nov 2010 19:28

Prezados colegas,

Existe, por acaso, algum estudo sobre a Batalha de Alcácer-Quibir que possua uma relação de nomes daqueles poucos que a sobreviveram e que conseguiram voltar a Portugal?

Grato,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Alcácer-Quibir

#265413 | JFMenéndez | 16 nov 2010 22:10 | Em resposta a: #265400

Caro Confrade

Sobre os mortos da Batalha de Alcácer-Quibir há efectivamente várias listas. Uma delas pode consultar aqui mesmo no Geneall em:

http://www.geneall.net/P/article.php?id=57

Quanto aos cativos e dentro destes aqueles que regressaram, graças ao esforço diplomático e pessoal de D Francisco da Costa é outra coisa ainda para se ir pesquisando. por outras palavras ainda não encontrei nada de concreto. Mas se e quando o encontrar - deixá-lo-ei aqui.

melhores cumprimentos,

José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Alcácer-Quibir

#265462 | lmgp | 17 nov 2010 19:33 | Em resposta a: #265413

Caro José Menéndez,

Agradeço-lhe porque este também é um assunto que tenho interesse em saber.

Sabe onde poderei ver a lista de capitães dessa época, nomeadamente do ano de 1577 ?

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Alcácer-Quibir

#265478 | JFMenéndez | 18 nov 2010 00:07 | Em resposta a: #265462

Caro Luis Portela

Não tenho conhecimento de nenhum estudo com o apanhado, com a lista dos nomes, digamos, dos capitães desse perído final da 2.ª dinastia.

Quanto aos homens de Alcácer-Quibir, deixo-lhe aqui alguns nomes de antepassados do 1.º conde de Sandomil, ambos dos Mascarenhas comendadores de Aljustrel:

Cativos:

- Pedro de Mascarenhas, comendador de Alcácer do Sal, f.º primogénito de Fernão de Mascarenhas e de sua mulher D. Helena Henriques, 4.ª filha de Simão de Miranda Henriques, o qual casou com D. Inês de Carvalho.
Aqui no Geneall, na esteira de Felgueiras Gayo, aparece como morto em Alcácer-Quibir. Mas Alão de Morais, sempre tão preciso, não refere essa situação, tal como Manuel de Carvalho e Ataíde que o dá como prisioneiro...

- Simão de Mascarenhas, 2.º filho do anterior, também comendador de Alcácer do Sal, na Ordem de Santiago, terá ficado cativo em Alcácer-Quibir.

Mortos:

- Fernão de Mascarenhas, irmão mais velho do anterior. Alão de Morais, muito preciso, dá esta informação, mas não deixa de referir que outro livro diz ter morrido em Itália, opinião seguida por Gayo.

- Diogo de Miranda, 3.º filho do Pedro de Mascarenhas acima referido e irmão mais novo destes últimos, cf. Alão Morais.

Foi só uma achega para suprir a minha rewposta negativa à sua questão anterior.

Cumprimentos,

José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Alcácer-Quibir

#265542 | lmgp | 18 nov 2010 21:56 | Em resposta a: #265478

Caro José Filipe Menéndez,

Obrigado por esta informação, mas a pessoa sobre a qual faço o estudo era o Capitão Gaspar Rodrigues Vieira natural de Vila de Rei, Concelho de Vila de Rei, Distrito de Castelo Branco, que naquela época pertencia à Província da Estremadura e Diocese da Guarda.

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Alcácer-Quibir

#265626 | Rodarte | 20 nov 2010 11:25 | Em resposta a: #265413

Prezado Confrade,

Agradeço pela indicação, que eu já conhecia, e que é uma bela iniciativa. Com relação ao total dos que foram mortos na batalha ou aprisionados pelos mouros, sei que foram dezenas de milhares. Mas, segundo me consta, o número dos sobreviventes que retornaram a Portugal girou em torno de uma centena. Tenho interesse nesses sobreviventes.

No livro "Descripção do Reino de Portugal", de Duarte Nunez do Leão, Desembargador da Casa da Suplicação, que foi publicado em Lisboa no ano de 1610, há referência a vários cristãos portugueses martirizados entre os mouros. Gostaria de saber como o autor conseguiu essas informações (que só podem ter vindo dos sobreviventes que retornaram). Um dos mártires, que é de meu interesse, chama-se João de Paris, nascido em Lisboa por volta de 1566 (tinha 11 para 12 anos quando foi feito prisioneiro), filho de um francês conhecido pelo mesmo nome que se estabeleceu em Lisboa na década de 1550, o qual, sendo cavaleiro, acompanhou D. Sebastião à África. A execução de João de Paris (Filho) deu-se por volta de 1585. Vinte e cinco anos depois, essa execução é relatada por Duarte Nunez do Leão...

Cordialmente,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Alcácer-Quibir

#269119 | mpl | 23 jan 2011 09:40 | Em resposta a: #265413

D. João de Lima filho de D. Francisco de Lima ( Visconde de Vila Nova da Cerveira ) é dado como morto em Alcacer Quibir mas não consta da referida lista ! gosteria de saber se é por lapso ou outra razão ?

Resposta

Link directo:

RE: Alcácer-Quibir

#269125 | Luis K. W. | 23 jan 2011 13:57 | Em resposta a: #269119

Gaspar de Goes do Rego (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=183643) também morreu em Alcácer-Quibir e não consta daquela curta lista.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 06:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen