Valentes de Avanca

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Valentes de Avanca

#265468 | loms | 17 nov 2010 21:07

Caros Confrades

Venho, por este meio, solicitar a colaboração de quem estuda a familia Valente de Avanca.
De acordo com pesquisas genealogicas realizadas por Delfim Ferreira, Brígida Valente da Silva (b. 25.09.1639), casada (a 15.08.1657) com Francisco Rodrigues "o Novo" era filha de Miguel da Silva (Pessoa Principal da Vila de Pereira Jusã) e de Isabel Valente.
Por seu lado, Isabel Valente, irmã de Susana Valente, de acordo com o Senhor Dr Maurício Antonino Fernandes, era filha de Brígida Valente e de Valentim Fernandes (de Pereira Jusã).
Na medida em que, segundo ambos - Delfim Bismarck Ferreira e Dr. Antonino Fernandes, esta Brígida Valente (mãe de Isabel e Susana) era descendente de Valentim Pires Valente, gostaria de saber se porventura algum dos confrades conhece a sua ascendêndia, sendo certo que seu pai se chamava António Dias ...

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Avanca

#265475 | rmpt | 17 nov 2010 23:38 | Em resposta a: #265468

1-DINIS PIRES VALENTE, morador na quinta da Sela, em S. Miguel de Urrô, Arouca. Casou com Joana Luísa de Távora, filha de Luís Mendes de Távora e de Joana Malafaia. Filho

2-VALENTIM PIRES VALENTE, que foi a Avanca fingindo ser alfaiate furtar BRITES ANDRÉ, e a levou para Talhadas, filha de Diogo Gil, lavrador digno e honrado e de Margarida André. E tendo seus pais dúvidas sobre o caso casou com ela recebendo dote. Assim, tornou para Avanca e foram viver para Mato, onde construíram casa.
Foi capitão-mor de Esgueira e Fidalgo de Cota de Armas por carta de 9/7/1548 para armas de Valente (plenas). Estas armas encontravam-se no pórtico da sua Casa do Mato e foram demolidas nos fins do século XIX.
Casou segunda vez com Isabel Fernandes dos Chocos de Veiros, gente que assim se apelidava, da mais principal do Concelho de Antuã, da qual era irmão ou sobrinho o Capitão Domingos Fernandes o Choco, e deste foi filho João Fernandes o Choco de Veiros.Tiveram entre outros

3-JOÃO DIAS VALENTE, que viveu no lugar de Trás-do-Rio onde casou com CATARINA MARQUES DA SILVA, filha de Marcos Anes da Silva. Filha:

4-JOANA DIAS, casou com ANTÓNIO DIAS. C.g.

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Avanca

#265477 | loms | 17 nov 2010 23:53 | Em resposta a: #265475

Meu caro confrade

Deixe-me, desde já agradecer-lhe a ajuda prestada, solicitando contudo a sua colaboração, ainda mais uma vez:

a) Posso depreender que Antonio Dias que casou com Joana Dias é o pai de Isabel e Susana Valente?
b) João Dias Valente era filho de Valentim e de Brites, ou de Valentim e Isabel Fernandes?

Com os melhores cumprimentos,
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Avanca

#265479 | rmpt | 18 nov 2010 00:17 | Em resposta a: #265477

Caro confrade

Apenas sei

– JOÃO DIAS, o filho primogénito de Valentim Pires Valente e de Brites André, C.c. CATARINA MARQUES DA SILVA, filha de Marcos Anes da Silva, e neta de Afonso Gomes da Silva, descendente dos Silvas históricos, e de Joana Pires, de Vila Maior, Feira. Foram moradores em Avanca e tiveram a:

1 (VII)- JOANA DIAS, que segue.
2 (VII)- URBANO DIAS, s.m.n.
3 (VII)- BELCHIOR DIAS, s.m.n.

VII – JOANA DIAS C.c. ANTÓNIO DIAS, de Oliveira de Azeméis, instituidor da Capela de Nossa Senhora do Amparo, na Mámoa (?) anexa ao Solar desta família.
Tiveram 9 filhos, entre eles:

1 (VIII)- JOÃO DIAS, o Galego, que c.c. Maria Dias c.g.
2 (VIII)- FRANCISCO DIAS, que segue.
3 (VIII)- JOANA DIAS, c.g.

VIII – FRANCISCO DIAS C.c. JERÓNIMA DE PINHO, a velha, em Milheirós de Poiares, Oliveira de Azeméis, a 1 de Outubro de 1595. Foram moradores no lugar da Rua, Oliveira de Azeméis, onde lhes nasceram os seguintes filhos:

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Avanca

#265615 | loms | 19 nov 2010 23:33 | Em resposta a: #265479

Meu caro confrade

Antes de mais, obrigado pela celeridade na resposta. Deduzo que o estudo seja seu
Gostaria, contudo, de lhe fazer uma última pergunta: confirma que Isabel e Susana Valente são filhas de Joana Dias e de António Dias?

Com os melhores cumprimentos,
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Avanca

#281115 | LPinho | 09 jul 2011 15:12 | Em resposta a: #265615

Por acaso esses apontamentos até são de minha lavra (como terão vindo aqui parar ???). São baseados num dos manuscritos da descendência da Casa do Mato, em Avanca. Segundo esse manuscrito houve 9 filhos, porém os únicos que são mencionados são:

1 (VIII)- JOÃO DIAS, o Galego, que c.c. Maria Dias c.g.
2 (VIII)- FRANCISCO DIAS, c.g.
3 (VIII)- JOANA DIAS, c.g.

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Avanca

#281203 | 291O | 10 jul 2011 14:34 | Em resposta a: #281115

Luís,

Vieram aqui parar via OCP!

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Avanca

#281205 | LPinho | 10 jul 2011 14:59 | Em resposta a: #281203

OK, já percebi :)

Abraço

L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Avanca

#281209 | loms | 10 jul 2011 16:31 | Em resposta a: #281115

Bom dia

Tenho andado um pouco desligado. Pelo que tenho duas duvidas, o que significa OCP e, se, por acaso, me consegue ajudar nesta questão, da Isabel Valente.

Antecipadamente grato
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

Valentes de Avanca

#359438 | Jonas13 | 11 jul 2015 21:56 | Em resposta a: #265468

Caros confrades,

Comparando vários assentos de batismo, descobri, mas posso estar errado, que os pais de Ana Valente eram:

Manuel da Silva e Domingas Rebelo Valente

Ana Valente era irmã de Brigida Valente e de Joseph da Silva (da freguesia de Valga).

Algum dos confrades podia confirmar estes dados? Também gostava de saber mais sobre os ascendentes de Manuel e Domingas.

Obrigado de avanço,

Jonas de Azevedo Talleyrand

Resposta

Link directo:

Valentes de Avanca

#391791 | BNV | 05 mai 2018 05:51 | Em resposta a: #265479

Caro Confrade rmpt,

Poderá acrescentar a descendência de Francisco Dias c.c. Jerónima de Pinho (que deixou precisamente "en suspense")?

Atentamente,

BNV

Resposta

Link directo:

Valentes de Avanca

#450010 | RainerPN | 15 set 2023 10:24 | Em resposta a: #265468

Caros confrades

Tenho igualmente grande vontade de desemaranhar os Valentes de Válega, Ovar e freguesias próximas, dos quais descendo duas vezes através de meu avoengo António Paes Chaves da quinta da Lagoa em Pereira Jusã.

Para isso, me oriento no que se encontra no geneall sob http://pagfam.geneall.net/52/pessoas.php?id=1166548 nos registros paroquiais de Ovar e Válega e em outras fontes como algumas genealogias no geneanet.

Mas um olhar crítico percebe logo que as datas esboçadas em http://pagfam.geneall.net/52/pessoas.php?id=1166548 não batem com as gerações apresentadas.
Permitam-me fazer duas comparações:

Se o Francisco Dias acima citado (VIII – FRANCISCO DIAS C.c. JERÓNIMA DE PINHO, a velha, moradores no lugar da Rua, Oliveira de Azeméis) casou em 1595, deveria ter nascido por volta de 1575, assim sua mãe Joana Dias teria nascido no mais tardar por volta de 1560, e seu pai, João Dias Valente, teria casado por essa data e nascido no mais tardar por volta de 1540.

Assim o ano de nascimento estipulado para Valentim Pires Valente não pode ser 1545. Isso já não faz sentido se recebeu carta de armas em 1548. Assim diria que deve ter nascido por volta de 1500. E presumo que ele não deveria ser muito jovem ao requerer a dita carta.

A outra crítica seria em relação à data exagerada do nascimento da filha do segundo casamento de Valentim Pires Valente com Isabel Fernandes dos Chocos de Veiros: Mécia Valente, da qual descendo.

Sob http://pagfam.geneall.net/52/pessoas.php?id=1166560 encontramos o ano de 1630 como o de seu nascimento, o que deveria valer para seus netos ou bisnetos. Vou tentar seguir uma lógica:

A filha de Mécia Valente, Maria Valente, casada em Ovar aos 3 de novembro de 1603 com Pedro João, filho de António João, deve ter nascido por volta de 1585. Assim sua mãe Mécia deve ser de aproximadamente 1565.

É muito triste o fato de que os registros de Válega só principiam em 1639 o que nos deixa um pouco cegos quanto às primeiras gerações dos descendentes de Valentim Pires Valente nesta freguesia. Mas vários cálculos meus seguindo essa lógica e utilizando as sequências de gerações apresentadas neste tópico e em outras fontes, apontam que os filhos do primeiro casamento de Valentim Pires Valente com a furtada Brites André deveriam ser das décadas de 1540 e 1550 e os filhos de seu casamento com Isabel Fernandes dos Chocos de Veiros das décadas de 1550 e 1560 - posicionando assim o primeiro casamento por volta de 1535-1540 e o segundo por volta de 1550-1555.

Com os melhores cumprimentos,
Rainer Pfeiffer Novelli

Resposta

Link directo:

Valentes de Avanca

#450011 | RainerPN | 15 set 2023 10:36 | Em resposta a: #359438

Caro Jonas de Azevedo Talleyrand

De que Ana Valente e qual família se trata sua pergunta?

A conjunção de apelidos Valente + Rebelo da Domingas Rebelo Valente poderia ser uma ligação de filha ou neta:

Susana Valente (http://pagfam.geneall.net/52/pessoas.php?id=1160456) filha de António Pires (* ca. 1550 - Pereira Jusã) e Maria Valente (* ca. 1565) casada cerca 1600 com António Dias Rebelo, nascido ca. 1580 - Pereira Jusã.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 12:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen