Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#265814 | joaoggralves2 | 25 nov 2010 00:57

Exmo Sr. Conde, caro confrade,

Decidi criar este tópico apenas dedicado aos Rebelos de Luzim e Vila Boa de Quires, seguindo a sugestão do confrade Rui Gomes, para não sobrecarregar o tópico dos Barbosas de Lagares. Como informei nesse tópico, tenho alguns antepassados em Vila Boa de Quires que são Rebelo, nomeadamente Manuel Rebelo n. Quires 1635, filho de Manuel Rebelo e de Catarina Fernandes, casados em Quires em 1634, neto paterno de António Gonçalves e de Maria Rebela. Relativamente a este último casal, não consegui encontrar nem o registo de casamento nem os registos de baptismo dos filhos, tendo procurado primeiro em Vila Boa de Quires e posteriormente em Luzim. Sei que tiveram pelo menos mais um filho, Luís Rebelo, casado em 1635 na mesma freguesia. Fica a dúvida se terão alguma relação com os Rebelos da Casa de Andiade.

Relativamente a esta casa, de Andiade, já aqui há uns tempos tinha lido o seu interessante artigo de 1993, mas na altura não reparei em certos pormenores que só agora me chamaram à atenção. O confrade provavelmente já rectificou, pois já se passaram muitos anos, mas de qualquer forma alerto para o facto de ter ultrapassado, ao que me parece, uma das gerações iniciais. O confrade faz o Francisco Rebelo que casou com Maria de Madureira filho de Pedro Rebelo e Maria Manuel, quando creio que seria, na verdade, neto destes. Tal como sugere o seu baptismo, seria antes filho de outro Francisco Rebelo, certamente o que fez a justificação de nobreza, e de Maria da Cruz, essa sim, "familiar" do Abade Gaspar Fernandes. O primeiro Francisco casado em 1640 em Luzim, o segundo em 1608 em Quires.

Desta forma, talvez exista a possibilidade de a minha Maria Rebela ser filha de Pedro Rebelo, ou sobrinha, talvez ilegítima... Tendo em conta que o Francisco Rebelo (velho) casou e teve o filho em Vila Boa de Quires, custa-me a crer que não haja nenhuma relação. Será que o confrade tem alguma pista que me possa orientar?

Agradeço a atenção, aguardando comentários.

Com os meus melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#265826 | Conde | 25 nov 2010 10:36 | Em resposta a: #265814

PS: Respondi no outro tópico dos Barbosas.Vou pedir ao primo José António Reis que venha aqui para ajudar.
Cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#265827 | Marco | 25 nov 2010 10:57 | Em resposta a: #265814

Caro confrade João Guilherme,

Coloca uma interesante questão sobre a ligação entre a Casa de Andiade e a Quinta do Saveiro.
Na verdade, estou, com outros "artistas genealógicos", a trabalhar nestes dois títulos, mas ainda temos trabalho pela frente
Como já reparei que é nosso parente aqui fica o assento do casamento desses nossos avós:

------------------------------------------------

Maria Rebelo
C. a 27.4.1587 , na igreja paroquial da fregª de Vila Boa de Quires, com António Gonçalves, sapateiro, filho de João Afonso, f. a 18.12.1590 , na fregª de Vila Boa de Quires e de sua mulher, Catarina Gonçalves, do lugar da Lágea, fregª de Vila Boa de Quires
Foram testemunhas do casamento, Gonçalo Gonçalves, da Lágea, Maria Gonçalves, mulher de Gonçalo Pires, o Velho, da Torre e Francisca, solteira, sua filha e Amador Pires, da Nogueira e Marquesa, solteira, do Ribeiro
Viveram na Quinta do Saveiro.
ADPRT, Registos Paroquiais, fregª Vila Boa de Quires, concº de Marco de Canaveses, Lº M-1, f. 166v

------------------------------------------------
Se quiser saber mais elementos sobre a ligação da sua avó, Maria Rebelo a estas casas, por favor envie um mail para:
reis.ja@gmail.com

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#265828 | joaoggralves2 | 25 nov 2010 11:20 | Em resposta a: #265827

Caro José António Reis,

Agradeço muito a sua resposta e as informações que me forneceu, pois não tinha ainda conseguido encontrar ainda do casamento de António Gonçalves e Maria Rebela, visto que estimava que tivesse sido celebrado bem mais tarde... Também não conhecia ligação à Quinta de Saveiro. Segundo o registo que referencia, Maria Rebela é portanto filha de Francisco Nogueira e de Vitória Rebela.

Vou contactá-lo, agradecendo todos os dados que me possa enviar sobre este casal.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#265829 | joaoggralves2 | 25 nov 2010 12:35 | Em resposta a: #265826

Caro confrade,

Obrigado pela resposta. De facto não conheço os processos do Santo Ofício a que se refere, apenas vi o excerto que consta do artigo de 1993, mas já pedi ao confrade José António Reis que me esclarecesse por e-mail. Há ainda uma outra família sobre a qual gostaria de lhe perguntar, que são os Moreiras Barbosas de Penha Longa. Tenho um outro antepassado, nascido em Sobretâmega em 1664, Manuel Moreira Barbosa, que era filho de António Moreira e de Catarina Figueira, casados em 1660 na dita freguesia. O registo de casamento não diz o nome pais do noivo, mas o Barbosa deve vir dele, pois a Catarina Figueira era filha de António Figueira e Madalena Teixeira. É possível que sejam descendentes de Diogo Moreira e Maria Barbosa, mas não tenho mais elementos. O Manuel Moreira Barbosa era casado com Joana Soares da Mota, filha do Reverendo Manuel Soares da Mota, sobre o qual já falámos uma ocasião. O confrade saberá mais alguma coisa sobre esta possível ligação?

Melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#265831 | Conde | 25 nov 2010 13:12 | Em resposta a: #265829

Caro Confrade:
Creio que tenho este casal. Mas vou verificar. Se conseguir falar directamente com o Primo José António Reis peça-lhe o meu email para lhe enviar o que tenho. Há um Padre de Sobretâmega, talvez Gaspar Moreira Barbosa que me parece da sua linha. Já vi a habilitação. E tenho-a. Estamos a refazer o artigo de Andiade e o dos Moreiras. Agora era oportuno acrescentar o que for pertinente...
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#265832 | Conde | 25 nov 2010 13:14 | Em resposta a: #265827

PS: Esse Gonçalo Pires da Torre não é antepassado dos meus Silvas e Almeida de Vila Boa de Quires? Isto é interessante. Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#266204 | ruigomes | 02 dez 2010 15:41 | Em resposta a: #265814

Caro confrade João Guilherme,

Seria possível contactar o administrador deste fórum, uma vez que o meu tópico sobre os Barbosas de Ordins foi apagado? Lembrei-me que isso terá ocorrido quando o administrador tentou apagar a sua resposta nesse tópico e por engano apagou tudo.

Grato,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

Tópico "Solar dos Barbosas - Ordins , Penafiel"

#266209 | joaoggralves2 | 02 dez 2010 16:51 | Em resposta a: #266204

Caro Rui Gomes,

Mil perdões pelo sucedido! Não fora a minha aselhice e nada disto se passaria... Como uso duas contas no Geneall, uma para o fórum e outra para o Geneall Plus, a mudança constante de uma para a outra deu confusão. Quanto ao Moderador, não sei o que se terá passado, pois penso que fui bem claro ao pedir a eliminação da minha mensagem apenas. Já fiz novo contacto solicitando que o tópico seja restaurado, desconhecendo se existe tal possibilidade. Aguardemos...

Peço mais uma vez desculpas por esta situação.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#344621 | Conde | 01 abr 2014 14:45 | Em resposta a: #265814

Boas notícias. Ao procurar o assento de óbito do Padre Gaspar Fernandes, Abade de Sobretâmega, descobri nessa freguesia o registo em 08/06/ 1622. e aí diz-se que fez testamento a Maria da Cruz e a Francisco Rebelo MORADORES NA LAGEA Vila Boa de Quires. Sepultado "em hua urna de pedra levantada q. esta da parte da Epístola...que ele mandou fazer para si e seus herdeiros e ADMINISTRADORES." Daqui se conclui:
Que os de Andiade moravam na Lagea ou seja no mesmo LUGAR da freguesia de Vª Boa de Quires que os do Saveiro;
Que os de Andiade tinham a administração de um vínculo em Vila Boa de Quires.
Conclusão: só podem ser os mesmos.

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#345380 | jmmoreira | 23 abr 2014 03:07 | Em resposta a: #265814

Caros confrades,

Ando à procura da ascendência de João Rebelo da Cruz que casou com Maria de Almeida em Vila Boa de Quires a 21-3-1661. Um daqueles assentos de casamento onde nada é dito sobre os pais dos nubentes. Sei que tinha uma irmã de nome Antónia (foi madrinha de um filho do João).
Suspeito fortemente que esse João seja o João nascido em Vila Boa de Quires a 5-11-1642, filho de Manuel Dias e de Antónia Rebela. O João tinha entre os irmãos uma Antónia, bp. a 21-3-1647, o que me leva a acreditar estar na pista certa.
Sei que a Antónia Rebela casou a 3-7-1631 em Luzim com Manuel Dias ??? filho de Sebastião [?] Dias e de Francisca Gaspar. A Antónia Rebela era filha de Francisco Rebelo cc Maria da Cruz em VBQ a 4-12-1608. Francisco Rebelo era filho de Pedro Rebelo e de sua mulher Maria Manuel da freguesia de Luzim. A Maria da Cruz era familiar do Abade Gaspar Fernandes filha de Maria Gonçalves solteira da mesma freguesia (Luzim).

Pergunto se têm informação sobre estas pessoas, que possam disponibilizar.
Agradeço antecipadamente.

Com os melhores cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#345394 | Conde | 23 abr 2014 14:42 | Em resposta a: #345380

Prezado parente:
Esses seus pontos de exclamação não devem subsistir pela simples razão que no processo de genere para o Santo Ofício de João Rebelo (da Cruz) com Maria de Almeida, ANTT Maço 19 dil.485, se diz claramente que era essa a sua ascendencia e a da mulher que era filha legitimada do Reitor de VBQ licenciado Padre António de Almeida.Foi chumbado por fama de xn dele e dela! E o irmão, o beneficiado Manuel Rebelo da Cruz tem habilitação de genere na Camara Eclesiástica do Porto (F-16 ano 1686) onde foi Sub-chantre e tinha 3 benefícios. Isto está documentado. Veja o artigo: "Limpeza de sangue, Nobreza e sacrilégio....".
Nem tenha dúvidas nenhumas.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#345426 | jmmoreira | 24 abr 2014 00:38 | Em resposta a: #345394

Caro confrade e parente,

Muito agradeço esta grande ajuda.

A ascendência da Maria de Almeida mulher de João Rebelo da Cruz encontra-se no fórum http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=345418&fview=c . Chamo a atenção que era filha de André Nogueira e de Maria de Almeida, neta materna de André Pires e de Margarida de Almeida, esta sim filha do Licenciado António de Almeida.
Faço um resumo do que tenho da ascendência de João Rebelo da Cruz usando as potências de 2:
1. João Rebelo da Cruz n. 5-11-1642 em Lagea-VBQ, f. 3-4-1702 em Botelho-VBQ casou com Maria de Almeida a 20-3-1661 em VBQ
2. Manuel Dias
3. Antónia Rebelo, n. 17-1-1612 em VBQ
2 e 3 casaram a 3-7-1631 em Luzim
4. ? Dias [não consigo ler o nome do pai do Manuel no assento do seu (Manuel) casamento].
5. Francisca Gaspar
6. Francisco Rebelo
7. Maria da Cruz
6 e 7 casaram a 4-12-1608 em VBQ
12. Pedro Rebelo
13. Maria Manoel
26. António Manoel Desembargador e Vigário-Geral do Arcebispado de Braga *
27. Isabel Pires (de Figueiredo) mulher solteira *
52 e 53. E outrossim he verdade que do Licençiado Manoel Gonçalves Abbade que foi de Ballasar e de Catherina Pires Comdeça nasceu o Doutor António Manoel Abbade de Gumdifellos, Desembargador que foi na rellação da cidade de Braga onde também foi Vigário-Geral e Provisor *
* Informação recolhida de fuj.com.br/files/r2zXqCRR8OB6aX7.doc (foi o que arranjei na internet ...)

As minhas dúvidas/incompletudes:
1) Não consigo ler nem o nome de 4 nem o local de onde era.
2) Estranho o facto de no casamento de 2 e 3 não haver nenhuma referência a VBQ, sendo que Andeade é suposto ter sido no lugar da Lagea de VBQ e a nubente ter lá nascido (freguesia onde os seus pais casaram e viveram).
3) Vou continuar as minhas pesquisas em Luzim sobre o que haja do Manuel Dias e restantes pessoas.

Vou reportando o que encontrar.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#346210 | vsuzano | 13 mai 2014 13:30 | Em resposta a: #345426

Ainda não tinha chegado à correcção dos ascendentes feitos pelo meu pai do casal
João Rebelo da Cruz n. 5-11-1642 em Lagea-VBQ, f. 3-4-1702 em Botelho-VBQ casou com Maria de Almeida a 20-3-1661 em VBQ

mas um amigo alertou-me para estes dados

agradeço a sua disponibilização

cumprimentos e disponha

vitor suzano

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#346270 | Conde | 14 mai 2014 12:30 | Em resposta a: #345426

A inquirição de genere do Padre Manuel Rebelo da Cruz está no Arquivo Distrital do Porto, Maço 1635, folha 240 data 16.2.1686 e foi publicada pelo Dr. Albino Lopes da Cunha no volume 4 da Revista Genealogia e Heráldica, JULHO/DEZEMBRO DE 2000, pag.327 e ss.
Diz que era neto paterno de Sebastião Dias e de sm Francisca Gaspar irmã de Catarina Gaspar e do Padre João Estaca.
O resto confirma o que diz.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#346277 | Truta59 | 14 mai 2014 16:19 | Em resposta a: #346270

Caro Sr. Conde

Poderá informar onde se pode adquirir a revista Genealogia e Heráldica, Julho/Dezembro de 2000.

Com os melhores cumprimentos.

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#346278 | Conde | 14 mai 2014 16:20 | Em resposta a: #346277

Na Universidade Lusofona do Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#346280 | Truta59 | 14 mai 2014 16:47 | Em resposta a: #346278

Caro Sr. Conde

Muito obrigado pela informação.

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#346732 | jmmoreira | 31 mai 2014 01:06 | Em resposta a: #345426

Caros confrades,

Encontrei o seguinte assento de casamento em Luzim que, creio, fazer referência a António Manuel (o que foi desembargador e Vigário-Geral do Arcebispado de Braga) e a Isabel Pires.
Consta no folio 142 e eis o que consigo ler:

Aos dezanove dias do mes de fevereiro da era de mil seiscentos e doze recebi na forma do sagrado concílio tridentino e ??? do Bispado a Isabel Antunes filha do doutor António Manuel e de Isabel Pires já defuntos moradores que foram em Vila de Conde do Arcebispado e a dita Isabel Antunes desta freguesia de São João de Luzim com Manuel Fernandes de Beça da freguesia de São Romão de Vila Cova deste dito [?] Bispado do Porto absente no Brasil na Baia de Todos os Santos e o qual recebimento foi por procuração bastante que para isso tinha ??? de Andeade desta dita freguesia do dito Manuel Fernandes de Beça e por verdade da dita procuração a recebe-os [?] ??? em nome e como procurador do dito Manuel Fernandes de Beça e ??? licenciado Diogo Carvalho de Mendonça Abade desta Igreja ...

Assim, o doutor António Manuel e Isabel Pires (de Figueirdo, digo eu) seriam de Vila do Conde. A Isabel Antunes seria irmã de Maria Manuel cc Pedro Rebelo.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade "Conde"

#346759 | Conde | 31 mai 2014 19:45 | Em resposta a: #346732

Bate certo com o que está publicado em "Ensaios e Documentos" Lisboa 1996 a páginas 136 e seguintes. Assim sendo são irmãs inteiras.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade

#361819 | heinrich_ | 24 set 2015 16:11 | Em resposta a: #346759

Prezado Conde, boa tarde!

Tenho uma linha que me vem de GASPAR LOURENÇO DE SOUSA cc ISABEL DA SILVA, VBQ, 7Set1667. De acordo com a informação de que disponho, este Lourenço era Sr. da Qta. da Lájea, ou Laje, ou Lajem, da dita freg. Mas segundo uma publicação de um reputado genealogista do Marco, essa qta. teria sido herdada por FRANCISCO REBELO, de Luzim. Não encontrei estes Rebelos nas minhas pesquisas.
Teria o prezado Confrade informação da ascendência do dito GASPAR LOURENÇO que pudesse disponibilizar?
Obrigado.
Melhores cumprimentos,
Henrique Ribeiro

Resposta

Link directo:

Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade

#368876 | jmmoreira | 02 mai 2016 04:17 | Em resposta a: #265814

Caros confrades,

Desculpem a pergunta eventualmente naïve, mas podem esclarecer-me em que é que se traduz em concreto o facto de se ser "familiar" do Abade Gaspar Fernandes?
Noutros contextos já vi " filha familiar de ...".
Qual a diferença entre "filha de ..." e "filha familiar de ..."?

Agradeço desde já.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade

#368908 | Conde | 02 mai 2016 22:35 | Em resposta a: #368876

Parece ser um eufemismo para filha.

Resposta

Link directo:

Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade

#368911 | manuelr | 02 mai 2016 23:12 | Em resposta a: #368908

Boa noite caro Conde

Não será filha famílias?

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade

#368912 | jmmoreira | 02 mai 2016 23:25 | Em resposta a: #368911

Refraseando: será possível afirmar com certeza que Maria da Cruz é filha do Abade Gaspar Fernandes?
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade

#368927 | Conde | 03 mai 2016 08:00 | Em resposta a: #368912

Será preciso ver se há legitimação no ANTT. Herdeira foi. Familiar é. Para mim proponho ser filha, o que , infelizmente, é frequentíssimo nesta região e época. Mas certeza não posso dar.

Resposta

Link directo:

Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade

#368966 | Conde | 04 mai 2016 06:57 | Em resposta a: #368911

Meu Coronel:
Um grande abraço. Estou mesmo convencido de que era filha.O facto de ter tratado da sepultura é inerente à herança. Mas este meio encobrimento é o politicamente correcto daquela região naquele tempo. Ninguém levava muito a mal que os padres tivessem filhos, mas um certo decoro não ficava a mais.Era frequente os párocos denunciarem os colegas em casos frequentes também de filhos sacrílegos. As barregãs davam por pai aos ditos ou estes escreviam o que se dizia. No caso excepcional dos Morgados de Penidos os morgados padres faziam gosto em deixar filhos herdeiros para serem padres! Outros tempos.

Resposta

Link directo:

Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade

#383777 | pedrocunhafonseca | 19 ago 2017 21:27 | Em resposta a: #265829

Caro confrade,

Também sou descendente do Manuel Moreira de Barbosa, e interessava-me muito a ascendência de António Moreira...

Conseguiu obter alguma informação?

Cumprimentos,
Pedro Fonseca

Resposta

Link directo:

Rebelos da Casa de Andiade - Luzim, Penafiel - Ao confrade

#383781 | Conde | 20 ago 2017 07:36 | Em resposta a: #383777

Há vários. Do de Penha Longa tenho . Do de Canaveses não sei mais do que está acima. Não devem ser dos mesmos Moreiras. Suponho que os de Canaveses sejam dos Moreiras de Santa Cruz de Riba -Tâmega que eu "apanho" via Moreiras Pessanhas. Está tudo no Geneall. Mas se for dos de Penha Longa dou o que tenho.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 10:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen