Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Hispânia | Pessoas

Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#266210 | mpra | 02 dez 2010 17:43

Caros Confrades

Algum de vós conhece algum estudo ou obra que se refira aos ascendentes desta família, além do que está em Felgueiras Gayo e na Pedatura Lusitana?

Com os melhores cumprimentos
Manuel A.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#266299 | mpra | 04 dez 2010 20:29 | Em resposta a: #266210

Refiro-me aos ascendentes de D. João Valasques de Alarcão e da sua mulher D. Catarina Sarmento.
Renovo o tópico
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#276265 | mpra | 12 mai 2011 16:54 | Em resposta a: #266299

Renovo o tópico

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#280937 | mpra | 07 jul 2011 14:59 | Em resposta a: #276265

Renovo o tópico.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Valasques Sarmento

#284698 | mpra | 15 ago 2011 00:13 | Em resposta a: #280937

renovo o tópico.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Valasques Sarmento de Alarcão

#284866 | mpra | 16 ago 2011 23:56 | Em resposta a: #284698

renovo o tópico.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Valasques Sarmento de Alarcão

#284901 | cardosodoamaral | 17 ago 2011 14:05 | Em resposta a: #284866

Caro Confrade MPRA
Pouco percebo de genealogia, por isso as minhas desculpas se o induzir em erro, ou seja, estamos perante dois apelidos, um dos Sarmento e outro dos Alarcão. Presumo que Velasques será nome, mas se não for a "receita" é a mesma.
Eu começaria por procurar no Nobiliário das Famílias Portuguesas, por apelidos. É um trabalho moroso, mas por vezes gratificante quando encontramos o que pretendemos. Este mesmo encontra-se on-line, com boa pré-visualização e pseudo-download se assim o entender.
Caso necessite de mais alguma situação, disponha.
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Valasques Sarmento

#285294 | mpra | 21 ago 2011 23:20 | Em resposta a: #284901

Caro Adelino Cardoso do Amaral:

Agradeço-lhe imenso a sua resposta. São de facto nomes diferentes que foram utilizados por parte da descendência destas famílias. O meu problema é que o que vem na Pedatura Lusitana e no Nobiliário das famílias de Portugal já há muito que é conhecido (está na base do geneall) e, as informações dadas por um e outro livro são diferentes... Curiosamente a versão online do Nobiliário das Famílias de Portugal tem alguns apontamentos à margem, mas desconheço quem os tenha feito e em que altura. Para mim o maior problema tem sido situar as pessoas no tempo e espaço, além do facto de serem espanhóis. Tenho muitos costados espanhóis até ao século XIX e, não sei por onde pegar-lhes, apesar de algumas boas informações, locais e cargos. A pesquisa em Espanha transcende-me. Curiosamente quase todos são oriundos da região à volta de Madrid e Toledo.

Agradecido e com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Valasques Sarmento

#285297 | cardosodoamaral | 21 ago 2011 23:43 | Em resposta a: #285294

Caro Manuel
Também tenho nos meus costados Alarcão (aliás Peixoto da Silva Meneses Alarcão), mas foi fácil, porque são da zona de Sabugosa (independentemente de outrora serem espanhois). Curioso também que me encontro na mesma situação, diz uma coisa em NFP do Gayo e outra na MHGDP de Sanches Baena. O que vale é que é um apelido entre outros. Um diz que determinada fulana teve um filho e noutro livro uma resma deles. Mas como são contemporaneos e ambos entendidos em genealogia, ficamos sempre de pé atrás e em quem acreditar.
Se precisar de mais alguma informação que eu saiba, disponha. Posso e estou à vontade em partilhar o que possuo, porque já o fizeram comigo também. E, se por ventura quiser e o meu parente e nosso confrade também o quiser, posso-lhe dar o contato, porque é um individuo com alguma experiência em genealogia. Quem sabe se não o conhece.
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#285342 | S.João de Rei | 22 ago 2011 17:30 | Em resposta a: #266299

Caro Manuel A.

Este João de Alarcão casado com Catarina Sarmento chegará a Portugal na comitiva de Filipe I…por volta de 1590!
Aparentemente nada a ver com D. João de Alarcão, dos senhores de Valverde que chega a Portugal com a comitiva da rainha Dª Maria, espanhola, mulher do nosso grande rei D. João II, filho de uma das camareiras, nomeadamente de Dª Elvira de Mendonça…ligar-se-ia inicialmente á nobreza Portuguesa ao casar-se com Dª Margarida Soares de Alvarenga, filha herdeira do alcaide-mor de Torres Vedras, Gomes Soares, que foi do concelho dos Reis D. Afonso V, D. João II e D. Manuel.
Aparentemente nada tem a ver os dois ramos. Tendo o último referido, ligado de imediato á maior nobreza Portuguesa nos dois casamentos que teve.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#285555 | mpra | 24 ago 2011 23:01 | Em resposta a: #285342

Caro José de Azevedo Coutinho:

Que estes dois não são o mesmo não tenho dúvidas. Quanto ao parentesco, pode não ser próximo, mas dúvido que não o haja. De facto, D. João Valasques de Alarcão chega a Lisboa por volta de 1600, sem contudo eu poder ter a certeza se por cá ficou ou se regressou a Castela como alguns descendentes seus fizeram. Ambos os Alarcões foram tratados por Dom em Portugal, como aliás a documentação das ordens militares o comprova. As ligações dos Valasques Sarmento de Alarcão foram das mais variadas e, muitas vezes a pessoas ligadas às armas nas praças do império, comprovando-o a grande quantidade de cavaleiros e comendadores nas ordens de São Bento de Avis e de Cristo. Mais não sei objectivamente, mas dúvido que alguém em Espanha não se tenha deparado com informações relevantes para o estudo destas famílias.

Com os meus melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Valasques Sarmento

#285567 | mpra | 24 ago 2011 23:29 | Em resposta a: #285297

Caro Adelino Cardoso do Amaral:

Mais uma vez agradeço-lhe a sua mensagem. Os Peixoto da Silva Meneses Alarcão penso que sejam descendentes dos Alcaides de Torres Vedras, estou enganado? Estes meus Alarcões podem não estar directamente relacionados, pois vêm para Portugal algures no século XVI ou inícios de XVII, sendo omissos os nobiliários quanto às suas ligações familiares em Castela. São igualmente tratados por Dom em Portugal e fazem algumas curiosas alianças, mas como o confrade José de Azevedo Coutinho referiu, sem a grandeza inicial dos Alarcões, alcaides de Torres Vedras. Contudo, se lhe parecer que o seu confrade e parente pode, peço-lhe que faça o obséquio de me contactar para o lenam.pra(arroba)gmail.com.

Agradecido e com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Valasques Sarmento

#285570 | cardosodoamaral | 25 ago 2011 00:18 | Em resposta a: #285567

Caro Manuel
D. João de Alarcão, nascido em 1470, foi Alcaide de Torres Vedras, como bem afirmou o Caro Manuel.
De momento esse nosso confrade encontra-se de férias. Estárá de volta no dia 28 deste mês. Logo que entre em contacto com ele, vejo se dá autorização para poder partilhar o que sabe. De qualquer forma vou-lhe enviar um mail.
Só soube que era meu parente através do Fórum. Há cada coisa. Inclusivé, já fizemos um trabalho conjunto, de que ele tem a primasia.
Logo que tenha notícias entro em contacto consigo.
Saudações cordiais
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Valasques Sarmento

#285620 | cardosodoamaral | 25 ago 2011 16:20 | Em resposta a: #285567

Caro Manuel

Infelizmente nada tem nos seus apontamentos o Confrade que referenciei.
Tem como eu tenho sobre os Alarcão e como o Caro Manuel escreveu. Os "meus" Alarcão, vieram para ficar no nome de Martim de Alarcon, señor de Valverde, tendo nascido por volta de 1440, segundo NFP - vol I - pág. 209 (Alarcões) e continuando por terras até hoje Portuguesas. Seu filho, D. João Alarcão, foi realmento alcaide-mór de Torres Vedras.
Caso encontre ou saiba de alguma coisa sobre a sua pretensa, logo o informarei.
Desculpe não o poder ajudar
Saudações cordiais e ao seu dispor
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Valasques Sarmento

#285905 | mpra | 28 ago 2011 23:35 | Em resposta a: #285620

Caro Adelino Cardoso do Amaral:

Mais uma vez agradeço-lhe imenso a ajuda e, peço-lhe desculpa pelo incómodo.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Valasques Sarmento

#285948 | cardosodoamaral | 29 ago 2011 22:02 | Em resposta a: #285905

Caro Manuel
Não foi incómodo algum e disponha. Infelizmente não pude servi-lo.
Sou novato e os meus parcos apontamentos para já, só dizem respeito à minha família.
Sei de Confrades que têm nos seus apontamentos(além dos seus costados) outros dados que não os seus. A esses virtuosos e solicitos um bem haja, por partilharem.
Tenho eu mais recebido aqui no Fórum do que dado.
Grato por tudo
Saudações cordiais e disponha
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#287059 | cardosodoamaral | 11 set 2011 17:48 | Em resposta a: #285342

CaroConfrade José de Azevedo Coutinho

Se calhar peca por tardia esta minha pretensa, ou seja, se não fosse maçada de onde é que o Caro Confrade se documentou para afirmar o que escreveu neste tópico sobre D. João de Alarcão.
Interesso por este tema, porque esse Senhor é meu parente.
Agradeço desde já a atenção e desculpe-me o atrevimento. Sou leigo na matéria de genealogia e quando vejo algo que me diz "respeito", solicito ajuda.
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: D. João de Alarcão

#287114 | S.João de Rei | 12 set 2011 17:56 | Em resposta a: #287059

Caro Adelino Cardoso do Amaral

Sou também um leigo nestas andanças aliás como em quase todas!
O principal fio condutor em termos de nobiliário tem sido a principal fonte aqui do Geneall, o Gaio, que é relativamente imperfeito em muitos aspectos mas que continua a ser a referência. Pode consultar facilmente, escrevendo o nome da pessoa no lado superior direito. Poderá então confirmar as fontes utilizadas quando se deparar alguém…neste caso http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=28844
Vivo actualmente a poucos metros da sepultura do referido D. João de Alarcão…

Com os melhores cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: D. João de Alarcão

#287123 | cardosodoamaral | 12 set 2011 19:09 | Em resposta a: #287114

Caro José de Azevedo Coutinho
Não abusando, por acaso não sabe se na lápide ou coisa parecida, terá datas de nascimento e de falecimento?
Onde terá nascido? E já agora como está sepultado perto de onde vive qual a terra, onde faleceu?
Estas são algumas informações que não possuo, mas gostava.
Grato pela ajuda e pronta disponibilidade.
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: D. João de Alarcão

#287125 | cardosodoamaral | 12 set 2011 19:27 | Em resposta a: #287123

Caro José de Azevedo Coutinho
Fui ver onde ficava o Mosteiro. Desculpe-me a ignorância, mas agora sei que é em Torres Vedras, mas o resto mantêm-se caso me possa e queira responder
Grato mais uma vez
Saudações cordiais
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#291582 | RCCORREIA | 21 nov 2011 23:39 | Em resposta a: #285342

Caros confrades

Deve corrigir-se para mulher de D. Manuel I.

D. João II foi casado com D. Leonor, filha do Infante D. Fernando Duque de Beja e Viseu.

RuiCCorreia

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#291583 | RCCORREIA | 21 nov 2011 23:44 | Em resposta a: #285555

A família que refere teve presença em Montemor-o-Velho onde persiste o solar e capela ambos armoriados de Alarcão e Sarmento.

RCC

Resposta

Link directo:

RE: D. João de Alarcão

#291595 | cardosodoamaral | 22 nov 2011 07:12 | Em resposta a: #287125

Caro José Azevedo Coutinho

Ou não dei conta ou não me chegou a responder `minha pretensa.
Compreendo perfeitamente a indisponibilidade pessoal, caso não o possa fazer
Compreendo também, que os afazeres pessoais e profissionais, deixe pouco tempo para estas coisas, mas como me disse que morava a escassos metros do túmulo de D. João de Alarcão (meu parente), perguntei-lhe se havia possibilidade de o visualizar e dar algumas dicas do que lá consta, tais como o data de nascimento e mesmo óbito.
Grato pela atenção.
Cordiais saudações
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: D. João de Alarcão - para José Azevedo Coutinho

#291598 | cardosodoamaral | 22 nov 2011 09:28 | Em resposta a: #291595

Caro José Azevedo Coutinho

Seguem algumas correções feitas ao anterior mail

Ou não dei conta ou não me chegou a responder à minha pretensa.
Compreendo perfeitamente a indisponibilidade pessoal, caso não o possa fazer.
Compreendo também, que os afazeres pessoais e profissionais, deixam pouco tempo para estas coisas, mas como me disse que morava a escassos metros do túmulo de D. João de Alarcão (meu parente), perguntei-lhe se havia possibilidade de o visualizar e dar algumas dicas do que lá consta, tais como o data de nascimento e mesmo óbito.
Mais uma vez grato pela atenção.
Cordiais saudações
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#291615 | mpra | 22 nov 2011 12:36 | Em resposta a: #291583

Caro Confrade:

Agradeço-lhe a informação. Eu descendo de um ramo que ficou por Lisboa e Leiria, apesar de alguns descendentes terem voltado a casar com o ramo de Montemor-o-Velho.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel Apóstolo

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#334995 | C_Mata | 10 set 2013 00:37 | Em resposta a: #291582

Caso interesse a algum dos intervenientes:

realizei uma tese de mestrado sobre o poder local em Penela, concelho onde a grande família local que dominou as vereações foi a família Velasques Sarmento. Não faço um estudo de genealogia, mas se estiverem interessados podem ver as breves considerações que faço para a segunda metade do século XVII até inícios de XIX (e que está agora para ser publicado). Sei ainda, por ouvir falar, que há uma senhora no Espinhal (concelho de Penela) que tem em sua posse um arquivo familiar sobre os Velasques Sarmento, que todavia, por escassez de tempo, não pude consultar.

Cumprimentos,
Cristóvão Mata.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#335065 | PAIVAMANSO | 12 set 2013 03:38 | Em resposta a: #334995

Caro Confrade Cristóvão da Mata
Em 2012 ajudei a pesquisar vários nomes e factos ligados aos Velasques Sarmento e outros Alarcão, de Penela, nomeadamente, mas não só, aos que viveram na Quinta de Valouro e outros no Espinhal, onde vive um conceituado descendente desta Família. Peço desculpa porque estou a escrever de memória, pois não tenho aqui á mão a pasta onde guardei o que encontrei quando "investiguei" um pouco essas Famílias.
Pessoalmente gostaria de ter acesso á leitura da Sua Tese, mas peço desculpa se estou a pedir demasiado. Tenho comigo um Livro que considero importante para o estudo da História de Penela. Foi publicado cerca do ano 1884 e tem muita informação valiosa em Nomes, Famílias, Parentescos, Cargos, Datas, Factos relevantes. Não passo de um amador, um principiante, nisto das Genealogias e estudo da História Local, mas atrevo-me a afirmar que esse Livro é fundamental para o conhecimento da História de Penela.
Naturalmente que entre muitos outros Nomes lá aparecem os Alarcão e os Velasques Sarmento. O título do Livro é : NOTÍCIAS DE PENELA. Caso o Senhor queira ter a amabilidade de me deixar ler essa Sua Tese, aqui deixo o meu endereço de email e desde já lhe agradeço a simpatia paivamansoebelisariopimenta@gmail.com Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#335154 | C_Mata | 14 set 2013 00:13 | Em resposta a: #335065

Caro Sr. Jorge,

já lhe enviei o email com a minha tese para o endereço indicado.

Cumprimentos,

Cristóvão.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência dos Alarcão Velasques Sarmento

#335157 | PAIVAMANSO | 14 set 2013 09:45 | Em resposta a: #335154

Caro Amigo e Senhor Cristóvão Mata
Muito lhe agradeço a simpatia, de me ter enviado a Sua tese, que irei ler com muita atenção e prazer.
Peço desculpa de não lhe ter agradecido antes, mas ando cada vez mais velho, preguiçoso e sonhador a ver o Mar.
O Verão está quase a acabar, e o tempo de praia também. Só depois irei desfrutar da leitura dessa Sua tese, que por enquanto tenho guardada no meu computador, como quem guarda um especial bem material, ou um grande abraço de Amigo.
Por isso mesmo, por favor, permita-me que lhe envie um abraço de agradecimento e amizade.
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 09:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen