Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#266353 | ruigomes | 05 dez 2010 21:22

Caros confrades,

Na sequência de um tópico anterior meu que foi indevidamente apagado, venho reiniciar o tema relativo aos Barbosas de Ordins, que viveram numa casa (seria um solar) no lugar de Ordins, freguesia de Lagares, concelho de Penafiel.
Os antepassados mais antigos que eu conheço são Gaspar Lopes e Isabel Barbosa, que em 08-01-1622 tiveram uma filha também chamada Isabel Barbosa. A descendência é a seguinte:
Isabel Barbosa cc. Manuel André (casados a 27-11-1645 em Lagares), tendo nascido
Gonçalo Barbosa cc. Ana Luís (10-05-1693 em Foz do Sousa Gondomar), tendo nascido em 1696
Valério Barbosa cc. Josefa Ferreira (13-01-1735 em Paço de Sousa ).
Este Valério Barbosa teve um irmão chamado Semião Barbosa Ordins, que foi missionário no Brasil e quando voltou a Lagares construiu a capela de São Libório, ainda hoje existente. Estes Barbosas viveram todos em Ordins e, cf. me foi informado por outro confrade, a casa dos Barbosas ainda pertence a um descendente, que também é o pároco da freguesia.
Caso algum confrade soubesse de um antepassado comum ou qual a origem desta família, agradecia que me informasse.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#266459 | golim67 | 07 dez 2010 17:06 | Em resposta a: #266353

Caro confrade Rui Gomes

Eu não disse que o descendente (padre Barbosa) é o pároco da freguesia, mas somente proprietário da dita casa (solar!) em Ordins.
Trata-se de um padre já de idade avançada e que reside no centro da freguesia de Lagares e que já não estou com ele há muitos anos,
Espero em breve fazer-lhe uma visita, logo que me desloque à minha casa de Ordins. Embora idoso este padre ainda celebra missas, segundo me disseram algumas pessoas.
O dito solar está desabitado há uns anos e precisa de obras de restauração avultadas.

Cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#266511 | ruigomes | 08 dez 2010 13:06 | Em resposta a: #266459

Caro confrade Gouveia de Lima

Realmente houve aqui um "abuso de interpretação" da minha parte, uma vez que também fui induzido em erro pela informação que recolhi na internet, no site da diocese do Porto, que dá como pároco de lagares o Sr. Paulo Jorge Barbosa Rocha. Mas entretanto verifiquei que este pároco nasceu em 1976, logo não pode ser o mesmo padre Barbosa que você conhece e eu erradamente pensei que fosse a mesma pessoa.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#284902 | edvasconcelos | 17 ago 2011 14:13 | Em resposta a: #266353

Caros confrades

Queria aqui introduzir uma correcção.

Chamava-se Simeão Lopes Barbosa, nascido em Ordins (Lagares, Penafiel) a 20/10/1700, o padre instituidor da capela de São Libório em 1768, irmão do referido Valério Barbosa.

O padre Simeão Barbosa Ordins, nascido em Ordins a 20/03/1750, foi seu sobrinho, filho do referido Valério Barbosa e de sua mulher Josefa Ferreira.

Cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#285150 | ruigomes | 20 ago 2011 05:47 | Em resposta a: #284902

Caro confrade edvasconcelos:

Reparei na sua intervenção no seguinte tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=278037
O confrade tem algum dado relativo à ascendência do casal Isabel Barbosa e Gaspar Lopes?

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Barbosas - Ordins, Penafiel

#285310 | edvasconcelos | 22 ago 2011 10:48 | Em resposta a: #285150

Caro confrade

Infelizmente não se posso acrecentar nenhum dado mais sobre os ascendentes do casal que refere, o qual é também meu ascendente (através da neta dos mesmos Agostinha Lopes Barbosa, da qual não consegui ainda localizar o registo de baptismo), pelo que também eu teria interesse em saber essa informação.

A eventual contribuição que posso aqui deixar é fazer saber que Valério Barbosa renovou um prazo de 3 vidas cujo direito herdou de seu irmão Padre Simeão Lopes Barbosa (detector do mesmo em 3ª vida) e que estava devoluto por morte do referido Padre Simeão. Conseguindo-se localizar o documento do prazo anterior, talvez no mesmo se obtenha alguma informação relevante. Será o abaixo dito Gaspar Gonçalves o referido Gaspar Lopes casado com Isabel Barbosa? É provável, já que os restantes ascendentes de Valério Barbosa não seriam da freguesia de Lagares (e sim de Foz do Sousa, Gondomar, e São Vicente do Pinheiro, Penafiel).

"Prazo que fas Joze de Az.do cavaleiro profeço na Ordem de Christo, e sua m.er de V.a Nova de Gaya da Ci.de do Porto, a Valerio Barboza, e seus comsortes do Lugar de ordins Freg.a de S. Mar.to de Lagares das propriedades pertencentes ao cazal de cavedo em o Lugar de Ribas, e a m.ma Freg.a."

"Em Nome de Deos Amen Saibam quantos este publico istromento de comtrato de novo em prazamento feito em vida de tres peßoas compridas e acavadas, e mais naõ, ou como em direito melhor lugar haja, mais firme, e valiozo seja, e valer poßa virem que sendo no Anno do Nascimento de noßo senhor Jezus christo de mil e sete sentos e setenta e nove aos dezoito dias do mes de Julho do dito anno em o sitio da ponte de aregas da parte do Couto de Sam Pedro de Cette que he cito dentro do Concelho de Aguiar de Souza termo da munto nobre e sempre Lial Cidade do Porto aonde eu Tabaliam ao diante nomiado e ahi estava prezente Joze de Azevedo cavaleiro Profeço na Ordem de christo e sua mulher moradora em Villa nova de Gaya da Cidade do Porto, e de prezente asistente na sua Quinta da meza Abacial de Paço de Souza, e logo da outra parte aparceo tambem prezente Valerio Barboza do lugar de ordins da Freguezia de Sam Martinho de Lagares termo da Cidade de Penafiel de Souza que eu Tabaliam conheço, e dou fe serem elles mesmos os proprios de que se trata este emprazamento, e sendo asim prezentes por elle dito Valerio Barboza viubo, foi dito perante as testemunhas deste istromento aodiente asignadas que elle hera senhor, e pesuhidor do seu cazal do Cavedo sito no Lugar de Ribas da Freguezia de Sam Martinho de Lagares o qual he de natureza de Prazo de tres vidas de que he direito senhorio o dito Joze de Azevedo o qual lhe veyo e houve por nomiaçam, e testamento de seu Irmam Padre Samiam Lopes Barboza e por estar finda a ultima vida se achava extinto, e devoluto ao dito dereito senhorio Joze de Azevedo pello Prazo velho que foi feito a Gaspar Gonçalves, e pera com filho, ou filha em terceira vida e pello dito Prazo estar extinto requereu elle dito Cazeiro Valerio Barboza a elle senhorio lhe fizece merce da renovaçam do dito Prazo por estar de voluto ao dito senhorio, e visto lhe pertencer, e ser justo o seu requerimento, e emformado da verdade asim o houve por bem para oque logo ali aprezebtou hua apegaçam que nas ditas propriedades se havia feito pera aqui se emcorporar, e o teor della se segue.

(...)"

Arquivo da Casa da Silveira - Lagares, Penafiel


Cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 08:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen