Roda dos expostos de Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Roda dos expostos de Coimbra

#266420 | JRocha | 06 dez 2010 23:15

Boa noite,

Gostaria de obter alguma informação sobre a existência e localização de registos relativos às crianças expostas na roda de Coimbra, nomeadamente cerca de 1860. Agradecia se alguém me conseguisse informar das fontes a consultar.

Grata pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#266423 | safira | 06 dez 2010 23:42 | Em resposta a: #266420

Penso que os arquivos dos expostos estão centralizados no arquivo da Santa Casa da Misericórdia em Lisboa.
Cumprimentos
Safira

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#266425 | joão reis | 07 dez 2010 00:23 | Em resposta a: #266420

Cara JRocha


Não sei se será de grande ajuda, mas nessa altura, os expostos eram baptisados na Igreja/freguesia de Santa Cruz, pelo que lhe sugiro que dê uma vista de olhos nos paroquiais dessa freguesia.


Cumprimentos


João Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#288318 | MACACO47 | 01 out 2011 17:02 | Em resposta a: #266425

Também procurei em Coimbra pela relação dos expostos na roda (minha tetravó FORTUNATA exposta em 23-11-1819).
Somente consegui, no Arquivo Histórico da Universidade, o assento do baptismo na Igreja de Santa Cruz num conjunto de dez crianças.
Ninguém sabe onde se encontram os livros nem os respectivos processos de tutela. Em Lisboa não se encontram, pois as misericórdias eram autónomas.

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#288327 | M Pinheiro | 01 out 2011 19:09 | Em resposta a: #288318

Tenho encontrado relaçao de expostos na roda no Arquivo Distrital, mas é documentaçao das Câmaras Municipais, estou a falar em relação a Faro e mais cidades no Algarve. Encontrei num assento de casamento de uma exposta, que teve de pedir autorizaçao á Câmara, por ser de menor e estava sob a tutela da mesma. Julgava também que tivesse a ver com as Misericordias, mas aí não encontrei, depois deste assento de casamento pesquisei em documentaçao da Camara e localizei.

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#288331 | HRC1947 | 01 out 2011 20:01 | Em resposta a: #288327

Caros Confrades,

Saudações Genealógicas;


Também eu em tempos andei no AUC, a tentar encontrar o assento de Baptismo de uma determinada pessoa.

Verifiquei com os m/ olhos, aquele Livro, e constatei que todas as semanas, num espaço temporal de 4 ou 6 meses,

havia baptismo de EXPOSTOS e ele era colectivo: 10. 12, 15... etc. crianças baptizadas de cada vez.

Então o nº 1----João
nº 2.... Francisco
......
ate nº15 Maria


Depois a criada do hospicio era a Madrinha daqueles expotos, e não me recordo bem como era em relação ao Padrinho.

Dos que vi, houve um que me chamou a atenção: tinha à margem o registo do casamento, e do óbito. Todos os outros

que vi, nada constava.

Resumindo, cheguei à conclusão que não adiantava nada andar à procura, os pontos de referência, praticamente não

existiam, pois se eu queria saber de Maria de Jesus, etc, só constava o primeiro nome, e entre 10 expostos, nunca

jamais conseguiria um consenso. A freguesia analisada foi a de Santa Cruz de Coimbra.


É tudo, tenham um bom fim de semana.



Atentamente

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#288336 | MACACO47 | 01 out 2011 21:37 | Em resposta a: #288327

Muito obrigado pela atenção.
A minha tetravó ficou sob tutela do Presidente da Câmara de Alverca (do Ribatejo).
Gostava de ter conhecimento de todo esse processo mas, não consigo. Porque teria vindo de Coimbra para Alverca?
Mais tarde, herdou uma avultada fortuna da Madre superiora do Real Convento do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa (Estrela) que dizem ter sido a favorita do Rei D. João VI, nascida em Alverca em 31-01-1780 e da qual também não consigo encontrar o registo do óbito; possivelmente foi sepultada no convento à revelia da Lei Proibitiva.
Cumprimentos,






.

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#288337 | MACACO47 | 01 out 2011 21:39 | Em resposta a: #288327

Muito obrigado pela atenção.
A minha tetravó ficou sob tutela do Presidente da Câmara de Alverca (do Ribatejo).
Gostava de ter conhecimento de todo esse processo mas, não consigo. Porque teria vindo de Coimbra para Alverca?
Mais tarde, herdou uma avultada fortuna da Madre superiora do Real Convento do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa (Estrela) que dizem ter sido a favorita do Rei D. João VI, nascida em Alverca em 31-01-1780 e da qual também não consigo encontrar o registo do óbito; possivelmente foi sepultada no convento à revelia da Lei Proibitiva.
Cumprimentos,






.

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#288339 | HRC1947 | 01 out 2011 22:06 | Em resposta a: #288336

Esta resposta destina-se ao Autor MACACO 47:



Caro Confrade;

Os m/ cumprimentos;


A titulo meramente ocasional sempre lhe digo;


Se o Confrade tem realmente muito interesse em deslindar este caso, então não desanime:


Senão vejamos:


1º: A sua Tetra- avó ficou sob custódia do Presidente da Camara de Alverca (Ribatejo)

2º Foi de Coimbra para Alverca

3º Herdou fortuna Madre Superiora Real Conv. Sag. Coração Jesus Lisboa (Estrela)

4º Favorita Rei D. João VI, Nascida em Alverca 31-1-1780. Também não aparece o registo de óbito.


Assim, o Confrade tem alguns elementos-chave para começar a investigar. Só que terá que reavaliar o modo

como fazê-lo, para ter sucesso. Está nas suas mãos. Boa Sorte.


Cumprimentos


Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#288340 | HRC1947 | 01 out 2011 22:19 | Em resposta a: #288339

Resposta para o autor MACACO 47




Confrade, antigamente os Nobres..... tinham os seus amores longe do paço Real.

Assim, tente saber o que se passava à época na Zona de Lorvão e não só.... Mosteiros, Conventos etc.(Coimbra fica

perto...

Boa Sorte


Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#288341 | MACACO47 | 01 out 2011 22:40 | Em resposta a: #288339

Tenho muitas peças deste "puzzle" mas não consigo encaixá-las.

Esta Madre tinha um irmão JOSÉ CAETANO DA SILVA, natural de Alverca 1775 - ????) que foi Lente catedrático na Univ. Coimbra. Foi sepultado no Convento do "Corpus Christi"na rua dos Fanqueiros em Lisboa; também não consigo encontrar o Registo do Óbito. Como consegui-lo?
Agadecido.

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#288342 | HRC1947 | 01 out 2011 22:58 | Em resposta a: #288341

Caro Confrade;


Antes de mais,seria preferível que utilizasse uma assinatura no fim da s/ mensagem, para que possamos comunicar a

100%. Até pode ser proforma.

Bem. mas vamos ao que interessa:

Assim, relativamente ao Lente U. Coimbra, pode fazer o pedido para o Tópico que lhe envio, para sua orientação,

Pede ao Dr. Pedro França, que é uma pessoa extraordinária, e ele o ajudará. O Confrade pede o registo de nascimento

e o mais que eles tiverem, para que o Confrade possa prosseguir nas suas BUSCAS GENEALÓGICAS.


Tome nota que à época, havia na zona de Coimbra, Mosteiros em : Tentugal, Penacova- Lorvão etc. etc.

Vamos então começar a por os motores a trabalhar....

------------------------------------------------------------------------------




[Topo]
RE: Algum pedido para o AUC - 2011? 07-09-2011, 13:54
Autor: Pedro França [responder para o fórum] Olá, Adelino:

Estou na escola mas, aproveitando a pausa para almoço estou já a responder-lhe.
Tenho que lhe enviar uns dados sobre estes Peixoto da Silva que entretanto consegui, só que não tenho comigo os apontamentos para o efeito. Foi através de uma certidão de idade...A ver se mais logo resolvo isso.
Registei o seu pedido mas agora só 6ª feira, pode ser?

Abraço.
Pedro França
[Topo]
RE: Algum pedido para o AUC - 2011? 07-09-2011, 14:22
Autor: cardosodoamaral [responder para o fórum] Olá, Pedro França

Grato por tudo
Claro que pode ser. Eu é que tenho que me sujeitar ao seu ritmo, logo está tudo bem.
A genealogia não se compadece com pressas, antes pelo contrário, é um acto de grande interesse e ponderação - opinião minha, aliás diz-se "paciência de genealogista". Eu sou só um projecto.
Mais uma vez grato por tudo. A sua amabilidade e empenho tem ajudao muita gente, no encontrar de entes passados.
Aguardarei
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#288382 | MACACO47 | 02 out 2011 19:46 | Em resposta a: #288342

Dra. Ana Simões,

Em relação à passagem do meu antepassado pela UC, foram-me facultados no AUC, com muita eficiência, cerca de 90 documentos muito preciosos para mim. Não consigo encontrar o Registo do óbito em Lisboa; talvez nos reservados da BNP.

Mais uma vez agradecido,
Arnaldo Augusto Barros da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#288392 | HRC1947 | 02 out 2011 22:27 | Em resposta a: #288382

Confrade Arnaldo Barros;


Para que o Confrade consiga ter sucesso no seu propósito, terá que mudar de rumo em relação às suas investigações.


Assim, deve começar por se organizar convenientemente.

Depois terá que definir prioridades.


.... passos a dar: 1º -Indagar o que se passa na Rua dos Fanqueiros, onde foi sepultado o s/ parente(mas tem que

levar o assunto com RIGOR.

.... 2º passo: Indagar junto da Junta Freguesia a que pertence a Rua dos Fanqueiros, se lhe poderão adiantar alguma

coisa. ... Tome nota; às vezes uma simples frase, acaba por ser a chave para resolver o problema. Pergunte...

e pergunte.... aponte todos os dados etc.

.... 3º passo; Existe aí em Lisboa,penso que é perto da Rua dos Fanqueiros,ou será mesmo na Rua FANQUEIROS,uma

entidade de nome :Bibliot .Genealg. Mórmons com micrifilmes de todos os registos nasc. casamento e óbito dessa

Zona e não só, pois abrangem todo o n/ País etc....

E ainda existem os Arquivos Distritais espalhados pelos n/ Distritos e que guardam preciosa informação

desde 1400 a 1900 (+/-), os restantes anos até 2011, como saberá encontram-se nas Conservatórias do Registo

Civil. E muitos outros meios de informação haverá. etc.

O Confrade terá que arregaçar as mangas, é um trabalho muito exigente, mas sem uma grande dose de
r
empenho, será muito dificil levar "a carta a Garcia ".


Desejo-lhe muita sorte, e se precisar de alguma dica, faça favor .


Atentamente


Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Roda dos expostos de Coimbra

#288445 | MACACO47 | 03 out 2011 17:46 | Em resposta a: #288392

Muitíssimo obrigado, Arnaldo Barros

Resposta

Link directo:

Roda dos expostos de Coimbra

#389476 | filipecastelasoares | 22 fev 2018 13:05 | Em resposta a: #266420

Estou a fazer uma pesquisa sobre a Roda dos Expostos de Santa Cruz de Coimbra, de 1861. No entanto, as minhas buscas não têm tido o efeito pretendido, por falta de documentação, uma vez que os Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, assim como o Arquivo da Universidade e o da Câmara Municipal, também, não dispõem de qualquer informação.
Gostaria, assim, de saber de alguma informação sobre este assunto.

Muito obrigado,

Filipe Soares

Resposta

Link directo:

Roda dos expostos de Coimbra

#389480 | saintclair | 22 fev 2018 15:56 | Em resposta a: #389476

-
http://acercadecoimbra.blogs.sapo.pt/coimbra-a-roda-dos-expostos-60862

Resposta

Link directo:

Roda dos expostos de Coimbra

#389496 | filipecastelasoares | 22 fev 2018 21:35 | Em resposta a: #389480

Muito obrigado
Filipe Soares

Resposta

Link directo:

Roda dos expostos de Coimbra

#405871 | anaalb | 28 jul 2018 11:43 | Em resposta a: #389496

Classes populares no distrito de coimbra no séc 19 de João Lourenço Roque

Pobreza, assistência e controlo social : coimbra, 1750-1850 de Maria Antónia Lopes.

Da Doutora Maria Antónia Lopes encontra também artigos online com referências bibliográficas que remetem para as fontes e sua localização.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 07:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen