Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#266790 | ruifaria3 | 13 dez 2010 23:15

Caros confrades,
Alguém terá notícias de um Miguel de Moura Coutinho, Ana de Moura Coutinho e Luísa de Moura Coutinho, todos naturais do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)? Uma vez que eram contemporâneos (nascidos ca. 1630-50) suponho tratarem-se de irmãos.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#266939 | JAVSO | 16 dez 2010 15:52 | Em resposta a: #266790

Caro Rui Faria

Lamento não poder ajudar.

Ando, também, às voltas com um Francisco Machado de Moura Coutinho, que será natural de Gémeos, Celorico de Basto, tendo morado em Ribas.

Cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#266959 | ruifaria3 | 16 dez 2010 21:23 | Em resposta a: #266939

Caro José Alfredo,
Agradeço a resposta. Dos dois tópicos que até hoje lancei neste fórum, foi o primeiro a ser respondido, um bem-haja pela atenção; quanto mais não seja, mantém o tópico com visibilidade.
Estou em crer que são todos descendentes do famoso padre Gonçalo de Moura, contudo a bastardia não se confinou à primeira geração o que dificulta ainda mais a pesquisa. Tinha esperança de encontrar alguém que conhecesse esta linha de Veade, que suponho deve ter origem na de Gémeos.
Um abraço
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#266976 | OAOJ | 17 dez 2010 13:02 | Em resposta a: #266959

caro Rui Faria
Tenho antepassados Moura Coutinho do Paço de Freixieiro, em Arnóia, próximo de Veade. Nos baptismos dos filhos, encontrei Moura Coutinhos do Paço de Borba, em Godim, e na Casa do Sobrado, em S. Senhorinha de Basto. Estes baptismos situavam-se entre 1624 e 1644. Havia, portanto, vários Moura Coutinho, na região. Na pesquisa que fiz, concluí que o Dr. Antonino(MAF), era uma enciclopédia sobre esta matéria dos Moura Coutinhos.
Abraço
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#266993 | ruifaria3 | 17 dez 2010 19:27 | Em resposta a: #266976

Caro João Afonso,
Vejo que as suas pesquisas além de entroncarem nos Fonseca Coutinho, também o levaram aos Moura Coutinho. Já há algum tempo que não me encontro com o Doutor Maurício, espero numa próxima oportunidade questioná-lo sobre o assunto.
A geração destes três Mouras Coutinho, nomeadamente do Miguel e da Luísa, liga-se aos Ribeiro Bernardes, cuja ascendência partilha.
Um abraço
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#267074 | 1385 | 19 dez 2010 16:54 | Em resposta a: #266993

Exmo Senhor Rui de Faria
De facto o Dr. M Antonino Fernandes será provavelmente uma das pessoas que melhor dominam as fontes desta sub região. Existe tb uma investigadora que trabalha Gémeos e teve a amabilidade de me confirmar que o sacerdote que é apontadp como eventual genearca da linha de Moura Coutinho a que aludem terá tido mais geração do que aquela que consta na BD do Geneall. Desses - ou doutros - virá tb Manuel de Moura residente no ligar de Fundoais que foi casar antes de 1634 na igreja de S. Salvador de Fervença com Maria Francisca (Ribeiro) do Samil. Deste casal foi filho Gonçalo de Moura que casou na mesma paroquial de Fervença em 22.11.11.1653 com Ana Francisca (Álvares) sendo ttas António Pimenta, Domingos Leite e António Lopes, de Paradela . Este Gonçalo de Moura vivia em Paradela em 1665, mas era originário de Fundoais E suspeito, apenas porque não encontrei outro mais antigo, a usar esse apelido nos mesmos logos, que pudesse ser filho de um Francisco de Moura s.m.n.
Mas, quanto a esta linha - desentroncada - de que descenderam os Moura de Fervença , mem o próprio Dr. M Antonino Fernandes me soube dar a ascendência.
Com os meus cumprimentos
M

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#267101 | ruifaria3 | 20 dez 2010 09:47 | Em resposta a: #267074

Caro/a M
Existirá certamente parentela entre todos esses Moura. Terá nota dos apadrinhamentos dos filhos desse Gonçalo de Moura?
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#267107 | 1385 | 20 dez 2010 13:25 | Em resposta a: #267101

Caro Rui Faria

Bem haja pela sua resposta a denotar interesse por estas pontas soltas. Vou tentar encontrar em apontamentos antigos os apadrinhamentos que tiver e, se possível, contextualizar o mais antigo deles o tal Francisco de Moura

>
Esta última f.ª de Gonçalo de Moura * 1.3.1635 em Fervença e aí = 23.11.1653 com Ana Francisca f.ª de Domingos Álvares e mer Ana Francisca jà + 1646, ambos de Paradela. Neta varonil de Manuel de Moura de Fundoais e de sua mer Maria Francisca, esta última f.ª de Doimingis Pires e mer Maria Francisca, do Vilar, em Borba da Montanha . Sendo Francisco de Moura, morador em Fundoais o mais antigo deste apelido constante dos paroquiais de Fervença, homem nascido ainda no século XVI
É pouco, mas foi o que consegui recolher num primeiro apanhado.
Receba, peço.lhe, os agradecimentos do
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#267123 | ruifaria3 | 20 dez 2010 16:57 | Em resposta a: #267107

Caro Manuel
Eu é que agradeço. Cada contribuição aumenta a possibilidade de encontrarmos indícios que nos guiem. Apesar de não identificar qualquer referência que me seja familiar, fica a nota, na esperança de que algum confrade tenha tropeçado nestes nomes.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#267129 | vbriteiros | 20 dez 2010 17:42 | Em resposta a: #267123

Caro Rui Faria,
Aqui na BD tem um Moura Coutinho de Celorico de Basto ( não sei a freguesia) que foi proprietário da grande Quinta da Naia, junto a Braga. Em 1954 tive que visitar o proprietário para resolver um diferendo de águas de rega entre essa Quinta na Naia e a vizinha quinta dos meus pais ( Quinta do Ouvim). Depois de resolvido o assunto reparei numa bela papeleira armoriada e, o Sr Artur Brandão apressou-se a explicar-me a origem da mesma (uma Casa de Celorico de Basto )e os respectivos símbolos heráldicos. Não me explicou o parentesco com a conhecidissima familia Moura Coutinho de Braga.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#267130 | vbriteiros | 20 dez 2010 17:44 | Em resposta a: #267123

Aditamento à mensagem de há momentos:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=313123

Peço desculpa pelo lapso
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#267145 | ruifaria3 | 20 dez 2010 22:21 | Em resposta a: #267129

Caro Vasco Briteiros,
Confesso que os Moura Coutinhos não são uma linhagem que conheça particularmente.
Apenas me é familiar o Licenciado Tristão de Moura Coutinho que advogou nos auditórios da vila de Guimarães (1540-1568) e aí casou com Guiomar Peixota e foram pais de pelo menos:
1) António de Moura Peixoto, cidadão da cidade de Braga casado com Joana de Azevedo
2) Jácome de Moura Coutinho
3) Lourenço de Moura Coutinho, cidadão da cidade do Porto
Estes por sua vez tinham parentela com Belchior Gonçalves de Moura e seu irmão Manuel de Moura Coutinho, fidalgo e cidadão da cidade do Porto que casa com Dona Jerónima de Almeida filha de Rui Vieira d’Alagoa, fixando residência em Guimarães na Rua de Santiago (1587). Estes por sua vez tinham parentela com Lourenço de Moura morador na sua Quinta de Freixeieiro termo da vila de Basto e com Cristóvão de Moura Coutinho meirinho na vila de Basto (1603).
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#267149 | vbriteiros | 20 dez 2010 23:26 | Em resposta a: #267145

Caro Rui Faria,
Lamento mas não possuo mais informações sobre estes Moura Coutinho.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#267161 | ruifaria3 | 21 dez 2010 09:40 | Em resposta a: #267130

Caro Vasco Briteiros,
Os meus sinceros agradecimentos pela referência deixada.
Com os votos de um Feliz Natal,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#267175 | OAOJ | 21 dez 2010 16:46 | Em resposta a: #267161

Caro Rui Faria
Apenas uma informação. Lourenço de Moura Coutinho, da Quinta do Freixieiro, em Arnóia, Celorico de Basto(meu antepassado), que refere no seu texto, era também proprietário da Quinta das Mouras, em Lomar, Braga, onde faleceu, a 20.10.1630(599,f.4,3º,ADB) Isabel Jorge, "da Quinta de Lourenço de Moura Coutinho". O filho de Lourenço, Manuel de Moura Coutinho, também senhor do Paço do Freixieiro, faleceu em Lomar a 8.4.1682(600,f.87,1º,ADB). Um bisneto deste Manuel, António de Melo Cabral, casou com Narcisa Teixeira Coelho de Melo, senhora da Quinta de Oleiros, em S. Cristina de Longos, esta neta de Luís Teixeira Coelho(de Sergude) e de Joana Pereira do Lago, de quem já trocamos correspondência.
Abraço
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho do lugar de Santa Cristina, freguesia de Veade (Santa Maria)

#267177 | ruifaria3 | 21 dez 2010 17:55 | Em resposta a: #267175

Caro João Afonso,
Tenho uma nota de Bertoles, que lhe farei seguir via mail, na qual Lourenço de Moura Coutinho dá fiança a uma herança, hipotecando grande parte de seus bens no valor de seis mil cruzados.
Abraço
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 01:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen