Capitão Pedro Dias da Fonseca e Dona Joana Josefa Pereira - Torres Vedras

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Capitão Pedro Dias da Fonseca e Dona Joana Josefa Pereira - Torres Vedras

#266863 | Gonçalo Frutuoso | 15 dez 2010 13:42

Bom dia a todos
é a primeira vez que participo neste forum, e o motivo que me leva a participar passa pelo facto de querer aprofundar os conhecimentos sobre um ramo da minha família.

Descendo por via materna do Capitão Pedro Dias da Fonseca, filho de João Dias e de Isabel Jorge, e de sua mulher Dona Joana Josefa Pereira, filha de Manuel Cardoso e Andreza Pereira. Estes meus antepassados casaram na freguesia de São Pedro, T,Vedras, em 12 de Fevereiro de 1711. Deste casamento nasceram sete filhos:
Dona Damâza Pereira (1711 - 1753);
José Pereira Cardoso (1714-1798);
Dona Antónia Maria Caetana (1716 - 1792);
Dona Leonarda Rosa Teresa Arcângela (1718-1783);
Tomás Franco (1721 - 1777);
Dona Ana Justa Rufina (1725 - );
Francisco (1727 - 1728);

Dona Damâza morre solteira;

Sobre José Pereira Cardoso sei muito pouco. Casou com uma senhora de seu nome Maria Severina em Alcobaça, e teve pelo menos uma filha - Venância Bárbara que veio a casar com Isidoro dos Santos Henriques, natural do Machial, com geração.

José Pereira Cardoso era no ano de 1780 o Vereador mais velho da Câmara de Torres Vedras.

Dona Antónia morre solteira;

Tomás Franco morre solteiro;

Dona Ana Justa Rufina casa com José da Veiga, escrivão da correcção. Deste casamento nascem quatro filhos, e segundo sei apenas um deles chegou à idade adulta: Dona Maria da Piedade Adriana da Veiga Borges e Mello, nascida em 1760, S. Pedro, T.Vedras.

Dona Maria da Piedade veio a casar com Francisco Inácio da Cruz Ferreira, escrivão da correcção, no ano de 1782, S. Pedro, T. Vedras. Deste casamento nascem onze filhos:

Dona Maria;
Dona Maria;
Isidoro José da Cruz Ferreira;
João Zacarias Nepomuceno Borges da Cruz Ferreira;
José da Cruz Ferreira;
António Germano Zacarias da Cruz Ferreira;
Dona Maria Justiniana;
Dona Ana Justa da Veiga e Mello;
Joaquim Nicolau da Veiga e Cruz;
Dona Francisca Romana Henriqueta da Veiga;
Dona Narciza Raimunda da Veiga e Mello;

Isidoro José da Cruz Ferreira vem a contrair matrimónio Dona Basaliza Paula Petroni da Costa ( em 21 de Maio de 1815 - S. Pedro, T. Vedras), natural da freguesia de São Julião de Lisboa. Dona Basaliza era filha do Capitão de Guerra e Mar Joaquim Pedro da Costa e de Dona Genoveva Rita Petroni da Costa.

Desconheço se há ou não descendência.

Dona Leonarda Rosa veio a contrair matrimónio com Verissimo Júlio Máximo Cardoso Ferreira em 9 de Fevereiro de 1739.

Verissimo Júlio Máximo (1712 - 1770), filho de Luís Cardoso Ferreira e de Júlia Máxima Veríssima, foi proprietário do óficio de escrivão do judicial (habilitado em 1742), cargo que herdou de seu pai e de seu avô materno João de Sequeira. Além de escrivão do judicial, tornou - se familiar de Santo Oficio, foi Cavaleiro da Ordem de Cristo e ainda administrador de um morgado instituído a seu favor pelo Padre João da Costa Cardoso, sendo que a respectiva escritura data de 1749.

Deste casamento nascem sete filhos:
Ivo (1740-1740);
José (1741-1743);
Dona Joana Maurícia Áquila da Conceição (1745 - 1827);
Luís (1747-1747);
Manuel Inácio de Sequeira Cardoso (1748 - );
José Paulo de Sequeira Cardoso (1751-1786);
António (1755 - 1755).

José Paulo morre adulto e solteiro, e nessa medida a descendência segue com Dona Joana (minha 8ª avó) e Manuel Inácio.

Dona Joana casou a 28 de Julho de 1768, S.Pedro, T.Vedras, com o Bacharel Joaquim José de Almeida e Carvalho (1740 - 1788), filho de António Nunes e de Eulália Maria, natural da fregusia de Santa Maria - Loures.

Deste casamento nascem seis filhos:
José Veríssimo de Almeida e Carvalho que veio a casar com Bibiana Rosa da Encarnação (meus 7º avós);
Pedro Dias da Fonseca (1770 - );
Dona Maria Isidora Bárbara de Almeida e Carvalho (1773 - 1820) que veio a casar João Sutil de Carvalho da Ponte Pedreira a 4 de Novembro de 1790 (S. Miguel, T. Vedras), ele filho do Doutor João Sutil de Carvalho e Vasconcellos e de Dona Caetana Joaquina da Ponte Pedreira e Vasconcellos.
Dona Maria (1775 - );
Dona Ana (1777 - 1780 - );
António (1778 - );

Dado que não encontrei qulquer assento de hóbito de Pedro, Dona Maria e António parto do pressuposto que tenham feito as suas vidas fora de Torres Vedras. Se algum dos participantes tiver alguma informação ficava agradecido.

Manuel Inácio de Sequeira Cardoso, irmão da minha 8ª avó Dona Joana, veio a casar com Dona Ana Luísa Figueira de Carvalho na freguesia de São Sebastião - Lourinhã, filha do Sargento-Mor Luís Figueira Machado Alemão e de sua mulher Dona Maria Josefa de Azevedo de Amaral.

Deste casamento nascem três filhas:
Dona Maria do Carmo Figueira de Carvalho (1771 - );
Dona Leonarda (1772-1773):
Dona Herculana Felizarda Figueira (1773-1796);

Dona Maria do Carmo casa a 23 de Maio de 1793 (S. Pedro, T.Vedras) com Fabião José de Carvalho Figueira, filho do Capitão José António de Carvalho Figueira e de sua mulher Dona Maria Eugénia Rita de Figueiredo Cabral, senhores do Morgado da Moita Longa, Toxofal de Cima, Lourinhã. Este morgado foi instituído pelo Reverendíssimo Bispo João Delgado Figueira, fundador do Conselho Ultramarino criado por D. João IV após a Restauração de 1640.

Tiveram pelo menos seis filhos:
Dona Maria Eugénia Figueira de Carvalho, que veio a casar com o Tenente Coronel António Agostinho Ferreira de Carvalho - senhores da Quinta da Maceira (frguesia de Nossa Senhora da Luz - A-dos-Cunhados);
Dona Herculana;
Dona Ana Luísa Figueira de Carvalho, que casa a 30 de Outubro de 1821, em Óbidos, com Francisco Cordeiro da Silva Fêo e Torres, senhor do Morgado do Sanguinhal, com geração que consta aqui no site.
José Manuel;
Dona Margarida;

Qualquer informação sobre a descendência é bem vinda.

Dona Herculana Felizarda Figueira contrai matrimónio em 1789 com António Luís Pereira da Cunha - Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra; Doutorado em Matemática e em Filosofia; Ouvidor da Baía; Desembargador de Pernambuco; Desembragador da Relação do Porto; Deputado da Junta do Comérico; Fiscal das Mercês; Intendente Geral da Polícia; Juiz de Fora-Torres Vedras; Juíz da Casa da Suplicação em Lisboa; Ministro da Fazenda do Império e dos Estrangeiros; Senador por Pernambuco; Dignatário da Imperial Ordem do Cruzeiro; Presidente do Senado Brasileiro; Presidente da Provincía do Rio de Janeiro - 1º Marquês e Visconde de Inhabupé.

Deste casamento nasce apenas um filho: Doutor António Luís Figueira Pereira da Cunha (1795 - 1847) - Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra a 16.12.1818); Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, por Alvará de 18 de Novembro de 1814;Desembargador da Relação da Bahia por Alvará de 12.11.1822. Desembargador da Casa da Suplicação; Desembargador dos Agravos; Ministro do Supremo Tribunal de Justiça;

Veio a casar com Dona Teresa de Frias Pereira da Cunha, com geração que desconheço por completo.

Feito o enquadramento, qualquer informação sobre a descendência de Pedro Dias da Fonseca e de Dona Joana Josefa Pereira é bem vinda.

Com cumprimentos

Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Pedro Dias da Fonseca e Dona Joana Josefa Pereira - Torres Vedras

#312982 | BarroseCunha | 02 set 2012 16:29 | Em resposta a: #266863

Caro Goncalo:

(Lembro-me que estava interessado no nome Alvares, como em Alvares-Pereira e Alvares-Cabral... uma Senhora Alvares (so') foi esposa dum dos Carvalhos de Malo Pombalinos.)

Ja falamos antes, e ainda estou no Canada.
Sou dos descendentes do Felix Jose da Cunha Sargento-Mor das Mulicias de TV como os Dias Carvalho, a que pertencia a Sogra.

A mae do Felix era uma Sra. "Rosa" ("Rosa" como nome de Familia, como em Dona Leonarda Rosa de que fala).
Tera' alguns detalhes mais sobre essa familia?...

O filho do Felix J., Antonio Luis usava Pereira (dos Oliveira?) e Cunha (como illustrado na pedra de brazao antiga das "Pederneiras").
Assim o nome e' muito parecido como do Juiz de Fora Antonio Luis Pereira da Cunha de que fala... mas sao pessoas distintas, se talvez de familias relacionadas.

Torres Vedras no Seculo XVIII era bem pequenina, e os vereadores todos 'relacionados', ao que parece.

Abraco

Luis-Carlos de B.C.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Pedro Dias da Fonseca e Dona Joana Josefa Pereira - Torres Vedras

#313024 | Gonçalo Frutuoso | 03 set 2012 13:35 | Em resposta a: #312982

Caro Luís,

Estou lembrado de termos falado em tempos. Como tem passado desde então?

A minha antepassada D. Leonarda Rosa Teresa Arcângela (Pereira Cardoso) em nada se realciona com Jacinta Maria Rosa, mãe do Capitão José Félix da Cunha. Tenho toda a ascendência e praticamente toda a descendência da referida minha avó, e não consta nenhuma Jacinta Maria Rosa. Além disso Rosa era um nome próprio bastante comum no século XVIII, pelo que devem existir inúmeras pessoas com o nome Rosa sem terem qualquer relação.

D. Herculana Felizarda Figueira de Carvalho, neta da referida D. Leonarda Rosa, casou com o Juiz de Fora António Luís Pereira da Cunha, e foram Pais do Dr. António Luís Figueira Pereira da Cunha. Ora, António Luís Pereira da Cunha, pai, nasceu na Baía, sendo filho de Bartolomeu Pereira da Silva e de Dona Ana da Cunha Barbosa, conforme pode constatar aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=63101

Com base nas minhas informações penso que não exista qualquer relação familiar entre as duas famílias.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Pedro Dias da Fonseca e Dona Joana Josefa Pereira - Torres Vedras

#313106 | BarroseCunha | 04 set 2012 15:38 | Em resposta a: #313024

MUITO OBRIGADO O D. GONCALO,

Ando a plantar uma bacelagem valente (Zweigelt" - Dobrao... uma bela vinha Austriacca).

Vou a Portugal em Outubro mas a Sra. Detective e' a minha prima Ines de Barros e Cunha da Costa Pereira.

Um abraco

Luis-Carlos

PS: o nosso confrade Z. Azevedo Coutinho (primo tambem) tem estado `a comversa comigo, e vamos ver-nos entao.

Ele sabe bastantes factos.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Pedro Dias da Fonseca e Dona Joana Josefa Pereira - Torres Vedras

#313203 | cavaleirofidalgo | 06 set 2012 00:27 | Em resposta a: #266863

Caro Senhor Gonçalo Frutuoso,



Vi, nesta sua mensagem, a referência a Maxial. Refere-se a um lugar da freguesia de Envendos, concelho de Mação, distrito de Santarém?

Vi, também, a referência aos nomes PEREIRA e CARDOSO.

Tenho PEREIRA, CARDOSO e outros nomes na minha ascendência.


Deixo-lhe estes dados:

Casamento de José Marques Cardoso e Ana Marques, Envendos aos 16/09/1759:
Ele, filho de Pedro Marques e Ana Esteves
Ela, filha de João Álvares e Rosa Álvares


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Pedro Dias da Fonseca e Dona Joana Josefa Pereira - Torres Vedras

#313315 | Gonçalo Frutuoso | 08 set 2012 16:01 | Em resposta a: #313203

Boa tarde Luís,

A lugar do Maxial a que faço referência pertence ao concelho de Torres Vedras e não ao concelho de Mação. Os meus Cardosos têm origem no lugar da Ponte de Rol, Torres Vedras, sendo que tenho informação sobre os mesmos desde o século XVI. Os Pereiras de D. Joana Josefa Pereira têm origem no Cadaval, sendo que tenho como fins de linha Baltazar de Lemos e Maria Pereira (século XVI), pais de Joana Pereira, avó materna de D. Joana Josefa Pereira.

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: FEO TORRES (Sanguinhal) C.C. D. ANA LUIZA FIGUEIRA DE CARVALHO - Torres Vedras

#320470 | BarroseCunha | 10 jan 2013 05:06 | Em resposta a: #266863

"Dona Ana Luísa Figueira de Carvalho, que casa a 30 de Outubro de 1821, em Óbidos, com Francisco Cordeiro da Silva Fêo e Torres, senhor do Morgado do Sanguinhal"

CARO GONCALO:

FELIZ ANO NOVO...


Come me fez reparar, os "Feo e Torres" Morgados do Sanguinhal, ligam-se aos Cunhas do Juncal...
(e claro aos 'Sao-Paio Melo e Castro Torres de Lusignan' em que familia o meu Bisavo Dr. J.G. de B.C. casou, ja' sendo relacionado)

Estive este Novembro passado em Ourem, na "Quinta da Olaia" que pertence a uma Tia minha, filha do Dr. Guilherme de Barros e Cunha (filho de D. Ines de Sao-Paio, e casado com uma sobrinha dela, tendo assim ficado com a Quinta da Olaia).

Ora note esta coincidencia:

"Francisco Cordeiro da Silva Torres de Sousa Melo e Alvim, primeiro e único Visconde de Jerumirim (n. Quinta da Olaia, Ourém, 24 de fevereiro de 1775 — f. Rio de Janeiro, 8 de maio de 1856) foi um engenheiro e militar luso-brasileiro.
Filho de António de Sousa Melo e Alvim, 4º senhor do Morgado da Olaia, e Maria Bárbara Inácia Henriques, da família dos senhores do Morgado de Sanguinhal."

O mais giro e' que o 'Inhantupe' Antonio Luis Pereira da Cunha, homonimo e contemporaneo do filho do meu Capitao Felix Jose Pereira da Cunha, (tambem ALPCunha), casou com uma irma da Dona Ana luiza Figueira de Carvalho...

Estranhas voltas que o mundo da'

UM GRANDE "REBENTA-COSTELETAS" PARA SI...

LC BIUNHA

Resposta

Link directo:

RE:FRANCO c.c A. L. PEREIRA DA CUNHA, PE. JOSE DE BARROS E CUNHA & "VALE DE GALEGOS" - Torres Vedras

#320471 | BarroseCunha | 10 jan 2013 05:41 | Em resposta a: #266863

PS:

ENCONTREI AINDA MAIS ISTO RECENTEMENTE, SOBRE O FILHO DO CPT. FELIX JOSE DA CUNHA, MEU PENTAVO, NUM "JULGADO" SOBRE A QUINTA DE VALE DE GALEGOS, LEGADO DO PE. JOSE LUIS DE BARROS E CUNHA (FILHO DO COR. ANTONIO LUIS PC )

"Antonio Luiz Pereira da Cunha, pae do testador, a segim das nupcias com D. Joanna Amalia Leal e Cunha, que antes do casamento se chamava D. Joanna Amalia Leal Franco, teve d'este segundo matrimonio os seguintes filhos: D. Luiza Augusta Leal e Cunha, D. Maria José Leal e Cunha, que casou com João Runa, D. Maria Lucia de Oliveira e Cunha"...

(O COR A.L. P.C. TINHA SIDO CASADO EM PRIMEIRAS NUPCIAS COM A MAE DO SR. PADRE, D.M.RITA PINHEIRO (AMADO) DE BARROS...)

Resposta

Link directo:

RE: FEO TORRES (Sanguinhal) C.C. D. ANA LUIZA FIGUEIRA DE CARVALHO - Torres Vedras

#320523 | Gonçalo Frutuoso | 10 jan 2013 21:04 | Em resposta a: #320470

Caro Luís Barros e Cunha,

Antes de mais Bom Ano de 2013 para si e para os seus.

Os dados que avançou são por mim conhecidos. Mas tenho uma correcção a fazer.

O Dr. António Luís Pereira da Cunha, 1º Visconde e Marquês de Inhabupé, não casou com uma irmã de D. Ana Luísa Figueira de Carvalho, mas sim com a sua tia materna. Com efeito, o referido António Luís Pereira da Cunha casou com D. Herculana Felizarda Figueira, em segundas núpcias, nascida a 25 de Setembro de 1773, Torres Vedras, freguesia de S. Pedro, e falecida na Capitania de Pernanbuco, Brasil, em 1796. Aquando do seu falecimento, o seu filho, o Dr. António Figueira Pereira da Cunha, tinha apenas 1 ano de idade.

D. Herculana Felizarda Figueira ou Figueira de Carvalho é irmã de D. Maria do Carmo Figueira de Carvalho, ambas filhas de Manuel Inácio de Sequeira Cardoso e de D. Ana Luísa Figueira de Carvalho. Ora, D. Maria do Carmo casa com Fabião de Carvalho Figueira, Morgado da Moutalonga, e são pais, entre outros, de D. Ana Luísa Figueira de Carvalho, que por sua vez casou com Francisco Cordeiro da Silva Fêo e Torres, Senhor do Morgado do Sanguinhal. Deste casamento nasceram 11 filhos, sendo que a família liga-se aos Morgados do Juncal e da Quinta Nova com o casamento de Adriano Cândido de Fêo e Torres com D. Maria José de Lima e Melo Falcão Trigoso. Posteriormente, a mesma D. Maria José casa em segundas núpcias com o seu cunhado Manuel Maria de Campos Fêo e Torres, senhor da Casa de seus pais, com vasta geração.

Portanto, D. Ana Luísa Figueira de Carvalho, matriarca, por assim dizer, da família Fêo e Torres, é sobrinha de D. Herculana Felizarda Figueira de Carvalho, mulher do Dr. António Luís Pereira da Cunha (pai), e não sua irmã. Será prima co-irmã do Dr. António Luís Figueira Pereira da Cunha, casado que foi com D. Teresa de Frias Pereira da Cunha.

São todos descendentes de Veríssimo Júlio Máximo Cardoso Ferreira e de D. Leonarda Rosa Teresa Arcângela Pereira Cardoso, meus 9.ºs avós.

Espero ter conseguido clarificar estas ligações.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

RE: FEO TORRES (Sanguinhal) C.C. D. ANA LUIZA FIGUEIRA DE CARVALHO - Torres Vedras

#320534 | BarroseCunha | 11 jan 2013 05:40 | Em resposta a: #320523

CARO GONCALO...

Muito obrigado...

Quando voltar a portugal vou ter de lhe 'bater ao ferrplho'... se mo permitir.

Novembro passado emcontrei-me com o Ze Pereira Coutinho, nosso 'confrade' nestas paginas geneologicas, e travamos boa amizade.

Abraco

LC (Max)

Resposta

Link directo:

RE: Q. DE VALE DE GALEOS- "MALTEZ GALRAO" E "CUNHA GALRAO", Torres Vedras

#320556 | BarroseCunha | 11 jan 2013 16:52 | Em resposta a: #320523

P.P.S:

caro Goncalo:

Mais umas curiosidades vetustas de Torres (Velhas) Vedras, para historiador ver (tem tambem um lado Galrao, se me lembro bem):


"... Allegam os auctores D. Maria Antonia das Dores Leal e Cunha Galrão e seu marido Sa bino José Maltez dos Anjos Galrão, por si e como cessionarios de sua irmã e cunhada D. Luiza Augusta Leal e Cunha ..."



(Eis como o "Galrao" ficou com a heranca do Pe. Jose' Luis de Barros e Cunha da ventosa...)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 23:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen