Descendência de D. Afonso Henriques

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Descendência de D. Afonso Henriques

#266907 | alucas | 16 dez 2010 08:38

Descendemos todos de D. Afonso Henriques?

De facto, a probabilidade de algum português vivo não descender de D. Afonso Henrique parece ser quase nula.

D. Afonso Henriques nasceu há 900 anos, portanto há cerca de 30 gerações. O número de ascendentes de cada português nessa 30ª geração é de 2 elevado a 30, isto é, cerca de mil milhões (1.073.741.800). Se metade fossem estrangeiros, teríamos 500 milhões em território nacional.

Ora, a população de Portugal no ano 1500 era cerca de um milhão de pessoas. Admitamos que há 900 anos a população seria quatro vezes menos (250.000 pessoas). Tal significa que cada "português" de então seria, em média, duas mil vezes nosso avô (500.000.000 / 250.000). A probabilidade de cada um deles (dos que tiveram descendência) não ser nosso ascendente é, assim, praticamente nula.

Será assim?

A.Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#266909 | FBrito | 16 dez 2010 09:42 | Em resposta a: #266907

Caro A. Lucas,

Pelo que percebi, a hipótese que coloca não contempla os casamentos entre parentes, o que se for "contabilizado" vai reduzir as hipóteses de sermos todos descendentes de D. Afonso Henriques...

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#266911 | alucas | 16 dez 2010 10:00 | Em resposta a: #266909

Caro Francisco Brito

Certamente somos todos parentes.

Cumprimentos

A.Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#266912 | FBrito | 16 dez 2010 10:30 | Em resposta a: #266911

Somos de certeza absoluta!


Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#266913 | FBrito | 16 dez 2010 10:32 | Em resposta a: #266912

Tem este tema bastante desenvolvido aqui (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=169471#lista=).

Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#266914 | NISGM | 16 dez 2010 10:38 | Em resposta a: #266909

Caros confrades,

Essa é uma discussão já com anos por estas bandas.

Em O Fim do Mundo Está Próximo?, o matemático Jorge Buescu (actualmente é professor associado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) desvenda muitas curiosidades com números. Entre elas explica cálculos - assentes em modelos que recorrem à estatística e às progressões geométricas - que indiciam fortemente que ele descende do Conde Drácula - dado que é filho de um romeno.

O mesmo por cá, se aplicará a Afonso Henriques. Os números são demasiado grandes para que mesmo contabilizando os casos de casamento entre parentes, o primeiro monarca não nos entre na família por um ramo ou outro. Basta olhar para as descendências de Sancho II (pelo menos 19 filhos) e Afonso III (pelo menos 20). Estamos a falar de progressões geométricas.

Mas se a prova matemática existe, o complicado é descobrir esses ramos. A esmagadora maioria deles esbarram nas faltas de documentação.

Num caso que, por afinidade, conheço bem (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=265611) existe um Teles da Costa, neto de Feliciana Vieira, do Freixo, Almeida. Nada explica a forma como essa combinação de apelidos surge, mas sei que no Freixo existiram outros Teles da Costa ou Costa Teles - que de acordo com algumas publicações até descendem do Afonso Henriques, através de uma ascendente Maria Sacadura, de origem espanhola.

Mas surge um problema para os tentar ligar. Não há paroquiais do Freixo para aquele período - já que se o primeiro livro de assentos é de meados do século XVIII.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#266918 | hbanha | 16 dez 2010 11:39 | Em resposta a: #266914

Caros Confrades
Também acredito que seja possivel. Na minha ascendencia e apenas através de um dos meus progenitores encontrei na 30ª geração mais de 100 ascendentes, metade deles estrangeiros.
E como se sabe estes são apenas alguns que é possivel saber através das Genealogias publicadas.
Cumprimentos
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267080 | Luis K. W. | 19 dez 2010 17:29 | Em resposta a: #266907

alucas.
As suas contas estão erradas, por causa dos casamentos cruzados (entre cunhados), etc.

Mas foi para provar à minha família que isso é verdade que me lancei em busca da minha «árvore genealógica». E, claro, chego ao D Afonso Henriques por muitíssimas linhas.

Alguns dos grandes genealogistas portugueses afirmam que «todos os portugueses de hoje descendem de todos os portugueses do tempo de Afonso Henriques» (suponho que se referiam a "todos os portugueses de hoje" que têm 8 bisavós portugueses, e a "todos os portugueses do tempo de Afonso Henriques" que deixaram descendência).

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267083 | alucas | 19 dez 2010 20:46 | Em resposta a: #267080

Luis K.W.

Desculpe que lhe diga mas não me parece que as contas estejam erradas. É precisamente por causa dos casamentos cruzados que cada português de então (de há 30 gerações) é, em média, antepassado de cada português de agora por duas mil linhas diferentes. Em média!

Cumprimentos

A. Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267084 | Luis K. W. | 19 dez 2010 21:08 | Em resposta a: #267083

LOL !
Gostei da média.
Como explica, então, que o George W. Bush descenda de D Afonso Henriques ?
É que ele não deixou descendência apenas em Portugal...

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267181 | João Borges | 21 dez 2010 19:25 | Em resposta a: #266907

caro ALucas

As probabilidades matemáticas são só isso, não me convencem como veracidade cientifica, muito mais quando a "ciência" reporta a "números" de cruzamentos entre pessoas, logo imprevisível de supor matemáticamente. O que eu posso concordar é que quantas mais gerações progridem e pessoas se cruzam mais probabilidades há de descendermos de D. Afonso Henriques. Se não for agora, em 2010, concerteza poderemos todos descender dele em 34 456. O que está em causa é o facto dos "genealogistas" quererem provar matemáticamente que todos descendem obrigatóriamente de uma pessoa específica.
Em todas as linhas e ramos familiares muitas gerações não tiveram descendência, muitos casaram entre si, outros emigraram, outras morreram jovens, outros seriam estéreis. Por outro lado, a ser assim, a fórmula tem de ser aplicável para cada geração anterior, ou seja, no tempo de D. Manuel, D. Dinis, D. Afonso Henriques todos os habitantes de "Portugal" descendiam de uma personagem específica que vinte ou trinta gerações atrás habitava "aqui" ou "ali". O que me parece forçado é associar e vincular essa "fórmula" matemática a um território conciso e fechado. É um erro de abstração.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267193 | alucas | 22 dez 2010 00:05 | Em resposta a: #267181

Caro João Broges

Apesar da mobilidade das gerações passadas ser muito reduzida, seria claramente forçado associar-se e vincular-se toda essa 30º geração de antepassados a um determinado território conciso e fechado, neste caso o território nacional. Por isso, nesse cálculo simples, considerou-se que 50% desses antepasados seriam estrangeiros. Parece ser um pressuposto razoável, apesar de totalmente empírico e discutível. Contudo, mesmo que a percentagem de estrangeiros fosse maior, por exemplo 75%, a conclusão manter-se-ia. Neste caso cada um de nós tería na 30ª geração 250.000.000 antepassados em território nacional (=25% x 2 elevado a 30) para uma população residente estimada de apenas 250.000. Isto é, qualquer português de então seria, em média, mil vezes (=250.000.000/250.000) nosso antepassado - de cada e de qualquer um de nós. Significa que houve muitas linhas e ramos familiares que, ao longo das 30 gerações, se cruzaram entre si. Se retirarmos aos 250.000 os que não tiveram descendência, o rácio ainda é maior.
A probabilidade de cada um deles não ser ascendente de cada um de nós é, assim, praticamente nula. Não parece que isto seja um erro de abstracção.

Cumprimentos
A. Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267201 | NISGM | 22 dez 2010 11:41 | Em resposta a: #267193

Caro A. Lucas,

Claro que não é um erro de abstracção como o provam os cálculos de professores universitários e matemáticos credenciados.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267206 | Hirão | 22 dez 2010 15:00 | Em resposta a: #267201

Como costuma dizer meu amigo Valter, físico, "a estatística é a ficção da matemática."

Cumprimentos,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267213 | NISGM | 22 dez 2010 18:30 | Em resposta a: #267206

Caro Hirão,

Pois, só que também há muito que matemáticos defendem que, dentro de certos níveis, os resultados estatísticos justificam resultados determinísticos. Há intervalos de confiança que são quase um pró-forma.

Claro que chegar lá documentalmente é outra questão.

Diz-lhe este seu confrade, engenheiro.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267217 | Hirão | 22 dez 2010 18:57 | Em resposta a: #267213

Caro Nuno,

Pois, sim. Não duvido. Nunca me dei razoavelmente bem com números, entretanto, parece-me por demais sensato que existam não poucos atenuantes nessas generalizações, sobretudo geográficas e biológicas, enfim, HUMANAS. Os números bem que tentam, mas, parece-me acertado dizer que não dão e jamais darão conta da complexa volubilidade de nós, prematuros homo sapiens.

Cordialmente,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267424 | João Borges | 27 dez 2010 16:19 | Em resposta a: #267193

caro A. Lucas

Uma probabilidade matemáticamente plausivel mas impossivel de confirmar. A ser verdade toda a geração do tempo de D. Afonso Henriques teria de também descender de um indivíduo específico umas 20 a 30 gerações atrás, não acha? Eu entendo muito bem o que diz, o que não posso é afirmar que é verdade. A abstracção de que falo também é aquela que nos leva a um só Adão e a uma só Eva na "abstracção" matemática da coisa.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267541 | NEPOMUK | 29 dez 2010 11:59 | Em resposta a: #266913

Gostaria que alguém declinasse o nome completo de D.Afonso Henriques.
GRATA.
Nepomuk.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267597 | NISGM | 29 dez 2010 22:23 | Em resposta a: #267541

Era Afonso Henriques. Afonso em homenagem ao vovô, Afonso VI, de Leão, e Henriques, o patronímico de Henrique, implicando que era filho de um Henrique (da mesma maneira, por exemplo, que Nunes quer dizer filho de Nuno)

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#267629 | NEPOMUK | 30 dez 2010 11:06 | Em resposta a: #267597

Muito obrigada senhor Nuno de m. Mas há muitos anos li em uma Enciclopédia aqui no Brasil que seu nome era Afonso Henriques e mais uns diversos sobrenomes. Se alguém souber a respeito por favor ,ficarei grata.
Atenciosamente Nepomuk.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#268024 | facs | 05 jan 2011 16:00 | Em resposta a: #267424

Caros confrades

Boas tardes, tenho estado a ler os vossos comentarios sobre a descendencia de D. Afonso Henriques, ja que a minha arvore descende de lá atraves do ramo canas roque, mas eu estava interessado em saber a ascendencia do D. Afonso Henriques

cumprimentos
francisco Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#268045 | NISGM | 05 jan 2011 20:54 | Em resposta a: #267629

Tem este outro Afonso Henrique (e não Henriques)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_de_Bragan%C3%A7a,_Duque_do_Porto

na Idade Média não existia a profusão de apelidos que a idade moderna trouxe. De qualquer forma isso dos nomes muito compridos na realeza parece-me começar para aí com o D. João V.

atentamente nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#268046 | NISGM | 05 jan 2011 20:55 | Em resposta a: #268024

Tem tudo aqui no genea

http://geneall.net/P/per_page.php?id=1

atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#268048 | facs | 05 jan 2011 21:49 | Em resposta a: #268024

Caro Confrade Nuno

Muito Obrigado pela sua pronta resposta

com os meus melhores cumprimentos

Francisco Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de D. Afonso Henriques

#268059 | NEPOMUK | 05 jan 2011 23:44 | Em resposta a: #268045

Muito grata
Nepomuk

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 05:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen