Famílias Espinosa e Lapenha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias Espinosa e Lapenha

#266937 | Gonçalo Frutuoso | 16 dez 2010 15:45

Caros confrades
Gostaria de ter informações sobre as famílias Espinosa e De lapenha em Portugal. Procuro, nomeadamente, saber as origens de alguns antepassados meus:

Domingos Nunes e Dona Joana Espinosa:

As únicas informações que tenho é que eram castelhanos e viveram na freguesia de São Lourenço do Ramalhal, Torres Vedras. Depois de uma busca intensa apenas encontrei o assento de baptismo do meu 10º avô, Francisco Xavier, nascido no ano de 1697. Este mesmo Francisco Xavier, que era espadeiro de profissão, casou, em 1721, com Josefa Maria, filha de Manuel Gonçalves e de Catarina Lopes, sendo natural da freguesia de São João da Quintã – Coimbra.

Ambrósio Jorge e Francisca de Lapenha:

Estes meus antepassados viveram no lugar da Carregueira, freguesia de São Mamede da Ventos, Torres Vedras. Não sei onde casaram, e apenas tenho o assento de baptismo de um dos filhos, de seu nome Sebastião, que nasceu em 1638. A restante informação que tenho baseia-se em assentos de casamento:

Manuel Jorge que contrai matrimónio com Marta Franco no ano de 1672;
Custódio da Fonseca que casa com Bárbara de Noronha também no ano de 1672;

Os descendentes adoptaram o apelido Fonseca, como é o caso do meu antepassado Manuel Franco da Fonseca, senhor da Quinta da Fonte – Ponte do Rol. O estranho é que não existe mais ninguém no concelho com o apelido de Lapenha, e nessa medida concluo que esta Francisca de Lapenha tenha nascido em outro lugar. Pesquisando aqui no fórum encontrei a referência a um Simão Fonseca de Sequeira casado com uma Francisca de Lapenha, e sei, pela pesquisa que fiz nas várias freguesias do concelho, que existiram alguns Fonseca de Sequeira que casaram nas freguesias de São Pedro da Cadeira e Santa Maria do Castelo, sendo que esses mesmos Fonseca de Sequeira eram senhores da Quinta da Boiça, Enxara do Bispo. Será que esses Fonseca de Sequeira ligam-se aos Fonseca de Sequeira que constam aqui no fórum? Por outro lado, sei que esse ramo da minha família tinha grandes ligações a São Pedro da Cadeira, e sei que Simão da Fonseca de Sequeira e a sua mulher Francisca de Lapenha, pelas datas que encontrei, podiam ser progenitores da minha Francisca de Lapenha, e se assim for está justificado o uso do apelido Fonseca pela família

Qualquer informação é bem vinda

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jun 2024, 05:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen