Família Vasconcelos - Leiria

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Vasconcelos - Leiria

#267003 | Gonçalo Frutuoso | 17 dez 2010 22:46

Procuro informações sobre Bartolomeu de Vasconcelos que terá vivido no século XVII na freguesia de São Pedro, Leiria. Terá sido casado com Ana Camelo, e teve uma filha com o nome de Antónia. Qualquer informação é bem vinda.

Com cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Vasconcelos - Leiria

#267054 | Paulo | 19 dez 2010 00:39 | Em resposta a: #267003

Caro Gonçalo,

Não sei se esta informação lhe será útil mas com esses apelidos, e nessa mesma época, existem diversas famílias na freguesia de São Pedro do Rego da Murta, do actual Concelho de Alvaiázere (que foi, em tempos, do Bispado de Leiria).

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Vasconcelos - Leiria

#267060 | chartri | 19 dez 2010 11:40 | Em resposta a: #267003

Caro confrade Gonçalo Frutuoso de Almeida

Claro que existem vários Vasconcelos no século XVI e XVII em Leiria. Um deles Bartolomeu do Quental de Vasconcellos é referido no livro da Drª Selma Pousão Smith, " "Rodrigues Lobo, os Vila Real e a estratégia do Dissimilatio", edição do autor de 2008, que pode encontrar na Livraria Ferin em Lisboa.

São dois volumes com um total de 1700 páginas e que "relata" o que se p"passava em Leiria nesse período, que coincidia com a da vida de Rodrigues Lobo. Para quem conhecer os seus antepassados em Leiria, naquela época, o livro da Drª Selma Pousão-Simith é uma fonte preciosa.
O livro, tem no segundo volume, um índice de nomes, o que torna a pesquisa muito mais fácil.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Família Vasconcelos - Leiria

#267061 | Gonçalo Frutuoso | 19 dez 2010 11:44 | Em resposta a: #267054

Caro Pedro

Agradeço desde já a sua resposta, e é possivel que se relacione com este ramo da minha família.

A informação que tenho é de facto escassa: Antónia Henriques, filha de Bartolomeu de Vasconcelos e Ana Camelo, foi baptizada na extinta freguesia de São Pedro da cidade de Leiria. Como vivo em Torres Vedras ainda não tive oportunidade de me deslocar a Leiria para ver se encontro esse assento de baptismo. Por outro lado, Bartolomeu de Vasconcelos já era falecido em 1686, pois é feita essa referência no assento de casamento de Antónia Henriques. Em relação a Ana Camelo sei que à data do casamento de Antónia era moradora na freguesia de Nossa Senhora da Luz de A-dos-Cunhados, termo de Torres Vedras. Já tentei encontrar o assento óbito mas sem sucesso.

Como pode ver é mesmo muito pouco o que sei por enquanto.

Com os melhores cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Vasconcelos - Leiria

#267069 | Gonçalo Frutuoso | 19 dez 2010 12:57 | Em resposta a: #267060

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Já tinha encontrado a referência a Bartolomeu do Quental de Vasconcellos, mas não sei se está de alguma maneira relacionado com este Bartolomeu de Vasconcelos, ou se eventualmente se trata da mesma pessoa. Tenho a leve suspeita que esta minha antepassada Antónia Henriques é filha bastarda deste Bartolomeu de Vasconcelos, mas não tenho certezas.

Agradeço a dica sobre a obra a que faz referência.

Cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Vasconcelos - Leiria

#275927 | Gonçalo Frutuoso | 07 mai 2011 16:22 | Em resposta a: #267069

Boa tarde,

Depois de algum tempo sem pegar neste ramo da minha família, descobri que este Bartolomeu de Vasconcelos, meu 10º avô, é muito provavelmente filho de Manuel de Quental de Vasconcelos, e neto de Bartolomeu do Quental de Vasconcelos, já que a 5 de Maio de 1646 foi passado a favor de Manuel do Quental de Vasconcelos um alvará de Promessa de 20$000 rs de pensão com o hábito de Santiago para seu filho Bartolomeu de Vasconcelos, pelos seus serviços e os de seu pai, Bartolomeu do Quintal de Vasconcelos.

Ora estes Quental de Vasconcelos têm aparentemente a sua origem na cidade de Leiria, freguesia de S. Pedro, sendo que Bartolomeu de Vasconcelos terá nascido por volta de 1620-1630, o que corrobora a minha suspeita, pois a minha antepassada Antónia Henriques nasceu na freguesia de S. Pedro de Leiria por volta de 1650-1660, sendo que aquando do seu casamento, datado de 25 de Julho de 1689, com João Henriques, o seu pai, Bartolomeu de Vasconcelos, morador na cidade de Leiria, freguesia de S. Pedro, já era defunto.

Acresce que Bartolomeu não é um nome assim tão comum, e o apelido Vasconcelos também não, além da coincidência da freguesia ser a mesma, e o iato temporal também ser o mesmo...será prematuro assumir esta ascendência?

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 15:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen