O que é uma escritura de vínculo de capela?

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Famílias | Património

O que é uma escritura de vínculo de capela?

#267491 | Gonçalo Frutuoso | 28 dez 2010 14:52

Caros confrades

Luís Cardoso Ferreira e Júlia Máxima Veríssima de Sequeira, meus 10º avós, deixaram em conjunto uma escritura de vínculo de capela. Pelas minhas contas essa escritura deve datar de 1735. Nas minhas pesquisas na Torre do Tombo encontrei a dita escritura mas não consegui retirar informação alguma, pois o texto era de difiçil leitura.

Aqui no fórum existem referências a vínculos de capela, mas não consegui perceber do que se tratravam efectivamente. Se alguns dos senhores me souber explicar em que consiste esta figura, que presumo ser uma forma de organização de bens, ficaria agradecido.

Com os meus cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: O que é uma escritura de vínculo de capela?

#267493 | Conde | 28 dez 2010 15:22 | Em resposta a: #267491

Os vínculos podem ser de Morgadio ou de Capela consoante o destino dos rendimentos legados e sustentantes da instituição, e que não podiam ser divididos pelos herdeiros, mas herdados apenas por um, geralmente o primogénito, preferindo os homens às mulheres e dentro da legitimidade dos mesmos herdeiros. Mas regras diferentes podiam ser estabelecidas na sua instituição , o que dava origem a uma designação diferente (por exemplo sendo os administradores forçosamente clérigos, como no caso do Morgado de Penidos que está neste site). A instituição fazia-se por testamento ou por escritura pública e o instituidor estabelecia as regras respectivas e cooptava o primeiro Administrador. Nas Capelas normalmente existia uma capela física que era sede do vínculo e cujo orago lhe dava o nome. A maioria dos rendimentos, neste caso, deveria reverter para "os bens de alma" de quem o instituidor decidisse favorecer (normalmente a ele e outros familiares). O vínculo poderia ser acrescentado em gerações sucessivas mas não diminuido. Mesmo para trocar os bens do vínculo era preciso autorização régia, de difícil concessão (veja-se o caso do Conde de Penela e o morgado de Soalhães)

Resposta

Link directo:

RE: O que é uma escritura de vínculo de capela?

#267497 | Gonçalo Frutuoso | 28 dez 2010 15:45 | Em resposta a: #267493

Desde já agradeço a sua resposta rápida.

Tal como presumia é uma forma de organização do património do de cujos.

Em relação a esta escritura, em que é estabelecido o vínculo de capela, sei que se encontrava na posse do meu 9º avô, Veríssimo Júlio Máximo Cardoso Ferreira, no ano de 1740, data que coincide com a morte de Luís Cardoso Ferreira. Segundo me parece, apesar de não ser o primogénito, terá sido Veríssimo Júlio o administrador da referida capela. No entanto, não sei se existiu alguma capela física mas admito que sim.

Este ramo da minha família é complicado de se estudar. Além deste vínculo de capela, ainda foi instituído um morgadio a favor do mesmo Veríssimo Júlio, mas são as únicas informações que tenho. Este meu avoengo não deixou testamento, o que torna tudo mais complicado.

Além disso, dos três filhos que chegaram á idade adulta, e nos documentos que estudei com eles relacionados, não encontrei qualquer referência ao vínculo de capela ou ao morgadio.

Será que para além dos registos dos notários existem outras fontes documentais que possa consultar para tentar descobrir quem sucedeu na administração destes vínculos?

Muito obrigado pela atenção.

Com os meus melhores cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: O que é uma escritura de vínculo de capela?

#267499 | Conde | 28 dez 2010 16:03 | Em resposta a: #267497

Pode ir ao ANTT e procurar no índice da extinção dos vínculos, a maioria (os de dominuto rendimento, "janela" que em Portugal significou quase todos, claro) no reinado de Dom José. Em cada processo há uma certidão da instituição e o parecer do sucessor, para lá do requerimento do administrador. Muito útil e esclarecedor, deveras.

Resposta

Link directo:

RE: O que é uma escritura de vínculo de capela?

#267500 | Gonçalo Frutuoso | 28 dez 2010 16:37 | Em resposta a: #267499

Muito obrigado pela informação.

Esta semana ainda passo na Torre do Tombo.

Cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: O que é uma escritura de vínculo de capela?

#267552 | pbrehm | 29 dez 2010 14:15 | Em resposta a: #267499

Caro Primo,

Por curiosidade, qual a razão pela qual a maioria se refere ao reinado de D José, dado que o decreto da extinção dos pequenos vinculos, ao que penso, foi já de Mouzinho da Silveira, com D Pedro?

Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: O que é uma escritura de vínculo de capela?

#267554 | Conde | 29 dez 2010 14:24 | Em resposta a: #267552

Caro Primo:
Sai primeiro um decreto a permitir a abolição dos vínculos de rendimento diminuto. Mas não os extinguiu nem obrigou ninguém a extinguir. Só que a abolição dava para vender os bens. Esta foi a primeira machadada. Depois vem a extinção com a excepção da Casa de Bragança.
Na Chancelaria de D. José estão os casos dos vínculos de rendimento insuficiente.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: O que é uma escritura de vínculo de capela?

#267555 | Conde | 29 dez 2010 14:26 | Em resposta a: #267554

PS: Vale a pena ver os tópicos Vínculos neste forum.

Resposta

Link directo:

RE: O que é uma escritura de vínculo de capela?

#267561 | pbrehm | 29 dez 2010 15:21 | Em resposta a: #267555

Muito obrigado.

Vou pois explorar esses índices, quem sabe não encontro por lá alguma coisa que me/nos interesse.

Cumprimentos,
Paulo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 20:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen