PIRES - Curitiba e Antonina, Paraná 1850/1880

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

PIRES - Curitiba e Antonina, Paraná 1850/1880

#267535 | Peña Rey | 29 dez 2010 09:09

Estou procurando informações para conhecer meus antepassados. Estou parado na origem da minha bisavó paterna FRANCISCA CÂNDIDA PIRES.

Dela, – Francisca - eu consegui certidão de óbito (Ponta Grossa, Pr 1946) e do casamento em Palmas, Pr em 1895.

Na certidão de casamento religioso de Francisca com meu bisavô João Antonio Moreira, em 1895, consta que ela e sua mãe MARIA CÂNDIDA PIRES foram batizadas em Curitiba. João Antonio Moreira nasceu em Campo Largo, em 1869.

Outra informação é que Francisca dizia ser natural de Antonina, Pr. Isto consta em sua certidão de óbito: “Natural de Antonina”.

Francisca, chamada carinhosamente de “Vó França” contava ser “parente” do famoso escritor Rocha Pombo, membro da Academia Brasileira de Letras . Fui ver a história do Rocha Pombo e descobri que ele nasceu em Morretes, Paraná, ao lado de Antonina, poucos anos antes do nascimento de Francisca e que a mãe dele chamava-se Angela Pires da Rocha, casada com o Sr. Pombo. Na mesma linha, contava que sua familia era de um ramo da família do Marquês de Pombal.

Até agora, é o que disponho de informações e, tendo quase esgotadas as fontes de consulta convencionais - cartórios, igrejas, arquivos públicos, cemitérios e internet - estou consultando pessoas que tenham os sobrenomes dela e do meu bisavô Moreira. Peço por gentiliza informar se conhece algo desta família ou se tem alguma sugestão para encaminhar.

Agradecido, desejo à todos um FELIZ ANO DE 2011 !

Clovis Manoel Pena - Curitiba - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 jun 2024, 07:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen