João Guedes Pinto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética

João Guedes Pinto

#267689 | atreiro | 30 dez 2010 21:08

O imigrante português João Guedes Pinto (meu trisavô) nasceu aproximadamente por volta de 1847 na região do “Entre Douro e Minho”. Ao imigrar para o Brasil, tornou-se Major da Guarda Nacional. Este fato mostra que ele não foi um imigrante português ordinário, como os vários que chegavam aos portos do país. Os membros da Guarda eram recrutados somente entre os cidadãos com renda anual superior a 200 mil réis nas grandes cidades, e 100 mil réis nas demais regiões. Esse título significava autorização do poder central ao chefe local para que este possuísse ‘gente armada’ a seu serviço.

Segundo meu avô, ele veio ao Brasil com um irmão mais velho: Antonio Guedes Pinto.

Infelizmente eu não tenho o nome da cidade nem do navio para o qual ele embarcou para o Brasil.

Gostaria de pistas ou fontes on-line para pesquisar.

Aqui no Brasil ele ajudou a fundar o distrito de Cisneiros, foi vereador pelo município de Palma, sub-delegado e deixou uma prole de 12 filhos!

Alguém pode me ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#267885 | Conde | 03 jan 2011 16:00 | Em resposta a: #267689

Pode ser filho de um dos vários irmãos que foram para Tatuí depois da Convenção de Evoramonte ( depois de 1834) designadamente Martinho, Joana, Gregório,João e outros. Veja os Guedes Pinto de Tatuí na internet. Neste site procure a João Guedes Pinto de Vasconcelos que foi pai dessa irmandade toda. Cá só ficou uma filha. Já agora gostaria de lhe pedir a descendência desse João para uma obra que estou a elaborar com a família toda.

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#267888 | tmacedo | 03 jan 2011 16:38 | Em resposta a: #267689

Caro atreiro,

Seu trisavô foi certamente um emigrante ordinário. Que pelo seu trabalho e valor alcançou uma meritória posição na vida. Nada demais, como aconteceu a tantos outros. Devo destacar o visconde de Morais, duriense, contemporâneo do seu trisavô, que foi o chefe da comunidade lusa no Rio de Janeiro. Nem por isso os seus antepassados se distinguiam dos pequenos lavradores rurais que viviam dos seus bens e do seu honesto trabalho. Parece notar-se um preconceito em relação à emigração portuguesa na sua mensagem. Acredito que não tenha sido essa a sua intenção.

Pela época que refere e pelos apelidos usados julgo que há uma forte hipótese de ser do concelho de Santa Marta de Penaguião ou do Peso da Régua. Esses apelidos eram lá vulgares e foram concelhos, como muitos outros do alto Douro, devastados pela filoxera que atacou os vinhedos após 1864 (como poucos anos antes já tinha sido pelo oídio). Estas doenças levaram a região à ruína o que provocou uma emigração maciça para o Brasil.

Julgo que o seu trisavô foi o João Guedes Pinto do lugar do Bairro, em S.João de Lobrigos, concelho de Santa Marta de Penaguião, que em 13 de Agosto de 1869 requere passaporte no Governo Civil de Vila Real para ir para o Brasil.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#267910 | atreiro | 03 jan 2011 21:49 | Em resposta a: #267888

Caríssimo Antonio,

Certamente não foi minha intenção. É que na segunda metade do século XIX a historiografia brasileira trata a imigração como "de massa". Segundo as descrições, e pelo que é possivel verificar nas certidões de batismo e casamento a maioria era analfabeta e pobre.

Tomara então! De qualquer forma seria uma boa história um imigrante portugues que conquistou com suor e luta seu espaço.

Meu caro, quando você fala de apelidos, você está se referindo aos sobrenomes?

Se for, desde já começarei a pesquisar no etombo através de suas dicas!

Muito grato,

Igor Guedes!

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#268041 | tmacedo | 05 jan 2011 20:04 | Em resposta a: #267910

Caro Igor Guedes,

A emigração portuguesa para o Brasil na segunda metade do século XIX é essencialmente composta de gente pobre ou empobrecida, em busca de melhores condições de vida. Muitos eram analfabetos porque a taxa de analfabetismo em Portugal era alta. Já nada tinha a ver com os portugueses que até à independência do Brasil iam para o reino unido a Portugal, ou que no século XVIII iam para a grande colónia. Toda uma grande massa de funcionalismo público, militares e negociantes que de Portugal passava pelo Brasil deixou de o fazer. É natural que essa diferenciação cultural entre os que buscavam o Brasil até à independência e depois dela, fosse notada.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

P.S. Os apelidos são os sobrenomes

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#268050 | atreiro | 05 jan 2011 22:07 | Em resposta a: #267888

Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua possuem registros no etombo? Estou pesquisando Vila de Gaia e Villa do Conde e estou sendo feliz na pesquisa. Porém não encontrei essas duas!!

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#268051 | tmacedo | 05 jan 2011 22:27 | Em resposta a: #268050

Caro Igor Gudes:

Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua são municípios do distrito de Vila Real (e não do distrito do Porto onde ficam vila Nova de Gaia e Vila do Conde). O seu antepassado terá nascido no lugar do Bairro, freguesia de S. João de Lobrigos, concelho de Santa Marta de Penaguião e distrito de Vila Real.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#268092 | atreiro | 06 jan 2011 16:03 | Em resposta a: #268051

António Taveira,

Caríssimo, compreendo. Pesquisei essas cidades buscando um outro trisavô meu: Bernardino Mouço e Silva. Minha pergunta é apenas se esses dois municipios: Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua tem seus documentos digitalizados no site etombo. Caso não estejam, onde posso encontrá-los?

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#268106 | tmacedo | 06 jan 2011 18:22 | Em resposta a: #268092

Caro Igor Guedes,

As freguesias do distrito de Vila Real (incluindo as dos municípios de Santa Marta de Penaguião e de Peso da Régua) estão no etombo. Tem é de seleccionar distrito de Vila Real, concelho pretendido e, depois, a freguesia correspondente.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#268128 | atreiro | 06 jan 2011 21:40 | Em resposta a: #268106

Caríssimo Antonio,

Este João Guedes Pinto que você cita é filho de José Maria Guedes Pinto e Maria do Rozario Barbosa?

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#268130 | tmacedo | 06 jan 2011 22:12 | Em resposta a: #268128

Caro Igor Guedes,

Não sei a filiação do João Guedes Pinto. Limitei-me a ver no site do Arquivo Distrital de Vila Real o registo da emissão de passaporte para o Brasil. É dito do lugar do Bairro, freguesia de S. João de Lobrigos.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#268132 | atreiro | 06 jan 2011 22:20 | Em resposta a: #268130

Caríssimo Antonio Taveira,

Sua ajuda tem sido animadora. Infelizmente eu consultei os livros de batismo da freguesia de S. João de Lobrigos e exatamente as décadas prováveis do nascimento de meu trisavô (1840-1860) não tem registros. Seria o fim de minha pesquisa?

Você pode me passar o link onde eu posso pesquisar as emissões de passaporte? Qualquer fonte que você compartilhar comigo será uma grande alegria.

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#268133 | tmacedo | 06 jan 2011 22:37 | Em resposta a: #268132

Caro Igor Guedes,

Terá de ir ao site do "Arquivo Distrital de Vila Real". Coloque este nome no Google.. E terá de pesquisar a documentação disponível.


Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1614/69
- Cota original
69
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 13/08/1869
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x220 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: João Guedes Pinto
Idade: 26 anos
Lugar: Bairro
Freguesia: São João de Lobrigos
Concelho: Santa Marta de Penaguião
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 18
- Idioma/Escrita
Português

http://www.advrl.org.pt/documentacao/pesquisa_navv2.html

Terá de instalar o programa JAVA para leitura da documentação.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#268135 | atreiro | 06 jan 2011 22:46 | Em resposta a: #268133

Caríssimo Antonio Taveira,

Encontrei o documento com as mesmas referências que você colocou aqui. No entanto, achei apenas um link com a descrição do documento em pdf, será que o documento não está digitalizado? Eu tenho o Java instalado mas não encontrei o link para acessar o documento.

Sobre o meu temor dos livros de batismo de São João Baptista de Lobrigos entre os anos de 1811 e 1860 não existirem ou não estarem disponíveis. Você tem alguma idéia?

Estou empolgadíssimo com os dados que está comungando comigo!!!!

Que Deus te abençoe por sua boa vontade!

Resposta

Link directo:

RE: João Guedes Pinto

#268137 | tmacedo | 06 jan 2011 23:00 | Em resposta a: #268135

Caro Igor Guedes,

O documento não está digitalizado. Poderá pedir a sua digitalização e envio por e-mail ao arquivo de Vila Real. No entanto nele não constam mais dados do que os que já conhece.

Se os livros de Lobrigos não estão digitalizados é porque não deram entrada no Arquivo distrital. Extraviaram-se ou então estão ainda na paróquia de S. João de Lobrigos, no respectivo arquivo paroquial.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#372477 | Guedes Caetano | 25 jul 2016 19:41 | Em resposta a: #267885

Sou descendente dos Guedes Pinto de Melo que vieram para o Brasil. Mais especificamente, sou descendente tanto do Martinho e como da Joana, filhos de João. Estou 'a busca de mais informações. João ficou preso em Portugal (D.Miguel versus D.Pedro), enquanto a esposa foi com alguns dos filhos para o Brasil? Agradecido desde já.

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#372562 | Conde | 27 jul 2016 16:15 | Em resposta a: #372477

Caro Primo:
Somos descendentes de João Guedes Pinto de Vasconcellos e de sua mulher Dona Maria José de Mello. Se me enviar um email mando a genealogia. Mas se tiver o Geneall PLUS tem as linhas todas.
Vale a pena.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#372574 | Guedes Caetano | 27 jul 2016 16:49 | Em resposta a: #372562

Caro primo,

Agradeço muito sua oferta de enviar via email: guedes234@gmail.com.

Obs.: Usando as informações de minha tia Therezinha Guedes (a quem ajudo nesse trabalho, e quem acho que conheces, pois já li alguns cartas suas) e o site "myheritage.com", consegui juntar bastante informação.

Muito grato,

Eduardo

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#372607 | Conde | 28 jul 2016 07:57 | Em resposta a: #372574

Vou enviar vários textos. Tem os fascículos das linhagens de Portugal?

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#372627 | Guedes Caetano | 28 jul 2016 14:43 | Em resposta a: #372607

A. Linhagem: Minha tia tem um antigo, que, se não me engano, recebeu de ti. Acredito que sejam 1 ou 2 capítulos.

B. Recebi hoje 3 emails seus: Brasão, Guedes, e Casa de Corujais.

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#372729 | Conde | 31 jul 2016 19:20 | Em resposta a: #372627

Veja em pesquisar neste fórum Guedes Camargo. Tem lá os seus tios que foram para o Brasil.

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#372732 | joao saraiva | 01 ago 2016 01:57 | Em resposta a: #267689

Boa noite João Guedes,

Sou aqui de Santos Brasil, estou juntando documentos de meus parentes Portugueses, gostaria de saber como faço para conseguir certidão de nascimento ou bilhete de identidade ou passaporte do meu avo que já morreu ,a única coisa que tenho e o nome dele ( Francisco Saraiva ) ou ( Francisco de Jesus Saraiva ), filho de Bonifácio Saraiva e Maria Rosalina acredito que o mesmo tenha sido batizado na Igreja Paroquial de Pereiro ,conselho de Taboaço

Agradeço no momento qualquer ajuda

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#373310 | Conde | 22 ago 2016 19:49 | Em resposta a: #372627

Caro Primo;
Creio que o Thomaz de Freitas Monteiro de Vasconcellos era filho de Manuel de Freitas Monteiro, n. Tabuado e de sua mulher Dona Maria Tomásia Mendes de Vasconcellos, neto paterno de Manuel de Freitas e de sua mulher Teresa Monteiro. Suponho que terá casado primeira vez com Dona Francisca Correia de Sousa Montenegro , a 6.02.1833 em São Nicolau de Canaveses, filha de João de Vasconcellos, e de sua mulher Dona Ana Tomásia Nunes Correia de Sousa Montenegro. Estes Montenegros do Marco são os mesmos de um célebre Marquês do Brasil, que são do Freixo salvo erro. Vem sua genealogia em Felgueiras Gayo por exemplo.
mais irá...

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#373375 | Zinhodo68 | 25 ago 2016 06:42 | Em resposta a: #267689

Bom dia tudos,

Conde, eu viu que você enviu para o João Guedes, informações sobre a Casa de Corujais.
Casa de Corujais de Tarouca ?

Você tanbem poderia me enviar este documento ?

Um dos meus ancestros, Manuel Guedes de Menezes e Vasconcelos nasceu la, no fim do seculo XVIII.
Os seus pais eram Manuel Guedes de Vasconcelos e Maria Victoria de Morais.
Ele se casou em Lodoal (São Romão de Aregos) em 1812 com Maria José Da Lue Pereira Cardoso.

Muito obrigado e disculpe para o meu portuguese (sou francese)...

Yannick

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#373378 | Conde | 25 ago 2016 08:55 | Em resposta a: #373375

Então somos primos. Esse seu avô eu tenho. Vou procurar mas acho que já está na base de dados deste site como antepassados dos Alpoim Cerqueira Borges Cabral da Casa da Rede.

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#373381 | Zinhodo68 | 25 ago 2016 11:40 | Em resposta a: #373378

Legal... ;)
Na verdade, você é primo da minha esposa (brasileira mais moranda na França) porque esses ancestros são dela...

Valeu para a ligação com a Casa da Rede mais ja estou com informações sobre isso.

Uma filha de Manuel Guedes de Menezes e Vasconcelos e Maria Victoria de Menezes, Guilhermina, se casou em 1839, com José Augusto de Azevedo e Vasconcelos.
Este José Augusto, filho de Francisco de Azevedo Monteiro Carvalho (Casa do Salgueiral - Mesão Frio) e Maria do Carmo Borges de Alpoim (Casa da Rede - Mesão Frio).

Estou com informações sobre ancestros deste José Augusto (o minimi até os trisavos ) mais me faz falta conhecimentos sobre a casa da Corujais (ou Curujais ou Curujaes...)

Se você quer, eu possou te communicar os meus dados

Boa tarde e até mais...

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#373412 | Conde | 26 ago 2016 11:11 | Em resposta a: #373381

A casa de Corujais vem da primeira dinastia e salvo erro era dos Bezerra, então, e é referida pelo Abade de Lalim na sua obra monumental sobre a diocese de Lamego publicada há uns anos. Vale a pena ver. A capela da casa chama-se hoje de Santa Luzia e os donos deixaram-na ruir agora. Mas num livro recente (uma tese de Historia) sobre a talha barroca, que está online, ainda se publicam fotos desta capela. Na obra LINHAGENS DE PORTUGAL há um capítulo sobre os nossos Guedes Pinto de Vasconcelos onde fala da Casa. Estou em férias e não tenho aqui os livros pelo que cito de cabeça. Mas o que digo está certo. As armas da família estão na parede de uma Igreja de Mesão Frio na sepultura do Governador Francisco de Sottomayor Pinto nosso tio. São um esquartejado de Sousa de Arronches Sottomayor Guedes e Pinto. Vale apenas ver. Eu tenho fotos dela. E da capela também tenho e vem nas Linhagens.
Abraço.

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#373431 | Conde | 26 ago 2016 22:14 | Em resposta a: #267689

ESTUDO DA ARTE DA TALHA DAS CAPELAS PARTICULARES DOS ARCIPRESTADOS DE LAMEGO E TAROUCA Volume I
Tese apresentada à Universidade Católica Portuguesa para obtenção do grau de Doutor em Estudos de Património
por
Pedro Alexandre Almeida de Vasconcelos Gomes Cardoso

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#373471 | Zinhodo68 | 29 ago 2016 09:53 | Em resposta a: #373431

Muito obrigado Conde para esses informações...

Eu liu tanbem com attençoes seus messagens no
http://geneall.net/pt/forum/22912/pinto-guedes-e-ribeiros-rede-mesao-frio/

Obrigado e boa semana

Yannick

Resposta

Link directo:

João Guedes Pinto

#373478 | Zinhodo68 | 29 ago 2016 13:02 | Em resposta a: #267689

O link para downloadar o estudo sobre as capelas particulares de Lamego e Tarouca dequal fala Conde:
http://hdl.handle.net/10400.14/18565

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 00:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen