Falecimento: Justino Cardoso (BGL)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Eventos | Pessoas

Falecimento: Justino Cardoso (BGL)

#267853 | FIGUEIRA | 02 jan 2011 21:22

Caros Confrades,

Acabei de ter conhecimento do óbito do Senhor Justino Cardoso, antigo Director da Biblioteca Genealógica "Estaca" de Lisboa (Mórmones) - a qual recentemente mudou o seu nome para Centro de História da Família.
Serão provavelmente poucos os genealogistas da Região de Lisboa que não conheceram o Senhor Cardoso, o qual até há pouco tempo foi Director do Centro de História da Família, figura sempre presente e disponível, sempre com boa disposição e paciência para os "caloiros" que por lá apareciam, e cujas funções exercia gratuitamente e as quais só abandonou por motivo de doença.
Infelizmente não disponho de mais informações sobre quando e onde seja o seu funeral (apenas presumo que o local seja na Igreja dos Mórmones na Avenida Almirante Gago Coutinho).
Que descanse em paz!

Nuno M. Barata-Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Falecimento: Justino Cardoso (BGL)

#267858 | FIGUEIRA | 02 jan 2011 22:04 | Em resposta a: #267853

http://lugarmormon.blogspot.com/2011/01/ultima-hora-informacao-que-nos-acaba-de.html

Domingo, Janeiro 2
ÚLTIMA HORA
Informação que nos acaba de chegar, dá conta do falecimento do Patriarca Justino Cardoso, da Estaca de Lisboa – Portugal.
Pelas 15,00 horas de hoje, domingo terá lugar o velório.
Às 20,00 será levada a efeito uma cerimónia fúnebre.
O funeral deste bom e conhecido irmão que partiu para junto do Pai Celestial terá lugar amanhã, segunda-feira pelas 09,30 horas.

Resposta

Link directo:

RE: Falecimento: Justino Cardoso (BGL)

#267860 | rmfrp | 02 jan 2011 22:14 | Em resposta a: #267853

Caro Nuno:

Triste notícia que nos dá.

Creio que não estarei enganado se afirmar que, nas inúmeras visitas à Biblioteca da Av. Gago Coutinho em que fui recebido pelo agora falecido Patriarca, foi constante a sua amabilidade e disponibilidade para auxiliar os investigadores nas pesquisas apesar dos evidentes problemas de saúde de que sofria. Muita da informação que tenho sobre a minha família provém dessas visitas.

Do ponto de vista genealógico, a melhor homenagem que lhe poderá ser feita será continuar a progressiva digitalização e colocação na internet dos mesmos registos que de há muitos anos a esta parte nos eram já disponibilizados nas instalações da sua Biblioteca.

As minhas condolências.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Falecimento: Justino Cardoso (BGL)

#267867 | FIGUEIRA | 02 jan 2011 23:15 | Em resposta a: #267860

Caro Rui,

É efectivamente uma triste notícia!

E pelo que apurei agora, haverá amanhã uma cerimónia nos Mórmones na Avenida Almirante Gago Coutinho às 09:30, sendo que o Senhor Cardoso será enterrado no Cemitério do Lumiar por volta das 10:30.

Cumprimentos,

Nuno M. Barata-Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Falecimento: Justino Cardoso (BGL)

#267890 | Genea Portugal | 03 jan 2011 17:31 | Em resposta a: #267867

Caros confrades,

Foi com pesar que li esta notícia. Desde há dezenas de anos que junto do Senhor Cardoso, muitos investigadores de genealogia em Lisboa, encontrámos apoio e incentivo para as nossas pesquisas na Biblioteca Genealógica.

Reconheço algumas dessas muitas investigações que tiveram, indirectamente, a ajuda do Senhor Cardoso, hoje editadas neste site Geneall.

Também não esquecerei a especial alegria que me dava ouvir a voz o Senhor Cardoso quando me telefonava a avisar que as bobines que eu tinha pedido, já tinham chegado da Alemanha ou dos E.U.A..

Deus guarde a sua alma.

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Falecimento: Justino Cardoso (BGL)

#267904 | AQF | 03 jan 2011 20:13 | Em resposta a: #267867

Caro Nuno Figueira,

A triste notícia que lhe fiz chegar a si e outros frequentadores da Estaca, e que em boa hora aqui desenvolveu, partiu do confrade Henrique Dias, que terá sido o único a ser avisado directamente pela "Estaca" por ser o contacto que tinham mais à mão, devido ao recente pedido de mais um microfilme.

Os confrades Fernando Correia da Silva e João da Fonseca Barata e eu próprio, que estavamos mais livres, quisémos estar presentes na cerimónia e no cemitério, e tomámos a iniciativa de indicar que "representavamos" todos os leitores da Estaca, que gostariam de se ter associado à última homenagem, mas que por diversas razões não puderam estar presentes.

Era o mínimo que podiamos fazer, e Ele "sentiu" essa gratidão.

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Falecimento: Justino Cardoso (BGL)

#267917 | joão reis | 03 jan 2011 23:52 | Em resposta a: #267904

Caro Ângelo, Caro Nuno, Caros confrades


É com pesar que tomo conhecimento desta notícia. O Sr. Cardoso foi um símbolo da minha iniciação à genealogia, a sua simpatia e disponibilidade, quando nos recebia na BGL ficará para sempre na minha memória.


Aos confrades que compareceram nas cerimónias fúnebres, agradeço-lhes a nossa "representação".



João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Falecimento: Justino Cardoso (BGL)

#267998 | FIGUEIRA | 05 jan 2011 00:29 | Em resposta a: #267904

Caro Ângelo Queiroz da Fonseca,

Agradeço o ter-me feito chegar a notícia do óbito do Senhor Cardoso e o facto de ter "representado" os frequentadores do Centro de História da Família.

Abraço,

Nuno M. Barata-Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 01:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen