Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#268009 | spes | 05 jan 2011 10:55

Caros Confrades


Procuro informação sobre a familia Barros, cujas raízes se encontram na freguesia de Santa Eulália de Gondar do concelho de Vila Nova de Cerveira.

A referência que tenho é sobre um meu 7º avô, Domingos de Barros (Gondar, Vila Nova de Cerveira) casado com Maria Gonçalves (Covas, Vila Nova de Cerveira). Tiveram um filho (6º avô), Domingos José de Barros (Gondar, Vila Nova de Cerveira), que casou (3/4/1787 no Alcaide, Fundão) com Bernardina Maria Luisa.

Há algum confrade que me possa ajudar a completar esta informação ?


Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#268193 | Casimiro | 07 jan 2011 19:27 | Em resposta a: #268009

Caro Fernando Figueirinhas,
costumo pesquisar no Arquivo Distrital de Viana do Castelo e hoje consegui tirar uma hora e encontrei isto:

Domingos José de Barros, nasceu em 25-01-1761 no lugar do Paço, freguesia de Santa Eulália de Gondar e foi baptizado em 01-02-1761 pelo Vigário António Gonçalves Malheiro. Padrinhos: Manuel da Silva da Cunha e Josefa, solteira, filha de João Rodrigues e de Pelónia Franca, do lugar do Paço. Filho de Domingos de Barros Galvam e de Maria Gonçalves, do lugar do Paço. Neto paterno de Baltazar de Barros, de Mentestrido (V. N. Cerveira) e de Isabel Franca, do lugar do Paço, Gondar. Neto materno de Pedro Alvares e de Maria Teresa (ou Fernandes) de Cortinhas, do lugar de Chans, freguesia do Salvador de Covas.
Irmãos de Domingos José de Barros:
Maria Rosa, N-11-07-1757
Manuel António, N-10-06-1759
José António, N-22-12-1765
Francisca Luísa, N-17-11-1769
Todos nascidos no lugar do Paço, de Gondar.

Para já é tudo, pode ser que para a semana haja mais.
Cumprimentos,
Casimiro Puga, Afife

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#268217 | barros alf | 08 jan 2011 10:28 | Em resposta a: #268193

Caro confrade,

Tenho nos meus antepassados,

meu avo,Avelino Manuel de Sousa barros de Vila Franca Viana do Castelo,

José Manuel de Sousa Barros de Souto Rebordoes Ponte da Lima,

Manuel Pedro barros de ponte da Lima,

joao Pedro Barros de Ponte da Lima,

Sera da mesma familia?

Cumprimentos

Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#268625 | spes | 15 jan 2011 10:20 | Em resposta a: #268193

Caro Casimiro Puga


Agradeço muito a informação que me enviou e peço-lhe que se, por acaso, encontrar mais algo sobre os avós do Domingos Barros que refere na sua mensagem acima, agradecia que me remetesse a informação.

Não encontro qualquer informação na base de dados sobre os avós (paternos ou maternos) de Domingos de Barros.


Mais uma vez, muito grato
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#268643 | Casimiro | 15 jan 2011 17:24 | Em resposta a: #268625

Caro Fernando Figueirinhas,
apurei mais o seguinte:
Domingos de Barros Galvão e Maria Gonçalves casaram-se na freguesia de Gondar entre Janeiro e Março de 1756 ( a folha do assento está rasgada) e lá menciona que o Domingos é filho espúrio de Baltazar de Barros de Santa Cristina de Mentestrido (V. N. Cerveira) e de Isabel Franca, solteira, de Gondar. Neto paterno de Diogo Rodrigues e de Maria Gonçalves, já defuntos, da freguesia de S. Felix de Candemil (V. N. Cerveira) e materno de Alexandre Franco e de Maria Fernandes, de Santa Eulália de Gondar (V. N. Cerveira).
O Baltazar de Barros tinha casado em 26-10-1707 em Mentestrido com Maria Fernandes, filha de João Fernandes, o Novo, do lugar da Cheira e de Maria Gonçalves, todos de Mentestrido.

É tudo o que se me oferece de momento, com os melhores cumprimentos.
Casimiro Puga, Afife

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#268646 | spes | 15 jan 2011 18:57 | Em resposta a: #268643

Caro Casimiro Puga,


Muinto obrigado.


Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#268709 | pinheirov | 16 jan 2011 16:58 | Em resposta a: #268217

Caro Alfredo Barros

A leitura desta sua mensagem sobre Barros, de Ponte do Lima, sugeriu-me perguntar-lhe se Manuel Joaquim de Barros que aqui mostro poderá ser da família dos seus:

ANTÓNIO PALHARES (MALAFAIA) DE BARROS *1852 (GP-1014975)
Fontes: ADVCT - Reg.Paroq. Ponte do Lima, S. João da Ribeira, Nas.Liv.6 (1842-1868) Cota 3.15.4.7-Fls.60v
Pai: MANUEL JOAQUIM DE BARROS
Mãe: CLARA DO CARMO DE BARBOZA PALHARES MALAFAYA * 1809 (GP-1003227)
Nascimento: 25.11.1852 Ponte do Lima, S. João da Ribeira
Baptismo: 02.12.1852 Igreja-Matriz de Ponte do Lima
Morte: 18.11.1937 Lisboa, Anjos
União: cc. RITA ADELAIDE DE CASSIA PEREIRA, c.geração

António Palhares Malafaia de Barros é meu colateral. Como ilustrado nesta ficha, era filho de Clara do Carmo de Palhares Malafaya e de Manuel Joaquim de Barros que aparece também a apadrinhar em 11.02.1837, Maria do Carmo, filha legítima do primeiro marido de Clara do Carmo Palhares Malafaia.

Poderá haver coincidência de nomes e lugares, mas é mais provável que sejam do mesmo ramo.
Ao dispor, com melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#268710 | pinheirov | 16 jan 2011 17:07 | Em resposta a: #268217

Caro Alfredo Barros

A leitura desta sua mensagem sobre Barros, de Ponte do Lima, sugeriu-me perguntar-lhe se Manuel Joaquim de Barros que aqui mostro poderá ser da família dos seus:

ANTÓNIO PALHARES (MALAFAIA) DE BARROS *1852 (GP-1014975)
Fontes: ADVCT - Reg.Paroq. Ponte do Lima, S. João da Ribeira, Nas.Liv.6 (1842-1868) Cota 3.15.4.7-Fls.60v
Pai: MANUEL JOAQUIM DE BARROS
Mãe: CLARA DO CARMO DE BARBOZA PALHARES MALAFAYA * 1809 (GP-1003227)
Nascimento: 25.11.1852 Ponte do Lima, S. João da Ribeira
Baptismo: 02.12.1852 Igreja-Matriz de Ponte do Lima
Morte: 18.11.1937 Lisboa, Anjos
União: cc. RITA ADELAIDE DE CASSIA PEREIRA, c.geração

António Palhares Malafaia de Barros é meu colateral. Como ilustrado nesta ficha, era filho de Clara do Carmo de Palhares Malafaya e de Manuel Joaquim de Barros que aparece também a apadrinhar em 11.02.1837, Maria do Carmo, filha legítima do primeiro marido de Clara do Carmo Palhares Malafaia.

Poderá haver coincidência de nomes e lugares, mas é mais provável que sejam do mesmo ramo.
Ao dispor, com melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#268873 | derfla | 19 jan 2011 12:19 | Em resposta a: #268710

Caro Victor Pinheiro


Sei que o meu Barros nasceu em 1865 em Ponte da Lima

casou com Joanna Maria Ribeiro da Rocha nascida em 1862 Vila Franca Viana do Castelo

mas nao tenho a certeza , mas pode ser do mesmo ramo

Comprimentos

Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#269002 | Casimiro | 21 jan 2011 22:39 | Em resposta a: #268646

Caro Fernando Figueirinhas,
Diogo Rodrigues ou Diogo Roiz de Barros casou em Candemil em 11-04-1666 c/ Maria Gonçalves, filha de João Gonçalves e de Isabel Alvares, de Candemil. Diogo Rodrigues nasceu 21-10-1634 no lugar do Sertão, freguesia de S. Tiago de Tabaçô, Arcos de Valdevez, filho de Gaspar Gonçalves, natural do Mosteiro de Vila Nova, concelho da Nóbrega e de Domingas Fernandes, natural de Tabaçô, Arcos. Casaram estes em Tabaçô em 29-07-1629, tendo o Gaspar nascido em 12-01-1603 em Vila Nova de Muía, Ponte da Barca e filho de Filipe de Barros e de Maria Gonçalves, do lugar da Venda, Muía e a Domingas Fernandes filha de João Fernandes e de Jerónima Roiz, ambos de Tabaçô, onde casaram em 00-11-1596 (este assento não apresenta o nome dos pais dos contraentes). Filipe de Barros casou em Muía em 03-06-1601 c/ Maria Gonçalves, nascida esta em 03-07-1583 no lugar da Venda, de Vila Nova de Muía e filha de Francisco Gonçalves e de Isabel Gonçalves, falecida esta em 01-02-1626, no lugar da Venda, de Muía. Este casal em 1592 vivia no lugar do Souto, de Muía e ele era vendeiro. Filhos: Sebastião, N-25-11-1577, lugar da Venda, Isabel, N-03-11-1579, lugar da Venda, Francisco, N-19-02-1581, lugar da Venda, Maria, N-03-07-1583, lugar da Venda, Catarina, N-04-09-1585, lugar da Venda, Ana, N-23-05-1589, lugar da Venda e Domingos, N-00-02-1592, lugar do Souto, de Muía.
Filipe de Barros nasceu em 29-11-1577 no lugar de Quintela de Baixo, de Muía e faleceu em 16-01-1647, no lugar da Venda, de Muía. Filho de Belchior (ou Melchior) Dias e de Margarida de Barros, falecido o Belchior em 16-06-1598 no lugar de Quintela de Baixo, de Muía e sepultado no adro à porta do Mosteiro, da banda de fora e a Margarida de Barros faleceu em 30-05-1601, no mesmo lugar e sepultada na clastra da Igreja de Santa Maria do Mosteiro de Vila Nova de Muía. Este casal teve os seguintes filhos: Paulo, N-15-03-1573, Gregório, N-10-03-1575, Filipe, N-29-11-1577, Valentim, N-18-05-1580, Isabel, N-31-12-1585 e Tomé, N-09-03-1589, todos nascidos no lugar de Quintela de Baixo, de Muía.
O casal Filipe de Barros e Maria Gonçalves tiveram os seguintes filhos: Gaspar, N-12-01-1603, Francisco, N-29-01-1606, Isabel, N-20-04-1608, lugar da Venda, Catarina, N-03-01-1611, lugar de Quintela, Domingos, N-18-08-1613 e Ana, N-28-02-1616. (Estes nascimentos correspondem, naturalmente, aos baptizados).
Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#269021 | spes | 22 jan 2011 07:12 | Em resposta a: #269002

Caro Casimiro Puga



Agradeço muito a informação fornecida.

Tenho uma especial interesse por este ramo dos Barros da minha avó paterna pois é a única onde, até ao momento, se detectou uma origem externa à Beira Alta e Beira Baixa.




Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#269171 | mmtprpinto | 24 jan 2011 10:36 | Em resposta a: #268643

Caro Sr. Casimiro Puga

Meu bisavô nasceu em São Cipriano, Vila Nova de Cerveira.
O nome é João Adriano Pinto e tinha um irmão que era Luis Adriano Pinto.
Se me puder facultar mais alguma informação agradecia.

Maria Margarida Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#269174 | Casimiro | 24 jan 2011 11:17 | Em resposta a: #269171

Cara Maria Margarida,
Se não me dá uma data, tanto posso procurar em 1900, 1800, 1700 ou 1600 ? É uma agulha em palheiro e a freguesia é grande. E se tiver nome dos pais, melhor.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#270159 | mmtprpinto | 08 fev 2011 09:00 | Em resposta a: #269174

Caro Sr. Casimiro Puga

Muito obrigada pelo seu contacto.
Sei que casou em Alfândega da Fé ( com minha Bisavó Francisca de Jesus Martins, que nasceu em 1854).
O ano do nascimento ao certo não sei mas por volta de 1850.
Sei que era monarquico e defensor dos ideais monarquicos.
Cumprimentos
Maria Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#270271 | Casimiro | 09 fev 2011 17:14 | Em resposta a: #270159

Cara Maria Magarida,
pesquisei os livros de baptizados de São Cipriano, Cerveira, desde o ano de 1830 a 1860 e não apareceu nenhum João ou Luís Adriano. Apenas descobri um João Adriano Exposto na freguesia de Gondar e baptizado em 14-12-1844 em São Cipriano, mas não me parece que tenha relação. Veja se consegue o nome dos pais pelo casamento dele em Alfândega da Fé ou outra freguesia de naturalidade que não aquela.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#270789 | mmtprpinto | 17 fev 2011 09:05 | Em resposta a: #270271

Caro Sr. Casimiro Puga
Muito obrigada.
Vou tentar saber e depois dir-lhe-ei.
Cumprimentos,
Maria Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#305890 | DdaBarros | 15 mai 2012 12:59 | Em resposta a: #268009

Caros irmãos portugueses! o meu nome é Edilmar de Barros e o meu avô, Manoel de Barros, nasceu em Vila Nova de Cerveira em 3/3/1896. o nome de sua mãe é Maria de Barros, e do pai, Joaquim de Barros. segundo meu avô, o pai era proprietário de vinhas em Vila Nova, e foi morto por um empregado. Por aqui, eu já pesquisei em quase todos os lugares possíveis sobre as origens da família, inclusive no Memorial do Imigrante, que recebeu a maior parte dos imigrantes estrangeiros que entrou no Brasil. Eu conheci o irmão de meu avô, cujo nome era José de Barros, que tambem veio para o Brasil. Meu avô viveu no município de São Joaquim da Barra, no estado de São Paulo. Peço encarecidamente aos irmãos portugueses o auxílio para identificar os remanescentes desta gloriosa família e onde eu posso encontrar mais dados referentes aos nossos ancestrais!

Com gratidão eterna, Edilmar de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#305891 | DdaBarros | 15 mai 2012 13:06 | Em resposta a: #270271

Caro senhor Casimiro, o senhor pode ajudar-me? segue o texto que postei hoje:

" Caros irmãos portugueses! o meu nome é Edilmar de Barros e o meu avô, Manoel de Barros, nasceu em Vila Nova de Cerveira em 3/3/1896. o nome de sua mãe é Maria de Barros, e do pai, Joaquim de Barros. segundo meu avô, o pai era proprietário de vinhas em Vila Nova, e foi morto por um empregado. Por aqui, eu já pesquisei em quase todos os lugares possíveis sobre as origens da família, inclusive no Memorial do Imigrante, que recebeu a maior parte dos imigrantes estrangeiros que entrou no Brasil. Eu conheci o irmão de meu avô, cujo nome era José de Barros, que tambem veio para o Brasil. Meu avô viveu no município de São Joaquim da Barra, no estado de São Paulo. Peço encarecidamente aos irmãos portugueses o auxílio para identificar os remanescentes desta gloriosa família e onde eu posso encontrar mais dados referentes aos nossos ancestrais!

Com gratidão eterna, Edilmar de Barros "

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#306025 | Casimiro | 16 mai 2012 19:51 | Em resposta a: #305891

Caro Edilmar,
Aproveitei hoje uma pausa nas minhas pesquisas, para saber dos Barros.
Manuel Maria de Barros nasceu em 2 de Março de 1896 no lugar do Forte, Vila Nova de Cerveira (deve ter sido dentro do Castelo) e foi baptizado a 8 de Março pelo Padre Francisco António Brandão. Irmãos: Dionísio Joaquim, N-29-01-1898, Mário Aníbal, N-27-09-1899 e Abílio Américo, N-09-04-1901, no lugar do Forte, Cerveira (acho que não os vi todos).
Filhos de Joaquim de Barros, lavrador e de Maria José (ou Maria das Dores), ele natural da freguesia de S. Pantaleão de Cornes, Cerveira e ela do lugar das Cortes, Cerveira.
Joaquim de Barros nasceu em 12-06-1850 no lugar da Valinha, Cornes, filho de José Manuel de Barros e de Florinda Rosa (ou Florinda Teresa ou Florinda Gonçalves), caseiros na Quinta do Lourido, lugar da Valinha, Cornes. Neto paterno de José de Barros e de Mariana Rodrigues, de S. Julião da Silva, Valença e materno de Maria Joana Gonçalves, solteira, de Cornes.
José Manuel de Barros e Florinda Rosa casaram em Cornes em 18-02-1843, ele nasceu em 07-02-1821 em S. Julião da Silva, filho de José de Barros e de Mariana Rodrigues, neto paterno de António de Barros, de Parada, Paredes de Coura e de Ignez de Barros, solteira, de Resende, P. Coura e materno de Francisco Rodrigues e de Isabel Afonso ou Correia, de S. Julião da Silva.
Florinda Rosa nasceu em 20-01-1818 no lugar da Valinha, Cornes, filha de Maria Joana Gonçalves, solteira e neta materna de Miguel e de Bernarda, de S. Pedro de Forcadela, Reino da Galiza.
José de Barros e Mariana Rodrigues casaram em S. Julião da Silva em 04-09-1818, ele filho natural de António de Barros, de Parada e de Ignez de Barros, solteira, de Resende. Mariana Rodrigues nasceu em 16-04-1798 no lugar da Costa, S. Julião da Silva, filha de Francisco Rodrigues e de Isabel Afonso ou Correia e neta paterna de António Rodrigues e de Maria Rodrigues, do lugar do Souto, S. Julião e materna de Manuel Afonso e de Isabel Correia, de S. Julião da Silva.

Maria José ou Maria das Dores, nasceu em 27-11-1862 no lugar das Cortes, Cerveira, sendo padrinho José António Mendonça, Director do Correio. Filha de José Simão e de Maria Antónia Domingues.
José Simão, barbeiro, foi baptizado em 11-11-1841 na freguesia de Campos, Cerveira. Exposto à porta de José Joaquim Cantinho, e criado desde pequeno em casa de João dos Santos, já defunto (em 1860), morador que foi dentro do Castelo da vila e sempre lá residiu. Casou em 20-12-1860 em Cerveira com Maria Antónia Domingues, que devia ter nascido esta em 1837 (pois tinha 23 anos quando casou), filha de José António Domingues, jornaleiro e de Maria Gonçalves, moradores no lugar das Cortes, Cerveira. Neta paterna de António Domingues e de Antónia Luiza, da freguesia de Santa Eulália de Cerdal, Valença e neta materna de Luís Gonçalves Franco e de Rosa da Cunha, da freguesia de S. Salvador de Covas, Cerveira.

Isto parece muita confusão, mas depois de alinhavar e pôr tudo em ordem, vai parecer fácil. No entanto e em caso de qualquer dúvida, informe-me.
Os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#306109 | DdaBarros | 17 mai 2012 13:34 | Em resposta a: #306025

Caro senhor Casimiro! isto é muito mais do que podia obter por aqui! Existe um outro detalhe importante! Meu avô dizia que a família tinha "comprado" o direito de usar o sobrenome " Barros" . Será possível? A menos que fossem descendentes de judeus ou mesmo judeus e tivessem que trocar o sobrenome por força das circunstâncias da época....Eu pensei em várias hipóteses. Tambem seria possível que ele tivesse mais irmãos ou irmãs?

Em todo o caso, estas informações que o senhor trouxe vão fazer muitas pessoas felizes! As filhas mais velhas de meu avô, que são minhas tias, vão saltar de alegria com estas novidades e isso sem falar dos outros netos!
Penso que com os nomes completos e detalhados fique mais fácil pesquisar por aqui! Eu nunca pensei que o meu avô tivesse Maria como prenome!
Certo é que tambem vou desejar conhecer os nossos parentes que ainda vivem em Vila Nova! Veja só o senhor! Eu consegui levantar quase todos os fatos referentes a minha avó italiana que foi casada com o meu avô: família, cidade de origem, datas de chegada ao Brasil e tudo o mais, mas quanto ao meu avô, tudo permaneceu em mistério até agora!

Eu tenho outras perguntas para fazer ao senhor e s farei pausadamente, porque não quero ser inconveniente. A minha primeira dúvida é quanto ao fato do sobrenome Barros ( que citei acima): o fato pode ser verdadeiro?

E não existe nenhuma confusão nas respostas do senhor! Tudo é perfeitamente claro!!!

Caro amigo Casimiro, eu agradeço sinceramente! Até breve

Edilmar de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#306115 | DdaBarros | 17 mai 2012 14:14 | Em resposta a: #306025

Caro senhor Casimiro! uma outra dúvida! Após enviar a minha mensagem, iniciei as minhas pesquisas com os nomes que o senhor cita e não consegui encontrar referências! Eu peço novamente a sua ajuda para localizar alguns destes nomes na parte " Pessoas" , deste site. é por ali que devo começar? Acredito que com as suas instruções, eu possa avançar nas pesquisas!

Os meus protestos de profunda estima!



Edilmar de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#306137 | Casimiro | 17 mai 2012 17:44 | Em resposta a: #306115

Caro Edilmar,
Registo com agrado que tenha ficado contente com tudo o que lhe mandei.
As suas dúvidas: quanto ao sobrenome "Barros", eu não entendo essa de o comprar, nem de ser judeu. Um apelido vem de geração em geração e o seu já vem pelo menos há 6 gerações, desde António de Barros, de Parada Paredes de Coura e de Ignez de Barros, Resende, também, Coura. É certo que este casal não era casado catolicamente, eram solteiros e por isso quando casou o filho José de Barros, em 04-09-1818 em S. Julião, com Mariana Rodrigues, o pároco teve o cuidado de indicar que ele era filho natural e não legítimo. Possivelmente no nascimento do José de Barros, que ainda não sei em que freguesia foi, ele foi baptizado sem o nome do pai, só com o nome da mãe. Poderá vir daqui a história, do apelido Barros? Ele não foi mencionado e quem seria este Barros? De qualquer maneira a mãe, Ignez, também tinha o apelido Barros. E se o sobrenome actual de Barros, não veio de um, veio seguramente da outra e isto tudo normal. De qualquer maneira é preciso investigar nos livros paroquiais até ao século XVI/XVII, mas isso é coisa que exige muito tempo e eu, sinceramente, não o tenho.
Quanto ao outro assunto, dos nomes na parte "Pessoas" deste site, se eles não estão lá, é porque não os puseram lá. Só quando algum genealogista ou familiar tem interesse em os mostrar publicamente no site, é que eles aparecerão lá. Pode você fazer isso, com todos os nomes que já tem dos familiares e vá introduzindo aos poucos. Mas eu disso não sei nada, tem que ser alguém ligado ao site, a explicar.
As minhas fontes são os livros de registos paroquiais, que se encontram no Arquivo Distrital de Viana do Castelo. São os antigos livros dos padres, onde registavam todos os baptizados, casamentos e óbitos, a partir, mais ou menos, do século XVI/XVII, até há 100 anos, o resto está na Conservatória do Registo Civil. Estas são as fontes primárias que pesquisamos "in loco".
Espero ter respondido cabalmente ao que pergunta e já agora pergunto eu se precisar de alguma fotocópia de qualquer desses assentos, diga que eu tirarei.
Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#306226 | DdaBarros | 18 mai 2012 13:25 | Em resposta a: #306137

Caro amigo Casimiro! Bom dia! Eu novamente agradeço as suas informações! é como eu já imaginava...são muitas histórias que se acumulam com o passar do tempo e se cercam de mistérios. Quanto ao fato que citei, o direito de usar um nome de outra família, não me pareceu estranho, pois sei que muitas famílias judias tiveram que adotar nomes " aportuguesados" e abdicar publicamente da fé que professavam (o culto judeu) e adotar a religião católica, caso não quisessem ser punidas. E se alguma família tinha posses suficientes, elas poderiam comprar o direito de usar um nome que lhes conviesse. Eu também não quero, de maneira alguma, aproveitar-me de sua boa vontade e pedir que o senhor investigue tais fatos! Acredito que eu possa encontrar mais algumas coisas usando todas estas informações ( importantíssimas para mim, vale dizer!).
Eu confio nas suas informações, pois sei que foram feitas por um especialista e quero dizer que sempre retornarei ao senhor para dirimir dúvidas, pesquisar e tudo o mais! Quanto ao pesquisar no local " Pessoas" , penso que posso verificar todas as possibilidades, pesquisando um por um todos os nomes que o senhor citou, o que farei com calma e cuidado!
Uma outra pergunta que parece-me procedente: o meu avô veio para o Brasil em determinada época e penso que deva existir um documento , um registro que oficialize a saída dele de Portugal. As pessoas que deixaram Portugal para vir ao Brasil registraram-se em algum lugar? Porque aqui em São Paulo, todos que chegaram de outros países fizeram uma breve estadia na " Hospedaria dos Imigrantes ", para receberem cuidados médicos, providenciar documentos, etc.
Quanto ás fotocópias, penso que seria interessante tê-las! Como o senhor sugere que tal se faça, isto é, como posso obter as cópias dos documentos?

Novamente os meus protestos de elevada estima!

Edilmar de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#306249 | Casimiro | 18 mai 2012 19:08 | Em resposta a: #306226

Caro Edilmar,
Muito boa tarde e cumprimentos.
Aproveitei hoje mais uma pausa nos meus afazeres e pesquisei mais qualquer coisa.
José Luís de Barros, que eu mencionei anteriormente como José de Barros, casado c/ Mariana Rodrigues em 1818, nasceu na freguesia de Resende, Paredes de Coura em 17-05-1786, filho natural de Ignez de Barros, natural esta do lugar de Cerdeira, freguesia da Cunha, Coura. Portanto, ela era natural de Cunha e foi ter o filho à freguesia de Resende. A Ignez Afonso nasceu em 26-03-1747 no lugar de Cerdeira, Cunha, filha de João Rodrigues, o Novo e de Tomásia Josefa de Barros. Neta paterna de Manuel Fernandes e de Ana Rodrigues (sua segunda mulher), do lugar de Cerdeira, Cunha e materna de António Ribeiro e de Feliciana de Barros, do lugar de Juste, freguesia de Resende, Coura. Os pais da Ignez moravam em Cunha, mas a mãe e os avós maternos era de Resende e naturalmente por isso ela foi lá parir, à casa materna.
A partir daqui, para trás, todos os livros paroquiais das freguesias de Cunha e de Resende, não se encontram disponíveis à consulta pública, pois estão em mau estado. É um contratempo enorme para os genealogistas, mas podem ser pesquisados nos microfilmes, que também estão aqui no Arquivo, mas eu, sinceramente já não tenho tempo para isso, pois tenho muitos outros afazeres.

Quanto à história do nome "judeu" eu continuo na minha, Barros é um apelido normal naquela região e vem de geração em geração. Se houver alguma história pelo meio, alguém terá de a contar.

Quanto às fotocópias, terá de as pedir directamente ao Arquivo, por email (de preferência) ou por escrito e como já tem algumas datas, será fácil. Cada fotocópia dos livros paroquiais custam 1 (um) euro. De resto, todas as funcionárias do Arquivo são excelentes pessoas e competentes, que da melhor forma o atenderão.
Arquivo Distrital de Viana do Castelo
Rua Manuel Espregueira, 140
4900-318 VIANA DO CASTELO
Telefone: 258 800 620
Email: mail@advct.dgarq.gov.pt

Com consideração,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#309204 | DdaBarros | 28 jun 2012 14:14 | Em resposta a: #306137

Caro senhor Casimiro Puga, como têm passado vossa senhoria!? Volto a cumprimentá-lo depois de algum tempo sem acessar este site e reitero os meus votos de elevada estima! Espero voltar a conversar com o senhor em breve! Desejo saúde e paz!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros (Vila Nova de Cerveira)

#309207 | Casimiro | 28 jun 2012 14:55 | Em resposta a: #309204

Caro Edilmar Barros,
Agradeço e retribuo os cumprimentos que teve a bondade de me enviar.
Qualquer coisa que necessite daqui, é só dizer.
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 17:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen