Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#268187 | GoldenDays | 07 jan 2011 18:22

Caros Confrades do Brasil,

Procuro já há algum tempo sem sucesso obter informação sobre a data e local de falecimento de um familiar que vivia no Rio de Janeiro. Foi-me referido, mas não confirmado, que faleceu em 2004 (Outubro?) e que estaria internado no Lar Rainha D. Estefânia da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V, Estrada 3 Rios, 1366 - Jacarépaguá - CEP 22745-003 Rio de Janeiro, quando tal aconteceu.

O meu filho, numa das suas deslocações ao Rio, inquiriu junto do referido Lar mas não foi bem sucedido.

Pretendia que me ajudassem no sentido de me identificarem a que Circunscrições me devo dirigir para saber eventualmente sobre o seu óbito se essa for a melhor forma de esclarecer o assunto. Dado que a comunicação por e-mail é mais fácil se houver algum sítio Internet onde os endereços e-mail das Circunscrições estiver disponível agradeço que me informem.

Procuro, pois, as Circunscrições correspondentes às seguintes moradas:

- do Lar acima referido;
- da Travessa José Higino (Tijuca), uma das últimas moradas conhecidas desse mesmo familiar.

Penso que – mesmo que a pessoa em causa possa ter adquirido a nacionalidade brasileira – o Consulado de Portugal no Rio de Janeiro deveria ser automaticamente notificado do óbito. Será que a minha interpretação é correcta?

Posso igualmente ver no Registo Civil da área onde nasceu se existe algum averbamento referente ao óbito que tenha chegado a Portugal vindo do Brasil. Contudo como não possuo a data de nascimento deste meu familiar terei de pedir buscas sobre um período de 6/7 anos. Recorrerei a esta alternativa se não tiver melhor resultado junto das Circunscrições do Rio de Janeiro.

Antecipadamente grato pelo favor de uma resposta dos Confrades que têm experiência nesta matéria.

Cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#268215 | Sandra Rosa | 08 jan 2011 09:24 | Em resposta a: #268187

Caro Confrade,

Neste site você encontrará todos os cartórios do Brasil. Boa sorte!

http://portal.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/index.html

Sandra Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#268216 | GoldenDays | 08 jan 2011 10:18 | Em resposta a: #268215

Prezada Sandra Rosa,

Agradeço a sua gentil resposta e os votos formulados. Vou entrar em contacto por email com os Cartórios que penso já identifiquei correctamente.

Para quem está em Portugal e é desconhecedor por vezes do Sub-Distrito ou Bairro a que pertence uma determinada morada torna-se difícil saber qual a Circunscrição correspondente. Por isso a sua ajuda foi preciosa. Bem Haja!

Cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#268228 | Sandra Rosa | 08 jan 2011 15:24 | Em resposta a: #268216

Prezado Ribeiro,

Estas são as circunscrições onde deverão ser feitas as buscas.
É um prazer em poder ajudar.

Atenciosamente,
Sandra Rosa


JACAREPAGUÁ

12ª CIRCUNSCRIÇÃO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS
(12ª são três) Peça a busca nos dois e-mails.
12rcpn@gmail.com
rcpn12@terra.com.br

TIJUCA
8ª CIRCUNSCRIÇÃO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS
cartório@8rcpn.com.br


SÃO FRANCISCO XAVIER
10ª CIRCUNSCRIÇÃO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS
10rcpn@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#268237 | GoldenDays | 08 jan 2011 17:19 | Em resposta a: #268228

Prezada Sandra Rosa,

Mais uma vez os meus agradecimentos pelo empenho e cuidado que teve em me guiar até às Circunscrições correctas e respectivos endereços de e-mail.

Vou seguir as preciosas indicações que me deu.
Votos de bom fim-de-semana.

Atenciosamente

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#268249 | fdmcv | 08 jan 2011 21:55 | Em resposta a: #268187

Cara Ribeiro de Araújo,

Há um artigo na página do Colégio Brasileiro de Genealogia, do Guilherme Serra Alves Pereira, com diversas informações úteis sobre o registro civil no Rio de Janeiro. Colocarei o endereço numa próxima mensagem.

Até onde tenha visto, os registros civis de óbito no Rio de Janeiro, mesmo os de épocas mais recentes, estão disponíveis no Family Search.

Saudações,

Fernando Vieira
Brasília

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#268250 | fdmcv | 08 jan 2011 21:56 | Em resposta a: #268249

Eis o artigo:

http://www.cbg.org.br/links_registro.html

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#268253 | GoldenDays | 08 jan 2011 23:43 | Em resposta a: #268250

Caro Confrade Fernando Vieira,

Agradeço o link fornecido que desconhecia. Estou familiarizado com o Family Search e as suas pesquisas online nos Cartórios do Rio, pelo que a minha viagem sobre o assunto que aqui me trouxe se vai iniciar em breve.

Cumprimentos cordiais do
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#270770 | Alexandra Ferreira | 16 fev 2011 21:14 | Em resposta a: #268228

Cara Sandra Rosa,

Será que me podia ajudar com a informação de contacto da 4ªcircunscrição.
Gostaria de obter o assento de baptismo da minha avó Leonilda da Glória Matias, nascida na Glória no Rio de Janeiro em 13.11.1899.
Os pais, meus bisavós, Albino Matias e Maria da Glória casaram já no Rio de Janeiro entre 1896 e 1898 e também gostaria de conseguir mais informações.
Não tenho tido sucesso em tudo o que tenho consultado, com muita pena minha, mas não quero desistir.
Será que me pode ajudar informando os contactos dos locais que possam fornecer estas informações?
Fico a aguadar o contacto.
Obrigada e Melhores Cumpritmentos,
Alexandra Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#270778 | GPC40 | 16 fev 2011 22:17 | Em resposta a: #270770

Cara Alexandra Ferreira,

Os registos civis (a partir de 1889) do Rio de Janeiro estão on-line no site piloto dos mórmons. Encontrei os assentos que você procura.

Registo de Nascimento de Leonilda, 4ª circunscrição, Livro 40 (1899 agosto - dezembro), Folha 162v, em 15/11/1899

Registo de casamento de Albino Matias e Maria da Glória, 4ª circunscrição, Livro 6 (1896 junho a 1897 junho), Folha 108, em 14/01/1897

Para acessar o site o link é:

http://pilot.familysearch.org/recordsearch/start.html#p=waypoint&s=waypointsOnly&c=fs%3A1582573&w=0

Se tiver dificuldade em encontrar, posso salvar as imagens e enviá-las.

Com meus cumprimentos

Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, SC, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#270830 | Alexandra Ferreira | 17 fev 2011 20:30 | Em resposta a: #270778

Caro Geraldo Pereira Caldas,

Com a sua ajuda já encontrei os assentos que tanto queria.
Muito obrigada pela sua disponibilidade e ajuda.
Melhores Cumprimentos
Alexandra Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#271032 | Sandra Rosa | 20 fev 2011 23:57 | Em resposta a: #270770

Cara Alexandra,

Peço desculpas, pois li sua mensagem hoje (20/02/11). Bom que o nosso confrade Geraldo ajudou. Se precisar da minha ajuda aqui no Rio de Janeiro, estarei a sua disposição.
E-mail para contacto: spassosmil@hotmail.com
Por favor, colocar em assunto: Geneall.net

Melhores cumprimentos,

Sandra Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#271087 | Alexandra Ferreira | 21 fev 2011 18:58 | Em resposta a: #271032

Cara Sandra Rosa,
Obrigada pelo seu cuidado.
De facto o nosso confrade Geraldo foi muito atencioso e ajudou-me bastante.
Melhores Cumprimentos
Alexandra Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#271652 | facs | 02 mar 2011 15:54 | Em resposta a: #268253

Caros confrades

Boas Tardes, Há uns dias li um artigo, no google sobre um tio trizavo meu de Nome Antonio José Antunes Sobrinho, ele foi visconde em penedo e segundo dizem, viajou para o pará, que segundo sei foi uma pessoa muito quem erida pelos moradores. Nao tenho datas sei e que a morte dele ocorreu em 16-05-1888

Deste meu tio apenas sei que esteve no belem do Para, gostaria de saber se algum dos confrades me sabe dizer onde poderei encontrar este documento


muito obrigado

Francisco Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#271681 | MICHELRIO32 | 03 mar 2011 02:19 | Em resposta a: #268187

Caro Confrade Ribeiro Araújo,gostaria de saber se já conseguiu localizar o óbito que necessitavas,caso não o tenha conseguido ainda,posso ajudar-lhe nessa busca,pois resido aqui no Rio de Janeiro.Com os melhores cumprimentos.

Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Aos Confrades do Brasil - Circunscrições do Rio de Janeiro - Forma de contactar

#271687 | GoldenDays | 03 mar 2011 10:42 | Em resposta a: #271681

Prezado Confrade Michel Corrêa,

Agradeço a cortesia e disponibilidade que agora manifestou.

De facto acabei de obter graças à amabilidade dos participante deste fórum a localização e transcrição do óbito por via digital após as pesquisas efectuadas.

Estou apenas a aguardar que a Circunscrição respectiva me envie uma transcrição autenticada a fim de registar o óbito através da Embaixada de Portugal no Rio de Janeiro pois tal não tinha sido feito anteriormente.

Atenciosamente
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 01:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen