Familiares

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familiares

#268251 | Manopr | 08 jan 2011 22:21

Gostaria de localizar Família Mano ou Gastalho em Vila Nova de Foz'Coa.

Resposta

Link directo:

RE: Familiares

#268258 | golim67 | 09 jan 2011 00:38 | Em resposta a: #268251

Caro confrade

Em Vila Nova de Foz Côa há inúmeros Manos, Gastalho nunca encontrei um.
Peço para ser mais explícito.
Cumprimentos
Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familiares

#268260 | Manopr | 09 jan 2011 00:54 | Em resposta a: #268258

Caro Gouveia de Lima

Meu avô José Joaquim Mano saiu de Vila Nova de Foz'Coa em 1913, trazendo sua esposa Maria Augusta Reis e o restante de sua família para o Brasil,inclusive meu pai Antonio Augusto Mano , na época com 11 anos, deixando em Portugal seu avô Antonio Júlio Gastalho.
Meu pai foi batizado no dia 31 de agosto de 1902 na Igreja Parochial de Castelo Melhor de Foz'Coa da Diocese de Guarda e segundo o documento ele nasceu naquela Freguesia no dia 25 de maio de 1902.
Desde que vieram ao Brasil, nunca mais tiveram notícias dos parentes que ficaram em Portugal.Assim estou procurando
descendentes que ainda possam viver neste País.
Desde já agrdeço sua atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Familiares

#268267 | roz | 09 jan 2011 09:28 | Em resposta a: #268260

Caro Manopr

Talvez possa contactar estas pessoas para ver se sao seus parentes.

http://www.pbi.pai.pt/advanced/vila-nova-de-foz-coa/gastalho.html

http://www.pbi.pai.pt/advanced/vila-nova-de-foz-coa/mano.html

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familiares

#268282 | Manopr | 09 jan 2011 14:04 | Em resposta a: #268267

Caro Roz

Agradeço sua atenção! Vou pesquisar.

Abraços

Manopr

Resposta

Link directo:

RE: Mano de Castelo Melhor

#269252 | didbor | 25 jan 2011 12:57 | Em resposta a: #268260

Caro Sr Mano,
Na freguesia de Castelo Melhor existe uma grande família Mano, e alguns Gastalhos.
Seu avô José Joaquim Mano, nasceu em Castelo Melhor em 02/06/1867.
Era filho de António Júlio Gastalho Mano (°12/01/1840) e de Anna Maria Cascais (°13/02/1843).
Era neto paterno de João Quadrado Mano e Hipolita Gastalha.
Era neto materno de Francisco Magano Caçote e Josefa Cândida Cascais.
Todos naturais de Castelo Melhor.
Encontrei dois irmãos de seu avô:
Maria Cândida Mano, nascida em 03/10/1869 e falecida em 05/01/1949 em Castelo Melhor
António Joaquim Mano, nascido em 28/10/1871 e falecido em 21/02/1948 em Castelo Melhor, casou a 28/11/1896 com Maria Vitória natural de Castelo Melhor.
Espero lhe ter ajudado,
Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Mano de Castelo Melhor

#269303 | Manopr | 26 jan 2011 00:57 | Em resposta a: #269252

Caro Sr Didier Borrego

Agradeço muito seu empenho em ajudar-me. Suas informações foram muito
valiosas, pois alguns dados desconhecia.
Como pretendo conhecer Portugal e visitar Vila Nova de Foz'Coa e Castelo Melhor
ainda neste ano, tenho interesse em saber se ainda existem descendentes de
minha família por lá, pois sempre foi um grande sonho conhecer a terra natal de
meu pai.

Um grande abraço.

Antonio Mano Filho

Resposta

Link directo:

RE: Mano de Castelo Melhor

#269317 | didbor | 26 jan 2011 09:11 | Em resposta a: #269303

Caro António Mano,
Realmente a família Mano é uma das maiores de Castelo Melhor.
Eu também sou descendente Mano, meu avô materno é João José Mano.
Pelo que percebi, posso então lhe dizer que ainda somos parente (6°primos).
Conheço muito bem Castelo Melhor e seus moradores, por isso terei gosto em ajuda-lo no que puder, para tentar localisar algum parente seu mais próximo.
Para isso, preciso que me comunique as informações disponíveis sobre sua família próxima (tios, tios avôs,...), através deste mail: d.borrego@free.fr .
Aproveitarei em mandar-lhe uma amostra da árvore dos Manos.
Abraço
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Mano de Castelo Melhor

#314078 | Manopr | 22 set 2012 16:29 | Em resposta a: #269317

Prezado Didier


Estive em Portugal do dia 16 a 26/08/2012, conheci várias cidades maravilhosas e

no dia 24 fomos a Foz'Coa de trem às margens do rio Douro que foi fantástico pelas
paisagens maravilhosasd, e ficamos no Hotel Vale do Coa até dia 25, passei por Castelo

Melhor nestes dois dias para fotografar e filmar as belezas daquele lugar, para poder passar

para minha família ano que vem quando queremos comemorar a 100 anos da vinda da família Mano ao Brasil.
Sua Tia nos atendeu com muita gentileza e por coincidência disse que vc estava no
local, até pensei que poderia conhecê-lo pessoalmente, mas não sei porque não consegui
mais falar com sua tia. Até tinhamos pensado em convidá-lo pessoalmente para a festa do

ano que vem, como representante da família que ficou em Portugal e que parece jamais
iremos reencontrar. No dia dia 26 partimos para Londres e visitei alguns países do Leste Europeu
e retornei ao Brasil dia 10/09/2012.

Quanto a árvore genealógico, gostaria de dar continuidade com as pessoas que estão no Brasil,
mas não conseguimos abrir para poder preencher, como já encaminhei para vc no ano passado, se
acaso vc fez a alteração, favor encaminhá-la para mim.

Obs: favor passar seu e-mail,pois não estou conseguindo comunicar através do e-mail.antigo.


Um grande abraço a vc e sua tia.

Antonio Mano Filho
e-mail: manofilhopr@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE:àrvore genealógica- Mano de Castelo Melhor

#326163 | Manopr | 26 mar 2013 17:01 | Em resposta a: #269317

Caro Didier
Gostaria que me enviasse novamente uma amostra da árvore dos Manos, pois perdi a que me
mandou.Necessito para expor na festa de 100 anos que faremos da vinda de minhafamília Mano para
o Brasil.

Desde já agradeço.
Abraços
Antonio Mano Filho
e-mail: manofilhopr@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE:Arvore genealógica- Mano de Castelo Melhor

#329204 | Manopr | 16 mai 2013 00:24 | Em resposta a: #326163

Caro Didier

Consegui recuperar nossa arvore genealógica, agora estou acrescentando o restante de minha família, que
são os descendentes de meu avô. Saberia me dizer se nossa família Mano tem um brasão?
Se tiver, favor me enviar.

Abraços

Antonio Mano Filho

Resposta

Link directo:

RE: Mano de Castelo Melhor

#329205 | Manopr | 16 mai 2013 00:33 | Em resposta a: #269317

Caro Didier

Consegui recuperar nossa arvore genealógica, agora estou acrescentando o restante de minha família, que
são os descendentes de meu avô. Saberia me dizer se nossa família Mano tem um brasão?
Se tiver, favor me enviar.

Abraços

Antonio Mano Filho

Resposta

Link directo:

Familiares

#371535 | PAIVAMANSO | 05 jul 2016 20:03 | Em resposta a: #329205

Caro António Mano Filho
Resido em Portugal, ando a investigar uma família GASTALHA que viveu em Almendra a seis quilómetros de Castelo Melhor de onde possivelmente Maria Cândida Gastalha seria Natural.
Li com atenção tudo o que o Senhor aqui escreveu em 2011, 2012, 2013 e permita-me que lhe pergunte:
O Senhor chegou a encontrar alguns parentes seus, vivos, em Castelo Melhor ?
O Senhor pode por favor mostrar-me um pouco mais da Sua árvore Genealógica ?
Para que o Senhor possa perceber porque lhe faço essa pergunta e esse pedido, irei colocar aqui e já a seguir, um outro post, com a mensagem que publiquei no tópico que ontem abri, com o título:
Família GASTALHA / GASTALHO dos Concelhos de Vila Nova de Foz Côa e limítrofes.
Creio que talvez a Sua Família esteja ligada aos Gastalha que eu estou a investigar.
Agradecido e na expectativa da sua resposta
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Familiares

#371557 | PAIVAMANSO | 06 jul 2016 07:27 | Em resposta a: #371535

Caros Amigos / Amigas
Procuro vestígios de uma família que viveu no século XIX E XX, na Freguesia de Almendra, Concelho de Vila Nova de Foz Côa. Por agora estão identificados os nomes e algumas datas, de um Casal que teve quatro Filhos. A Mãe, tem um apelido que pode ajudar; GASTALHA.
Julgo saber, que existiram em Almendra, relativamente poucas Pessoas com o apelido Gastalha e actualmente, que se saiba, talvez nenhuma.
No cemitério de Castelo Melhor, existem três campas onde nas lápides se lê o apelido Gastalho e uma campa com esse apelido mas no feminino; Gastalha.
Nos Livros disponíveis de registo dos sepultamentos no cemitério de Almendra, não consta nenhum apelido Gastalha.
Actualmente, em Castelo Melhor, vivem várias Pessoas com esses apelidos, mas ainda não encontrei ninguém, que conseguisse ajudar-me a encontrar notícias ou ligações de parentesco aos GASTALHA, dos quais aqui vou deixar alguns nomes e datas.
Procuro vestígios de MARIA CÂNDIDA GASTALHA que viveu em Almendra. Terá nascido em 1869 e sido Batizada nalguma outra Freguesia, mas em qual ?

Manuel Joaquim Rodrigues, seria Moleiro em Almendra, e casou com essa Senhora MARIA CÂNDIDA GASTALHA. Residiam em ALMENDRA. Tiveram 4 Filhos, mas não aparecem nos Livros Paroquiais dessa Freguesia, nem o Batismo de Maria Cândida Gastalha, que Nasceu no ano de 1869, Nem o Batismo das duas Filhas deste casal das quais sabemos os nomes e as datas de Nascimento.

Desses 4 Filhos sabemos a Data de Nascimento de duas Filhas;
Hermínia Rodrigues, que Nasceu em 1892 e
Maria Augusta Rodrigues, que Nasceu em 1896
Mas em que freguesia foram Batizadas ?
Nos Livros de Almendra o ADG não encontrou os Batismos, nem da Mãe, nem dessas duas Filhas.
Manuel Joaquim Rodrigues, faleceu novo em 1899.
A esposa, Maria Cândida Gastalha, terá falecido com 97 anos de idade, no ano de 1966.
Todas as datas acima mencionadas estão implícitas em documentos de alguns descendentes, que viveram no Brasil. Em princípio essas datas de Nascimento e Óbito estarão certas, mas quem sabe ? Poderão ter erros de mais ou menos dois anos para trás ou para a frente.

Creio que Maria Cândida Gastalha terá Nascido, sido Batizada e vindo de outra Freguesia, após casar com Manuel Joaquim Rodrigues que teria um Moinho de cereais tocado a água, em Almendra.
O enigma é : De que Freguesia teria vindo Maria Cândida Gastalha ?
Talvez Castelo Melhor, ou em qual das outras Freguesias ?
Será que lá tenha sido Batizada e também lá tenha Batizado os Filhos !?
Não posso ir pesquisar no Arquivo Distrital da Guarda, e os Livros Paroquiais destas datas, ainda não estão disponíveis à consulta online. Também não tenho hipótese de acesso aos Arquivos dos Mórmons.
Como no Arquivo Distrital da Guarda, já pesquisaram nos Livros da Freguesia de Almendra e nada apareceu, não queria repetir o pedido destas pesquisas noutras Freguesias (ás cegas) sem antes tentar saber mais alguma pista ou que pudesse ajudar a perceber qual a Freguesia onde esse casal, Manuel Joaquim Rodrigues e Maria Cândida Gastalha, terão Batizado os 4 Filhos entre 1890 e 1899.

Será que alguém pode fazer o favor de me ajudar a tentar encontrar alguns vestígios e assentos paroquiais desta família ?
Desde já agradeço a simpatia, a quem me tentar ajudar nesta pesquisa.
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Familia Gastalho

#371581 | didbor | 06 jul 2016 16:17 | Em resposta a: #371557

Caro Jorge Santos,
Segundo os meus apontamentos de pesquisas em Almendra e Castelo Melhor, o ramo Gastalho é um dos mais antigos de Almendra, cujo o mais velho, António Fernandes Gastalho casou em 1648 com Maria Giraldes.
Também existe um ramo Gastalho em Castelo Melhor, proveniente de João Fernandes Gastalho, natural de Almendra, que veio casar por volta de 1760, em segundas núpcias com Maria Soares em Castelo Melhor, onde se instalaram e tiveram decendentes.
Por isso acho que localisei o assento de batismo de sua Maria Cândida Gastalho, fazendo parte desse ramo de Castelo Melhor.
Teria nascido a 17/09/1869, batisada em Castelo Melhor a 13/10/1869, filha de António Júlio Gastalho e Ana Maria. Neta paterna de João José Mano e Ipolita Gastalha, neta materna de Francisco Magano e Josefa Cascais. Também aparece um averbamento na margen do assento, onde se pode ler que faleceu a 05/01/1949.
Pode ver e descarregar o assento através deste link [Imagem n°216, assento n°20]:
http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1217308
Caso queira mais informação sobre a árvore dos Gastalho posso enviar-lhe por mail.

Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

Familiares

#371649 | Manopr | 08 jul 2016 00:33 | Em resposta a: #268251

Caro Sr Jorge Santos
Só hoje li sobre sua pesquisa sobre a Sra Maria Candida e de acordo com a resposta do Sr Didier Borrego , a Sra. Maria Candida seria irmã de meu avô Sr. José Joaquim Mano, pois também era filho do Sr. Antônio Julio Gastalho e da Sra Anna Maria.
Meu avô veio para o Brasil com sua esposa e 4 filhos (inclusive meu pai com 11 anos) em 1913 e nunca mais teve notícias de seus familiares que ficaram em Castelo Melhor.
Estive 2 vezes em Portugal , em Castelo Melhor, e fiz várias pesquisas para ver se encontrava algum parente e não tive êxito. As pessoas são muitas fechadas e temerosas em dar informações. Então ficou difícil de ter qualquer noticia, pois meu único objetivo sempre foi de conseguir contato com algum membro mesmo que distante de minha família, seria muito gratificante, mas até agora não consegui.
O Senhor tem algum parentesco com a Sra. Maria Candida?
Se quiser entrar em contato comigo, meu e-mail é: manofilhopr@yahoo.com.br

Saudações

Antônio Mano Filho

Resposta

Link directo:

Familiares

#371652 | PAIVAMANSO | 08 jul 2016 02:29 | Em resposta a: #371649

Caros Amigos Didier Borrego e António Mano Filho
Primeiro que tudo, quero agradecer aos dois, a vossa colaboração.
Tenho a certeza que tudo farei para tentar retribuir a vossa simpatia.
Peço-vos por favor que aguardem a minha mensagem para ambos, que irei postar hoje sexta -feira quanto aí no Brasil forem cerca de 18 horas.
Neste momento são aqui em Portugal 2,30 h da madrugada e tenho de ir dormir, que a velhice exige repouso e amanhã é outro dia.
Acontece, que tenho de aguardar por umas informações, que estão em trânsito, e só depois poderei acabar um texto que está quase pronto, mas com alguma informação que espero consolidar, antes de enviar, para tentar evitar erros grosseiros. grosseiros. Tenho algumas ideias e objectivos, que creio, muito vos irão agradar, ao Didier e ao António.
Não levem a mal já vos estar a tratar por Amigos, mas é isso que acredito que iremos ser em breve.
Abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Familiares

#371703 | PAIVAMANSO | 08 jul 2016 22:54 | Em resposta a: #371652

Caros Amigos
Ontem tinha uma página cheia de nomes, datas, supostas pistas, vários assentos de batismo, casamento e óbito, mas as contradições e dúvidas eram muitas. Hoje temos os nomes comprovadamente certos, que devem servir de base a esta pesquisa :

HERMÍNIA RODRIGUES -- que talvez fosse Maria Hermínia Rodrigues
Os Pais Dela : Manuel Joaquim Rodrigues e Maria Cândida Meireles Gastalha
Os Avós Paternos Dela: João Bernardo Rodrigues e Tereza de Jesus
Os Avós Maternos Dela : Luís Gastalho e Maria Josefa Meireles

As Fontes que comprovam serem estes os nomes corretos, são estas:

Hermínia teve uma Irmã, Maria Augusta Rodrigues, Nascida a 01-06-1895 em cujo assento de Batismo na Igreja Paroquial de Almendra, em 31-08-1895 diz que é Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Cândida Meireles e tem uma nota, que informa:

Foi apresentada uma procuração, passada por Theodoro Augusto Gastalho, para que José Maria de Abreu, o fosse representar como Padrinho no Batismo de uma criança do sexo feminino, Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e Maria Cândida Gastalha, Naturais e residentes em Almendra.

Ficámos a saber que Maria Cândida Meireles, também era chamada por Gastalha.

Não aparece o Batismo de Hermínia Rodrigues e não sabemos se Hermínia é o 1º nome ou se por exemplo se chamaria; Maria Hermínia Rodrigues = Esse assento é o mais necessário.

Ela terá sido Batizada em Almendra, tal como duas Irmãs Dela ? Temos já o assento de Batismo de duas irmãs de Hermínia, que foram realizados em Almendra....falta saber onde Hermínia foi Batisada !?

Não Temos o Batismo nem o Casamento de Manuel Joaquim Rodrigues, mas temos o Óbito em Almendra a 05-12-1897 onde diz que tinha 50 anos de idade e era Casado com Maria Cândida Meireles. Diz que faleceu de repente e bate certo com a tradição oral da família.

Ainda não sabemos onde e quando Casaram Manuel Joaquim Rodrigues com Maria Cândida Meireles que pode aparecer com o apelido Gastalha.

Os Pais de Manuel Joaquim Rodrigues foram: João Bernardo Rodrigues e Tereza de Jesus (Naturais de Almendra, mas falta saber onde foram Batisados)

Os Pais de Maria Cândida Meirelles Gastalha foram: Luís Gastalho e Maria Josefa Meireles (Naturais de Almendra, mas falta saber onde foram Batisados)

Desde já agradeço as vossas eventuais ajudas para tentar encontrar alguns assentos paroquiais que falta perceber em que freguesias tiveram lugar e em que datas.

Abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Familiares

#371738 | PAIVAMANSO | 09 jul 2016 18:40 | Em resposta a: #371703

Caros Amigos
Relendo o excelente post, que o Senhor Didier colocou neste tópico a 26 de Janeiro de 2011. Constatando que o Senhor António Mano ainda não encontrou parentes em Castelo Melhor. Tendo eu ido investigar durante um escasso dia (pela 1ª vez) em Almendra e em Castelo Melhor. Face ás normais precauções que todos adoptamos quando somos abordados por estranhos. Também tive dificuldades por ser um completo desconhecido das pessoas que abordei. Sejamos realistas; Um dia ou dois, é muito pouco tempo, para procurar e fazer novos amigos.
Entrei neste tópico, na esperança de que algum de vós, pudesse e quisesse ajudar-me. Que eu saiba, a história e a genealogia do Povo destas localidades estão pouco estudadas. Se nos aliarmos, talvez possamos dar um jeito nisso, apesar de limitados pelas distâncias. Podemos procurar um historiador e um genealogista, amadores, que vivam naquela região. Podemos juntar um grupo de amigos, para compilar e estudar a história e a genealogia local.
Atrevo-me a convidar-vos, a avançarmos, com algo muito simples mas útil, a quem vivendo longe, por alguma razão, possa sentir o irresistível chamamento, dos vivos e ou dos mortos, das memórias de uns e dos vestígios de outros, do respeito que todos Eles nos merecem, das muitas histórias de vida daqueles, que por serem gente do Povo, nunca aparecem nos Livros pomposos, da História Oficial, mas que, com grandes e inúmeros sacrifícios, ajudaram a erguer a Almendra e o Castelo Melhor de ontem e de hoje.
Já realizo muito poucos, dos sonhos...... Mas neste caso, acredito, que algo suficientemente útil, pode ser feito, sem grandes aparatos

A nostalgia, a saudade, a sede de cultura, a genealogia dos antepassados, o chamamento da terra que os viu nascer, a simples curiosidade, a busca de parentes, não importa quais forem as razões, todos serão bem-vindos, desde que venham de boa fé. Há muitos emigrantes, (descendentes de Naturais de Almendra e Castelo Melhor), espalhados por esse mundo fora. Se um deles vier a beneficiar desta nossa ideia, já terá valido a pena.
O objectivo é disponibilizar um conjunto de informações, a quem vivendo longe de Almendra e de Castelo Melhor, queira saber mais sobre as histórias da história e as genealogias daquela boa gente.
Conto com a vossa generosidade e sentido de solidariedade para partilharem as vossas árvores genealógicas dos Mano e dos Gastalho e eu vos mostrarei o que encontrar sobre Almendra e Castelo Melhor, as suas terras e as suas gentes.
Peço aos amigos Didier Borrego e António Mano, que por favor me ofereçam, as vossas árvores genealógicas, dos Mano e dos Gastalho, e o que mais souberem e puderem partilhar.
Só colocarei aqui no tópico ou no meu blog, aquilo que de vós receber a prévia autorização.
Abraço de amizade e de agradecimento
Jorge Santos
paivamansoebelisariopimenta@gmail.com

Resposta

Link directo:

Familiares

#372287 | PAIVAMANSO | 21 jul 2016 13:15 | Em resposta a: #371738

Caro Didier Borrego
Peço desculpa de só agora voltar a falar consigo, mas tenho andado meio perdido a "correr" de um lado para o outro, à procura dos nomes e datas certas, dos ascendentes de Hermínia Rodrigues.

Estive 15 dias sem responder, na esperança de voltar com quase todo este mistério resolvido, mas apesar de já termos descoberto vários nomes, datas e graus de parentesco certos, comprovados por assentos de Batismo de Casamento e de Óbito, na realidade, falta encontrar mais alguns assentos, que nos permitam dar como concluída e sem qualquer dúvida, esta investigação.

Por ao princípio termos datas erradas, mas que acreditávamos serem certas, induzimos em erro o Didier e o António, e por isso pedimos desculpa.
Sabemos agora que essa Maria Cândida, nascida em 1869, filha de António Júlio Gastalho e de Ana Maria e falecida em 05-01-1949, não é a que procuramos, pois no assento do Óbito consta que casou com Manuel António Romualdo e não com o "nosso" Manuel Joaquim Rodriges. Já agora, informo que o nome que consta no assento de Óbito dela é Maria Cândida Cascais.
Assim que aparecer um importante assento de Óbito que nos falta, virei aqui mostrar vários nomes e datas confirmadas, dos Pais e Avós de Hermínia Rodrigues e pedir uma eventual ajuda, ao Didier e ao António, para tentar subir mais uma geração nestas pesquisas.
Peço por favor ao Dider Borrego, para entrar em contacto comigo, via e-mail, cujo endereço electrónico deixei numa das mensagens neste vosso tópico.
Paralelamente a estas pesquisas, estou a tentar adquirir 3 ou 4 Livros sobre Almendra e Castelo Melhor.
Também esse processo está bem encaminhado e na próxima semana espero estar concluído.
Irei dar-vos conhecimento do resumo, o mais abrangente possível, dos conteúdos desses Livros.
Agradecido
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Familiares

#372295 | PAIVAMANSO | 21 jul 2016 14:25 | Em resposta a: #372287

Caro Senhor António Mano Filho
Peço desculpa de só agora voltar a falar consigo, mas tenho andado à procura dos nomes e datas certas, dos ascendentes de Hermínia Rodrigues.
No seu caso, estive 13 dias sem responder, e por isso peço desculpa. A minha esperança era voltar com quase todo este mistério resolvido. Andei a escrever respostas para o António e para o Didier, mas fui sempre adiando o seu envio, por ainda não ter suficientes nomes, graus de parentesco, e datas completamente seguras.
Peço-lhe que leia também a mensagem que enviei para o Sr. Didier e compreenda que algumas daquelas palavras de pedido de desculpas também são para si.
Falta-nos encontrar alguns assentos de Batismo e Casamento, mas acima de tudo, nesta fase mais importante, falta um assento de Óbito, que talvez apareça na próxima semana.
Respondendo à sua pergunta; Não sou parente da Maria Cândida Gastalha, apenas estou a tentar dar uma boa ajuda à Renata, que Ela sim é Neta de Hermínia Rodrigues que foi Nascida a 19-11-1885 e Batizada em Almendra a 30-11-1885.
Apesar de eu não ter parentes transmontanos, pode crer que, caso seja seu desejo aceitar a minha tentativa de ajuda, irei procurar ( á minha maneira ) parentes seus em Almendra e ou Castelo Melhor, e sem arrogância da minha parte, mas também sem falsa modéstia, vou-lhe já dizendo, que não ficarei nada surpreendido se conseguir atingir esse objectivo.
Esqueci-me de pedir ao Sr. Didier que por favor me envie a Árvore Genealógica que Ele generosamente se disponibilizou a mostrar e peço o mesmo ao Sr. António Mano Filho caso queira a minha ajuda.
Agradecido
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Familiares

#372629 | PAIVAMANSO | 28 jul 2016 15:51 | Em resposta a: #371581

Caro Senhor Didier Borrego

Peço desculpa porque numa das minhas mensagens afirmei que seria excelente encontrar um genealogista ou historiador que tivesse conhecimentos sobre factos e gentes de Almendra e Castelo Melhor e nem reparei, que caso o senhor queira, serà a pessoa ideal nesse sentido.

Ao reler a sua mensagem de 06-06-2016 isso fica muito claro: O Senhor Didier sabe do que fala e conhece aqueles dois lugares e as gentes que lá habitam.

Peço-lhe por favor que me envie por e-mail o que puder sobre a Árvore Genealógica dos Gastalha.
o meu endereço è paivamansoebelisariopimenta@gmail.com

Passo a informar os nomes confirmados documentalmente. no caso da investigação em que ajudei a D.ª Renata, que é neta de Hermínia Cândida (Rodrigues Gastalha).

Hermínia Cândida (Rodrigues Gastalha) Nascida a 19-11-1885 e Batizada a 30 desse mês e ano, era
Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Cândida (Meireles Gastalha)

Neta Paterna de João Bernardo Rodrigues e de Teresa de Jesus

Neta Materna de Luís António Gastalho e de Maria Josefa Meireles

João Bernardo Rodrigues era Filho de Francisco José Rodrigues e de Luísa Maria Maia

Teresa de Jesus era Filha de Francisco José de Sousa e de Ana do Anjo

Luís António Gastalho era Filho de Dionísio António Gastalho e de Jacinta Afonsa Bragante

Maria Josefa Meireles era Filha de José Bernardo Mendes e de Joana Maria Meireles

Temos outros nomes mais recuados e vários colaterais que nos falta confirmar através dos assentos paroquiais que iremos pesquisar.

Esta mensagem, os nomes que aqui vão, são também para conhecimento do António Mano Filho e a quem se interessar pelas Árvores Genealógicas destas famílias de Almendra e de Castelo Melhor.

Cumprimentos e agradecimentos

Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Familiares

#372868 | Manopr | 04 ago 2016 02:15 | Em resposta a: #372629

Prezado Sr. Jorge

Gostaria imensamente de ajudá-lo enviando-lhe a árvore genealógica de minha família, mas perdi esses dados em meu computador, assim não terei como envia-lo via e-mail.
Agradeço imensamente sua disposição a me ajudar localizar possíveis parentes que ainda possam existir em Castelo Melhor.

Cumprimentos

Antônio Mano Filho

Resposta

Link directo:

Gastalho de Almendra e Castelo Melhor

#373030 | didbor | 09 ago 2016 09:25 | Em resposta a: #372629

Caro Jorge Santos,
Acabei de lhe mandar um mail com a árvore que disponho da família Gastalho de Almendra e Castelo Melhor, resultante das minhas pesquisas e apontamentos.
Aproveirei em juntar os seus dados aos meus.
Fico a sua disposição para mais informação.
Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

Familiares

#448279 | anjomaca | 18 jun 2023 21:16 | Em resposta a: #268251

Segundo o assento de batismo de Erminia Candida Rodrigues, os avós paternos eram João Bernardo Rodrigues e Anna do Anjo. Erminia foi casada com António Cardozo natural da Ribeira de Cernache-Coimbra.

Resposta

Link directo:

Familiares

#448295 | PAIVAMANSO | 19 jun 2023 13:02 | Em resposta a: #268251

Gostaria de enviar um Grande Abraço de Amizade e de Agradecimento a todas as Pessoas com quem em tempos interagi não só neste tópico mas também em todos os outros onde ajudei ou fui ajudado neste excelente Fórum do Geneall.pt
Peço desculpa pelas minhas falhas e falta de respostas causadas pela minha falta de saúde.
Infelizmente já há muito tempo perdi a capacidade de tentar ajudar os outros.
Vai Um Abraço de Saudade para Todas e Todos
Respeitosamente
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Familiares

#449147 | saintclair | 26 jul 2023 15:33 | Em resposta a: #448295

-
Caro Jorge Santos;
É uma grande alegria voltar a saber que " anda por aqui ".
O Confrade faz muita falta neste espaço de Genealogia.
...Não voltámos a ter notícias do Confrade José Maria
Ferreira, possivelmente anda envolvido na sua Tese de
Doutoramento.[C.Colombo, o Genovês.]
Esperemos que tudo corra pelo melhor.
Vá dando notícias.
Melhores cumprimentos
Sc.
-

Resposta

Link directo:

Familiares

#449181 | PAIVAMANSO | 28 jul 2023 22:07 | Em resposta a: #449147

Cara SaintClair é muita generosidade sua ao dizer que faço falta neste Fórum, essa é uma doce mentira de Amiga, só para me animar, percebo o seu grande exagero e agradeço a Sua boa intenção. Tenho saudades suas e de outras pessoas que nunca conheci pessoalmente. Não há bem que sempre dure. Receba um respeitoso abraço virtual de sincera amizade. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Familiares

#451030 | mmco | 17 nov 2023 02:57 | Em resposta a: #449181

Peço licença para tentar encontrar um velho amigo aqui do fórum, Jorge Santos!
Quanto tempo...e pra minha alegria te encontro mais uma vez, meu amigo, se assim posso me dirigir a você. E a SaintClair também, pois em muito ajudou-me na minha busca, em 2018. E faço dela minhas palavras, agradecendo enormemente aos dois.
Se puderem, vejam o tópico que abri dia 14/11.

Um forte abraço a todos!
Marcos

Resposta

Link directo:

Familiares

#451048 | PAIVAMANSO | 18 nov 2023 21:32 | Em resposta a: #451030

Caro Amigo Marcos Manuel, Esta sua mensagem foi para mim uma surpresa. Já nem me lembro se consegui dar-lhe uma ajuda eficaz em 2018. Em 2020 sofri um AVC e fiquei muito diminuído em minhas fracas capacidades, que já antes disso eram muito limitadas. Fui reler algumas mensagens que trocámos em 2018 mas mesmo assim lembro só de pouca coisa. Desisti de tentar continuar a ajudar Pessoas por três razões; Perda das minhas capacidades, Agravamento do meu estado de saúde, e desgostos vários que me vão matando as ilusões e enfraquecendo a minha cada vez mais injustificada alegria de viver. Receba um abraço de agradecimento por ainda se lembrar de mim. Sou uma sombra do que já fui. Não passo de um velho depressivo arrastando-me na fase final da vida. Vivo agarrado ás boas memórias que a minha cabeça tenta lembrar para lutar contra as tristezas. Quando puder dê-me boas notícias suas, que eu as receberei com agrado
Abraço de Amizade.
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 15:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen