Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Heráldica | Pessoas | Regiões

Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#268409 | A.C. | 11 jan 2011 21:27

Procuro familiares, ascendentes e descendentes, do Dr. Bernardo Correia da Cunha filho de José da Cunha Monteiro, falecido em 28.07.1857 ou, como consta da Monografia da Vila e Concelho de Seia, de J. Quelhas Bigotte, ed. 1982, Dr. Bernardo da Cunha Lopes Correia um dos filhos do Alferes José da Cunha Monteiro, defensor da causa Miguelista, falecido a 29.07.1859 casado com D. Ana Lopes da Cunha de Pinhanços.

Sendo certo que Ascenção Pimenta da Cunha mãe de Vasco Oliveira da Cunha de Girabolhos são descendentes do Dr. Bernardo Correia da Cunha e, por sua vez, primos de António Lopes Martins da Cunha e do Padre Luis Martins da Cunha, ambos irmãos, e de Carlota da Cunha umas das filhas de António Lopes Martins da Cunha.

Bem Hajam

A.C.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#268459 | ffarrajota | 12 jan 2011 16:46 | Em resposta a: #268409

Boa tarde,
gostaria de saber se o Padre Luís Martins da Cunha será o mesmo Luís Martins Lopes da Cunha que foi pároco em S.Romão até 1929. Caso seja o mesmo poderá fornecer-me alguma informação da sua vida.
Obrigada,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#268466 | vabopi | 12 jan 2011 17:20 | Em resposta a: #268409

Caro A.C.:

Tenho nos meus dados José Maria Alves Marins da Cunha, filho de Manuel Martins de Gouveia Jorge Ferrão (da Folgosa do Salvador) e de Rosa Benedita de Sequeira e Cunha bp em Pinhanços 6.8.1787 , sendo esta provavelmente familiar daqueles que referiu, e de quem tenho alguns ascendentes onde talvez entronquem os seus.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#268474 | A.C. | 12 jan 2011 17:51 | Em resposta a: #268459

Fernanda: Sim é o mesmo. Penso que foi pároco em S. Romão apartir de 1929 e faleceu depois de 1949 não sei ao certo o ano mas sei que está sepultado no cemitério de Seia.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#268478 | A.C. | 12 jan 2011 19:06 | Em resposta a: #268466

Caro Vasco
Talvez! Os dados que tem não são suficientes! Agradeço a atenção!

Certo é que Vasco de Oliveira e Cunha, filho(único)de José Maria de Oliveira e de Ascenção Pimenta da Cunha. Tudo indica que é filha(única) do Dr.Bernardo Correia da Cunha, um dos oito filhos do Alferes José Monteiro da Cunha, falecido em 1859, defensor da causa Miguelista, formou exécito com, supostamente irmão, o General Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho Póvoas (mais conhecido pelo General Póvoas da Vila Francada 1833 e da Abrilada de 30.05.1834).

Como dados soltos e sem conseguir fazer a ligação:

Dr. Agostinho de Mendonça Falcão (da Cunha Póvoas), nasceu na freguesia de Souto Maior, Concelho de Trancoso, em 27 de Agosto de 1783, Juíz de Fora em Almeida em 1807, filho de Sebastião de Mendonça Falcão e de D. Ana Helena da Conceição, casado com D. Maria Miquelina Pereira da Cunha Ferrão, filha (única) de Manuel da Cunha Abreu e Castelo Branco, senhor e morgado da Casa dos Cunha de Girabolhos, era casado com D. Ana Saraiva Ferrão, senhora da Casa de Pinhanços e da dos Ferrões de S. Romão.
O Dr. Agostinho era o 3.º filho de Sebastião de Mendonça Falcão Coutinho Sampaio e Vasconcelos, nascido na casa de Souropires, Concelho de Pinhel, Solar dos Távoras que data do ano 1.111, anterior à monarquia. Agostinho de Mendonça era irmão de Paulo de Mendonça Falcão Coutinho Sampaio e Vasconcelos, filho primogénito, nascido no solar souto maior, em 17 de Abril de 1775, veio a ser Capitão-mór em Trancoso.
Do seu casamento o Dr. Agostinho Mendonça teve 3 filhos, Manuel, Nicolau e António que por sua vez teve 3 filhos, um deles o Dr. Álvaro Mendonça de Falcão e Póvoas, Juíz nas comarcas de Gouveia, S. Pedro do Sul e mais tarde Juíz do Supremo Tribunal em Lisboa. Faleceu em Girabolhos no dia24 de janeiro de 1854 a sua casa brazonada foi vendida a outras famílias.

A maioria destes dados foi retirada da Monografia da Vila e Concelho de Seia, Ed. 1982, J.Q. Bigotte, se houver erros peço que os rectifiquem.

Bem Hajam

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#268480 | A.C. | 12 jan 2011 19:14 | Em resposta a: #268478

Sendo Certo também que Vasco de Oliveira e Cunha era primo do Padre Luís Lopes Martins da Cunha e de António Lopes Martins da Cunha, ambos irmãos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#268481 | ffarrajota | 12 jan 2011 19:22 | Em resposta a: #268474

Boa noite,
por acaso não tem nenhuma informação sobre o que se passou enquanto pároco em S.Romão? Esteve em S.Romão desde 1905 ou 1909 até 1929, sei que houve um problema com um funeral e daí ter saído de S.Romão, ou ele se recusou a fazer o funeral ou foi a família do defunto, parece que uma familiar fez queixa ao bispo. É uma história que ouvi e gostaria de saber mais.
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#268512 | A.C. | 12 jan 2011 22:57 | Em resposta a: #268481

Cara Fernanda:
Não sei qual o seu interesse se é conhecer a vida do Padre Luís da Cunha ou saber se tem descendentes, no entanto, posso assegurar-lhe que houve um episódio, em 1924, de recusa de enterro religioso porque o "infeliz" faleceu sem os sacramentos, cumprindo, assim, uma lei da Igreja. Foi suspenso e regressou às suas funções sacerdotais em 1938. Faleceu com 76 anos em 1949.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#268516 | ffarrajota | 12 jan 2011 23:36 | Em resposta a: #268512

Olá,
só me interessa a história do funeral, porque li um pequeno enxerto em que faz uma exposição sobre uma familiar do defunto. O mistério está quem seria essa família que o conseguiu expulsar da paróquia visto que no artigo não se refere a nomes. Já falei com uma prima que o conheceu mas não se lembra, foi batisada por ele mas quando se passou o episódio era pequena e não ligou. Se tiver mais alguma coisa a acrescentar, agradeço. Entretanto vou ver se tenho o artigo que me deu conhecimento do episódio.
Muito grata pela disponibilidade,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#268539 | A.C. | 13 jan 2011 11:19 | Em resposta a: #268516

Cara Fernanda,
Como lhe disse foi suspenso e retomou as funções sacerdotais em 1938. Mas garanto-lhe que eu nasci muito depois de 1949, portanto, não lhe posso dar detalhes. Tenho cópia de uns artigos de jornais da época, um deles escrito pelo próprio Padre da Cunha. Posso enviar-lhe por email. Por vezes, fazemos referência a certos episódios do passado para podermos identificar as pessoas que procuramos mas, penso que não é o lugar próprio para se narrar histórias. Se tiver mais alguma informação sobre o que falamos e o que procuro agradeço que me diga, sff, para aodacunha@gmail.com
Bem haja

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#269240 | alibi | 25 jan 2011 02:48 | Em resposta a: #268480

Conheço vários descendentes do padre Lujís Lopes Maartins da Cunha que teve uma filha e um filho, ambos com descendência. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#269241 | alibi | 25 jan 2011 03:06 | Em resposta a: #268409

Penso que o Prof. Dr. Lícinio Cunha, que foi chegado colaborador do empresário Champalimaud como administrafdor de um dos seus bancos, é da família Cunha de Girabolhos, a mesma do padre Luís.
Obs.:
Licínio Cunha é Professor Catedrático Convidado da ULHT onde dirige o curso de licenciatura em Turismo. Apesar de ter desenvolvido a maior parte da sua actividade profissional no sector bancário, tendo sido administrador de dois dos maiores bancos portugueses e de outras empresas financeiras, há muito que se interessou pelo turismo, actividade a que dedicou parte importante da então Direcção de Serviços do Turismo .Na área do Turismo desempenhou vários cargos tendo sido secretário de Estado do Turismo nos IV, V, X e XI Governos Constitucionais e administrador de empresas turísticas (ENATUR e LUSOTUR). A nível internacional além de administrador da European Financial Marketing Association, foi presidente da Comissão Económica da Federação Internacional do Termalismo e Climatismo e membro do Comité Económico e Social da UE.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Família Cunha de Tábua a Girabolhos

#269500 | A/C | 30 jan 2011 12:13 | Em resposta a: #269241

Caro alibi
Embora conheça o Dr Lícinio Cunha não sabia, de todo, que é da família Cunha de Girabolhos, embora, pouco esclarecedor fico a saber que é da mesma do Padre Luís da Cunha.
Quanto à sua Obs. fico a saber que, com o currículo do Dr. Lícinio, provavelmente, ele não terá tempo para estas questões de geneologia.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Cunha de Tábua, Pinhanços, Girabolhos, Seia, Guarda

#449980 | migrib | 13 set 2023 10:16 | Em resposta a: #268478

Bom dia,

Tenho uma certidão de casamento de Manuel de Mendonça Falcão, filho de Agostinho de Mendonça Falcão Sampaio Coutinho e Tavora e de Maria Miquelina Ferreira da Cunha Ferrão com Maria Miquelina da Cunha Pessoa Mesquita de Matos e Sousa Osório Freire, realizado na Miuzela.
No geneall aparece casado com Maria Augusta Melo Abreu. https://geneall.net/pt/nome/1050690/manuel-de-mendonca-falcao-da-cunha-e-tavora-coutinho-e-sampaio/

Terá sido casado duas vezes?

Obrigado,
Miguel Centeno

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 11:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen