Familia Cirne

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas

Familia Cirne

#268417 | hcirne | 11 jan 2011 23:46

Boa Tarde,

Sou descendente de Maria Luisa Teixeira Cirne filha de,
Henrique Gonçalves Cirne filho de,
Guilherme Braga Martins Cirne, médico e delegado de saúde em 1900, nome atribuido a uma rua em Rio Tinto- Gondomar (Rua Dr. guilherme Cirne).
Procuro mais informação acerca do Brasão da Familia assim como ascendência e se possivel fotos.
Grato pela atenção,

hcirne

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#268457 | pinheirov | 12 jan 2011 15:59 | Em resposta a: #268417

HCIRNE

Proponho-lhe ler as mensagens lançadas neste forum sob o nome Cirne ou Cyrne, se é que ainda não o fez. Talvez aí possa encontrar algo do que procura. Todas reunidas em:

www.geneall.net/P/forum.php?search=cirne&tema=0&pesq_por=subject

Cumprimentos

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#268824 | aníbal | 18 jan 2011 11:47 | Em resposta a: #268457

Caro/a HCIRNE,

É com muito gosto que convido a abrir,www.geneall.net/P/forum.php?search=cirne&tema=0&pesq_por=subject, conforme indicação do nosso Confrade Victor M.Pinheiro, porque neste momento, existe informação adicional sobre a Família que procura.

Cumprimentos,
Aníbal C.M.Pacheco.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#268837 | pinheirov | 18 jan 2011 16:50 | Em resposta a: #268824

Caro Aníbal C.M. Pacheco

Igualmente interessado neste apelido Cirne, sou talvez o primeiro a agradecer a informação com que nos gratifica na sua mensagem. Segui pela sua ficha pessoal, a ascendência do seu ramo mas não obtive resposta ao que procuro. Ando há anos às voltas com um ramo Pereira Cirne de Castro, do Norte, que entronca com os meus familiares de Viana do Castelo, pelos anos 1800.
Com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#268854 | PP | 18 jan 2011 23:01 | Em resposta a: #268837

Caro Aníbal Pacheco,

Tenho encontrado alguns Cirne na paróquia de Penafiel, mas infelizmente não lhe sei dar dados muito concretos. Talvez meados do século XVIII...

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#268860 | aníbal | 19 jan 2011 01:00 | Em resposta a: #268837

Caro confrade Victor M.Pinheiro,

Muito lhe agradeço a sua gentileza.

A título de informação, julgo que saberá que em Viana do Castelo, também existe a família Cirne Pimenta da Gama, assim como na Rua da Bandeira, na chamada "Casa dos Rapazes" versus oficinas, lá está um escudo esquartelado, com Cirne, entre outros costados.

Em Serreleis ( distrito de Viana do Castelo !?), também existe uma casa/solar, com as armas de Ribeiro Cirne.

Desejo que encontre o que procura!

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#268861 | aníbal | 19 jan 2011 01:08 | Em resposta a: #268854

Caro confrade PP,

Em Penafiel, como orientação e alguma mais informação que possa auxiliar, no Museu da Cidade, existia há uns anos, um muito bonito teliz, com o brasão Cirne ( adorno par colocar no dorso dos cavalos), o qual estava em exposição.

Também já foi falado no forum, a existência de um solar em Fonte Arcada/Penafiel, com armas plenas de Cirne.

Desejo-lhe sorte para o que procura!

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#268864 | edvasconcelos | 19 jan 2011 09:40 | Em resposta a: #268854

Caros confrades,

Posso dar uma achega no nome de um!


em Arquivo Distrital do Porto, Registos Paroquiais, Penafiel, Freguesia de Lagares, Lv. 7M, 1831-1853, fl. 13v.º

Ribas - Gertrudes
Aos vinte e quatro de Maio de mil outo centos e trinta e sinco (...)
(...) Foraõ Padrinhos Gertrudes da Encarnaçaõ Barboza e seu marido Jose Joaquim de Souza Cirnes de Penafiel (...)


Cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#268884 | pinheirov | 19 jan 2011 17:33 | Em resposta a: #268860

Caro Aníbal Pacheco

Agradeço o complemento de informação sobre os Cirne. Vejo que conhece bem essa gente e provavelmente a cidade e a região. Conheci em tempos uma família Pacheco com casa comercial na Avenida principal e ouso perguntar se o seu apelido está relacionado com ela. Quanto aos Cirne de Viana, são precisamente esses da Rua da Bandeira que sempre foram referidos como primos mas não consegui ainda encontrar o nó de parentesco que o confirme através de qualquer registo, embora fotos e nomes apareçam no álbum da família, provavelmente de outros arquivos que o. Como colaterais, é mais uma questão de curiosidade que de interesse para o meu trabalho sobre os Malafaia-Pinheiro.
Ao dispor, com os melhores cumprimentos,

Victor M-Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#268886 | aníbal | 19 jan 2011 18:08 | Em resposta a: #268884

Caro confrade Victor M-Pinheiro,

Também lhe estou grato por responder e assim nos podermos manter em contacto.

Julgo que poderá a qualquer momento localizar o seu entroncamento, que assim desejo.

Sobre a Família original ( tanto quanto julgo saber ), do Paço de Lanheses, em Lanheses, Ponte de Lima, assinavam, Abreu Pereira Cirne, que foram também Senhores de Lindoso (Castelo e lugar), em Arcos de Valdevez ( julgo ser assim), o que o poderá também auxiliar.

Sobre o meu apelido Pacheco, por Pai, vem da Casa e Quinta das Vinhas em Nevogilde, Lousada, distrito do Porto.

Igualmente ao dispôr,
Aníbal Pacheco.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#268891 | pinheirov | 19 jan 2011 19:41 | Em resposta a: #268886

Caro Anibal Pacheco

Muito obrigado. Conheço a casa de Lanheses. Já me propuseram no passado essa referência, que explorei vagamente, mas talvez valha a pena aprofundar agora essa pista a partir de alguns dados que possuo de gente ligada a Malafaias de Ponte do Lima pelos anos de 800. Por coincidência, vou a Portugal em Fevereiro e a oportunidade será boa para mais uma visita ao ADVC embora pense que o que procuro está alojado noutros arquivos. Mas como lhe disse é mais uma questão de curiosidade, e o que me interessa é menos a raiz dos Cirne, do que gerações mais recentes do início de 1900, prováveis Costa Cirne, de onde suponho, vem o entroncamento com Malafaia.

Grato pela sua atenção, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#270215 | Jorge75 | 08 fev 2011 22:58 | Em resposta a: #268861

Existe a Casa de Cimo de Villa em Fonte Arcada com o Brasão dos Magalhães Cyrne

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#274577 | Suomi | 14 abr 2011 18:19 | Em resposta a: #268864

Caro confrade,

Por acaso estou interessada em este casal e particularmente a qual era a freguesia onde residiam.

Com os melhores cumprimentos,

Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#274616 | edvasconcelos | 15 abr 2011 10:12 | Em resposta a: #274577

Cara confreira

Não tenho mais informações que as que escrevi no post anterior. Eles apenas surgem no registo de baptismo de uma minha tia-trisavó, sendo padrinhos. Conforme refere o texto, parecem-me ser residentes na freguesia de São Martinho de Penafiel. Transcrevo abaixo, na integra, o respectivo assento.

Baptismo de Gertrudes da Encarnação Lopes da Rocha
Arquivo Distrital do Porto, Registos Paroquiais, Penafiel, Freguesia de Lagares, Lv. 7M, 1831-1853, fl. 13v.º

Ribas - Gertrudes

Aos vinte e quatro de Maio de mil outo centos e trinta e sinco batizei (sem os S. oleos por ainda naõ haverem) a Gertrudes da Encarnaçaõ nascida em nove do mesmo filha Legitima de Antonio da Rocha e de Thereza Lopes da Silveira de Ribas desta freguezia: neta paterna de Manoel da Rocha e de Maria Lopes esta de Perozelo, e elle da dita Silveira, e materna de Manoel Lopes e de Thereza Martins Coelho de Sebolido. Foraõ Padrinhos Gertrudes da Encarnaçaõ Barboza e seu marido Jose Joaquim de Souza Cirnes de Penafiel de que fis este que asignu com as testemunhas. Teve os S. oleos em 22 de Julho dito.
Antonio Pinto de Lima
Joze + Soares
Francisco + dos Santos


É possível que a madrinha Gertrudes da Encarnação Barbosa esteja ligada aos Barbosas de Lagares, Penafiel, ou de Ordins (lugar da freguesia de Lagares, ramo já abordado superficialmente neste fórum em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=266353#lista ), os quais possuem ligações com o meu ramo familiar, e daí a eventual justificação de terem sido padrinhos.

Sei que é pouco, mas é toda a informação que possuo actualmente.

Melhores cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#274658 | Suomi | 15 abr 2011 19:56 | Em resposta a: #274616

Caro Confrade,

Muito obrigada pela a sua prontidão para a resposta.

Os dados que tenho:

José Joaquim Sousa Cirne(s) nasceu em 17.1.1790 em Cinfães, S.Cristavão de Nogueira. Filho de Maria de Sousa Cirne e Francisco Cabral de Azevedo.

O testamento da mãe (no Porto) , realizado em 8.11.1843 fala do filho, morador em Penafiel. Casado c/ a D. Gertrudes da Encarnacão de Barboza.

Pela internet:
José comprou da Ordem do Carmo - Penafiel os lugares de sepultura em 22.2.1840: Traslado da escritura de contrato que faz a VOTC com o Capitão José Joaquim de Sousa Cirne e sua mulher Dona Gertrudes da Encarnação Barbosa, sobre as duas sepulturas que mandarão construir na sacristia da Igreja daquela Ordem, para neles serem enterrados e também os seus filhos e sucessores, dando à mesa da VOTC a quantia de 42 mil e 400 reis em dinheiro. É do documento da Arquivo Municipal de Penafiel - Ordem Terceira do Carmo.

Pela ajuda dos outros confrades (pelo livro: As ordenanças e as milícias em Portugal - subsídios para a sua história, de Nuno Borrego, das Edições Guarda-Mor. :
José Joaquim de Sousa Cirne foi Capitão da 4ª Companhia de Ordenanças, sendo Quartel-Mestre do Batalhão de Voluntários Realistas de Penafiel. A data da patente ( do posto de Quartel-Mestre) é de 9.9.1829 e foi demitido em 5 de Janeiro de 1833.

Pela resposta da AHM (pela e-mail):
José de Sousa Cirne :
Cotas AHM/DIV/3/7/645 e AHM/DIV/3/7/1873
... Pela leitura dos mesmos, verifica-se que o militar em causa, com o patente de Coronel conferida por carta patente de 23 de Outubro de 1845, nasceu no Porto no ano 1792, tendo falecido em 1849. Sabemos que entre outros cargos, foi comendador do Batalhão Nacional Móvel de Vila de Guimarães, onde residia á data de Janeiro de 1937. Não nos são dados elementos sobre a sua residência em Penafiel...
Depois sugerem a contactar ADP e Arquivo Distrital de Braga...
Acho que se não trata a mesma pessoa....

Com os melhores cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#277429 | f4b2 | 01 jun 2011 10:57 | Em resposta a: #274658

Caro Maarit

Estava a consultar alguns documentos militares,com o intuito de ajudar outros confrades e reparei neste nome :

- ANTÓNIO de SOUSA CIRNE - Capitão do Batalhão de Caçadores 10 em 18 de Junho de 1822

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#277768 | Suomi | 05 jun 2011 18:36 | Em resposta a: #277429

Caro João,

Obrigada pela sua resposta.

O Jose Joaquim tinha um irmão - António. Ele vivia em Cinfães, S.Cristovão de Nogueira. Era casado com a Thereza Maria de Jesus. No testamento 1843 ele é mencionado já defunto e a esposa viuva. Nada mais sei dele. Tenho o certidão de nascimento dele.

Antepassado directo é o irmão João de Sousa Cirne, este vivia no Porto.

Com os melhores cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

Familia Cirne

#278037 | FGJ | 08 jun 2011 18:20 | Em resposta a: #268417

HCIRNE,
Se você quiser algumas informações sobre CIRNE no Rio de Janeiro, por favor, avise.
FREDERICO/RIO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#330946 | gparacatu | 15 jun 2013 14:55 | Em resposta a: #274658

Prezado(a) Suomi:

Aqui no Brasil, mais precisamente em Recife, Pernambuco, viveram dois Cirnes que ando à procura de seus ascendentes. Eram naturais de Lamego (não descobri a freguesia), a saber:
1 - Alferes Antonio de Sousa Cirne, casou em recife por volta de 1815; foi o pai do Barão de Santa Cândida;
2 - Joaquim de Sousa Cirne - casou no Recife em 1822, com Francisca de Assis Gama. Na certidão de casamento, ele informa ser filho de Francisco Cabral de Azevedo e de Maria de Sousa Cirne;
3 - Embora não haja informações, parece que os supra citados eram irmãos, devido a proximidade entre os dois;
4 - Pelo que depreendi nas informações acima, eles seriam homônimos dos outros acima mencionados.
Você teria alguma informação que poderia me ajudar?

Muito Grato
José Aluísio Botelho.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#331002 | gparacatu | 16 jun 2013 18:27 | Em resposta a: #330946

Prezados Confrades,

Reitero meu pedido de ajuda, acrescentando que achei um Francisco de Sousa Cirne, que viveu em Recife, na mesma época que os outros dois acima mencionados - Seria Antonio de Sousa Cirne tio do Joaquim e do Francisco?
Acrescento o link onde vocês podem ler a filiação do Joaquim de Sousa Cirne:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-17371-20263-83?cc=1719212&wc=M93K-3N2:877445959

É o último assento de casamento, embaixo à direita.

Aguardo alguma resposta.

Cumprimentos,
José Aluísio Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#331299 | gparacatu | 21 jun 2013 01:28 | Em resposta a: #331002

Prezados confrades,

Já que ninguém teve a elegância de responder as minhas indagações, mesmo que com um "nada sei", "não me interesso", etc, vou dialogar comigo mesmo:

Três filhos do casal Francisco Cabral de Azevedo/Maria de Sousa Cirne emigraram para o Brasil, a saber:

1 - Francisco de Sousa Cirne, em 1842 vivia no Recife, Pernambuco, sem mais notícias;

2 - Joaquim de Sousa Cirne, casou em 1822 (vide imagem no post acima), não deixou filhos;

3 - Alferes Antonio de Sousa Cirne - casou em Recife, por volta de 1817 com Clara Izabel de Lima, filha de um rico senhor de engenho. A esposa faleceu jovem em 1826. O casal teve dois filhos:

3.1 - Antonio de Sousa Cirne Lima, nascido em 1819, estudou direito em Coimbra. Retornou ao Brasil logo após a formatura em 1844. Em 1880, fixa-se na cidade do Porto, onde casa aos 70 anos, em 1899 na igreja de São Martinho de Cedofeita. Deixou filhos. Falece no Porto em 1897;

3.2 - Francisco de Sousa Cirne Lima, nascido em 1824, afilhado de Joaquim de Sousa Cirne; Importante magistrado brasileiro; em 1882 é agraciado com o título de Barão de Santa Candida pelo governo português (Dom Luís);

4 - Há fortes indícios que o Alferes Antonio de Sousa Cirne ao ficar viúvo em 1826, retornou à sua terra natal (Lamego e/ou Porto); indícios de ter participado da revolta do Porto em 1828;

Pergunto para mim mesmo:
Teria ele se casado novamente? Seria sua segunda esposa Tereza de Jesus, cujo casamento é referido neste forum?
Quando se deu esse casamento? Resposta fundamental para que se soubesse se esses Antonios seria a mesma pessoa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#331645 | CIRNE DE TOLEDO | 27 jun 2013 22:12 | Em resposta a: #331299

Caro confrade : Eu sou Costa Cirne , da Paraíba , mas muito interesado em pesquisas genealógicas sobre os Cirne do Brasil.Até agora , não conhecia oa pais do General Antônio de Sousa Cirne ( o pai do Barão de Santa Cândida ) , mas penso que você conseguiu descobri-los.Fica uma pergunta : a mãe dele , Maria de Sousa Cirne , seria ligada aos Sousa Cirne que constam da Base de Dados ? Qual a ligação entre ela e os Senhores da Honra de Guminhães ?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cirne

#331649 | gparacatu | 27 jun 2013 23:28 | Em resposta a: #331645

Caro Cirne de Toledo,

Nos livros paroquiais da matriz do Santíssimo Sacramento do Recife, pode-se detectar algumas pessoas com o sobrenome Sousa Cirne, que acredito, eram todos parentes.
Eu não conseguí até agora nenhuma prova documental da patente de General do pai do barão de Santa Cândida. O que descobrí sobre ele: era empregado nos engenhos do meu tataravô Francisco Casado de Lima, e que conseguiram uma patente de Alferes para ele, mesmo não sendo habilitado para o cargo. Na ocasião ele já era casado com Clara Izabel de Lima, filha do coronel Casado Lima. Após ficar viúvo, parece ter retornado à Portugal, levando consigo o filho mais velho, Antonio, que estudou em Coimbra. Nota: a patente de Alferes dele, está disponível no site do PROJETO ULTRAMAR - verbete Cintra.
Quanto a sua primeira pergunta, acho que sim. Já a segunda, não sei te responder.
Recentemente, escreví um pequeno artigo biográfico e um esboço genealógico sobre o Barão - LER em: www.araposadachapada.blogspot.com

Abraço,
Aluisio Botelho

Resposta

Link directo:

Familia Cirne

#416125 | tiagoferreira | 06 jul 2019 22:23 | Em resposta a: #277768

Boa noite Thereza,

Gostaria de solicitar a sua ajuda pois ando em pesquisa sobre um familiar meu que partiu de Portugal para o Rio de Janeiro. Toda a pesquisa de Portugal está feita e executada com sucesso. Estou a ter algumas dificuldades em entrar em contacto com algumas entidades que os utilizadores indicam como sugestão para obter documentos das pessoas que tentam descobrir. Eu deixo vários e-mails por semana na esperança de obter resposta e até agora o que recebo ou são respostas a dizer que não encontram ou não respondem sequer.

A minha avó no próximo mês faz 90 e nunca conheceu o pai nem sabe nada sobre ele e eu gostava de a presentear com essa noticia.

Muito obrigado desde já e poderá contactar-me através da minha página do geneall

Bem haja.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 23:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen