Família Pina

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Pina

#1579 | mlpgc | 06 jan 2001 20:40

Pesquiso a família Pina da freguesia de Vila Cova do Covelo,concelho de Penalva do Castelo.Em pesquisas no Arquivo Distrital de Viseu cheguei,aproximadamente,até o ano de 1630.O meu nome Pina Gouvêa parece ter origem na família Pina Cabral pois ele vai até meu quarto avô,José de Pina Gouvêa,nascido cerca de 1775,para mudar no pai desse,José de Pina Cabral.O apelido Pina Cabral pode ter origem no casamento de Francisco de Pina com Maria Cabral celebrado em 15/2/1685 no lugar de Casais,Freguesia de São João da Fresta,Mangualde.Esse Francisco de Pina era filho de outro Francisco de Pina,de Vila Cova.Gostaria de entrar em contacto com pesquisadores interessados nesta região.Pesquiso também o nome Martins Araújo.
Cordiais Saudações,
Marcos Levy Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina Cabral

#1852 | Cabrada1 | 22 jan 2001 13:44 | Em resposta a: #1579

O meu nome é Daniel J. Pina Cabral e consta a tradição na família que o meu trisavô Daniel Pereira de Pina Cabral teria nascido em Vila Cova de Covêlo, filho de João de Pina Cabral, que por sua vez era filho de José de Pina Cabral. Consta ainda a tradição oral que este Daniel Pereira de Pina Cabral terá ficado orfão muito cedo e terá acabado por casar na Vila de Arouca com Emília Joaquina de quem nasceu meu Bisavô José Pereira de Pina Cabral.
Este meu Bisavô veio para o Porto e o seu BI de 1946, de que possuo o original, consta como José Pereira de Pina Cabral.
Estaria interessado em confrontar esta sua pesquisa com a tradição oral da família.
Cordiais saudações.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina Cabral

#1910 | mlpgc | 24 jan 2001 23:32 | Em resposta a: #1852

Obrigado pela resposta.
Suas informações reforçam minha tese de que todos desse apelido podem ter origem no casal por mim aludido.Tenho anotações de vários registos de batismo de Vila Cova do Covelo entre os anos de 1728 e 1888.Sei que há algumas lacunas por perda ou deterioração.Entre as anotações que tenho constam tres indivíduos de nome José de Pina Cabral.O primeiro nascido cerca de 1740 e casado em primeiras núpcias com Maria de Sampaio e depois com Maria de Almeida,segundo pude inferir.Um outro,filho do primeiro,nascido cerca de 1780 tendo sido casado com Maria de Abreu.Um terceiro,nascido cerca de 1790,filho de Caetano de Pina Cabral e Teresa Maria de Albuquerque,que foi casado com Maria da Conceição.Há um João,neto desse terceiro José de Pina Cabral cujos pais não vieram anotados.Não sei se foi erro da pessoa que pesquisou para mim ou se a certidão não menciona.Infelizmente não encontrei registos com o nome de Daniel,o que não quer dizer que esse registo não tenha existido pois,como disse,há várias lacunas.
Acho que essa pesquisa ainda pode render muito.Uma das coisas que pretendo é conseguir acesso a todas as obras do genealogista António Machado de Faria de Pina Cabral que pode ser nosso parente e que deve ter deixado algo escrito sobre seu próprio apelido.Continuemos a manter contacto.
Com meus respeitosos cumprimentos
Marcos Levy Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#2680 | amaral | 12 mar 2001 19:30 | Em resposta a: #1579

Na certidão de baptismo de meu trisavô, nascido em 1846 , Travanca, Olivª do Conde, Carregal do Sal figuram como padrinhos: António dos Néry da Costa Cabral e sua mãe, D. Mª Lutegarda da C.C. e Nery.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#5508 | mlpgc | 04 jun 2001 02:09 | Em resposta a: #1579

Renovando.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#5520 | sam | 04 jun 2001 18:32 | Em resposta a: #5508

Caro Marcos Levy:
Pesquisei o "site" da Biblioteca Nacional de Lisboa (sirius.bn.pt) sobre obras de António Machado de Faria de Pina Cabral. Vou enviar a lista completa em privado. Das diversas obras só duas, infelizmente, existem na Biblioteca Pública Municipal do Porto:
- Arquivo histórico de Portugal / dir. José da Cunha Saraiva, António Machado de Faria.- Lisboa: Bertrand, 1932-1964.
- FERNANDES, Brás A. - Armas e inscrições do forte de Baçaim / Brás A. Fernandes, apresent. Justino Mendes de Almeida, pref., notas e trad. António Machado de Faria, [ed. lit.] Academia Portuguesa da História.- Lisboa: A.P.H., 1998. - Ed. facsimilada da ed. de Lisboa : Academia Portuguesa da História, 1957.

Se alguma destas interessar terei todo o gosto em ir à BPMP consultar o que for necessário.

Um abraço.
Sílvio Abrantes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina - Penalva e concelhos limítrofes.

#195290 | Canelas | 05 mai 2008 15:18 | Em resposta a: #1910

Caro Marcos

Pesquiso pelo lado materno, essencialmente, no concelho de Penalva do Castelo e limítrofes: Mangualde, Viseu, Sátão, com ramificações em Fornos de Algodres e Celorico da Beira.
No concelho de Penalva do Castelo a maior incidência é nas freguesias/paróquias da Ínsua, Castelo de Penalva, Esmolfe e Pindo.
Dentre os meus ancestrais figura ANTÓNIA MARIA DE PINA, minha 5.ª avó, natural de Vila Cova de Tavares, freguesia de Várzea, Mangualde, filha de Francisco de Pina e sua mulher, Micaela Moreira, e que terá nascido, presumivelmente, entre 1740/1750, pois que casou na citada freguesia da Várzea com José de Albuquerque, nascido em 30.10.1744, em Fornos de Algodres, filho de João de Albuquerque e de Rosa do Amaral, que também usava o nome de Rosa Maria de Albuquerque. Dada a similitude de nomes e proximidade de locais se, porventura, algum deles constar da sua base de dados, agradeço qualquer contributo, sendo certo que, também, disponibilizarei os elementos que possuo.

Um abraço

César Tavares.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#213095 | dwp | 12 nov 2008 16:46 | Em resposta a: #1579

Procuro descendentes do cenógrafo Augusto Pina (1872-1938), irmão do jornalista Mariano Pina (1860-1899). Creio que são da zona de Leiria. Augusto Pina morreu em Cascais.
Grata,
denise

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#288369 | Ana Niel | 02 out 2011 16:15 | Em resposta a: #1579

Caro Marcos,
Creio que somos da mesma família e nem sei mesmo se não nos conhecemos, quando você, ainda criança, juntamente com a que creio ser sua irmã Arlanza e seus pais, visitou seus avós em Vila Cova do Covelo. Sua avó, a quem sempre ouvi chamar tia Marquinhas (deduzo que se chamava Maria), era irmã do meu avô, António Bernardino de Almeida, de Penalva do Castelo (antigamente Castendo) O meu nome é Ana Teresa Niel de Morais Sarmento e sou filha de João de Castilho Girão de Morais Sarmento e de Maria Teresa da Costa Niel e Almeida de Morais Sarmento, esta última sobrinha direta da sua avó. Lembro-me muito bem de seu tio Levy e de visitar os seus avós sempre que vinham do Brasil (creio que sempre de barco). Lemro-me ainda como todos nos deliciávamos com os pitéus que sua avó fazia.
Gostava imenso de saber mais da sua e (creio) minha família do Brasil.
Quanto à família Martins Araújo, sei que é de Penalva do Castelo e que são da minha família. Da parte do meu avô, eram muitos irmãos, creio que 18, e um deles era o meu tio Pedro, cujo filho se cahama Pedro Martins Araújo e era mais conhecido pelo Pero Gordo. Parece-me que alguns dos membros dessa família emigrou para os Estados Unidos e eu, que de bastante cedo saí de Penalva do Castelo, perdi-lhes o rasto. Quem conhecia bastante bem toda a família era a minha mãe, que já faleceu há treze anos. Pode entrar em contato comigo sempre que queira e, se de acto é meu parente, que mantivéssemos a nossa relação. Um abraço
Ana

Resposta

Link directo:

Família Pina

#289878 | Vimpério | 25 out 2011 16:10 | Em resposta a: #288369

Cara Ana

Muito prazer em conhecê-la. Só hoje vi sua msg. Antigamente o Geneall tinha um mecanismo que avisava quando os tópicos eram atualizados. Estava consultando outras coisas quando resolvi revisitar tópicos antigos e, para minha grata surpresa, deparei c/ sua msg.

Sim, de facto somos parentes, não há dúvida. Estive em Portugal pela primeira vez em 1963, talvez seja essa vez que vc esteja aludindo. Nasci em 1960, por isso tenho pouca ou quase nenhuma memória dessa viagem. Minha irmã chama-se Arlanza. Minha mãe, irmã do meu Tio Levy, também chamava-se Arlanza.

Sim, meu avô José Maria de Pina Gouvêa e minha avó Maria do Carmo (d`Almeida) Gouvêa viajavam sempre de navio pois meu avô tinha medo de avião. Meu Tio Levy viveu entre Penalva e Vila Cova até falecer em 1988.

Minha mãe casou-se no Brasil e teve cinco filhos. Sou o benjamin (caçula).

Tenho tentado "subir" mais nos Martins Araújo e Almeidas. Nos Almeidas não há mais como pois o avô de minha avó, Fernando, foi exposto na roda da Santa Casa. Quanto aos Martins Araújo, há muito que pesquisar ainda.

Gostei imenso de receber a msg. Espero que leia o mais breve possível. Vou tentar fazer contacto também pelas redes sociais.

Bem Haja,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#289881 | Ana Niel | 25 out 2011 16:58 | Em resposta a: #289878

Olá Marcos,

também me alegrou imenso a sua resposta. Gostava imenso de saber de sua irmã Arlanza que, embora pequenina, recitava com muita emoção e sentimento poemas da Cecília Meireles e de outros poetas. Creio que nos 50 anos de casados de seus avós, sua mãe cantou com sua fantástica voz durante a missa. Claro que gostava imenso de saber de todos vocês, dado que não tenho muito mais família (viva) da parte da minha mãe. Também pesquisei bastante sobre seu tio Leduvy (creio que se escreve assim), pois me lembro de ouvir a minha mãe contar que era um bom músico. Podee-me encontrar no Facebook com meu nome Ana Teresa Morais Sarmento e também pode me contatar pelo mail ananiel.s@netcabo.pt.
Fico esperando notícias tuas.

Um abraço

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#309255 | jlrsousa | 28 jun 2012 23:14 | Em resposta a: #1579

Pesquiso também nessa zona, sobretudo nas freguesias de Matança, Antas, Vila Cova do Covelo, Castelo de Penalva. Tenho uma 8ª avó Maria de Pina, oriunda dos Casais de S.J. da Fresta, que casou com Manuel de Andrade, capitão de ordenanças da Matança, por volta de 1720. Os seus descendentes varões usaram o nome Pina Cabral (como o seu neto Manuel de Pina Cabral, Provincial da Ordem Terceira e autor do Magnum Lexicon Latinum, Et Lusitanum ....) ou Pina Sampaio (um seu bisneto). Não sei se tem alguma informação sobre esta minha Maria de Pina, o que muito agradecia, mas as datas que indica quase me levam a crer que seria filha do casal Francisco de Pina - Maria Cabral.

Encontro também nos paroquiais da Matança um tal Manuel Gouveia, de Vila Cova do Covelo, casado com uma Maria Clara da Matança (registo mais antigo nascimento do seu filho Luís em 1749). Os pais de Manuel Gouveia eram um outro Manuel Gouveia e Catarina de Almeida. Os pais de Maria Clara eram Vicente de Figueiredo de S.J. da Fresta e Eufêmia Jorge da Matança. Pode ser que lhe interesse.

Cumprimentos,

João de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#309674 | Vimpério | 05 jul 2012 15:50 | Em resposta a: #309255

Olá João

Sua 8ª avó é provavelmente irmã do meu 6º avô, Caetano de Pina Cabral, filhos do casal Francisco de Pina e Maria Cabral.

Só não afirmo peremptoriamente porque prefiro confirmar antes. Estou citando tudo de memória para não tardar na resposta.

Não lembro de outros Pina Cabrais na Fresta que não fossem descendentes desse casal. Sua 8ª avó teria nascido em 1685. Dela eu já tinha os pais e avós e, mais recentemente, passei a ter os bisavós a partir da leitura da habilitação de Caetano de Pina Cabral para FSO. Pelo lado de Francisco de Pina as pesquisas deixam-nos em Vila Cova e Castelo de Penalva, mormente aldeias de Lages e Quintães. Já pelo lado de Maria Cabral as pesquisas levam-nos para o Ramirão e Seixo Amarelo além da Fresta (nesta, na aldeia dos Casais, como já sabemos).

Os pais de Francisco de Pina são Francisco de Pina e Juliana de Figueiredo, de Vila Cova. Os pais de Maria Cabral são Manoel de Lemos e Isabel Antunes. E, para já, mais não digo por não querer confiar tanto na memória.

Manoel de Gouveia e Catarina de Almeida são meus sétimos avós, ele filho do padre Francisco de Gouveia, natural do Castelo de Penalva, aldeia de Casal das Donas.

Vou rever minhas anotações para informar mais amiúdo.

Volto a postar em breve.

Cumprimentos,

Marcos.

EM TEMPO: As mensagens de mlpgc também são minhas. É que tive que fazer uma nova inscrição.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#309811 | jlrsousa | 08 jul 2012 05:36 | Em resposta a: #309674

Muito lhe agradeço os elementos que desde já me forneceu. Aguardarei então que confirme os dados que puder.

Cumprimentos,

João

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#310779 | Vimpério | 25 jul 2012 23:07 | Em resposta a: #309811

Boa noite, João

Finalmente consegui localizar o casamento de Manoel de Andrade c/ Maria de Pina (Cabral) na Fresta.

Confirmou-se o que já intuíamos baseados no que tínhamos de informações até então.

Segue transcrição. É uma primeira leitura, sem revisão. Quis postar logo, sem mais delongas.

"Aos Coatro de Novembro de mil Sete Centos e vinte e seis se receberam em presença do R.do Abb.e da Matança [e minha] Manoel de And.de da quinta da Fonte Fria freguesia da Matança com Mª de pinna Cabral do lugar dos casais o contrahente fº de M.el de And.de e de sua m.er Catherina de And.de da mesma quinta da Fonte Fria e a contrahente fª de Francisco de pinna e de sua molher Maria Cabral dos casais desta freguesia, foram testemunhas o [Dºr] Antonio de [Abreu] de Travanca e o Padre Luis de [Carvalho] do mesmo lugar e m.tas mais pessoas que assistirão de que fiz este termo que asignei dia mes e era ut supra
O [ ] M.el de [Loureiro] "

Em breve posto outras informações, agora já sobre nossos antepassados em comum a partir do casal Francisco de Pina e Maria Cabral.

Cumprimentos,

Marcos Levy.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#310882 | jlrsousa | 28 jul 2012 05:05 | Em resposta a: #310779

Caro Marcos,

agradeço-lhe muito as informações que me faz chegar, e sobretudo o seu trabalho e boa-vontade, não tinha grandes esperanças de saber algo sobre estes dois tão cedo, pois estou atualmente muito longe de Portugal. Não querendo abusar da sua boa-vontade, pergunto se tem acesso ao documento original e em caso afirmativo se seria possível enviar-me por e-mail?

Não posso deixar de lhe perguntar, uma vez que investiga Vila Cova do Covelo, se por acaso tropeçou com um outro antepassado meu, António Coelho, filho de Manuel Coelho e Ana de Andrade, nascido por volta de 1780. Em tempos consultei os microfilmes de VCC no AD de Viseu, mas estavam a bem dizer ilegíveis e não pude obter qualquer informação.

Fico então na expectativa de mais informação que possa partilhar sobre os nossos antepassados comuns, e mais uma vez deixo-lhe um sentido obrigado.

João de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#311196 | Vimpério | 02 ago 2012 01:02 | Em resposta a: #310882

Caro João

No momento, meu acesso ao documento original é virtual. E infelizmente não tenho como repassar imagem dele à você.

Com relação aos nossos antepassados comuns, começo por reparar dois pequenos equívocos que cometi por citar de memória. Penso ter dito que Maria teria nascido em 1685 mas não procede. Francisco de Pina e Maria Cabral casaram-se no início de 1685 e tiveram seu 1º filho ainda nesse ano mas não foi Maria e sim Manoel, batizado em 11/12/1685. Maria foi batizada em 15/02/1687. Aí cabe um comentário: tendo casado com Manoel de Andrade em 1726, terá sido com quase 40 anos, o que não é impossível mas parece um pouco tarde. Eu vou investigar se houve outra Maria filha desse mesmo casal e se houve mais de um casamento dessa ou dessas Marias.

Outra coisa é que citei antepassados nossos em Ramirão e Seixo Amarelo mas esses são pelo lado de Leonor da Costa (Tavares), mulher de Caetano de Pina Cabral, irmão de Maria de Pina Cabral. Esses, portanto, tocam à minha ascendência mas não à sua.

Esclarecidos esses pontos, passo a seguir às informações sobre a ascendência de Maria de Pina Cabral a partir da diligência de habilitação para Familiar do Santo Ofício de seu irmão inteiro Caetano de Pina Cabral.

Seus pais, Francisco de Pina e Maria Cabral são dados como moradores e naturais ele de Vila Cova do Covelo, freguesia de Nossa Senhora da Expectação, e ela da Fresta, fregª de São João Baptista.

Francisco de Pina é filho de outro Francisco de Pina natural da fregª de São Pedro do Castelo de Penalva e de Juliana de Figueiredo natural de Vila Cova do Covelo. Nos depoimentos das testemunhas há divergências sobre se Francisco é do lugar das Lages ou das Quintans. Mas são ambas aldeias da mesma freguesia.

É neto paterno de Simão de Pina, de Castelo de Penalva e de Francisca de Mattos. É neto materno de Antonio Fernandes e de outra Juliana de Figueiredo.

Maria Cabral é filha de Manoel de Lemos, natural de Travanca e de Isabel Antunes, natural da Fresta. É neta paterna de Alvaro de Carvalho e Isabel de Figueiredo e materna de Francisco George e outra Isabel Antunes.

Será difícil "subir" para além desses pelos registos paroquiais disponíveis para consulta. Mas cabe ainda uma leitura bem apurada dos padrinhos e testemunhas nos registos mais vetustos. Outra possibilidade será encontrarmos outras diligências de habilitação que possam ajudar nesse sentido.

Tenho um primeiro levantamento de Pinas em Castelo de Penalva. Estão concentrados nas Lages e são muito provavelmente os nossos Pinas. Mas ainda não consegui evidenciar a ligação direta com os que foram para Vila Cova do Covelo.

Cumprimentos,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#311199 | Vimpério | 02 ago 2012 01:34 | Em resposta a: #310882

Em tempo:

Com relação ao Antonio Coelho, filho de Manoel Coelho e Ana de Andrade, numa primeira investigação não o localizei. Mas vou verificar mais amiúdo e volto a falar.

Mas há, sim, algumas pessoas desses apelidos por lá, inclusive Coelho de Pina, esse último em meados do XIX.

Apenas à guisa de comentário, em Castelo de Penalva há mais indivíduos desse apelido Andrade que em Vila Cova.

Cumprimentos,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#311208 | jlrsousa | 02 ago 2012 06:27 | Em resposta a: #311199

Caro Marcos:

não posso deixar de agradecer mais uma vez as suas amabilidade e disponibilidade de fornecer-me estes dados.

Relativamente à idade de Maria Cabral não fico surpreendido, pois apenas consegui encontrar um filho do casal (não quer dizer que não tenham tido mais, mas a idade algo avançada de Maria Cabral ajuda a explicar este facto). Existem vários Coelho de VCC com descendência na Matança. Um Joaquim Coelho filho de João Coelho e Eugénia Maria casou aqui em 1841, não sei se lhe interessa.

Em Castelo de Penalva tenho antepassados dos Moinhos do Rio Dão e de Aldeia de Souto de Vide (um José de Almeida filho de Francisco de Almeida e Antónia Rodrigues que terá nascido c. 1720).

Cumprimentos,

João de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#311233 | jlrsousa | 02 ago 2012 17:07 | Em resposta a: #311208

Na mensagem anterior queria dizer Eugénia de Pina e não Eugénia Maria.

João de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#311259 | Vimpério | 02 ago 2012 23:24 | Em resposta a: #311233

Caro João

Não há o que agradecer.

Quanto a Eugenia de Pina, poderia vir a ter interesse numa outra fase da pesquisa. Por ora, em função do tempo exíguo, prefiro verticalizar o mais possível em todos os ascendentes em detrimento dos laterais com ascendentes já conhecidos.

Esse José de Almeida filho de Francisco de Almeida e Antonia Rodrigues talvez não seja difícil encontrar embora devamos estar atentos para a possibilidade de homônimos triplos em freguesias como Castelo de Penalva e Vila Cova, onde esses apelidos, principalmente Almeida, são extremamente comuns.

Fico devendo informações sobre esses acima e sobre os Coelhos referidos em sua mensagem anterior.

Até breve,

Cumprimentos,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#314052 | Vimpério | 21 set 2012 22:27 | Em resposta a: #310882

Caro João

Com relação ao António filho de Manuel Coelho e Ana de Andrade nascido cerca de 1780, ainda não deparei.

Entretanto, chamou-me a atenção um Manuel baptizado em 09/01/1701 na Fresta (lugar de São João) filho também de um Manuel Coelho (já defunto) e Ana de Andrade.

Para ter pertinência, haveria de o confrade João ter-se enganado na digitação e ser 1680 em vez de 1780. Se tal aconteceu, o António poderia ter nascido pouco depois de 1680 (já que o João disse "por volta") e este Manuel ser um irmão dele.

Enfim, a ver.

Antecipo logo os padrinhos que foram João Alvares do lugar de [Dornelas] e Maria da Fonseca do lugar de São João.

Batizou o padre Manuel Monteiro.

Cumprimentos,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#314151 | jlrsousa | 23 set 2012 20:40 | Em resposta a: #314052

Caro Marcos

não foi engano, era mesmo 1780 em Vila Cova do Covelo. De qualquer modo o meu obrigado.

João de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#314594 | Vimpério | 01 out 2012 05:19 | Em resposta a: #314151

Caro João

Não sei se terá a ver com os seus, mas como não é um apelido tão comum nessas freguesias que pesquiso, segue:

Em 10/12/1643, é baptizada Maria, "fª de João Tristão damaral ede sua molher Mª damaral", frgª de Quintela de Azurara, Mangualde.

Se interessar, passo a transcrição completa.

Cumprimentos,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina

#314646 | Vimpério | 01 out 2012 22:29 | Em resposta a: #314151

Caro João

Peço que ignore a mensagem imediatamente anterior a essa.

Equivoquei-me e postei no tópico errado. É destinada a outro confrade.

Queira desculpar.

Cumprimentos,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina - Penalva e concelhos limítrofes.

#328927 | jvazcarvalho | 10 mai 2013 13:58 | Em resposta a: #195290

Cumprimentos a todos os participantes.

Gostava de encontrar informação sobre os ascendentes da minha avó materna. Os poucos dados que tenho vão de encontro a algumas informações neste tópico e por isso vinha pedir a vossa colaboração. Aqui vai.

Alice de Pina, filha de António Paulino de Pina e de Isabel da Silva. Nascida a 7 de Maio de 1918 em Vila Chã, Fornos de Algodres.
Sei que o pai (António de Pina) tinha uma quinta em Fornos de Algodres e faleceu quando a minha avó era bebé. A mãe faleceu pouco tempo depois e ela ficou ao cuidado dos padrinhos. Mais tarde foi entregue a um orfanato e a quinta acabou por ser vendida em hasta pública para saldar dividas contraídas pelos padrinhos que terão ido para o Brasil.

Obrigado a todos e boas investigações.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina - Penalva e concelhos limítrofes.

#328944 | f4b2 | 10 mai 2013 18:40 | Em resposta a: #328927

Caro jvazcarvalho

Não sei se interessa? Deixo- lhe estas notas que retirei dos Anuários de Portugal de 1909 e 1944,cito:

- ANTÓNIO de PINA - Fabricante de Queijo em Fornos de Algodres em 1909

- ALBERTO de PINA - Sapataria em Fornos de Algodres,1944

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina - Penalva e concelhos limítrofes.

#328955 | jvazcarvalho | 11 mai 2013 00:27 | Em resposta a: #328944

Obrigado Caro João.

O António de Pina é provável que seja o meu bisavô, o Alberto já não me parece. Pelo que sei a minha avó era filha única portanto, se o Alberto for família será por outra ramificação.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Pina - Penalva e concelhos limítrofes.

#329264 | jvazcarvalho | 17 mai 2013 16:40 | Em resposta a: #328944

Afinal não tinha ligação, após receber a cópia do assento de nascimento da minha avó, descobri que o pai António Paulino de Pina (aprox. 1892) era jornaleiro, filho de António Paulino de Pina e de (qualquer coisa ilegível) Rosa e a mãe Isabel da Silva (aprox. 1896) era agricultora, filha de António Silva e de Maria dos Anjos.
A ligação ao António de Pina queijeiro ou ao Alberto de Pina sapateiro são improváveis.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Pina

#352016 | virgilio32 | 10 nov 2014 17:17 | Em resposta a: #1579

No Gayo temos Manuel de Pina de Abreu da Sortelha que casou (1709) com Maria Gomes (filha de Antonio de Gouveia Cabral e Margarida Gomes +1704)

Se pode ajudar alguém ...

Resposta

Link directo:

Família Pina

#381723 | MIRIAM BARAO DUARTE | 07 jun 2017 14:20 | Em resposta a: #1579

Boa tarde,

procuro Fernando Pina Cabral, meu bisavô, que cresceu numa quinta em Santa Comba Dão.
Muito obrigada. Cmpts

Resposta

Link directo:

Família Pina

#385171 | Miguel E Pina | 07 out 2017 14:33 | Em resposta a: #352016

Boa tarde,

Venho pedir-lhe ajuda. Em que entrada se encontra referido no Gaio o Manuel de Pina Abreu?

Muito obrigado,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

Família Pina

#406836 | letauffenbach | 27 ago 2018 03:40 | Em resposta a: #1579

Olá!
Estou em busca de informações sobre a família do meu bisavô: José de Pina Figueiredo.
Ele nasceu no dia 14 de novembro de 1880 em Penalva do Castelo. Seus pais são: Antônio Pina e Thereza de Jesus.
Procurei informações no site do arquivo distrital de Viseu mas não encontrei. Como posso proceder para encontrar o registro de nascimento ou de batismo dele?
Meu bisavô se mudou para o Brasil em 1895.
Muito obrigada!!
Letícia.

Resposta

Link directo:

Família Pina

#418141 | Lyris | 20 set 2019 16:36 | Em resposta a: #1579

Olá a todos

Sou Lyris, nascida e moradora em Salvador, na Bahia. Estou em um dilema. Tenho os dados de meu avô, bisavô, trisavô, 4 avô maternos, todavia não sei de nada sobre meu 5 avô Dionisio Vieira de Pina. Gostaria de saber se alguém faz parte desta ramificação de Pina pois eu preciso saber de onde meu sobrenome procede.
Segue meus antepassados:

Mâe Zildette Pina de Miranda - !918
Avô Virgilio Eugenio de Pina - 1891
Bisavô Virgilio Vieira de Pina - 1854
Trisavô Anolino Vieira de Pina - 1826
4 Avô Joaquim Vieira de Pina - 1807 (de acordo com o óbito, mas ainda não encontrei o registro)
5 Avô Dionísio Vieira de Pina

Peço antecipadamente desculpas na minha escrita, mas é a primeira vez que estou participando deste Forum.

Se alguma boa alma puder me auxiliar ou se algum parente meu estiver por aí, por favor HELP !!!

Att

Cristina LYRIS Pina de Miranda ( Na verdade minha familia paterna é Miranda Henriques, mas meu pai me registrou sem o Henriques)

Resposta

Link directo:

Família Pina

#418142 | virgilio | 20 set 2019 16:47 | Em resposta a: #385171

encontra-se nos GOUVEIAS tomo XV - capitlo 100

Maria (Gomes) de Gouveia Cabral cc Manuel de Pina em 1709 na Vila do Touro era filho de José Lourenço e Maria de Pina (+1684)
Tiveram pelo menos um filho Manuel que nasceu o 2/4/1715 em Sortelha

Resposta

Link directo:

Família Pina

#418158 | Lyris | 20 set 2019 23:16 | Em resposta a: #1579

Boa noite a todos

Esqueci de mencionar que dos meus ancestrais Vieira de Pina, acima, todos os registros foram encontrados na Igreja Nossa Senhora da Penha em Salvador, Bahia.

Att

Lyris

Resposta

Link directo:

Família Pina

#421906 | Miguel E Pina | 20 fev 2020 08:11 | Em resposta a: #418142

Muito obrigado pela referência e ajuda.

Resposta

Link directo:

Família Pina

#421930 | Jorge Resende | 20 fev 2020 22:19 | Em resposta a: #1579

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GPPC-7J1?i=166&cc=1932363


att Leticia

Resposta

Link directo:

Família Pina

#435669 | Cmgaa | 14 ago 2021 01:37 | Em resposta a: #1579

Boa noite,

Ando a procura do meu tetravos caetano marques pina casado com anna theresa.
Em principrio sao de sandiaes.
Alguem pode ajudar me?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Pina

#435679 | Lyris | 14 ago 2021 21:33 | Em resposta a: #1579

Esou ainda na busca de meus ancestrais Vieira de Pina. Só consegui chegar ao meu 6 avô Bento Vieira de Pina, alguem poderia me ajudar? Sou do Brasil.

Att. Lyris Pina

Resposta

Link directo:

Família Pina

#435749 | gerislopes | 20 ago 2021 00:22 | Em resposta a: #435679

OLá amigo,
Chegaste a usar o site Family Search?
Você tem que comecar por você, depois seus pais, avós, bisavós e assim por diante....
Pegue todos os teus registros e vai anotando.
Faça sua árvore genealógica.
Eu fiz assim e consegui minha cidadania portuguesa.
Aproveito para convidar vc para assitir meu canal.
Deixo o link aqui para você, espero possas apreciar e se inscrever em meu canal,
o vídeo é sobre cidadania portuguesa;
https://youtu.be/zFxdkwYTF68
Um forte abraço e boas pesquisas.

Resposta

Link directo:

Família Pina

#435776 | 57785778 | 22 ago 2021 09:31 | Em resposta a: #1579

Existe um joão da silva pina, filho de Manuel da silva Pina e Maria da Costa ou Maria Antónia da Costa, de Lamosa-Sernancelhe, nascido a 18-09-1865. Casou 12-09-1889, em Penude-Lamego com Ana Gonçalves

Resposta

Link directo:

Família Pina

#435792 | Lyris | 22 ago 2021 17:56 | Em resposta a: #1579

Obrigada pelo retorno. Eu já construi minha árvore e tudo está documentado. Já pesquisei em vários sites também. O meu 6 avô nasceu por volta de 1695 e foi Capitão em Cachoeira na Bahia, mas ele também foi Almoxarife, distribuidor e contador da mesma cidade. Já procurei em tudo que vocês possam imaginar e não encontro ele.

Estou nas buscas ...

Att

Lyris Pina

Resposta

Link directo:

Família Pina

#453203 | Mazio Pina | 29 mar 2024 02:37 | Em resposta a: #1579

Olá, muito interessante essa busca pelas raízes, moro no Brasil, desde jovem as pessoas estranham o sobrenome PINA na escola e por onde ando, por ironia do destino nasci torcedor do VASCO DA GAMA, um dia ainda irei em Portugal para saber que barco português afundou para ter tanto PINA aqui na região... Abraços

Resposta

Link directo:

Família Pina

#453681 | jvazcarvalho | 24 abr 2024 10:57 | Em resposta a: #453203

Por acaso é da região do Rio de Janeiro? Tenho nos meus registos quatro primos da minha avó materna que se estabeleceram no Rio. https://www.jvazcarvalho.net/gedsite/TreeView2.aspx?ID=999

Resposta

Link directo:

Família Pina

#453688 | Lyris | 25 abr 2024 00:57 | Em resposta a: #453681

Boa noite.

Obrigada por se interessar em me ajudar. A família dos meus ancestrais até onde eu sei é Vieira de Pina. O ancestral mais antigo que conheço estava em Cachoeira, na Bahia e Casou em Maragogipe, na Bahia. Todavia, não sei de onde ele veio. Ele deve ter nascido por volta de 1690 e o seu nome era Bento Vieira de Pina, com um filho capitão de mesmo nome. Não sei se ele veio do Rio de Janeiro.

Att

Lyris Pina de Miranda

Resposta

Link directo:

Família Pina

#453689 | Mazio Pina | 25 abr 2024 03:17 | Em resposta a: #453681

Não, infelizmente, sou do Maranhão, mas aqui tem bastante PINA, dizem que há uma grande colônia de PINA em Miracema-TO, meus avós eram Bernardina Carvalho e Hermogenes de Pina Castelo Branco, vieram de um lugar chamado Alto Parnaiba-MA e Balsas, dai em diante não sei de outras gerações. Abraços

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 16:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen