Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#268695 | Gonçalo Frutuoso | 16 jan 2011 13:56

Boa tarde,

Procuro informações sobre a descendência do Dr. Justino Xavier da Silva Freire, filho de António Manuel Freire e de Dona Teresa Amália da Silva Xavier, natural de Viana do Alentejo, e de sua mulher Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira, filha do Almirante Gabriel de Carvalho Figueira e de Dona Maria Gertrudes Antonina de Carvalho, natural de Torres Vedras.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#268995 | zedamas | 21 jan 2011 20:18 | Em resposta a: #268695

boa noite. tenho estado atendto a ver se alguém respondia, pois eu não tenho uma certeza sobre o assunto, mas o Dr Justino Freire, médico em Torres Vedras, no inicio do Sec XX, é referido em 1919, num livro, penso que os seus descendentes são uma familia muito conhecida em Torres Vedras, com algumas figuras públicas de âmbito Nacional, caso da Manuela Moura Guedes, e da Guta Moura Guedes.
Penso que o advogado (já em 1925) Justino Freire de Moura Guedes é seu filho.
O Afonso de Sousa de Freire de Moura Guedes, tinha e tem vários irmãos vivos, um deles era também Justino de Sousa Freire de Moura Guedes

Damas

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#269001 | Gonçalo Frutuoso | 21 jan 2011 22:36 | Em resposta a: #268995

Caro José Damas,

De facto os Moura Guedes descendem de Justino Xavier da Silva Freire e de Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira, através de Dona Maria Teresa de Carvalho Figueira Freire.

Outro descendente, no caso bisneto do referido casal, é o General Freire Damião.

O objectivo é traçar a descendência de Veríssimo Júlio Máximo Cardoso Ferreira e de Dona Leonarda Rosa Teresa Arcângela Pereira Cardoso.

O meu interesse passa pelo facto da minha família descender deste casal, tal como descende Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira, e consequentemente os Moura Guedes, os Santos Bernardes etc...Os dados que disponho são poucos, resultando de uma troca com uma parente, descendente dos Carvalho Figueira Freire.

Tenho a esperança que aqui consiga mais algumas informações.

Sei que a família ligou-se aos Barros e Vasconcelos, aos Fontes Simões, aos Galrão...mas não tenho nada em concreto.

Grato pelo resposta,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#269032 | LCM | 22 jan 2011 10:07 | Em resposta a: #269001

Caro Gonçalo,

Os Carvalhos Figueira estão parcialmente estudados no livro "Barretos e outros" da autoria de Augusto Ferreira do Amaral (1976). Em tempos fiz uma investigação para um descendente desta linha que procura, ligando-os aos tratados no livro. Aqui ficam os breves apontamentos que na altura recolhi.

Lourenço Correia de Matos
__________________________________________

Aditamento ao livro "Barretos e outros" (1976) de Augusto Ferreira do Amaral


VII - FABIÃO DE CARVALHO FIGUEIRA (referido na p. 41), n. em Peniche, S. Pedro; f. antes de 1857. Foi 5º administrador do Morgadio da Moutalonga.
C. na Igreja de S. João, Torres Vedras, S. Pedro, a 23-5-1793 , com D. MARIA DO CARMO FIGUEIRA DE CARVALHO , n. em Torres Vedras, S. Pedro, a 18-1-1771, e bapt. na Ermida de N.ª Sr.ª do Rosário, junto às casas de seu pai, a 11-2 .
Filha de Manuel Inácio de Sequeira Cardoso, n. em Torres Vedras, S. Pedro, e de sua mulher, com quem c. na Lourinhã, Ermida de S. Sebastião, a 26-11-1769 , D. Ana Luísa Figueira de Carvalho, n. na Lourinhã; neta paterna de Veríssimo Júlio Máximo Ferreira Cardoso, Familiar do Santo Ofício, Cavaleiro da Ordem de Cristo, e de D. Leonarda Rosa Teresa Arcangela; neta materna de Luís Figueira Machado Alemão , n. na Lourinhã, Sargento-mor da Lourinhã, Ouvidor, Juiz dos Direitos Reais, Almoxarife, Juiz sismeiro, Superintendente das Coudelarias e Fidalgo da Casa Real, e de sua mulher, com quem c. na Lourinhã a 22-8-1742 , D. Maria Josefa de Azevedo e Amaral , n. em Alcobaça, Santíssimo Sacramento.
Filhos:
VIII - D. MARIA EUGÉNIA FIGUEIRA DE CARVALHO, n. na na Quinta da Moutalonga, Lourinhã, a 17-3-1794 e bapt. em Torres Vedras, S. Pedro, a 5-4 .
C. em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a 19-7-1814 , com ANTÓNIO AGOSTINHO FERREIRA DE CARVALHO, Capitão, n. em Maceira, A-dos-Cunhados, filho de Manuel Alexandre da Cruz Ferreira, Capitão, e de sua mulher D. Maria Gertrudes.
Filha, entre outros:
IX - D. MARIA GERTRUDES ANTONINA DE CARVALHO, n. em Maceira, A-dos-Cunhados, c. com seu primo co-irmão GABRIEL DE CARVALHO FIGUEIRA, abaixo referido.
VIII - HERCULANA, n. em Torres Vedras, S. Pedro, a 29-4-1795 e bapt. a 21-5 , s.m.n..
VIII - ANA, n. em Torres Vedras, S. Pedro, a 6-5-1796 e bapt. a 22-5 , s.m.n..
VIII - FABIÃO, que segue.

VIII - FABIÃO DE CARVALHO FIGUEIRA, n. em Torres Vedras, S. Pedro, a 6-7-1796 e bapt. a 18-7 .
C. na Lourinhã com D. MARIA INÊS, n. na Lourinhã, filha de Félix António e de Maria Rita.
Filho:

IX - GABREIL DE CARVALHO FIGUEIRA, n. na Lourinhã a 12-3-1839, bapt. a 18-3 ; foi exposto e bapt. como filho de pais incógnitos sendo reformado assento em 1841 depois do casamento dos pais.
C. em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a 7-5-1857 , com sua prima co-irmã D. MARIA GERTRUDES ANTONINA DE CARVALHO, acima referida.
Filha:

X - D. MARIA DA GRAÇA DE CARVALHO FIGUEIRA, n. na Quinta da Moutalonga, Lourinhã, a 4-4-1859, bapt. a 11-5 .
C. na Capela de N.ª Sr.ª da Conceição, Maceira, A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a 11-6-1877 , com JUSTINO XAVIER DA SILVA FREIRE, n. em Viana do Alentejo, N.ª Sr.ª da Anunciação, 1846; Doutor em Medicina, Médico; filho de António Manuel Freire, n. em Viana do Alentejo, e de sua mulher, D. Teresa Amália da Silva Xavier, n. no Torrão.
Filha:

XI - D. TERESA FREIRE, n. em Torres Vedras, S. Pedro, a 8-2-1879, bapt. a 22-5 .
C. em Torres Vedras, St.ª Maria-S. Miguel, a 17-1-1897 , com MANUEL DE MOURA GUEDES, n. em Penajoia, Lamego, a 18-7-1867, e bapt. a 10-8 ; Bacharel em Direito (1893), Conservador na comarca de Torres Vedras.
Filho natural de António de Moura Guedes Júnior, e de Joana da Conceição Gouveia, ambos n. na Várzea, Penajoia; neto paterno de Diogo José Joaquim de Miranda e de Leopoldina Augusta da Coutinha; neto materno de José Monteiro e de Maria de Gouveia, ambos n. na Várzea.
Filha:

XII - D. MARIA TERESA FREIRE DE MOURA GUEDES, n. em Torres Vedras, St.ª Maria - S. Miguel, a …, bapt. a 2-12-1900; f. em Torres Vedras, S. Pedro - Santiago, a 16-12-1975.
C. em Torres Vedras, a 25-6-1922, com JOSÉ DA CUNHA SANTOS BERNARDES, n. em Torres Vedras, St.ª Maria - S. Miguel, a 19-12-1895 e bapt. a 20-1-1896 ; f. em Torres Vedras, S.Pedro - Santiago, a 11-3-1983.
Filho de Francisco dos Santos Bernardes, n. em Torres Vedras, S. Miguel, proprietário, e de sua mulher, com quem c. em Torres Vedras, St.ª Maria - S. Miguel, D. Margarida do Rosário Cunha, n. em Ventosa; neto paterno de Francisco dos Santos Bernardes e de Maria José; neto materno de Francisco Jorge da Cunha e de D. Maria Isabel de Miranda.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#269040 | Gonçalo Frutuoso | 22 jan 2011 12:13 | Em resposta a: #269032

Caro Lourenço,

Agradeço-lhe imenso os novos dados que me transmitiu. Os nomes eram, em parte, por mim conhecidos, mas faltavam muitas datas e locais.

Em relação aos Moura Guedes desconhecia de todo a sua origem em Lamego, mas penso que aqui no forúm tratam do assunto. Vou averiguar.

Manuel Inácio de Sequeira Cardoso é irmão da minha 8ª avó, Dona Joana Maurícia Áquila da Conceição, ambos netos por parte materna do Capitão Pedro Dias da Fonseca e de Dona Joana Josefa Pereira.

O meu grande objectivo é estabelecer a descendência deste casal, mas é um trabalho complicado. A família uniu-se com outras famílias com origem fora do concelho. As pistas são poucas, e de momento perdi o rasto a grande parte dos descendentes.

Além dos Carvalho Figueira, os descendentes uniram-se com os Cruz Ferreira; os Veiga (Borges e Mello); os Petroni da Costa; os Almeida e Carvalho (o meu ramo); os Ponte Pedreira e Vasconcellos; os Ribeiro da Motta e Silva; os Fêo e Torres;os Pereira da Cunha (Marquês de Inhabupé)...

Mais uma vez obrigado pelo seu precioso contributo. Se tiver mais alguma informação, sobre os Carvalho Figueira e as suas ligações, ou sobre outra das família a que faço referência, peço-lhe que me transmita.

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#269055 | LCM | 22 jan 2011 14:47 | Em resposta a: #269040

Um dos irmãos do meu Pai http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=34566~é casado com uma Carvalho Figueira, descendente por varonia dessa família http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=34602
O Augusto Ferreira do Amaral tem esta gente muito desenvolvida para uma eventual reedição do livro "Barretos e outros", onde trata muitas da famílias de Toreres Vedras que refere.

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#269078 | Gonçalo Frutuoso | 22 jan 2011 19:31 | Em resposta a: #269055

Vou aguardar essa reedição do livro "Barretos e outros" para aprofundar este estudo. Outro ramo da minha família também se ligou aos Barreto de Pina, pelo que tenho interesse nessa família também.

Mais uma vez obrigado pela sua atenção,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#269083 | Gonçalo Frutuoso | 22 jan 2011 20:07 | Em resposta a: #269078

Caro Lourenço,

A pesquisar aqui no fórum encontrei uma mensagem sua em "Barretos e Outros" em que fala de um Fabião de Carvalho Figueira, salvo erro casado com uma senhora Appleton. Esse Fabião de Carvalho Figueira é bisneto de Fabião de Carvalho Figueira e Dona Inês Maria de Carvalho? É que tendo em conta que a Moita Longa se situa na Lourinhã, talvez os Appleton que ainda hoje vivem no concelho se liguem aos Carvalho Figueira.

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#269085 | LCM | 22 jan 2011 20:11 | Em resposta a: #269083

A essa pergunta não lhe sei responder. Os Appleton Figueira são Carvalho Figueira mas não sei de quem descendem.

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#269089 | Gonçalo Frutuoso | 22 jan 2011 20:50 | Em resposta a: #269085

Vou investigar. Tenho que ir investigar os paroquiais da Lourinhã.

Obrigado,

Gonçalo de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#269105 | Gonçalo Frutuoso | 22 jan 2011 23:06 | Em resposta a: #269089

Caro Lourenço,

Encontrei o assento de baptismo do tal Fabião:

Nasceu a 5 de Agosto de 1872 na freguesia de Santa Engrácia;
Pai: José António de Carvalho Figueira, natural de Torres Vedras;
Mãe: Maria da Conceição de Carvalho Figueira, natural de Sacavém;
Recebidos: freguesia de Santos-o-velho;
Moradores na Travessa do Zagalo;
Neto paterno de Fabião de Carvalho Figueira e de Dona Inês Maria de Carvalho;
Neto materno de Jacinto de Almeida e de Maria de Oliveira;

A minha suspeita confirma-se.

Mais um ramo a acrecentar ao meu estudo.

Gonçalo de Almeida

Resposta

Link directo:

moura guedes

#279687 | Mª Antonieta Guedes | 28 jun 2011 16:17 | Em resposta a: #268995

Eu descendo de Artur de Moura Guedes, filho de António Moura Guedes Júnior e de dona Joana Amélia de Gouveia. Tendo estes residido na freguesia da Várzea na Pena Jóia
Sabendo que o meu avô estava limpando a espingarda e morreu com um tiro... desejava saber mais sobre este assunto.
Sendo o meu avô solteiro, tendo dois filhos perfilhados e dois bastardos sendo um deles o meu pai, gostava de saber o que se passou, de ter outras informações.
Agradecia a sua ajuda.
Maria Moura Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Moura Guedes

#279710 | Gonçalo Frutuoso | 28 jun 2011 19:46 | Em resposta a: #279687

Cara Maria Moura Guedes,

A minha pesquisa não incide sobre a família Moura Guedes. De facto, a menção que faço deriva apenas do casamento de um membro da minha família com um Moura Guedes.

Os dados que tenho são os seguintes:

"V – Dona Teresa de Carvalho Figueira Freire, n. em Torres Vedras, S. Pedro, a 8 de Fevereiro de 1879, bapt. a 22 de Maio de 1879 . Casou em Torres Vedras, St.ª Maria - S. Miguel, a 17 de Janeiro de 1897 , com Manuel de Moura Guedes, n. em Penajoia, Lamego, n. a 18 de Julho de 1867, e bapt. a 10 de Agosto de 1867, Bacharel em Direito (1893), Conservador na comarca de Torres Vedras. Filho natural de António de Moura Guedes Júnior, e de Dona Joana Amélia da Conceição Gouveia, ambos n. na Várzea, Penajoia; neto paterno de Diogo José Joaquim de Miranda e de Leopoldina Augusta da Coutinha; neto materno de José Monteiro e de Maria de Gouveia, ambos n. na Várzea."

Assim sendo, o seu antepassado Artur Moura Guedes é irmão de Manuel Moura Guedes.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Moura Guedes

#279761 | Mª Antonieta Guedes | 29 jun 2011 15:34 | Em resposta a: #279710

Caro Gonçalo, estou agradecida pela sua grande ajuda sobre este caso que há muito me atormenta!
Pois para mim é uma questão de honra mexer neste assunto tão triste para a minha família.
Gostaria de saber mais sobre este mistério que envolveu a minha avó Maria, o meu tio Pedro e o meu pai Eduardo!
O que eles passaram nesse tempo em que lhe foi negado o seu nome, amaldiçoando a minha família, a tristeza que levou meu pai aos 36 anos de idade e eu nasci depois dele ter falecido, louvo o meu grande pai! Pela sua coragem de se fazer assinar pelo nome que de direito era dele: Eduardo do Carmo de Moura Guedes, e assim o legar a seus filhos!!
Sabendo que se julgam grandes, agora escondendo, o que se passou com os seus antepassados em pleno século XX.
Peço desculpa por meu desabafo, esta é a história que carrego dentro de mim, por isso é que eu queria fazer luz sobre o assunto.

Atenciosamente
Maria Moura Guedes

ps. Obrigado pelo tempo que me dispensou e mais uma vez pela sua preciosa ajuda!

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#305668 | noelbeyond | 12 mai 2012 14:11 | Em resposta a: #269105

Conheço o coronel Pedro Freire (92 anos) neto vivo do Dr. Justino Freire, que ainda reside em Torres Vedras.

N Marques

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#305670 | noelbeyond | 12 mai 2012 14:28 | Em resposta a: #305668

Mais concretamente, Pedro António de Barros e Vasconcelos Figueira Freire. Uma pessoa de uma simpatia extrema a quem quero prestar publicamente o meu respeito e consideração assim como à sua esposa Dona Elisabete Freire.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#305842 | Gonçalo Frutuoso | 14 mai 2012 20:32 | Em resposta a: #305670

Caro confrade,

Já tinha referenciado na minha base de dados Pedro Figueira Freire, filho de Manuel Figueira Freire e de D. Doroteia de Barros e Vasconcelos, neto paterno do Dr. Justino Xavier da Silva Freire e de D. Maria da Graça Antónina de Carvalho Figueira. No entanto, não tinha conhecimento sobre o nome da esposa, pelo que agradeço a informação. O Coronel Pedro Figueira Freire tem descendência?

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#306957 | noelbeyond | 27 mai 2012 21:40 | Em resposta a: #305842

Boa noite,

Envie-me o seu contacto (email) que coloco-o em contacto com o Coronel Pedro e a sua esposa e poderá colocar as questoes que tiver, eles terão todo o gosto em colaborar.


Atentamente,

Noel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Justino Xavier da Silva Freire e Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho Figueira

#307050 | Gonçalo Frutuoso | 28 mai 2012 20:56 | Em resposta a: #306957

Boa noite,

O meu email é goncalo_frutuoso@hotmail.com,

Agradeço a sua atenção. A colaboração do Coronel Pedro Freire vai ser importante para a minha pesquisa.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 19:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen