Pesquisas em Paris

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Pesquisas em Paris

#268770 | san1 | 17 jan 2011 10:22

Para o Sr Luís Lecoingt Veyrier

Bom dia,
As pesquisas em Paris são muito difícis pois :

"Todos os registros paroquiais de baptismo, casamento e obito, estabelecidos antes de 1792, e todos os registros de estado civil feitos antes de 1859 nos 12 antigos "arrondissements" de Paris (divisão administrativa) e nas "communes" (divisão administrativa) á volta de Paris integralmente anexadas em 1860 desapareceram em Maio de 1871 nos incêndios que destruiram os Arquivos da Seine e O Palácio de Justiça de Paris. O número de actos destruidos foi estimado a 8 000 000 000. " (Arquivos de Paris)

Para compreender melhor :
- os Arquivos da Seine abrigavam os actos originais (registro civil, batismos, casamentos, obitos)
- o Palácio de Justiça possuia as copias


Tentaram reconstituir o que era possível, mas muitas informações estão perdidas para sempre.
Algumas informações estão em ligna :

http://canadp-archivesenligne.paris.fr/archives_etat_civil/index.php

Para seu antepassado, tem de ir em « État civil reconstitué (XVIe siècle - 1859) » [accédez aux fichiers alphabétiques]

Suas informações : Claude Lecoingt : c1770 (cas 20/05/1797 Lisboa)
Filho de Nicolas Lecoingt e Anne Vallier

Tentei pesquisar Claude Lecoingt e Nicolas Lecoingt, mas não encontrei nada
(Nem com o nome Lecoin, Lecoindre, Lecoint, Lecoinet, Le Cointe, Lecointe, Coingt, Coint)

O único Nicolas é :
Nicolas Antoine Lecointe nascido em 26/10/1688, arrondissement des Champs
Mas não deve corresponder com o seu.

Também pesquisei o nome Vallier, mas não aparece nenhuma « Anne ».

Acho que vai ser muito difícil recuar nos Arquivos (mas pode ser que tenha sorte com uma outra fonte...).

Cumprimentos,

Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Paris

#268772 | 28121947 | 17 jan 2011 10:51 | Em resposta a: #268770

Cara Sandra
Agradeço-lhe imenso a gentileza e colaboração.Sei que é muito difícil mas vou continuar a tentar.
O meu obrigado.Cumprimentos
Luís Lecoingt Veyrier

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Paris

#299038 | Nelita | 06 mar 2012 20:04 | Em resposta a: #268770

Cara Sandra:

Agradeço me procure se possível, o falecimento, ou outra qualquer notícia destes familiares:

ANTÓNIO PAES CORREIA

BHERTE LOUISELLE (?)

AMÈLIA SOLANGE PAES DE ARAÚJO MOREIRA

ALBERTO PAES CORREIA

MARIA ANGELINA BERTA PAES DE ARAÙJO MOREIRA

ANÓNIO PAES de ARAÚJO MOREIRA

MANUEL MARIA PAES DE ARAÚJO MOREIRA

Se me puder ajudar agradeço

Suponho que Alberto Paes Correia teria deixado descendentes em Paris

Com os melhores cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Paris

#299083 | san1 | 07 mar 2012 11:00 | Em resposta a: #299038

Bom dia
Para fazer pesquisas, precisa-se mais informações. No mínimo datas (nem que sejam aproximativas, nascimento, casamento…), eventualmente os nomes no pais, dos esposos, ou tudo o que sabe dessas pessoas (são mesmo de Paris ou dos arredores ?…).

Como já disse é muito complicado pesquisar em Paris porque a maior parte dos arquivos foram destruidos. É preciso utilisar outras fontes. Por exemplo os arquivos dos hospitais de Paris (mas para isso necessitam-se datas ! para não se perder nos ficheiros disponíveis)

A seguir alguns nomes encontrados nos arquivos reconstituidos (antes de 1859) :
Maria Correa casada com Jean Martin Schan a 12/12/1820 no 10° arrondissement de Paris
Marie Louise Angelique Pais falecida a 30/07/1828 no 12° arrondissement de Paris
Henriette Correia nascida a 02/05/1838
Auguste Correia falecido a 04/07/1842, em Auteuil
Alexandre Emile Pais nascido a 01/12/1843

Cumprimentos
Sandra carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Paris

#299210 | Nelita | 08 mar 2012 16:42 | Em resposta a: #299083

Cara Sandra:

Obrigada pela resposta.

Vou tentar enviar alguns dados, pois gostava de saber o cemitério onde esses familiares estaão sepultados e também se algum descendente ainda reside em Paris, para completar informação no meu estudo.

Meu tio bisavô António Maria Paes Correia casou com uma senhora francesa de nome Berthe Louiselle. Não tenho a certeza se o sobrenome da tia Bertheestá correto. Residência: Bouleverd D`Argerson Nevilly-Seine France.
António Paes, faleceu depois de 1956.
Este casal teve dois filhos:
1- Amélia Solange Paes (de Araújo Moreira), fal. em Paria em 1981. Do seu matrimónio com um português nasceram três filhos, dos quais tenho alguma informação, pois a filha Maria Angelina Berta era minha madrinha de baptismo e por gentileza do Sr. Engenheiro Tomás de Araujo Moreira seu familiar por parte do pai.
2- Alberto Paes

De Alberto Paes. não tenho nenhuma informação. Sei apenas que casou e residiu sempre em Paris.
Gostava de saber como procurar já que tudo foi modificado em Paris. Onde procurar certidões?

Nota:

Maria Angelina Berta Paes Moreira de Araújo faleceu em Manon de Vergê Verepse 37270 Mont Louis com Alzheimer em (4/8/1995). Foi casada e divorciada de Claude Lucien August Bourgeat, mlitar.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Paris

#299278 | san1 | 09 mar 2012 07:47 | Em resposta a: #299210

Bom dia,
Os arquivos de Paris destruidos datam de antes de 1859, por isso pode encontrar informações sobre Berthe Louiselle. (era mais fácil se conhecer os nome dos pais, o lugar de origem dela, Paris é grande ! ou mais ou menos a idade dela quando faleceu : pode dar uma ideia de quando nasceu)
Mas sobre seus filhos e seu tio bisavô, só se nasceram em Paris antes de 1902. Pois os arquivos em linha datam de 1860-1902.
http://canadp-archivesenligne.paris.fr/archives_etat_civil/index.php

No que diz respeito ao falecimento deles as datas são recentes de mais para obter informações na Internet. Não vejo onde encontrar essa informação a não ser procurar em cada mairie (câmara municipal) ou em cada cemitério de Paris. Mas sem conhecer as datas, nem o local de falecimento (se é que faleceram em Paris ?!) parece-me um trabalho muito difícil…

Para obter certidões de nascimentos, existe um site Internet https://www.acte-etat-civil.fr/DemandeActe/Accueil.do
Mas precisa de conhecer a data e o lugar de nascimento.
Só os filhos, netos ou bisnetos podem obter uma certidão, menos se o acto tem mais de 75 anos. Nesse caso, qualquer pessoa pode obté-lo.
http://vosdroits.service-public.fr/F1427.xhtml

Cumprimentos,
Sandra carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Paris

#299362 | Nelita | 09 mar 2012 23:21 | Em resposta a: #299278

Cara Sandra:

Obrigada pela informação. Realmente tenho algumas notas, muitas delas como disse por comunicação do Senhor Engenheiro Tomás de Araújo Moreira, sobrinho neto de Joaquim de Araújo Moreira casado com Amélia Solange Paes.

Do seu irmão Alberto Paes apenas tenho a fotografia de casamento, e não sei até hoje se deixou descendentes. Mas um dia encontrarei.

Mais uma vez obrigada
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Paris - A/C Sandra Carvalho

#299745 | jpm2353 | 13 mar 2012 21:55 | Em resposta a: #299278

Cara Sandra Carvalho,

Procuro informações sobre uma pessoa nascida em França no final do século XVII ou início do XVIII mas não sei se me poderá ajudar...
Deixo-lhe os dados de que disponho, para o caso de me conseguir saber alguma coisa sobre este assunto, o que desde já lhe agradeço.
Dados: Jean Baptiste Darrigue (http://www.geneall.net/F/per_page.php?id=146091), nasceu possivelmente em Saint Martin de Hinx (Landes - France) e casou no Rio de Janeiro em 1740 com Catarina Maria Correia dos Santos, pelos dados de que disponho seria filho de José Darrigue e de Francisca Deicharr (nomes próprios em português, mas que originalmente deveriam ser franceses...), sei também que teria sido o Físico-mor da esquadra francesa que aportou ao Rio de Janeiro em 1710, mas não sei até que ponto esta informação é verdadeira...
Será que me consegue saber se os dados que lhe indico estão correctos? E já agora a data de nascimento deste Jean Baptiste Darrigue e outras informações que consiga apurar e julgue pertinentes, quer sobre ele, quer sobre os seus antepassados?
Mais uma vez lhe agradeço.

Com os melhores cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Paris - A/C Sandra Carvalho

#299857 | san1 | 15 mar 2012 10:32 | Em resposta a: #299745

Bom dia,

Procurei um pouca na net.
O site dos arquivos das Landes :
http://www.archives.landes.org/index.php?id=983
Infelizmente, para Saint Martin de Hinx as datas dos actos em linha são de 1769-1870

No site Geneanet encontrei uma pessoa (Patrick Leboeuf) com muitos familiares na zona sul-oeste da França. Na sua árvore : Marie DARRIGUE
Nascida em Saint-Martin-de-Hinx, 40390, Landes, Aquitaine
Casada em 15/02/1694, Saint-Lon-les-Mines, 40300, Landes com Berthomieu LAVIELLE dit de LAHITTETE

Como as datas podiam coresponder como uma parente de Jean-Baptiste Darrigue, contectei o senhor Leboeuf, para saber se ele tinha mais informações sobre Darrigues dessa zona. Ele respondei ontém (!) :

Transcrevo aqui sua resposta :


« Extrait du mariage entre Joseph DARRIGUE et Françoise DICHARRY
Les amis des archives des Landes et l'A.L.D.R.E.S.
Fiche nø 171053

En date du :17/09/1696 sur la commune actuelle de :IAUDOS
et dans la paroisse de : BIAUDOS au lieu-dit
Une union a eu lieu entre :Joseph DARRIGUE agé de : ans
originaire de : et résidant … :T MARTIN DE HINX
exerçant la profession de : NOTAIRE fils de état :
agé de : ans
et fils de agée de : ans état :
son ex-femme : ‚tant :
et :Françoise DICHARRY agée de : ans
originaire de : et résidant … :IAUDOS
exerçant la profession de : fille de état :
agé de : ans
et fille de agée de : ans état :
son ex-mari tant :

Observations :
Mariages sous l'ancien régime et jusqu'… l'An X (extrait de la base de donnée Geneland) »


Tradução e resumo das informações :

Extracto do casamento entre Joseph DARRIGUE e Françoise DICHARRY

Na data do 17/09/1696 na freguesia de Iaudois, paróquia de Biaudos
Houve casamento entre Joseph Darrigue residente em St Marin de Hinx de profissão ; notário
Com Françoise Dicharry residente em Iaudois

Observações :
Casamentos no Antigo Regime et até o Ano IX (extracto da base de dados Geneland)



Biaudos é uma freguesia ao sul de St Martin de Hinx.
Com este assento, fica a saber que Jean Baptiste Darrigue deve ter nascido por volta de 1696.

No mesmo site Geneanet existem várias pessoas com antepassados de nome Dicharry em Biaudos, mas só duas pesquisaram por volta de 1680-90. Se quiser, posso contactá-las. Pode ser que têm mais informações sobre a família de Françoise ?


Para já, espero que estas notícias lhe sejam úteis

Cumprimentos,
Sandra Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Paris - A/C Sandra Carvalho

#299909 | jpm2353 | 15 mar 2012 20:29 | Em resposta a: #299857

Cara Sandra Carvalho,

Muito obrigado pelo que descobriu e me enviou!
Agradeço-lhe a também a tradução que fez o favor de enviar.
Fico a aguardar o que conseguir descobrir mais sobre estes meus antepassados.
Mais uma vez o meu obrigado!

Com os melhores cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Paris - A/C Sandra Carvalho

#300207 | san1 | 19 mar 2012 13:28 | Em resposta a: #299909

Bom dia,

continuei este assunto no tópico « Família Darrigue ». Parece-me concordar melhor.
Pus lá como ver o assento de casamento entre Joseph Darrigue e Françoise Dicharry.

Cumprimentos,
Sandra carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas em Paris - A/C Sandra Carvalho

#300253 | jpm2353 | 19 mar 2012 21:24 | Em resposta a: #300207

Cara Sandra Carvalho,

Muito obrigado, irei então seguir as novidades que me trouxer nesse tópico.

Com os melhores cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 13:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen