Alerta aos coordenadores do Geneall

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Informática | Pessoas

Alerta aos coordenadores do Geneall

#268915 | DSS | 20 jan 2011 16:31

Exmos. Senhores Coordenadores e Membros da Equipa do Geneall,

Tenho vindo a reparar numa prática seguida com alguma frequência por V. Exas., na introdução de novos elementos na base de dados, e que, como perceberão, não é correcta. Passo a explicar.

V. Exas., talvez sem se aperceberem disso, acrescentam apelidos que essas pessoas nunca usaram e que não aparecem em nenhuma fonte documental, além de não serem minimamente conformes com as práticas da época. Isso verifica-se em duas situações.

1. Na base de dados deste site há imensas pessoas das quais não há nenhuma notícia além do baptismo/nascimento, por terem, muitas delas, falecido ainda crianças. No entanto, estão registadas com apelidos iguais aos dos pais ou irmãos. Ora, como V. Exas. bem saberão, até ao século XIX apenas os adultos tinham apelidos, que usavam pela primeira vez, geralmente, quando casavam. Antes disso usavam apenas o nome de baptismo, sendo identificados pela filiação (ex: Manuel, solteiro, filho de João da Silva; ou Pedro, solteiro, filho de Maria Rosa, viúva). Além disso, a forma que V. Exas. muitas vezes adoptam, que é a de pôr o apelido do pai precedido do da mãe, não era prática comum. Também não era prática comum que todos os filhos usassem os mesmos apelidos. Assim, não tendo outros elementos além do baptismo, devem V. Exas. registar apenas o nome que consta no respectivo assento, até porque não sabem quais foram os apelidos usados, e se chegaram a ser usados.

2. A outra situação é a de registarem indivíduos com apelidos que nunca foram usados por eles. Registam-nos, geralmente, com apelidos de ambos os progenitores, prática hoje generalizada em Portugal. Como também sabem, essa prática é relativamente recente, sendo que nos séculos anteriores não existia qualquer critério na escolha ou adopção dos apelidos. Importa também referir que a esmagadora maioria da população só muito raramente fazia uso do nome completo (quando casavam, baptizavam os filhos e pouco mais).

Exemplo:

a) Conforme as fontes documentais primárias:

1. Manuel Francisco

2. António Francisco
3. Maria da Silva

4. Manuel da Rocha
5. Isabel Francisca
6. Pedro dos Santos
7. Maria da Silva

b) Conforme a prática por vezes seguida por V. Exas.:

1. Manuel Francisco da Silva dos Santos da Rocha

2. António Francisco da Rocha
3. Maria da Silva dos Santos

4. Manuel da Rocha
5. Isabel Francisca
6. Pedro dos Santos
7. Maria da Silva

Deixo aqui o alerta, contando com a vossa boa compreensão e ciente de que se tratará de um mero descuido da vossa parte, até porque são grandes conhecedores de Genealogia.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Alerta aos coordenadores do Geneall

#268917 | MariaDavid | 20 jan 2011 16:57 | Em resposta a: #268915

À atenção dos moderadores

Aproveitando a boleia deste tópico, queria que me elucidassem, se vos for possível, já que não consigo encontrar tópicos que abordem directamente o assunto, como encontrar as fontes das informações inseridas na base de dados?

Explico melhor:
- Encontro um nome que me parece estar relacionado com a minha investigação pessoal e vou ver. Na dúvida sobre o que leio, procuro as fontes que atribuem determinada data a um nascimento ou casamento ou óbito e não existem. Sei que muita gente contribui para a Base de Dados com matéria das suas próprias investigações e que a inserção dessas informações é da responsabilidade dos próprios. Ora não havendo fontes explícitas, como podemos nós confirmar da idoneidade desses contributos?

- O Geneall não pode, humanamente falando, estar omnipresente em todas as áreas nem é omnisciente em todas as matérias e isso qualquer pessoa de bom senso entende. Mas a obrigatoriedade de inserir as fontes de cada dado acrescentado não iria facilitar a vida dos moderadores e a nossa? Porque não estão visíveis?

Já me confrontei com dados errados e já detectei muitas situações que o confrade Daniel Sousa refere. Penso que ele está a dar um bom contributo para a imagem deste espaço e associo-me a ele, esperando a vossa compreensão para estes reparos que, mais não são, tentativas de melhorar.

Com os meus sinceros cumprimentos e grata pelo que têm feito em prol do avanço da genealogia em Portugal.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Alerta aos coordenadores do Geneall

#268919 | DSS | 20 jan 2011 17:07 | Em resposta a: #268917

Cara Maria David,

Agradeço o seu apoio e aproveito para fazer uma pequena correcção em relação a algo que só me apercebi depois de ler a sua intervenção. Não posso deixar de estar de acordo consigo e de referir que, em relação ao que disse na minha primeira mensagem, é óbvio que a equipa do Geneall, em muitas das situações, não se deve ter apercebido dos erros pelos mesmos terem origem em correcções sugeridas por terceiros.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Alerta aos coordenadores do Geneall

#268924 | Conde | 20 jan 2011 17:43 | Em resposta a: #268915

Não represento o site nem estarei em desacordo teórico com os confrades, mas acontece, de facto, uma mesma pessoa ser referida, nas ditas fontes primárias, de várias maneiras, variando , por exemplo, os nomes próprios, os apelidos, a sequência destes, a existência ou não do tratamento de Dona. Que fazer então? No meu ponto de vista, optar pela fórmula mais completa, ainda que menos frequente. Algumas pessoas distintas, da primeira aristocracia, por demais conhecidas dos párocos da província, eram referidas habitualmente por Dona Beatriz ou D. Madalena como madrinhas e não se chamavam apenas isso. Mas chegava. Outras , com o andar do tempo envelheceram e tornaram-se mais respeitaveis perante os novos párocos da freguesia, passando de meras Catarinas Marias, para Catarinas Marias de Jesus, Catarinas Marias Tavares ou mesmo Donas Catarinas Marias de Jesus Tavares esporadicamente. Nos testamentos as mesmas usaram dos nomes mais completos que durante toda uma vida deixaram abreviar. Também já vi o contrário: a menina fidalga que casou pobremente sendo-lhe retirados progressivamento o Dona e os apelidos. A genealogia "seca" sem explicação biográfica distorce a realidade. Mas creio que o confrade se quer referir a uma outra variante prática que é a da onomástica criativa...

Resposta

Link directo:

RE: Alerta aos coordenadores do Geneall

#268926 | DSS | 20 jan 2011 18:00 | Em resposta a: #268924

Caro Conde,

O que diz não deixa de ser verdade, mas apenas em relação à segunda situação por mim referida. E mesmo nesses casos não é uma situação muito recorrente. Os exemplos com que me tenho deparado são de pessoas de modesta condição social, sendo que nenhum documento (paroquial, notarial, etc.), nenhum, repito, os refere com tais nomes.

Em relação a essas situações em que os nomes aparecem registados de formas diferentes, em fontes documentais, acho que o mais correcto é fazer referência a isso mesmo, referindo que Fulana de Tal também aparece como (…) e como (…).

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Alerta aos coordenadores do Geneall

#268937 | amdarg | 20 jan 2011 19:52 | Em resposta a: #268926

Caros Confrades

Este tópico, faz recordar e insistir com uma solicitação que já por várias formas introduzi e tem a ver com a grande utilidade que teria poder ter acesso às fontes que são dadas como suporte do que consta da BD. Isso permitiria contrastar dados e fazer correções que muito melhorariam a qualidade do espólio que esta constitui. Ajudaria a melhorar os aspectos que aqui foram agora levantados e muito mais.
De facto, damos conta com frequência que na BD constam coisas incríveis que nada tem a ver com a condição social das pessoas e enquanto umas serão simples lapsos outras podem ter intenções que vão preversas do rigor genealógico.
É evidente que qualquer coisa que seja pedir vai acrescer ao muito que já devemos aos herois construtores deste Geneall, mas insisto que o acesso a esse Tombo era de facto uma achega extremamente benvinda e útil.

A Rocha Gonsalves

Resposta

Link directo:

RE: Alerta aos coordenadores do Geneall

#268990 | José Duarte | 21 jan 2011 19:25 | Em resposta a: #268924

Nem de propósito, mas indo de encontro à mensagem do confrade Conde, hoje ao consultar uns registos on-line na freguesia de Santo Ildefonso, deparei-me com o seguinte registo de baptismo:

- António, filho do Dr. Bento da Costa de São Payo, em que é dado como padrinho Frei António da Encarnação, filho de El-Rei D. João V
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=21766&FileID=_871239

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=21766&FileID=_871243

E

Como se vê, aqui no Geneall, na página de D. João V http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=4706; será que este Frei António da Encarnação é D. António de Portugal, se for não é tratado nem por Dom, nem de Portugal?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 04:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen