Bulhões Maldonado

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Bulhões Maldonado

#269143 | Gilberto52 | 23 jan 2011 18:55

Parte da minha família terá partido para Angola no séc XIX.
Não sei se, antes, não terão andado pelo Brasil.
Apenas sei que o apelido era Bulhões Maldonado.
Alguém me pode ajudar?

Resposta

Link directo:

Bulhões Maldonado

#412587 | luiza marrecas | 22 fev 2019 14:58 | Em resposta a: #269143

Caro Senhor, sou bisneta de Jesuina Adelaide Bulhões Maldonado, senhora que viveu em Angola. Tanto quanto sei, esta familia foi para Angola, onde já residia Jose Maria Bulhões Maldonado, médico, durante a viagem faleceu o Pai, viuva e filhas (2) ficaram a viver com o tio. Sei que o meu Avô nasceu em Luanda e era filho de Jesuina, pois temos a certida da nascimento dele. Meu bisavô era Oficial superior da armada Portuguesa. Vivi em Angola mas nunca conseguimos saber o que se passou, para que esse casal nunca tenha concretizado uma união. Se tiver alguma novidade gostaria de receber noticias Suas. Muito grata

Resposta

Link directo:

Bulhões Maldonado

#413983 | Gilberto52 | 17 abr 2019 18:03 | Em resposta a: #412587

Boa tarde, Luiza (permita-me tratá-la assim).
Minha bisavó era Elvira Adelaide Bulhões Maldonado, irmã de Jesuína Adelaide.
Jesuína terá casado com Alfredo Júlio Cortês Mântua de quem teve 5 filhos: Maria Natalina Toscano, Mântua de Mântua, João Mântua, Manuel Mântua e José Mântua. É neta de algum destes Mântuas?
Grato pela sua mensagem. Fiquei a saber que Joaquim Leandro tinha então um irmão em Luanda, coisa que ignorava.
Minha bisavó Elvira Adelaide teve filhos de três relacionamentos. De um deles, um então jovem oficial da armada (Filomeno da Câmara Melo Cabral, mais tarde Governador Geral sde Angola e Ministro das Finanças de Portugal) nasceu minha avó.

Resposta

Link directo:

Bulhões Maldonado

#418936 | almacor | 25 out 2019 19:43 | Em resposta a: #269143

Boa tarde

Alfredo Júlio Cortês Mântua nasceu em 1841-08-30 em S.Julião do Tojal - Loures, filho de Bento Joaquim Cortez Mântua e Maria Natalina de Abreu Lima e Sousa (irmã do meu bisavô Natalino José Moreira de Abreu Lima e Sousa), ambos nascidos no dia de natal (daí o nome), de 1809 e 1808 respectivamente.

Frequentou o terceiro ano de Direito da Universidade de Coimbra em 1861/62, curso que não chegou a concluir. Foi colega e amigo de Antero de Quental.
Rumou a Luanda onde foi fundador, com António Urbano Monteiro de Castro, do Semanário "A Civilização da África Portuguesa" (1866/1869), em Angola e dedicado a tratar dos interesses administrativos, económicos, mercantis, agrícolas e industriais da África Portuguesa.

Em 29-05-1881 fundou a Sociedade de Geografia de Luanda.

Foi morto a tiro, em 1895-02-25, quando interveio para acalmar uma desordem (carece de confirmação).

Teve dois filhos com Balbina de Jesus Lima:

Bento Joaquim Cortez Mântua (Nasceu a 26-09-1878 em Luanda mas foi baptizado em Belém - Lisboa a 17-11-1880).
Alfredo Mântua (nascido em Luanda a 12-11-1880)

Do casamento com Jesuína Adelaide Bulhões Maldonado teve os cinco filhos referidos na intervenção de Gilberto52.

Destes filhos só consegui encontrar o óbito de Mântua Cortez Mântua que faleceu em Lisboa (Campo Grande em 22-01-1970

Se alguém pretender mais informação da Maria Natalina de Abreu Lima e Sousa terei todo o gosto em partilhar o que já apurei.

Cumprimentos

Álvaro Cordeiro

Resposta

Link directo:

Bulhões Maldonado

#419620 | luiza marrecas | 26 nov 2019 11:26 | Em resposta a: #413983

Gilberto só hoje tive tempo de responder. Obrigada por toda a informação que me presta. Pois eu sou bisneta de Jesuina Adelaide Bulhões Maldonado e de um oficial da Armada de Nome Candido Marrecas, acho que não chegaram a casar. Mas desse relacionamento nasceu o meu Avô Manuel Martiniano de Oliveira Marrecas, que nasceu em Luanda. Meu Avô Manuel Martiniano, foi roubada à Mãe, pelo Pai Candido Marrecas numa das suas idas a Angola, o menino veio para Portugal acmpanhado de uma aia negra que sabemos se chamava #Chica# e foi ela que tratou do meu Avô até ele ingressar no Colégio Militar onde estudou até ir para a Escola Militar. Isto abreviando a historia de vida do meu Avô, que sempre teve um vazio muito grande pela falta da Mãe. Meu bisavô casou mais tarde e teve mais 3 filhos. Não sei se o Gilberto esta numa das redes sociais, eu estou no FB, com o nome de Mariliza Abreu. Será que me pode dizer onde se encontram os restos mortais da minha Bisavó Jesuina Adelaide? Nós somos primos em 3º. Penso eu! Obrigada receba um abraço de gratidão da Luiza Marrecas.

Resposta

Link directo:

Bulhões Maldonado

#419621 | luiza marrecas | 26 nov 2019 11:40 | Em resposta a: #418936

Muito obrigada pela sua resposta. Eu não sou Mantua, eu sou bisneta de Jesuina Adelaide Bulhões Maldonado e de um relacionamento que ela teve com o meu bisavô Candido Marrecas, oficial da Armada Portuguesa, do qual nasceu o meu Avô Manuel Martiniano de Oliveira Marrecas. Criança que foi roubada à Mãe pelo Pai e transportada para Portugal na companhia da ama "Chica". Meu avô Manuel Martiniano ainda se deslocou a Angola para ver se conseguia localizar alguem da familia da Mãe. Mas infelizmente já se encontrava doente (cancro pulmão) e teve de regressar a Portugal, vindo a falecer pouco tempo depois no Hospital Militar de Lisboa. Meu Avô seguiu a carreira Militar. Meu Pai em 1949 foi viver para Africa, vivemos na Gabela, Kuanza Sul e depois de 1965 em Luanda até regressarmos a Portugal em 1975. Não sei se o Sr. Alvaro está em alguma das redes sociais, eu estou no FB Mariliza Abreu, ou Maria Luiza Marrecas. Tenho 70 anos e estou reformada, sempre fui trabalhadora independente como Tecnica Oficial de contas. Um abraço de gratidão pela sua resposta.

Resposta

Link directo:

Bulhões Maldonado

#428088 | almacor | 17 out 2020 18:15 | Em resposta a: #419621

Boa tarde D. Luísa

Tanto quanto percebi os meus parentes Mântua eram 1/2 irmãos do seu avô Martiniano. Mais duas coincidências:
Também sou ex-aluno do Colégio Militar, como o seu avô, embora bastante mais novo, pois nasci em 1957.
Os meus avós maternos António da Cruz e Maria Augusta Lopes foram para Angola em 1954, para a Boa Entrada, que, segundo creio, ficava muito perto da Gabela. O meu avô trabalhava na C. A. D. A. e viveu em Angola até 1975.
Coincidências desta "Aldeia Global".
Cumprimentos
Álvaro Cordeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 01:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen