Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Heráldica | Património | Títulos

Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269460 | fertelde | 29 jan 2011 16:33

Estimados:

Estou buscando ajuda para localizar o alvará de fidalgo- cavaleiro ortogado a:
Gregório de Castro Morais. Fidalgo- cavaleiro por alvará de 12 de Junho de 1690
era filho de outro do mesmo nome e de Catarina Veloso.

Agradecido de antemão,

Atentamente

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269475 | chartri | 29 jan 2011 21:35 | Em resposta a: #269460

Ora no TTONLINE encontrei:

CódigoReferência PT-TT-RGM/C/35/41242
Título Gregório de Morais Castro
Datas 25/05/1744
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês de D. João V, liv. 35, fl.18
ÂmbitoConteúdo Carta. Ajudante do Nº.
EntidadeDetentora ANTT


CódigoReferência PT-TT-RGM/B/12/11791
Título Gregório de Castro Morais
Datas 19/11/1699
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês de D. Pedro II, liv. 12, fl.177
ÂmbitoConteúdo Carta de Padrão. Sargento-mor. Filiação: Gomes de Morais de Castro.


CódigoReferência PT-TT-RGM/B/11/11790
Título Gregório de Castro Morais
Datas 20/03/1698
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês de D. Pedro II, liv. 11, fl.367
ÂmbitoConteúdo Alvará. Foro de Fidalgo Cavaleiro. Filiação: Gomes de Morais de Castro.


CódigoReferência PT-TT-RGM/A/325767
Título Gregório de Morais e Castro
Datas 20/05/1661
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, D.Afonso VI, liv.12, fl.275v
ÂmbitoConteúdo Carta. Abadia de Stª Eulália de Ravalhe.


CódigoReferência PT-TT-RGM/21/365546
Título Gregório de Castro de Morais
Datas 31/05/1652
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, Ordens, liv.1, fl.307
ÂmbitoConteúdo Carta de Padrão. 30$000 rs anuais nos bens confiscados de Bragança e seu termo que se cobram pelo Almoxarifado da Comarca de Miranda.


Et muitos mais:
Ver em : http://ttonline.dgarq.gov.pt/DServe.exe?dsqServer=calm6&dsqApp=Archive&dsqDb=Catalog&dsqCmd=Search.tcl


Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269477 | Matilde Souto Pires | 29 jan 2011 21:52 | Em resposta a: #269460

Senhor Fernando de Telde

Nas Ordens Militares -Ordem de Cristo :
João Pinto Cardoso, natural de Mirandela, filho de Gregório de Castro de Morais,natural deBragança,COX(cavaleiro da Ordem de Cristo)e Fidalgo Cavaleiro da Casa Real,Mestre de Campo do Rio de Janeiro e de sua mulher D. Sebastiana Veloso ,natural de Mirandela
Neto Paterno de Gregório de Castro Morais, natural de Chaves,Sargento-Mor de Batalha,Fidalgo Cavaleiro da Casa Real,Governador de Armas de Trás -os-Montes e de sua mulher D.Francisca da Rocha, natural de Bragança
Neto Materno de Belchior Pinto Cardoso,Mestre de Campo de Auxiliar,capitão -Mor de Mirandela e de sua mulher Joana Veloso
Inquirição de Genere,vita et moribus.Em 12-3-1705 (maço 102,nº5)
------------------------------------------------------------------
Gregório de Castro de Morais ,Fidalgo Cavaleiro da Casa Real,filho de Gregório de Castro de Morais ,Mestre de Campo,Fidalgo Cavaleiro da Casa Real,Cavaleiro da ordem de Cristo.Consulta sobre as suas provanças .Em 29-11-1668 (maço 6,Nº172)
-------------------------------------------------------------------

Não sei se costuma consultar a TTOnline.
Aí encontrará muita informação sobre Morais e Castro ou Castro de Morais desde o ano de 1652 a 1711
Há um casado com D. Catarina Veloso e reparei que um Gregório de Morais e Castro foi Pai de Francisco--Matias-Francisco Xavier-- João --Bento --Beatriz
Possivelmento já terá estas informações da TTOnline

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269478 | fertelde | 29 jan 2011 21:54 | Em resposta a: #269475

Estimado Charters d'Azevedo:

Obrigado pela ajuda e mensagem. Tenho que fazer umas pequenas indicações, e é que este Gregório, que busco, era filho de outro Gregório de Castro de Morais e de Francisca da Rocha PIta, assim temos que descartar a este Gregório, filho de Gomes de Morais e Castro.
Irei entrar na página do IANTT on line e ver coincidencias. Mas gostaria encontrar a descrição da carta de armas...

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269479 | chartri | 29 jan 2011 21:58 | Em resposta a: #269478

Caro Fernando
Claro, mas para isso terá de começar por ver na TT os documentos que referem a atribuição. Assim fica condatas, etc

No pesquisa on-line encontrei vários Gergórios de Castro de Morais

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269481 | chartri | 29 jan 2011 22:08 | Em resposta a: #269478

Caro Fernando
Pode ser que não tenha recebido armas. Fui ver aos Sanches Bahena e ao Arnão Metelo e não tem qq indicação que tenha recebido armas.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269482 | fertelde | 29 jan 2011 22:17 | Em resposta a: #269477

Estimada Matilde Souto Pires

Obrigado, foi mesmo em cheio nas suas pesquisas e era justamente o que procurava.

Ora o pai de Francisco, Mathias, Fran. Xavier é neto do casado com a Catarina Veloso e filho do mestre de campo que aponta. O mais importante que transmite, foi conhecer a ascendencia da Francisca da Rocha Pita, para além do que me transmite sobre o João Pinto Cardoso.

Tenho dificuldade em abrir as páginas do TTOnline...

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269483 | fertelde | 29 jan 2011 22:27 | Em resposta a: #269481

Caro Ricardo Charters d'Azevedo:

Agredecido pelas suas duas mensagens. A mensagem que recebi de Matilde Souto Pires veio acertar em cheio no que estou buscando.
Há um interesse por encontrar quem era quem nas pedras de armas do nordeste transmontano e, para isso, estas pesquisas vem ajudar. Também, e sem o propor, encontrei pistas de um ramo paralelo ao meu...

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269586 | Matilde Souto Pires | 31 jan 2011 18:05 | Em resposta a: #269482

Senhor fernando Telde

Eis o que descobri ,que penso lhe poderá interessar:
As Armas de Francisco de Castro Morais,um dos filhos de Gregório de Castro Morais:
João da Rocha Mota,morador em Pernambuco,tenente -coronel,contador da casa da Moeda.Em 20-10-1706
Nota:Contem a carta patente do posto de tenente-coronel passada por Sebastião de Castro Caldas Governador de Pernambuco e selada com as suas Armas e um atestado selado com as
Armas de Francisco de Castro Morais , do concelho de Sua Magestade ,Comendador de S. Miguel do Bugalhal , na Ordem de Cristo;e de Miguel Correia Gomes COX,e Coronel das Ordenanças da cidade de Olinda ( Maço 93, Nº 15)

e
Gregório de Castro de Morais ,Fidalgo Cavaleiro da Casa Real,filho de Gregório de Castro de Morais, Mestre de Campo, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real ,e Cavaleiro da ordem de Cristo .Consulta sobre as suas provanças
Em 29-11-1668 (Maço 6,Nº 172)

Assim quando for à Torre do Tombo já mais rápidamente poderá requisitar esta documentação.

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269590 | Matilde Souto Pires | 31 jan 2011 18:41 | Em resposta a: #269482

Senhor Fernando Telde

Só uma questão:
Já sabe e ou não lhe interessa a ascendencia de Francisca da Rocha Pita ?

Matilde souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269592 | fertelde | 31 jan 2011 19:57 | Em resposta a: #269590

Estimada Srª Matilde Souto Pires:

Sim, a ascendencia de Francisca da Rocha Pita interessa-me e, se me pode facilitar os datos pertinentes, fico-lhe muito agradecido.
Já agora, se me permite, está a estudar esta familia?

Cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269596 | fertelde | 31 jan 2011 20:49 | Em resposta a: #269586

Estimada Srª Matilde Souto Pires:

Assombroso, era isso que buscava... As armas de Francisco de Castro de Morais e, ... a sucessão na Comenda de S. Miguel do Bugalhal, significa que foi herdeiro da casa de seu pai, fruto do casamento deste, em 2ªs núpcias, com Francisca da Rocha Pita, já que, Gregório de Castro de Morais, do 1º casamento apenas teve duas filhas.

As provanças de Gregório, filho, também vem poder dar muita informação sobre as origens familiares dos Castro e dos Morais, deste ramo, pois, creio que esta linha é a que representaria a casa dos Morais, e a linhagem dos Castro, do Conde de Lemos, em Portugal...

Só tenho um problema, e é que vivo fora de Portugal e não tenho muita oportunidade de visitar a Torre do Tombo. Vou ter que ver se consigo ajuda para a T.T.-

Agradeço imenso a sua contribuição para conhecer um pouco mais sobre a história familiar e não só .

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269599 | Matilde Souto Pires | 31 jan 2011 22:51 | Em resposta a: #269592

Sr. Fernando Telde

Não estou a estudar esta familia ,a minha já me dá muito trabalho, e está mal organizada,pois tenho o vicio de procurar todos os ramos da minha árvore e alguns devido à pouca importância que tiveram são muito dificil de desenvolver
Mas quanto a si tem um manancial de informações que nunca mais acabam!...Por isso terá o senhor que pesquizar.
Assim:
Na GeneAll.net não clique no Forum da Genealogia ,como geralmente faz,clique em Familias.Aparece -lhe em cima à direita um rectangulo em branco que preenche com Francisca da Rocha Pinto .Ao lado está outro pequeno rectangulo que diz Familias e duas setinhas ,clique nas ditas e aparecem-lhe várias opções .Clique em Pessoas que vão substituir Familias .Clique em Pesquisar .Vai ter uma surpreza enorme que lhe vai dar um trabalhão a organizar,umas vezes segue a linha masculina ,outra a feminina ,Ao seguir os ramos das pessoas com bola poderá alcançar os anos 500 ou menos DC
Claro que fará o mesmo com Gregório de Castro de Morais
Desculpe-me se não me expliquei bem,nesse caso terá que esperar pelo fim de semana ,que uma das minhas filhas ,ougenro saberão melhor explicar

Cumprimentos e bom trabalho

Matilde Souto pires

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269601 | fertelde | 31 jan 2011 23:11 | Em resposta a: #269599

Estimada Srª Matilde de Sousa Pires:

Obrigado pelas sugestões. Sim, já havia entrado na procura por pessoas.
O seu contributo para as minhas pesquisas, vão neste momento mais para além da árvore genealógica, pois tenho o meu livro com o estudo dos meus 4 costados, práticamente concluido. Nesse aspeto, no que eu possa ajudar, não duvide em me soliciar opiniões de como proceder na sistematização do livro para a apresentação dos vários costados e apresentação dos entroncamentos.
A ajuda que aqui me deu, com as suas pesquisas na TT, pesquisas que neste momento não consigo fazer, talvez pelo sistema operativo do meu ordenador, ou do servidor, já tem muito que ver com história, não só familiar, mas da história de casas brasonadas da provincia de Tras-os-Montes. O poder conhecer das armas do Francisco de Castro de Morais, vai ajudar, e bastante, a dar "uma familia" a algumas pedras de armas que polulam pela provincia do norte.

Agradeço ver o brasão ao qual estou a tentar dar "uma paternidade", e que creio poder provar, com a sua ajuda pelas investigações que me enviou, que pertenceu ao filho do Francisco de Castro de Morais, ou mesmo a este ou, porque não, ao pai deste. A linha de investigação está nesse sentido...

http://www.facebook.com/?tid=494808812815&sk=messages#!/photo.php?pid=1904696&id=1023792938&fbid=1718563236932

Com os meus melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269612 | fertelde | 01 fev 2011 01:16 | Em resposta a: #269586

Desculpe, a direcção correcta para ver a pedra de armas é:

http://www.facebook.com/photo.php?pid=1904696&l=6dd313317f&id=1023792938

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269620 | JBMalta | 01 fev 2011 10:48 | Em resposta a: #269601

Caros Confrades Aproveitando este interessante tema venho pedir vos se haverá alguma possibilidade de saber do fôro de fidalgo cavaleiro do meu antepassado António da Silveira de Brito o qual segundo Gayo é filho de António de Antas (Antas Cap. 3 nº 8 e ele está em Antas Cap. 57 nº9), mas sei pelo seu testamento no qual é tratado com o dito fôro, que é bis neto de Nuno de Antas (Antas cap.5 nº6).Portanto é Antas de Varonia e Brito pela mulher deste Nuno de Antas,bem localizada em documentos. Instituiu ele o morgado de S.Francisco dos Antas ou dos Silveiras como também foi conhecido a 13 de Julho de 1557 e entre os bens vinculados estava a casa onde vivemos (infelizmente transf entre 1903 e 1908) aqui em Montemor o Novo, assim como rendas na herdade de Vale de Mós ref.em Nuno de Antas bisavô no ref. cap.de Gayo e no seu testamento aprov. a 18/1/1559 e nos descendentes, logo a começar no filho suc.Nuno de Antas de Brito da Silveira.Termino só dizendo que do 1º casamento deste com D.Jerónima Lobo (dos Lobos de Fernão Lopes Lobo irmão do 1ºsr. de Alvito,de Évora) deriva a família Lobo da Silveira, de Montemor o Novo. Incomodando vos com tantos detalhes, muito agradecia alguns dados sobre o fôro de António da Silveira de Brito.

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269632 | Matilde Souto Pires | 01 fev 2011 16:34 | Em resposta a: #269601

Senhor Fernando de Telde

De facto Gregório de Castro de Morais.nascido em1600 e casado com Catarina Veloso Teixeira é descendente de Pedro Alvarez Osório ,4º conde de Lemos ,nascido em 1410 e casado com Beatriz de Castro.
Possivelmente isto já é do seu conhecimento...

-----------------------e-----------------------
Carta de Sesmarias passada pelo Governador do Rio de Janeiro ,Francisco de Castro de Morais , comendador de S. Miguel do Bugalhal e da Ordem de Cristo, do Concelho de S. Magestade, passada a 30-5-1710 a António Rodrigues Domingues,etc. etç.

------------------------
Não sei se costuma procurar no Arquivo Histórico Ultramarino.Há muito historial sobre o Brazil e India Portuguesa,certamente haverá informações sobre os irmãos Gabriel e Francisco Castro de Morais.
--------------------------
Não brevemente irei á Torre do Tombo , não prometo , mas tentarei procurar o brazão do Francisco de Castro Caldas ou do irmão.

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269660 | fertelde | 01 fev 2011 20:28 | Em resposta a: #269632

Estimada Matilde Souto Pires:

Permita-me que lhe pergunte: a Matilde tem ascendencia nos Castro de Morais?

Sim, a proposta que coloca sobre a ascendencia do Conde de Lemos é do meu conhecimento. Sou descendente do neto de Gregório, este, foi padrinho com sua 2ª mulher, Francisca PIta, do meu 7º avô Gregório de Castro de Morais Leite Velho, daí o meu ninterese em conhecer tudo referente a este passado.
Em segundo lugar, o meu interesse está em saber interpretar os brasões de armas do nordeste transmontano, por uma questão dre reivindicação da proeminencia familiar.
Não me interprete mal, não sou nem presumido, nem quero reivindicar o direito de armoriar-me... Apenas sou movido por motivos estritamente históricos.
No vrerão passado, passei por Castelo Branco, Mogadouro- fiz fotos- e perguntei sobre a história daquele solar, que me disseram ter sido dos Pimentel.... Isto não me convenceu e, resolvi saber como interpretar o brasão de armas que impera naquela construção, daí, a minha proposta no forum sobre a localização do alvará, que deu origem a esta troca de mensagens de ajuda no geneall.-

Um novo agradecimento por ter contribuido para o conhecimento deste ramo.

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269703 | jsarmento | 02 fev 2011 14:44 | Em resposta a: #269612

Caro Fertelde

As armas deste Francisco de Castro Morais são Morais, Chaves, Pimentel e Castro. São as armas que estão esculpidas no Altar da Capela de Santa Catarina em Chaves. Estes Morais, por onde corria a chefia dos Morais por descenderem por via primogénita de Aleixo de Morais Pimentel, eram os Padroeiros do Capítulo de S.Francisco no convento do mesmo nome em Bragança, Padroeiros de Nossa Senhora do Pópulo em Chaves e Morgados de Santa Catarina do Hospital , também em Chaves, Morgadio que terá sido instituído por volta de 1320, por um descendente.

Com os meus melhores cumprimentos

José Alexandre Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269721 | Matilde Souto Pires | 02 fev 2011 17:04 | Em resposta a: #269660

Senhor Fernando de Telde

Não tenho ascendencia nos Castro de Morais.
No entanto em 1280 + ou - tivemos os mesmos antepassados ou seja antepassados comuns,pois somos descendentes de D. Lopo F,ernandes Pacheco 7º Sr de Ferreira de Aves do 1º casamento com Maria Gomes Taveira, pela filha D.Violante Lopes Pacheco.
Tambem sou descendente de uma filha do 2º casamento de D. Lopo com D. Maria de Vila Lobos ,D. Guiomar Lopes Pacheco.
Como sabe casavam duas e três vezes alem dos de fóra do casamento que eram no entanto legitimados.Tinham portanto muito filhos
Não sei se já sabia da sua ascendencia com o D. Lopo Fernandes Pacheco.São 13 as gerações entre Gregório de Castro de Morais e D.Lopo umas vezes entroncam por linha masculina , outras feminina.
De maneira nenhuma não acho presumice a procura ou curiosidade de saber as nossas origens sejam elas quais forem.
Com a idade que tenho é um exercicio mental e uma distracção e por vezes por curiosidade procuro ajudar quem vive fóra de Portugal.As minhas filhas acham muito divertido e perguntam-me como vão os meus mortos e ficam escandalizadas quando descobrem que ando a espiolhar os mortos dos outros...
Se precisar de mais alguma informação sobre livros ou documentação que eu tenha diga.O que quer saber da Francisca Pita?

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269747 | miro | 02 fev 2011 20:46 | Em resposta a: #269721

boa noite,
também eu sou descendente de D. guiomar lopes pacheco, passando pelos moura coutinho até simão alvares de moura e azevedo que casou em cerva (cerca de 1680). tem algumas informações desse ramo da familia que habitava na região de basto?
cump
belmiro ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269755 | fertelde | 02 fev 2011 23:23 | Em resposta a: #269703

Estimado Alexandre Sarmento:

Sou descendente desses Morais, e a chefia, durante um tempo, estaveve na minha ascendencia, até que aconteceu o 2º casamento do pai deste Francisco, pois do 1º apenas teve duas filhas...
Tenho apenas uma dúvida, e é o porquê este Francisco adotou também as armas dos Chaves.
Essas armas existentes no Altar da Capela de Santa Catarina em Chaves, possuem alguma inscrição que nos permita, sem qualquer dúvida, atribuir-las a este Francisco? Ou apenas é a tradição oral que lhe atribui essas armas?
Ora, só depois de ter acesso ás armas que a Srª D.Matilde Souto Pires, encontrou num documento da Torre do Tombo, vamos ter a confirmação de que são efectivamente as armas que adotou Francisco de Castro de Morais...
De qualquer modo, estou muito interessado em "conjugar" as armas destes Castro de Morais com as existentes no solar de Castelo Branco, Mogadouro, que passou á história, creio que equivocadamente, como solar dos Pimentel.
Jaime de Morais Pimentel, também era ascendente destes Castro de Morais mas, pela composição do brasão de Castelo Branco, creio que aquele solar pertenceria a estes Castro de Morais e nunca apenas aos Pimentel...
Daí a minha insistencia sobre este assuno...

Agradecido pela sua colaboração sobre o assunto,

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269813 | JBMalta | 03 fev 2011 19:01 | Em resposta a: #269620

Pedido de ajuda sobre o fôro de António da Silveira de Brito


Caros Confrades Aproveitando este interessante tema venho pedir vos se haverá alguma possibilidade de saber do fôro de fidalgo cavaleiro do meu antepassado António da Silveira de Brito o qual segundo Gayo é filho de António de Antas (Antas Cap. 3 nº 8 e ele está em Antas Cap. 57 nº9), mas sei pelo seu testamento no qual é tratado com o dito fôro, que é bis neto de Nuno de Antas (Antas cap.5 nº6).Portanto é Antas de Varonia e Brito pela mulher deste Nuno de Antas,bem localizada em documentos. Instituiu ele o morgado de S.Francisco dos Antas ou dos Silveiras como também foi conhecido a 13 de Julho de 1557 e entre os bens vinculados estava a casa onde vivemos (infelizmente transf entre 1903 e 1908) aqui em Montemor o Novo, assim como rendas na herdade de Vale de Mós ref.em Nuno de Antas bisavô no ref. cap.de Gayo e no seu testamento aprov. a 18/1/1559 e nos descendentes, logo a começar no filho suc.Nuno de Antas de Brito da Silveira.Termino só dizendo que do 1º casamento deste com D.Jerónima Lobo (dos Lobos de Fernão Lopes Lobo irmão do 1ºsr. de Alvito,de Évora) deriva a família Lobo da Silveira, de Montemor o Novo. Incomodando vos com tantos detalhes, muito agradecia alguns dados sobre o fôro de António da Silveira de Brito.

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269848 | jsarmento | 04 fev 2011 00:20 | Em resposta a: #269755

Caro Fernando de Telde

Num opúsculo que possuo - "A capela de Nossa Senhora do Pópulo em Chaves" edição de 1956 da autoria do Padre Silvino Rodrigues da Nóbrega, de António Júlio Gomes e Francisco de Barros Teixeira Homem refere-se:

"SEPULTURA DOS PADROEIROS DESTA IGREJA QUE MANDOU FAZER NO ANNO DE 1733 FRANCISCO DE CASTRO MORAES VIII PADROEIRO DELLA, V Sºr DO SEU MORGADO, XX DO DE STA CATARINA COMENDADOR DE S.MIGUEL DO BUGALHAL NA ORDEM DE CRISTO, FIDALGO".

Penso que se trata do mesmo Francisco de Castro Moraes, que refere. As armas adoptadas por esta família são as que estão representadas no altar da Capela de Sta Catarina como referi anteriormente. "A varonia desta Família era então Pimentel, dos Moraes Pimentel Padroeiros do Capítulo do Convento de S.Francisco de Bragança, a ligação com Chaves dá-se pelo casamento de Jaime de Moraes Pimentel com D.Antónia de Castro, filha de Gregório de Castro Osório e neta de João de Castro, fidalgo galego e de sua mulher D.Margarida da Costa Chaves, herdeira esta, por varonia, dos fundadores da capela e morgado de Sta Catarina em Chaves. DO casamento de Jaime de Moraes Pimentel com D.Antónia de Castro nasceu, entre outros, Gregório de Castro Moraes, pai do famoso Gregório de Castro Moraes, Sargento Mor da Batalha e avô de Francisco de Castro Moraes, Fidalgo da Casa Real e Governador de Pernanbuco e do Rio de Janeiro" in Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano, pelo Brigadeiro Calvão Borges.

Espero que seja de alguma utilidade.

José Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269852 | fertelde | 04 fev 2011 02:58 | Em resposta a: #269848

Estimado José Sarmento:

O meu muito obrigado pelas informações da sua amável mensagem. É de bastante utilidade o que me envia e a bibliografia mencionada.
No opúsculo que menciona, "A capela de Nossa Senhora do Pópulo em Chaves" edição de 1956 da autoria do Padre Silvino Rodrigues da Nóbrega, de António Júlio Gomes e Francisco de Barros Teixeira Homem - aparece alguma imagem sobre a dita capela e sepultura?
Está claro que tem toda a razão em afirmar que é o mesmo Francisco de Castro de Morais filho do Sargento-Mor de Batalha, Gregório de Castro de Morais, este, avô do meu avoengo Gregório de Castro de Morais L.V., O Fancisco era tio deste último, apenas meio tio, já que a mãe do Francisco e a mãe do meu Gregório eram apenas irmãos por parte do pai... Não fora o Sargento-Mor ter casado segunda vez, e o meu Gregório teria sido o representante dos Morais... e dos titulos que passaram para o Francisco. Coisas do destino. Já agora gostaria de perguntar-lhe se tem alguma noticia sobre este meu Gregório C.M.L.V., ou aparece alguma menção sobre ele nos anais de Chaves.
Haverá iconografia sobre esta familia?
Também é verdade que estes são Pimentel por Jaime de Morais Pimentel mas, creio que a varonia dos Pimentel estaria na descendencia de •Juan Afonso Pimentel, 1. conde de Benavente * c. 1340 D. Joana Teles de Menezes
, c.g. diversa em Condes de Benavente e Condes de Mayorga...
Seriam, como muito, a varonia destes Pimentel em Portugal...
Creio que será por esse motivo que a linha de Jaime de Morais Pimentel, reivindica a continuação da linha dos Morais e não Pimentel... Aliás, continuam a ser Padroeiros de Sta Catarina e do Pópolo, que vinha pelos Castro, mas já não do Capitulo de São Francisco, que havia pertencido a Aleixo de Morais Pimentel e que deveria ter passado para Jaime de Morais Pimentel e logo para o pai do Sargento-Mor de Batalha, também ele Gregório de Castro de Morais...
Tudo isto se os meus apontamentos não estão equivocados e, se não me falta informação. (Parte desta tomada desta página web e da leitura do Felgueiras Gaio...). Como vivo fora de Portugal o meu acesso a bibliografia é muito restritivo.
Porém, chama-me poderosamente a atenção a pedra de armas do solar, dito dos Pimentel, em Castelo Branco, Mogadouro, onde estão as armas, creio que, destes Castro de Morais, com as armas dos Pimentel no 4º quartel...
Já sollicitei à TT a página do documento onde aparecem as armas do Francisco de Castro de Morais referido.-

Pedindo desculpa por esta longa mensagem,

Cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269862 | jsarmento | 04 fev 2011 09:08 | Em resposta a: #269852

Caro Fernando Telde

Não tem nada que agradecer. É com todo o gosto que o faço. Possuo bastante coisa sobre esta gente porque também descendo do casamento de Gregório de Castro Morais com D.Catarina Velloso Teixeira. Estou para fora neste momento e por isso sem acesso aos meus livros e apontamentos. Quando regressar verei se tenho alguma coisa sobre o seu Gregório Morais Castro LV.

LV suponho que seja de Leite Velho. Correcto?

Melhores cumprimentos

José Alexandre Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269884 | fertelde | 04 fev 2011 14:15 | Em resposta a: #269862

Estimado José Alexandre Sarmento:

Sim L.V.= Leite Velho

Então cá fico aguardando por suas noticias.

Melhores cumprimentos,

Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269890 | Matilde Souto Pires | 04 fev 2011 15:06 | Em resposta a: #269592

Sr. Fernando de Telde
Eis um dos ramos da Árvore genealógica de D. Francisca da Rocha Pita:

Nuno Vasques Beirão ,de Bragança
OO,2º casmento
Urraca Estêves Antas
|
Estevão Vasques de Antas1230
OO
Dordia Martins Dade1240
|
Pedro Esteves de Antas1265
OO
Maria Mendes de Encourados 1265
|
Garcia vasques de Antas 1300
OO
Teresa de Novais
|
Gonçalo Fernandes de Antas1350
OO
D.Inês Aldarete da Silva
|
Garcia Gonçalves de Antas 1400
OO 1º cas.
Catarina Rodrigues Bacelar
|
Fernão Antas Barbosa 1430
OO
Leonor pires ( ou Rodrigues Salgado )
|
Vasco Fernandes de Antas 1470
OO 2º cas.
Ines Lourenço de Lima 1480 O
|
João Vaz de Antas OOOO
OO 2º cas.
Violante Barbosa 1525 O
|
Vasco Barbosa de Antas 1550
OO
Inez da Rocha Pita
|
João Barbosa da Rocha Antas 1575
OO
Mãe?
|
Gonçalo OOOOO
OO
Antónia de Figueiredo
|
Francisco da Rocha Pita
OO
Catarina do Salvador
|
Francisca da Rocha Pita 1640
OO
Gregório de Castro de Morais




Cumprimentos

Matilde Souto Pires










OO

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269894 | fertelde | 04 fev 2011 15:36 | Em resposta a: #269890

Estimada Srª D. Matilde Souto Pires:

Obrigado pela árvore de Francisca Rocha Pita.

Já tenho o pedido para a Torre do Tombo sobre o brasão de Francisco de Castro de Morais, que se deve ás suas pesquisas.
Logo que receba a cópia do documento, voltarei com as conclusões sobre a sua interpretação.
O meu interesse, quando lancei este tópico, está em descobrir quem foi que mandou construir o palacete que se encontra em Castelo Branco, Mogadouro, cujo brasão, ou pedra de armas que está no frontão, creio pertencer a este ramo de Chaves dos Castro de Morais... Só eles poderiam ter o brasão esquartelado que alí impera: Morais, Castro, Sampaio e Pimentel. Timbre dos Morais.-
Só estou um pouco confuso com a inclusão do Sampaio, pois, seriam Sampaio pelos Campilho, mas, então, não poderiam ser os descendentes do Francisco de Castro de Morais a erguer aquele palacete, pois estes não descendem dos Campilho...
Mas, no meu parecer, teria que ser um descendente de Gregório de Castro de Morais, o Governador das armas de Trás-os-Montes, (pai deste Francisco de que falamos), a erguer aquele palacete, mas quem?

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#269898 | fertelde | 04 fev 2011 16:33 | Em resposta a: #269890

Bem, voltando ao palacete de Castelo Branco, Mogadouro, encontrei um "pretendente" a ter sido o que mandou construir aquele eidficio:

Francisco António Pimentel de Morais Sarmento de Castro c. 1715, filho de João de Morais de Castro Pimente c. 1695, e de Joana Maria de Morais. Neto paterno de Francisco de Castro de Morais * c. 1670 e de Maria de Tavora Leite * c. 1670. Bisneto paterno de Gregório de Castro de Morais * c. 1630 e de Francisca da Rocha Pita * c. 1640...

Tenho um bloqueador de scrips no meu ordenador e não consigo investigar muito na TT, para tentar encontrar a este Francisco António Pimentel de Morais Sarmento de Castro c.c. Maria Antónia Leonor da Fonseca Pinto ....
mas, aparece um que creio ser seu filho que é: PT-TT-RGM/C/41152 Documento Simples Francisco António Pimentel de Morais Sarmento Pinto 14/07/1734- o bloqueador não me permite abrir mais...

Este último aparece na base de datos do geneall com outros apelidos, se é que é o filho do possivel construtor de palácios...

Cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#270136 | jsarmento | 07 fev 2011 22:19 | Em resposta a: #269852

Caro Fernando Telde

Relativamente às várias questões que tem levantado:

1. Na família Castro Morais, Morgados de Sta Catarina e de N.Senhora do Pópulo, em Chaves, corria a chefia dos Morais desde o casamento de Jaime de Morais Pimentel com D.Antónia de Castro herdeira dos morgados de Santa Catarina do Hospital e de N.Senhora do Pópulo. Aleixo de Morais Pimentel, Chefe dos Morais, 12º Padroeiro do Capítulo de S.Francisco de Bragança teve 2 filhos que casaram em Chaves com duas irmãs: o Primogénito Gaspar de Morais Pimentel que casou com D.Ursula de Castro e o Jaime de Morais Pimentel, acima referido. Este Jaime foi o sucessor do irmão Gaspar no Padroado do Capítulo de S.Francisco de Bragança.

2.O Morgadio de Santa Catarina do Hospital e o de Nossa Senhora do Pópulo vieram pelos Chaves de D.Margarida da Costa Chaves que casou como João de Castro, da Família dos Condes de Lemos. Estes Chaves descendiam dos 2 irmãos Lopes que conquistaram Chaves aos Mouros e eram a familia proeminente em Chaves por altura do casamento de Jaime de Moraes Pimentel com D.Antónia de Castro, que foi a herdeira dos morgadios.

3. De facto a varonia Pimentel seguiu na Casa dos Condes de Benavente em Espanha. Gil Afonso Pimentel, filho de João Afonso Pimentel, sobrinho do Conde de Benavente, regressa a Bragança e casa com D.Leonor de Moraes, filha única de Gonçalo Rodrigues de Moraes, vassalo de D.Afonso V, oitavo Padroeiro do Capítulo de S.Francisco de Bragança. Foi a partir deste casamento que a representação dos Morais "passou" para o sangue Pimentel.

4. Relativamente ao solar de Castelo Branco no Mogadouro. Penso que esta Casa não tem nada a ver com os nossos Castro Morais. Aliás as armas existentes foram provavelmente colocadas no início do sec.XIX pois a Casa Grande foi mandada construir pelos Távoras, por volta de 1750. Terá sido adquirida por António José de Morais Pimentel Sarmento Sampaio Pinto de Sousa Bacelar, FCR e COC. Filho de António de Morais Pimentel, natural de Castelo Branco, desembargador e de D.Ana Josefa de Sampaio Sarmento Pinto de Sousa Bacelar, neto paterno de Manuel Inácio de Morais, Capitão Mor e Monteiro Mor de Mogadouro e de D.Maria José Antónia Pimentel filha de António Rodrigues Pimentel e de D.Maria Ferreira. Bisneto paterno de Luis Inácio de Figueiredo e de D.Rosa Maria de Morais - in "Os Fidalgos" do Abade de Baçal.

5. Continuo a sustentar, pelo que sei, que as armas dos morgados de Santa Catarina serão as representadas no altar da Capela do Morgadio

Melhores cumprimentos

José Alexandre Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#270169 | fertelde | 08 fev 2011 13:10 | Em resposta a: #270136

Estimado José Alexandre Sarmento

Mais uma vez o meu agradecimento.
Analizando as informações que me envia:

"o Primogénito Gaspar de Morais Pimentel que casou com D.Ursula de Castro e o Jaime de Morais Pimentel, acima referido. Este Jaime foi o sucessor do irmão Gaspar no Padroado do Capítulo de S.Francisco de Bragança."

Presumo que o Gaspar não deixou sucessão e por isso o padroado passa para Jaime, é certo?

"a representação dos Morais "passou" para o sangue Pimentel"
Sim, por cruzamento entre a parte femenina dos Morais com a masculina dos Pimentel, porém, os descendentes de Jaime de Morais Pimentel, adotaram o Morais por 4 gerações até à descendencia de Francisco de Castro de Morais, e na minha linha, continuaram com o Morais por oito gerações... e abandonam o Pimentel, que só vem a ser utilizado, ou reivindicado, na geração do filho do Francisco de Castro de Morais... Desconheço o porquê procediam desta forma, mas o certo é que, no meu caso, o apelido que mantenho vem por via femenina, e com tres quebras de varonia, mas se impôs por algum motivo este em detrimento dos que vinham por varonia. No caso dos Morais, também parecem seguir esta tendencia, impondo este apelido, ou mantendo-o em conjugação com os outros, por várias gerações. A minha particular interpretação é que assim procediam por considerarem um determinado apelido de mais prestigio, ou representativo ou, até, porque reivindicavam a representação desse (s) apelido(s)/familia...

Quanto ao solar dos Pimentel, em Castelo Branco, Mogadouro, se assim o diz o Abade de Baçal, pois há que acreditar no que diz, mas aquela pedra de armas chama-me poderosamente atenção, e continuo convencido que alí está como familia principal a dos Morais... pois o timbre é o dos Morais.

Gostaria que me contactasse para ferteldearrobahotmail.com

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Localização de alvará de fidalgo-cavaleiro

#318172 | Samuel C O Castro | 26 nov 2012 13:15 | Em resposta a: #269898

Prezado Fernando de Telde,

Por acaso conseguiste:

a) O Alvará de Fidalgo Cavaleiro, de 12.6.1690, que mencionaste em sua 1a. mensagem?

b) Descobrir quem construiu o Palacete que referiste estar em Castelo Branco?

c) A quem pertenceu inicialmente o Brasão de Armas que informaste no link do Facebook?

Quanto a sua citação:

"Francisco António Pimentel de Morais Sarmento de Castro c.c. Maria Antónia Leonor da Fonseca Pinto ...."

Me consta que ela era NORA, e não esposa do Francisco. Portanto, ela era esposa do João (filho do citado Francisco).

Quanto a data 12.6.1690, de sua inicial mensagem, tenho ela em minha base dos Castros, para a seguinte pessoa:

Bento de Morais e Castro – N-Bragança - FCCR, por alvará de 12.6.1690, L-9 das Mercês do Rei D. Pedro II, pg 57-v - MAHDB, Tomo VI, pg 145 - DA, Tomo I, pg 319.

Este Bento era filho de Gregório de Castro Morais - N-1662 - F-29.11.1720 e Sebastiana Veloso Pinto.

Não sei lhe dizer, se no mesmo Alvará, corresponde ao que foi concedido ao pai dele.

Agradeço o que for possível informar. Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 11:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen