Quem é Eduardo Nedehf?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Quem é Eduardo Nedehf?

#269486 | JBdeS | 29 jan 2011 23:56

Gostaria de obter informações acerca de um sr. Nedehf que se diz detentor de um título que nunca lhe foi reconhecido e ao qual não tem direito, não tendo qualquer parentesco com a família Manoel.

Agradeço antecipadamente
JBdeS

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#299849 | JBdeS | 15 mar 2012 02:19 | Em resposta a: #269486

Caros Confrades,

No arbusto, que não tem dimensões de árvore, genealógico, assinado por um "genealogista", a pedido do cidadão Nedehf que tenho em meu poder, foi "decidido" pelo autor que eu, José Manuel Berquó de Mendonça Seabra de Menezes, conde de Vianna, seria filho do 4o. marquês de Vianna, Luis José da Gama Berquó, e da marquesa, a minha querida Tia, Dona Maria do Céu de Carvalho Daun e Lorena da família Pombal. Esse documento, ridículo e grosseiro em termos genealógicos e não só, afirma que os padrinhos de um quidam, cujo verdadeiro nome não consta dos arquivos ou livros de nobreza e poderá ser o que a nossa imaginação decidir, "seria" afilhado dos "tios", os marqueses de Vianna, representados por um homem e uma mulher, cujos nomes não cito, pois poderão ser antepassados de pessoas nossas contemporâneas e seria de péssimo gosto envolvê-las. Na falsa certidão de baptismo, não assinada por nenhum dos "intervenientes", posteriormente "composta", os "padrinhos" continuam a ser os "tios" marqueses de Vianna, desta vez representados pelo "coronel" José Maria da Gama Dias Berquó, filho do marquês de Cantagallo, que foi diplomata, desempenhando funções em Portugal e Grécia, sempre como diplomata, sendo "coronel" mais uma das muitas invençõesl, e sua Mulher, Dona Maria Domingas Manoel de Menezes, filha dos marqueses de Vianna, nascida em Lisboa no Palácio Tancos, depois do regresso da Família Real a Lisboa, tendo casado na Capela do Palácio do Rato e morrido em Atenas, Grécia, após o nascimento do seu filho Pedro. A referida "certidão de baptismo" no Brasil, país ao qual Dona Maria Domingas nunca foi,"representa" o irmão e cunhada é falsa. Afirmei-o já neste Fórum e volto a repeti:, Dona Maria Domingas nunca visitou o Brasil.
Poderíamos ter optado por ignorar um cidadão brasileiro, que fisicamente nada tem a ver com os Vianna, de cabelo castanho claro e olhos azuis, e os Belas, loiros de olhos azuis, que ainda hoje é um traço de muitos membros da família, o que não acontece com o "pretendente" que acima citei. A família Vianna poderia ter ignorado pretensões de falsários, o que estaria mais de acordo com a maneira como foi educada, mas foi acordado que, um natural do Brasil, cuja certidão de baptismo é tabu e cuja identidade é controversa, usar um título que não lhe pertence, afirmando descender do 1o. Marquês de Vianna , filho dos marqueses Tancos, D. António Luis de Menezes, filho dos marqueses de Marialva, e da Marquesa, D. Domingas Manoel, Marquesa de Tancos e condessa de Atalaya, e de D. Anna de Castello-Branco, filha dos marqueses de Belas, José Luís de Vasconcellos e Sousa, filhos dos condes de Castelo Melhor, e da marquesa de Belas e condessa de Pombeiro.
Não voltarei a abordar esta questão, tendo-o feito em nome da família.

José Manuel Berquó de Mendonça Seabra de Menezes, conde de Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#299871 | joão pombo | 15 mar 2012 15:57 | Em resposta a: #299849

Caro José Manuel Berquó,

"Poderíamos ter optado por ignorar um cidadão brasileiro, que fisicamente nada tem a ver com os Vianna, de cabelo castanho claro e olhos azuis, e os Belas, loiros de olhos azuis, que ainda hoje é um traço de muitos membros da família, o que não acontece com o "pretendente" que acima citei." (sic)

Isto que diz não será um eufemismo? É que depois de ler o seu texto e de espreitar as fotos do tal Nedehf, constatei que o mesmo é mulato! (o que só por si, obviamente que nunca impediria quaisquer dtos nobiliárquicos, não fosse o facto de se tratar dum falsário)

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#299875 | Hirão | 15 mar 2012 16:13 | Em resposta a: #299871

Meu caro João Pombo,

Parece-me realmente pouco comum a existência, na actualidade, de titulares luso-brasileiros mulatos. Se eu estiver errado, corrija-me quem puder fazê-lo. Porém, a questão levantada pelo sr. Conde de Vianna não é esta. É outra: a discrepância fenótipa do sr. Nedehf com relação aos seus "primos" portugueses.

Não sei porquê cargas d'água acabo lembrando do relojoeiro Naundorff quando leio Nedehf; não obstante a fonética ser bem diversa: http://jornaldapuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=803&sid=20 Nosso caro Conde poder-nos-ia dizer se rereconhece o "patacão"? :)

Saudações,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#299885 | JBdeS | 15 mar 2012 17:49 | Em resposta a: #299871

Caro João Pombo,

Claro que a cor da pele nada tem a ver com o sangue. Falo de, como muito bem diz o nosso confrade Hirão, das características físicas. Se tiver paciência, poderá ver as fotografias da minha querida Mãe, avó, bisavó, tetravó, etc, e verá as semelhanças, que se estendiam aos primos que já nos deixaram.

Com os meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#299886 | JBdeS | 15 mar 2012 17:51 | Em resposta a: #299885

Em tempo.

Desculpe não ter assinado.

José Berquó de Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#299890 | JBdeS | 15 mar 2012 18:00 | Em resposta a: #299886

Caro Hirão

Não conheço e espero ser poupado a tamanha maldade...
Naundorf, depois da análise a partir do coração do Delfim de França, foi declarado publicamente falsário.
Neste caso, duvido que o referido cidadão esteja disponível a ser picado, quando a ninguém mostra a sua certidão de nascimento, o que leva a comentários que nada têm a ver com os Vianna, mas com familiares mais próximos, mas acerca desse assunto não posso nem devo fazer comentários.

Com os meus melhores cumprimentos
José Berquó de Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#299925 | Hirão | 15 mar 2012 22:49 | Em resposta a: #299890

Caro Vianna,

Quanto ao imbróglio, aplica-se o velho adágio: "Descender de barão é fácil, descender de baronesa é que é difícil."

Então, o patacão (o duas vezes centenário relógio de bolso) não passou pelos Berquó? Talvez - e nós não saibamos - o marquesal antepassado do sr. Nedehf tenha sido cônsul-geral no Paraguay, mais especificamente em Asunción, ainda hoje famosíssima por suas "cópias" Made in China...!

Melhores cumprimentos,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#299978 | joão pombo | 16 mar 2012 15:00 | Em resposta a: #299885

Caro José Manuel Berquó,

Eu não disse que a cor da pele tinha que ver com o sangue, se bem que me pareça impossível que um branco "puro" possa ter relação de parentesco, pelo menos próxima, com um negro "puro" (uso o termo "puro" sem qualquer conotação racista, apenas para referir alguém cuja ascendência é desta ou daquela raça).
Não consigo ver as fotografias das pessoas que cita, salvo uma ou outra excepção e de facto, não vislumbro qualquer semelhança física, se bem que isso só por si não quer dizer nada ou quer dizer pouco.
Aliás, o senhor Nedehf nem sequer aparenta semelhanças com uma senhora branca que aparece nalgumas fotos e que supostamente é a sua (dele, Nedehf) mãe.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#299983 | JBdeS | 16 mar 2012 16:12 | Em resposta a: #299978

Caro João Pombo,

Eu percebi o que queria dizer, desculpe se me expliquei mal, mas por vezes é difícil falar da própria família, mas existe a estrutura óssea, as "cores", a altura, o sorriso, o nariz, as mãos, sinais nos mesmos sítios. Todos têm um sinal na testa do lado direito; eu próprio tenho.
O último tema que aborda é delicado, havendo várias versões...

Peço que aceite os meus cumprimentos
José Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#299999 | Hirão | 16 mar 2012 21:16 | Em resposta a: #299983

Resta saber se também "é" descendente do Visconde de Mauá.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300004 | JBdeS | 16 mar 2012 22:59 | Em resposta a: #299999

Existe uma publicação francesa , muito popular nos anos 60, "Que sais-je?". A bon entendeur...

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300005 | Hirão | 16 mar 2012 23:05 | Em resposta a: #300004

Diga isso ao "primo." Ele só lê Point de Vue...

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300008 | JBdeS | 16 mar 2012 23:33 | Em resposta a: #300005

Caro Hirão,

Não resisto ao seu sentido de humor... É uma revista, que já foi melhor, lida por todo o tipo de pessoas em toda a Europa, excepto em França, considerada "imprensa de concierge", mas lida em segunda mão pelas pessoas que juram nunca a ter comprado.
Só não sei o que o referido cidadão pode encontrar. Mais "parentes"?
Espero firmemente que sim e que deixe os Vianna em paz. Tem os Badja, nobre húngaros, nome "deturpado" no nome que usa e que não vou mencionar, ligados aos Esterhazy.
Sabe? Acredito que é sempre agradável uma surpresa de vez em quando...
Quem lhe diz que dentro de um ou dois anos não "sai" uma avó Habsburgo, Bourbon, ou Alcantara Brasileira? Aguardemos...

José Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300010 | Hirão | 17 mar 2012 00:17 | Em resposta a: #300008

Caro Vianna,

Pois é... Em se falando da coisas da França, gostaria de vê-lo (o bom "marquês") a assistir à uma - uma única que fosse! - apresentação de "Le Bourgeois gentilhomme" no Teatro Municipal do Rio. Teria ele algum ataque apoplético?

Nunca ouvi falar dessa família. O Nedehf também usa tal sobrenome? Não me lembro, sinceramente, de tê-lo lido; nem mesmo aqui: http://www.ordendebonaria.es.tl/La-Orden-en-America.htm

Havia, tempos atrás, um "maluco brasileiro" (termo em vias de tornar-se pleonasmo) cá no fórum que assinava "Absburgo-Este." O Brasil anda cheio de arquiduques e altezas, do Ceará a Minas Gerais, como queria cá um moleque "Dourado", "Príncipe de Eboli." Esse país está em vias de tornar-se um sanatório.

Aguardemos, pois! Ao menos, o fórum voltará a dar-nos alguma coisa: motivos para rir.

Cumprimentos,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300013 | JBdeS | 17 mar 2012 02:49 | Em resposta a: #300010

Caro Hirão,

Nunca imaginei ser possível uma "ordem" com gente tão esquisita. Deve ser um pavor pertencer a algo semelhante, uma verdadeira Via Sacra. Tem a certeza de que o fazem de livre vontade?

Cumprimentos

José Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300064 | Hirão | 17 mar 2012 17:35 | Em resposta a: #300013

Mas, nem lhe conto quantos "desavisados" ingressam nessas ordens...
Até nas [dantes] "sérias" pululam gente igual ou pior.
D.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300351 | JBdeS | 20 mar 2012 21:23 | Em resposta a: #300064

Caro Hirão,

Aproveito para, na posse da verdadeira certidão do casamento de Maria Amália de Meneses e do "comendador" João Rodrigues Viana, naturais do Porto e casados no Porto em 1830, com um filho João Manuel Rodrigues, nascido no Ceará, tendo tido como padrinhos João Manuel de Meneses, tio materno, natural do Porto, e Maria do Carmo de Brito. Este arbusto genealógico, foi redigido a 2/4/2006. As alterações e a certidão forjadas serão posteriores. O cidadão esperou a morte de Herbert Moses, fundador e director do Globo e presidente da Associação Brasileira de Imprensa, casado com D. Madalena da Gama Berquó, um casal muito conhecido no Rio, vivendo no Flamengo, na esquina da Marginal com uma rua cujo nome não me lembro, cujo jardim subia até ter vegetação tropical e macacos, que nos dias de hoje é um condomínio, para "levantar voo". A descendência do Sr. Rodrigues ter-se-á misturado com indígenas, e prefiro não me alargar mais. Quanto ao relógio verdadeiro faz parte do espólio do Museu da Marinha e o diário de bordo está na minha posse.

Com os melhores cumprimentos
José Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300601 | Hirão | 23 mar 2012 02:51 | Em resposta a: #300351

Caro Vianna,

Mas, o Nedehf é ou não descendente do "comendador"? Ele é ou não filho da mãe "dele"? Estou um tanto quanto confuso com esse emaranhado genealógico...

Meu tio-bisavô Carlos Arthur de Mello Bernardo da Silva foi amigo do casal Moses. Mas, não faleceu o Dr. Herbert antes, na década de 70?

Ao menos, confirma-se: o patacão do sr. Eduardo é paraguayo.

Um abraço,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300609 | JBdeS | 23 mar 2012 09:10 | Em resposta a: #300601

Caro Hirão,

É de facto confuso. Nem sei se alguém da família dele descende das pessoas da referida certidão, sei apenas que foi o ponto de partida para a certidão falsa. Como referi antes, há boatos vários, mas, como a certidão de nascimento dele nunca foi vista por ninguém, não só é difícil tirar conclusões como se trata de um assunto delicado.
Herbert Moses morreu em 72 ou 73, mas a tia Madalena (Manolita) morreu anos depois. O irmão da tia Madalena, Pedro de Alcântara da Gama Berquó, advogado, foi co-fundador do jornal O Globo. O pai do cidadão, jornalista, chegou a trabalhar com ambos.
Enfim, uma imaginação delirante... que acabará mal.

Um abraço
José Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300636 | Hirão | 23 mar 2012 15:06 | Em resposta a: #300609

Meu caro Vianna,

Entendi.

Porém, chega-se à infeliz conclusão de que a única salvação de Napoleões de hospício é o uso, diário, dum "shake" de Rivotril, Prozac, Wellbutrin, Gardenal e Lepraxo.

Um abraço,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300684 | JBdeS | 23 mar 2012 19:32 | Em resposta a: #300636

Caro Hirão

Concordo plenamente, mas, com esse cocktail, basta tomar uma aspirina para o transformar num político!
Não sei se não estou arrependido de ter requerido a dupla nacionalidade a que tenho direito:)

Um abraço,

José Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300703 | Hirão | 23 mar 2012 20:49 | Em resposta a: #300684

Caro Vianna,

Não queira atrair maiores desgraças à Pátria Tupiniquim... Já basta o PT de Dilma e Lula. Até porquê - e disto tenha a mais clara e indiscutível certeza - ele, como político, desaguaria, à moda camiliana, num Conde de Abranhos! Quereria o amigo votar nele?! ;) Até que não seria mal expediente, afinal, poderia conseguir algum alto posto ministerial...!

Cumprimentos,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300708 | JBdeS | 23 mar 2012 21:37 | Em resposta a: #300703

Caro D.,

Nunca. Apesar de a política ser considerada por muitos "um ninho de víboras", há honrosas excepções em todos os países.
O meu Trisavô, general e ministro, José Jerónimo Rodrigues Monteiro (razão por que sou José), foi um exemplo de probidade, educação e bondade. Nunca poderia, sem pretender nada, trair um Homem bom.

Um abraço
Zé Vianna

P.S. Tenho um amigo que vive com a mulher e filhos em Brasília. Tenho um parente em Brasília. Serão sempre bem-vindos em minha casa.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300726 | Hirão | 24 mar 2012 04:52 | Em resposta a: #300708

Caro Vianna,

Excepções há; mas... tão poucas!

Pessoas boas e probas em Brasília? Certamente que as há. Porém, aqueles que a contralam... São João Bosco deveria ter padecido de insônia naquela noite.

Um abraço,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300768 | JBdeS | 24 mar 2012 23:11 | Em resposta a: #300726

Caro D.,

Gostaria de lhe enviar um documento extraordinário. O meu email é berquó@netcabo.pt.

Um abraço
José Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Quem é Eduardo Nedehf?

#300887 | Hirão | 26 mar 2012 15:20 | Em resposta a: #300768

Enviado.
Cumprimentos,
D.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 17:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen