Arquivo Distrital da Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Arquivo Distrital da Guarda

#269530 | A/C | 30 jan 2011 19:49

Caros confrades,
O Arquivo Distrital da Guarda apresenta os Códigos dos Registos Paroquiais de várias freguesias de Seia mas na pesquisa não aparecem! Alguém poderá dizer porque razão isto acontece? Cump/tos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#269621 | Conde | 01 fev 2011 11:26 | Em resposta a: #269530

Alguns livros estarão no ANTT.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#269623 | A/C | 01 fev 2011 11:34 | Em resposta a: #269621

Caro Conde,
Agradeço a sua atenção. A informação do ADG é a de que existem livros paroquiais de algumas freguesias de Seia, nomeadamente, de 1627 a 1909, da freguesia de Girabolhos. No entanto, ao preencher a pesquisa não aparecem os documentos! Já tentei ANTT mas não consegui!

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#269633 | MCNN | 01 fev 2011 16:41 | Em resposta a: #269623

Boa tarde

No site do DIGITARQ escolha Pesquisa Avançada e no campo Referencia escreva:

PT/ADLSB/PRQ/PSEI05

Carregando em Pesquisar aparecem-lhe todos os livros de Girabolhos que se encontram na TT.

Se na referencia colocar

PT/ADGRD/PRQ/PSEI05

São-lhe fornecidos os livros dessa paroquia que estão na Guarda


Boa sorte

Mario César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#269649 | A/C | 01 fev 2011 19:44 | Em resposta a: #269633

Caro Mário César Navarro,
Agradeço a sua atenção e disponibilidade. Conhecia o 2.º código de referência mas não o primeiro. Coloco o código no campo e referência que me indicou mas, o que me aparece é novamente o códio, entidade, título, datas, nível de descrição e... por aí fora, no entanto, não consigo visualizar os documentos propriamente ditos!? Ou não estão digitalizados ou algo me escapa!?
Obrigada e Cump/tos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#269659 | MCNN | 01 fev 2011 20:25 | Em resposta a: #269649

Boa noite

Na mesma página onde faz a pesquisa, repare que acima do local onde se coloca a Referência existe uma box que pode seleccionar à frente do texto "Pesquisar apenas documentos com objectos digitais associados".

Se seleccionar essa box, a pesquisa só lhe devolve os livros cujas imagens digitalizadas estejam já disponíveis.

No caso de paróquia em questão, ainda não foi disponibilizado nenhum livro digitalizado.

Mas muito mais simples do que fazer isso é utilizar o site do "etombo".

Esse site não disponibiliza as imagens, mas sim os links para aceder aos livros já digitalizados.

Como o referido site é actualizado com bastante frequência, torna-se muito mais simples saber que livros estão já digitalizados nos diversos arquivos distritais.

E, no caso específico de Seia, esse site simplifica muito mais a pesquisa, pois os livros de Seia encontram-se divididos por dois arquivos distintos (o que obrigaria a fazer pesquisas com códigos diferentes).

Se consultar o etombo verá que, no que diz respeito ao concelho de Seia, foi apenas disponibilizada a consulta das imagens digitais de 3 livros da paróquia de Carragozela

É pois questão de aguardar até que as imagens dos livros que lhe interessam sejam disponibilizadas.

Espero é que não tenha de aguardar muito ...

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#269672 | A/C | 01 fev 2011 22:09 | Em resposta a: #269659

Obrigada, caro Mário César N.
Já reparei na, dita, box mas não encontro os registos. Também conheço o site Etombo e, de facto, há apenas registos de Carragozela. Sim, vou aguardar a ver se disponibilizam esses registos. Pelo que tenho visto ler e decifrar tais registos não é tarefa fácil!!
Cump/tos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#270137 | A/C | 07 fev 2011 22:25 | Em resposta a: #269659

Caro Mário César Navarro,
Tenho direccionado a minha pesquisa para o que está digitalizado, em concreto, registos paroquiais de Ázere-Tábua, confesso que nem com uma lupa em frente do monitor consigo ler o nome completo do prior!! Procuro alguma referência de António Lopes Martins da Cunha, n./b.em 1867. Não haverá outra forma de decifrar estes documentos? Por exemplo, quando são digitalizados não fazem anotações em anexo?

Cump/tos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#270322 | MCNN | 09 fev 2011 23:50 | Em resposta a: #270137

Boa noite

De facto fui espreitar esses livros e a letra é mesmo intragável ...

Mas dá para ver o nome do Prior, que se chamava António Castanheira de Moura.

Agora passando ao que lhe interessa, a única forma de decifrar estes documentos é ... lendo-os.

Não existem pois anotações.

Ao fim de alguns anos nestas lides, já consigo ler mais do que conseguia inicialmente, mas ainda hoje deparo-me com registos absolutamente ilegíveis.

Sobre a pessoa cujo baptismo procura, tem a certeza que ele nasceu em Ázere ? E tem a certeza do ano de 1867 ?

Sabe o nome dos pais dele ?

Como o livro de 1867 era pequeno, dei una vista de olhos nele e encontrei o baptismo de vários Antónios.

Mas pelos apelidos dos pais, não me parece que correspondam ao baptismo do António que lhe interessa.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#270379 | A/C | 10 fev 2011 20:29 | Em resposta a: #270322

Caro MCN,
É a letra e o estado de degradação do próprio livro!
Pois, não sei se o António de que falamos nasceu nessa localidade apenas sei que lá viveu e morreu.
Obrigada e
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#283311 | vabopi | 30 jul 2011 12:06 | Em resposta a: #270379

Caros Confrades:

O site do Arquivo Distrital da Guarda apresenta na sua página inicial o aviso abaixo transcrito. Como o aviso não está datado, não sei se é recente ou não, de qualquer forma parece veícular a esperança de podermos consultar online registos e documentos.

No entanto, os links indicados para o efeito não funcionam, infelizmente sem surpresa. Enviei essa informação para o mail indicado.

Será que algum dos confrades tem alguma informação sobre o assunto ?

Cumprimenta,

Vasco Galvão


========== AVISO ==========

Informamos que o processo de migração de dados para a nova versão do DIGITARQ, está concluído, pelo que já é novamente possível efectuar pesquisas de registos e / ou aceder a documentos em formato digital.

O processo de averiguação da integridade da informação migrada ainda decorre.

Agradecemos que nos seja reportada qualquer anomalia detectada, quer seja relacionada com o acesso a registos ou documentos, quer com o funcionamento do módulo de pesquisa ( mail@adgrd.dgarq.gov.pt ) .

========== xxxxx ==========

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital da Guarda

#408261 | Armenito | 03 out 2018 10:15 | Em resposta a: #269530

Bons dias.

Enviei na passada sexta feira atraves do site da DIGITARQ do arquivo distrital da guarda 2 pedidos de pesquisa do assento de batismo de meus bisavos maternos. Já la vai quase 1 semana e nem uma resposta! Nem ata nem desata..

António Gregório, faleceu com 76 anos a 11 de janeiro de 1981 em baiol ( freguesia de vide/Seia). Terá nascido em 1905 ou 1904. Filho de Jose Gregório e maria Rita

A esposa maria cândida faleceu em 8 de março de 1966 com 57 anos, no lugar de baiol tambem (freguesia vide). Terá nascido em 1909 ou 1908. Filha de António João e maria rita..

Tentei pesquisar no arquivo, não encontro os livros, não devem estar digitalizados ainda..
Que lentidão a responder.

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital da Guarda

#408292 | Armenito | 04 out 2018 16:04 | Em resposta a: #269530

Nem ao e mail que mandei, me respondem.. Ou são muito lentos, ou não existe por la ninguém..

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital da Guarda

#408297 | MJ | 04 out 2018 22:16 | Em resposta a: #408292

Boa noite,

Já faz algum tempo que pedi uma informação ao arquivo que refere e demoraram algum tempo mas responderam. Recordo-me de na altura ter ficado a saber (já não sei como) que teriam falta de pessoal o que muito provavelmente se mantém.
No seu caso poderão eventualmente estar a fazer alguma pesquisa e isso demora.

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital da Guarda

#408314 | Armenito | 05 out 2018 09:54 | Em resposta a: #408297

Sim, são 2 pedidos de pesquisa, para depois efetuar os respetivos pedidos de reprodução. Mas cada coisa a seu tempo.

Entretanto 1 dos pedidos ja foi concluido e ja foi encontrado o respetivo assento. Falta o outro.

Calculei que fosse esse o problema. Ou falta de pessoal ou excesso de pedidos e não estarem a dar vazão aos mesmos..

Resta me aguardar e esperar pela conclusão do outro pedido..

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital da Guarda

#408398 | Armenito | 07 out 2018 18:43 | Em resposta a: #269530

Graças a um conhecido, consegui os dados de nascimento. Pedi lhe pra pedir aos responsaveis da igreja se o deixavam aceder aos livros. Eles deixaram aceder, mas teve de dar os dados para eles procurarem. Não autorizaram tirar fotocopia, desculpando se com o estado de conservação dos livros..

Já foi uma boa ajuda. Mas a mesma tenho de esperar pela resposta do arquivo para poder mandar reproduzir o outro assento..

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital da Guarda

#411487 | Cellanova | 22 jan 2019 21:53 | Em resposta a: #269530

Boa noite,
Caros confrades,

Venho pedir, caso alguém possa ou vá estar no Arquivo Distrital da Guarda, se pode dar uma vista de olhos aos seguintes assentos e fornecer-me as informações contidas nos mesmos, visto que não consigo deslocar-me ao arquivo:

1. Laudina Augusta, filha de António Tomé e de Maria do Carmo Lourenço, baptizada no dia 18.09.1904 na paróquia de Souto Maior, Trancoso;

2. Luís, filho de Manuel dos Santos e de Maria Florinda Calisto, baptizado em Julho de 1900 na paróquia de Moreira de Rei, Trancoso;

3. Adelino, filho de Manuel dos Santos e de Maria Florinda Calisto, baptizado em 1904 na paróquia de Moreira de Rei, Trancoso;

Obrigado,
Com os melhores cumprimentos,
Cellanova

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital da Guarda

#411490 | Jorge Resende | 22 jan 2019 23:37 | Em resposta a: #269530

Se enviar um email para o Arquivo e forem encontrados os assentos por 1 euro cada cópia terá os mesmos na sua mão para os ler.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 01:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen