Portugueses na Índia

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Regiões

Portugueses na Índia

#269563 | LSV | 31 jan 2011 01:12

Algum dos frequentadores deste fórum tem a "História da Colonização Portuguesa na Índia" de Alberto C. Germano da Silva e me pode fazer uma consulta nessa obra?
Antecipadamente agradecido
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

História da Colonização Portuguesa na Índia

#305603 | Samuel C O Castro | 11 mai 2012 14:12 | Em resposta a: #269563

Prezado Luís Soveral Varella,

Por acaso descobriste alguém que tenha a obra que mencionaste?

Também tenho interesse em pesquisar algumas informações que estão no volume III da referida obra. Se algum colega puder fazer essa gentileza, ficarei muitíssimo agradecido.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses na Índia

#305671 | Nolasco | 12 mai 2012 14:29 | Em resposta a: #269563

O nome correcto do autor é:Albert Germano da Silva Telles Correia (mais conhecido por Dr. Germano Correia) e a obra pode ser consultada na Biblioteca Nacional de Lisboa.
Cumprimentos
M.C. da Silva Telles Nolasco

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses na Índia

#305672 | Nolasco | 12 mai 2012 14:29 | Em resposta a: #269563

O nome correcto do autor é:Alberto Germano da Silva Telles Correia (mais conhecido por Dr. Germano Correia) e a obra pode ser consultada na Biblioteca Nacional de Lisboa.
Cumprimentos
M.C. da Silva Telles Nolasco

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses na Índia

#305678 | Samuel C O Castro | 12 mai 2012 15:32 | Em resposta a: #305672

Prezado Nolasco,

Muito obrigado pela informação. Como resido no Brasil, me é impossível pesquisar na BNL.

Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses na Índia

#305700 | Nolasco | 12 mai 2012 18:38 | Em resposta a: #305678

Como o Dr. Germano Correia foi, pelo menos uma vez ao Brasil como participante de um congresso, pode ser que haja nalguma Biblioteca brasileira um exemplar da obra dele, porque como, certamente, é do seu conhecimento houve um enorme intercâmbio entre o Brasil, a Índia, Macau e Lisboa.
O meu quintavô, Manuel Pereira, viveu no Rio de Janeiro (freguesia do Engenho Velho) por volta de 1815 tendo depois ido para Macau onde fez fortuna (infelizmente não chegou à geração dos netos) como proprietário de navios que faziam o comércio entre aqueles territórios.
Desejo-lhe igualmente um optimo fim de semana
M.C. Nolasco

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses na Índia

#305702 | Nolasco | 12 mai 2012 18:47 | Em resposta a: #305678

Esqueci-me de lhe referir que há poucos anos foi editada uma obra em quatro volumes intitulada os Luso-Descendentes da Índia Portuguesa da autoria de Jorge Forjaz. Eu tenho esta obra e se me quiser dizer qual é o assunto que lhe interessa pode ser que encontre alguma referência nesta obra que é bastante pormenorizada e que se encontra dividida em capítulos pelo nome das famílias portuguesas que viveram na Índia.
Mais uma vez os meus cumprimentos
M.C. Nolasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 12:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen