S. Estevão da Facha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

S. Estevão da Facha

#269594 | Marcondes | 31 jan 2011 20:25

Prezados confrades,

Alguém pesquisa ascendentes na freguesia de S. Estevão da Facha? Eu encontrei o casamento de um ascendente aqui no Brasil, em Barbacena (Minas Gerais) antiga Borda do Campo:

Aos 10 de novembro de 1768 casaram-se na freg. de N.S. da Piedade da Borda do Campo João Gonçalves Lima, natural e batizado na freg. de Santo Estevão da Facha, Arcebispado de Braga, filho legítimo de Manuel Gonçalves e de Allença(Aldonça?) Maria, com Ana Maria de Jesus, natural e bat. na freg. de N.S. da Peidade da Borda do Campo, filha legítima de Manuel Garcia da Rosa e de Maria do Espírito Santo. Testemunhas: Antonio Fernandes morador na freg. de S. João del Rei e Custódio José Antunes morador nesta freg. da Borda do Campo.

Eu estou interessado na ascendência de João Gonçalves Lima.

Atenciosamente,

Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil

Resposta

Link directo:

RE: S. Estevão da Facha

#270850 | Marcondes | 18 fev 2011 00:06 | Em resposta a: #269594

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: S. Estevão da Facha

#270885 | Casimiro | 18 fev 2011 18:20 | Em resposta a: #270850

Caro Marcondes,
eu encontrei um nascimento de um João, nascido em 21-09-1720 em Santo Estevão da Facha, concelho de Ponte de Lima, filho de Manuel Gonçalves e de Ascenssa Cabeças. Será este o que lhe interessa? Pelo casamento ou óbito do João Gonçalves Lima não poderá calcular a respectiva idade ou avós? Se for este terei mais alguns dados de ascendentes, mas não tenho a certeza. Diga-me qualquer coisa.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: S. Estevão da Facha

#270896 | Marcondes | 18 fev 2011 20:17 | Em resposta a: #270885

Prezado Casimiro,

Creio que deve ser o batismo do João Gonçalves Lima. O documento que consultei era um tipo de dispensa matrimonial do filho deste João (Silvério Gonçalves Lima) e o nome de sua avó me pareceu muito estranho. Eu pensei em Ascensa ou Aldonça mas não era isto o que estava escrito. Como já tenho esperiência de encontrar, em assentos paroquiais aqui no Brasil, nomes escrito totalmente errados como "S. Pio" em vez de "S.Pedro". Ficaria muito agradecido se pudesse me fornecer outros dados que tenha.

Com meus melhores cumprimentos,
Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil

Resposta

Link directo:

RE: S. Estevão da Facha

#270929 | jagmc | 19 fev 2011 15:42 | Em resposta a: #270885

Caro confrade

Tenho um Pedro Gonçalves nascido por volta de 1700 em S Estevão da Facha, filho de Manuel (ou João, dado que no baptismo de filhos aparecem os dois nomes como avô paterno) Gonçalves e de Simoa Martins.
Pedro Gonçalves casou em Agosto de 1724 na freguesia de Sto Ildefonso no Porto com Perpetua Silva Azevedo natural de Sto Tirso e tinha como profissão, segundo assentos de baptismo de filhos "homem que alugava bestas e carros" com morada na Rua dos Ferradores (para quem conhece o Porto actual zona da Pª Carlos Alberto/Rua Cedofeita).

Será que nas suas buscas se terá cruzado com alguma referência?

Melhores saudações,
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: S. Estevão da Facha

#270939 | Casimiro | 19 fev 2011 17:44 | Em resposta a: #270896

Caro Marcondes,
supondo que aquele João é o que lhe interessa, continuemos.
Manuel Gonçalves, pai do João, nasceu no lugar da Corredoura, na Facha, em 07-01-1685, filho de Belchior Gonçalves e de Isabel Rodrigues, do dito lugar. Teve como padrinho de nascimento: Baltazar Jácome do Lago, Coronel, que faleceu solteiro na Quinta do Casal, Facha, em 1794, da família nobre dos Jácomes de Viana, estando sepultado na Capela da Senhora da Piedade, da dita Quinta.
Ascensa Cabeças, mãe do João, nasceu em 21-05-1681 no lugar da Torre, Facha, filha de Belchior Cabeças e de Ana Gonçalves, neta paterna de Belchior Alves e de Margarida Cabeças e neta materna de Domingos Enes e Briatiz Alvares. Teve como padrinhos de nascimento: Manuel Fagundes Vidal, da vila de Viana e João Correia, estudante.
Manuel Gonçalves e Ascensa Cabeças casaram na Facha em 17-05-1708 e Belchior Cabeças e Ana Gonçalves casaram em 04-03-1666, também na Facha.
Para já é tudo, quando tiver mais um pouco de tempo livre, pesquisarei mais.
Cumprimentos,
Casimiro Puga, Afife

Resposta

Link directo:

RE: S. Estevão da Facha

#270982 | Marcondes | 20 fev 2011 10:37 | Em resposta a: #270939

Prezado Casimiro,

Muito lhe agradeço pelos dados!!! Não pensei que conseguiria avançar neste ramo de meus costados, já que foi muito difícil identificar o local de nascimento do João que, nos assentos brasileiros aparecia como S. Estevão de Faxe e me pareceu que ele fosse natural de Fafe!!

Meus cumprimentos,

Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil

Resposta

Link directo:

RE: S. Estevão da Facha

#271091 | Casimiro | 21 fev 2011 19:38 | Em resposta a: #270929

Caro J. Correia,
Pesquisei os baptizados da freguesia da Facha desde 1680 a 1716 e não encontrei nenhum assento de Pedro, filho de Manuel ou João Gonçalves e de Simoa Martins. Procurei o casamento dos pais desde 1656 a 1720 e não encontrei nada. Vi os óbitos de 1700 a 1807 e não encontrei nada. Que se passa ?
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: S. Estevão da Facha

#271135 | jagmc | 22 fev 2011 00:00 | Em resposta a: #271091

Caro Casimiro Puga

Do assento de casamento de Pedro Gonçalves na freguesia de Sto Ildefonso no Porto consta "... na forma do mesmo sagrado Concílio e Constituição Pedro Gonçalves filho legítimo de Manuel Gonçalves e de sua mulher Simoa Martins natural da freguesia de Santo Estêvão da Facha termo de Ponte de Lima arcebispado de Braga morador na Rua dos Ferradores ...".
O casamento realizou-se em 28 Agosto de 1724, partindo eu daí para a possível data de nascimento por volta de 1700.

Mais do que isto não lhe sei dizer.

Melhores cumprimentos,
J.Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 17:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen