Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas

Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269636 | Pedro Caldeira | 01 fev 2011 18:11

7Olá a todos, o meu nome é Pedro Caldeira Marques e desde que tenho uso de razão que ando interessado na genealogia. Sempre me fascinou todo este mundo e aprecio imenso a todos aqueles que grão a grão vão compondo a sua árvore genealógica. Tenho 15 anos, e por isso as minhas investigações genealógicas não podem ir muito longe porque não tenho licença para entrar nem a arquivos nem a nada, mas sei que isso não é um impedimento para eu continuar a pesquisar as minhas origens. Agora sinto que fiz um descobrimento e gostava que me dessem uma opinião ou uma simple ajudinha.

Eu já conheço bastante sobre a minha árvore genealógica, (tudo se diga), graças aos óptimos genealogistas José Caldeira (de quém sou primo afastado) e de uma senhora chamada Maggie, que ainda não tive oportunidade de conhecer, que foi quem introduziu a maioria dos dados da minha família. Mas eu ontem a uma da manhã descobri um dado muito interessante. Uma das famílias das quais descendo, são os Mouras, os mesmos Mouras que os Marqueses de Castelo-Rodrigo e outros interessantes títulos nobiliárquicos. Pois bem, eu sabia que descendia deles, mas não sabia bem como lá chegar. E então ontem descobri que uma antepassada minha, chamada "Luisa de Moura" (que aparece sem pais), aparentemente, pode ser a mesma que outra do Genea, chamada "Luisa Maria de Moura". Os dados são muito curiosos.

Vejam:

-Aqui está a primera Luisa de Moura, da qual eu descendo, e que aparece sem pais, só casada com um tal "José Correa de Brito", estes dois sendo pais de António Castanhede ou Castanheira de Moura.

O link dela: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=121123

-Aqui está a outra Luisa de Moura, contemporânea a outra Luisa de Moura, que também casou com um "José Correia de Brito da Silveira", mas neste caso aparece que só tiveram um filho chamado "Lourenço Correia de Brito da Silva".

Pode ser que sejam a mesma? Se vêm os netos das duas Luisas de Moura, são também contemporâneos. Pode ser que as duas Luisas estem desentroncadas?

O meu pedido de ajuda era só mesmo isso. Será que alguém me podia ajudar a procurar nas páginas que aparecem relativas a segunda Luisa de Moura no NFP? Moro em Barcelona e nasci em Espanha por tanto não posso ter accesso a ese conjunto de livros. :(

Agradecia imenso se alguém me pode-se só mesmo ajudar nisso!
Desculpem o meu português, pois nasci em Espanha filho de funcionários consulares.

Abraços!

Resposta

Link directo:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269637 | Pedro Caldeira | 01 fev 2011 18:12 | Em resposta a: #269636

Esqueci-me de por o link da segunda Luisa de Moura, este é: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=201158

Resposta

Link directo:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269645 | LBonifacio | 01 fev 2011 19:32 | Em resposta a: #269636

Caro Pedro Caldeira

Analisando os dois registos que indicou, e partindo do princípio que quem os carregou na base de dados o fez correctamente a partir de dados concretos, parece-me que são duas senhoras com o mesmo nome que casaram com homens de nomes quase idênticos.

Relativamente a Luísa de Moura, a sua ficha não tem datas, mas vemos que o filho António Castanhede de Moura, casou no ano de 1680. O facto de indicar o ano de casamento, revela que o assento do mesmo foi o ultimo documento consultado.
Relativamente a Luísa Maria de Moura, a sua ascendência está muito bem documentada e o seu casamento ocorreu no ano de 1580.
Partindo do principio que fossem as mesmas, o seu filho, para ter casado em 1680, teria que o fazer com uma idade muito avançada, o que nesses tempos era de todo improvável.

Não tem que pedir desculpa pelo seu português, ele é muito bom e sobretudo muito melhor que o "Malaca Casteleirense" que agora a lei obriga.

Cumprimentos

Luís Bonifácio

Resposta

Link directo:

RE: Só peço um minutinho de atenção e uma simples opinião!

#269653 | Pedro Caldeira | 01 fev 2011 19:52 | Em resposta a: #269645

Muto obrigado Luís... Mas... então como é possível que uma das netas de Luisa Maria de Moura chamada Maria Joaquina Correia de Brito Silveira tenha sido batizada 152 anos depois do casamento ou nascimento dos seus avôs?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 17:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen