Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#269712 | fdmcv | 02 fev 2011 15:42

Caros confrades,

Alguém poderia me dizer quais são as fontes que dão Álvaro de Ornelas da Câmara

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=508531

como filho de Pedro Gonçalves da Camara e Catarina de Ornelas de Saavedra?

Também gostaria de saber a fonte que dá Isabel de Ornelas, casada com Mateus Nunes, como filha do casal Álvaro de Ornelas da Câmara e Maria Vaz Sodré.

Em um trabalho de Segismundo Pinto e Manuel Lamas de Mendonça, "Quatro Povoadores Açorianos", publicado na revista Atlântida V. 50 (2005) p. 175, aparece uma filha deste último casal, Cenoleza Dornelas, casada com André Furtado de Mendonça. Como esta não era a família em foco, sem dúvida podem ter tido muitos outros filhos.

Pelo menos, parece certo ter existido o casal Álvaro de Ornelas da Câmara e Maria Vaz Sodré na Ilha Graciosa.

Saudações,

Fernando M C Vieira
Brasília

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#269748 | ifranca | 02 fev 2011 20:51 | Em resposta a: #269712

Caro confrade,

A ascendência de Isabel de Ornelas é referida por Oriolando Correia da Silva, o falecido decano dos genealogistas graciosenses, no seu trabalho intitulado "Um Testamento do Século XVI" publicado no boletim nº 2 do Museu Etnográfico da Graciosa.

Álvaro e Maria estão documentados na Graciosa e a ascendência de Álvaro consta do Nobiliário da Ilha Terceira, de Eduardo de Campos de Azevedo Soares, volume I título de Câmaras, página 203.

É natural que o trabalho que refere não mencione todos os filhos, que aliás foram muitos, desse casal

Com os meus melhores cumprimentos.

Igor França

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#269795 | fdmcv | 03 fev 2011 16:28 | Em resposta a: #269748

Caro Igor França,

Muito grato pelas informações.

De fato, graças a dados gentilmente fornecidos há alguns anos por Oriolando Correia da Silva a meu amigo e primo Roni Fontoura de Vascondelos Santos, pude avançar muito no ramo de minha bisavó Olívia da Cunha Vieira Espinola, nascida na Ilha Graciosa, descendente da Isabel de Ornelas.

Saudações,

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#270015 | emed | 06 fev 2011 11:45 | Em resposta a: #269712

meu caro
Nos registos da Graciosa (testamento) figura com o nome de SODORNEZA DORNELAS
Cumprimentos Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#270081 | fdmcv | 07 fev 2011 02:21 | Em resposta a: #270015

Caro Eugenio Medina,

Grato pela informação. Creio que um nome bastante incomum como esse pode ter tido diversas grafias. Em todo caso, parece bem claro de quem se trata.

Aliás, seria interessante descobrir de onde saiu este nome.

Saudações,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#270089 | emed | 07 fev 2011 11:41 | Em resposta a: #270081

Meu Caro
Tenho um ficheiro com aprox. 14.000 nomes de gente da Graciosa desde os inícios do povoamento e SODORNEZA só aparece uma única vez.
Cumprimentos E.Medina

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#270110 | fdmcv | 07 fev 2011 16:24 | Em resposta a: #270089

Caro Eugenio Medina,

Creio não ter conseguido me expressar bem. O que imagino é a possibilidade de a mesma pessoa aparecer em documentos diferentes com seu nome grafado de forma diferente, muitas vezes erradas, como já vi acontecer com alguns antepassados e colaterais meus, tanto em documentos aqui no Brasil, quanto em Portugal.

Aproveito essa mensagem para lhe perguntar se em seu banco de dados aparecerem os nomes de João José Espinola, nascido em 21/11/1776 e falecido em 29/01/1850, Gudalupe, Ilha Graciosa, morador no caminho da Vitória e Irmão da Ordem da Penitência. Filho de Manoel José Espinola, nascido na freguesia da Luz, Ilha Graciosa, e Antonia Maria, nascida na freguesia da Praia, Ilha Graciosa, sobre os quais nada mais sei.

Saudações,

Fernando

Resposta

Link directo:

Ilha Graciosa

#271072 | SHCristovao | 21 fev 2011 16:26 | Em resposta a: #270089

Tenho ascendência na Ilha na Graciosa, sendo que, por sinal é nesta ilha que tenho mais dificuldades de pesquisa. Acaso no seu registo possui alguma Rosa Clara de Bettencourt, casada em 1818, na Matriz, com Matia José da Silva (filho de Sebastião Correa da Silva e de Josefa Maria)?Cumprimentos e grata pela atenção. SC

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271151 | Turlu | 22 fev 2011 14:48 | Em resposta a: #271072

Caro Confrade,

Descendo do casal Sebastião Correia da Silva e Maria Josefa de Jesus, casados em 05/02/1730 em São Mateus, Praia da Graciosa. Terá este casal algum relacionamento com os seus antepasados Sebastião Correia da Silva e Josefa Maria?

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271205 | SHCristovao | 23 fev 2011 10:30 | Em resposta a: #271151

Caro Miguel Santos,
O meu Sebastião Correia da Silva e a minha Josefa Maria (que também é de Jesus) casaram um filho; Matias José da Silva que casou com Rosa Clara Bettencourt em Santa Cruz em 1818, pelo que me parece ser impossivel que sejam os mesmos. A sua data está confirmada com documento?
Cumprimentos, SCristóvão

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271206 | emed | 23 fev 2011 11:44 | Em resposta a: #271205

Meu Caro
Não sei se sabe mas o seu Sebastião Corria da Silva vem a ser o TRI ou TETRA avô do garnde gitarrista "americano" NUNO BETTENCOURT que em tempos foi considerado o melhor do mundo e descende por todos os ramos de fam~ilias da Graciosa.
Cumprimentos Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271209 | SHCristovao | 23 fev 2011 12:48 | Em resposta a: #271206

Caro Eugénio Medina,
Efectivamente sei do meu "parentesco" com o referido músico e do Sebastião até à actualidade, tenho toda a descendência. Continuo é sem saber é de quem descende a Rosa Clara Bettencourt que casou com o filho do Sabastião Correia da Silva. Como vivo no continente, tem-me sido dificil a pesquisa quanto à Graciosa, na medida em que não há qualquer documento on line, ao contrario de outras ilhas. Vi há tempos aqui no forum que tem uma base de dados. Acaso terá algum elemento que me possa disponibilizar sobre os mesmos?Grata pela atenção, cumprimentos.Sónia Henriques.

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271228 | 1385 | 23 fev 2011 19:25 | Em resposta a: #271209

Caro Eugénio Medina
Sobre as variantes Sodorneza e Cenolesa (concordo que pouco usuais, mesmo numa ilha de prenomes raros como a Graciosa) de facto o traslado do testamento a que alude, e tanto o livro do capitão, como Mateus Machado Fagundes de Azevedo, e o tenente Francisco de Melo Ribeiro referem Sodorneza. Eu não li o testamento no original, mas a saudosa investigadora Olímpia da Rocha Rocha Gil, que leu os diolomas originais usados como fontes para redigir o seu trabalho sobre os negócios de Bartolomeu Dias Couceiro, escreve, creio que mais do que uma vez, (cito de memória) Cenollesa, referindo-se á mesma pessoa.
Como deixei atrás não li pessoalmente. Limitei-me a aceitar como boa a versão de uma paleográfa respeitada que transcreveu os originais. Mas não me recordo de ter alguma vez encontrado alguém chado Sodorneza, ou mesmo Cenolesa. Ou estamos perante uma corruptela ou alguém com acesso aos tombos dos conventos da Terceia poderá talvez esclarecer a grafia "correcta"
Com os meus cumprimentos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271230 | Turlu | 23 fev 2011 20:04 | Em resposta a: #271205

Caro SCristóvão,

Os dados que tenho foram-me fornecidos por uma pessoa que também descende deste casal. Não os confirmei, tal como tenho por hábito fazer, pelos mesmos motivos que referiu: Não estar disponibilizada ainda informação on-line. De facto, descendo de gente da Graciosa tanto pelo lado da minha mãe (o meu avô materno era de lá), como pelo lado do meu pai (embora seja uma ascendência bastante mais recuada no tempo) e esta minha ascendência Graciosense não está ainda muito aprofundada por mim por estar a aguardar melhor oportunidade.
A minha ascendencia do casal referido é pelo lado de uma filha, Laureana Rosa, nascida em 12/06/1750 na Praia da Graciosa e casada com António Fugaça de Ataide.

A minha curiosidade deveu-se à semelhança de nomes. Poderão até tratar-se de pessoas que nem estejam relacionadas.

Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271263 | SHCristovao | 24 fev 2011 10:50 | Em resposta a: #271230

Caro Miguel
Efectivamente a pesquisa dos paroquiais da Graciosa torna-se morosa e bastante despendiosa, para quem, como eu (vivo no continente) não pode ir ao Arquivo de Angra. De facto, a coincidência do nomes é grande e já vi que há mais um Sebastião Correia da Silva, casado com uma Josefa Rosa, que não sei se será um terceiro, partindo do principio que o meu e o seu são pessoas diferentes. Eu descendo do filho do casal, Matias José da Silva que casou em 1818 com Rosa Clara Bettencourt. Não sei, contudo, os nomes de eventuais irmãs ou irmãos de Matias. Contudo, se ele casa em 1818, continua a parecer-me cronológicamente impossivel que tenha uma irmã nascida em 1750. Não deixa de ser interessante. O seu Sebastão Correia da Silva poderá ser o escrivão da Câmara da Vila da Praia que em 1755 estava em funções. Não lhe parece? Não deixa de ser interessante a coincidência de nomes e embora iniciada nestas coisas da genealogia, se me deparar com algum dado que possa ser relevante para si não deixeirei de lhe dar conta. Cumprimentos, Sónia Cristóvão

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271312 | emed | 25 fev 2011 10:57 | Em resposta a: #271209

Cara Sónia
Aqui vai o que eu sei :
Rosa Clara de Bettencourt filha de Manuel dos Santos Mendonça e de
Isabel do Rosário de Jesus filha de Sebastião Espínola da Veiga e de
Maria Josefa de Ataíde
Sebastião filho de Pedro Espínola da Veiga e de Maria do Rosário
Maria Josefa filha de Domingos Correia Picanço e de Catarina de Bettencourt
Cumprimentos E.Medina

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271337 | SHCristovao | 25 fev 2011 19:24 | Em resposta a: #271312

Caro Eugénio Medina,
Muito agradecida pelos dados que me forneceu. Vou continuar a minha pesquisa com esta ajuda. Cumprimentos, Sónia Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271363 | Turlu | 26 fev 2011 01:31 | Em resposta a: #271263

Cara Sónia Cristóvão,
Dê uma vista de olhos aqui: http://www.ihit.pt/new/boletins/2004.pdf nomeadamente a partir da página 104. Não sei se serão os seus uma vez que o nome da esposa de Sebastião Correia da Silva não é exactamente o mesmo mas, julgo que já se aproxima mais da época do "seu" Sebastião Correia da Silva.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271524 | SHCristovao | 28 fev 2011 18:59 | Em resposta a: #271363

Caro Miguel,

Efectivamente já vi esse Seabastião, poderá ser o meu, mas necessito de aprofundar mais. Por vezes també há erros de leitura dos assentos, pelo que só confirmando no documento original. Já viu www.ihit.pt/new/posturas/2007/vila_da_praia_graciosa.pdf? este possivelmente é o seu. De resto continuo em busca das gentes da Graciosa, familias da época, etc, mas à distância, ainformação é muito escassa.
Obrigado pela informação de qualquer modo.
Cumprimentos, SHC

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271526 | Turlu | 28 fev 2011 19:16 | Em resposta a: #271524

Cara Sónia,

Tem alguma coisa já estudada sobre a sua ascendência Graciosense?
Se sim, podia-me enviar o que já tem para eu comparar com o que tenho e vermos se há alguma coincidência?

Com os melhores cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271685 | SHCristovao | 03 mar 2011 10:20 | Em resposta a: #271526

Caro Miguel,
Os elementos que tenho são ainda escassos. A minha ascendência na Graciosa remonta à quinta geração, daí para trás a pesquisa tem sido dificil. Contudo, enviar-lhe-ei os meus elementos, pode ser que encontremos algum parente comum. se me quiser deixar aqui o seu e-mail, é mais fácil.
Cumprimentos, SCristovao

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Graciosa

#271725 | Turlu | 03 mar 2011 21:27 | Em resposta a: #271685

Cara Sónia

Pode enviar para: hermenegildocapelo @ hotmail . com

Com os melhores cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#275533 | vandraga | 01 mai 2011 21:00 | Em resposta a: #269712

boa tarde, o meu bisavô João Correia da silva era filho de joão correia da silva cc joaquina da corte celeste bettencourt cunha da silveira, filha do visconde da fonte do mato, neto paterno de josé correia da silva, freg da Guadalupe e de gertrudes tomasia da conceiçao.
conseguem me dar informações sobre este casal?

atenciosamente

Henrique mendes godinho

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa / Família Conceição

#275546 | fraandrade | 02 mai 2011 09:43 | Em resposta a: #275533

Aos investigadores da Ilha Graciosa,

Uma 4ª AVó minha, Helena Joaquina da Conceição, terá nascido em Santa Cruz, Ilha da Graciosa, em finais do séc. XVIII / princípios do séc. XIX, filha de Clara Maria e Pai Incógnito... Como vi na mensagem anterior a referência a uma Gertrudes Tomásia da Conceição, fiquei a pensar que poderá ser familiar da minha antepassada... Alguém tem conhecimento de uma Família COnceição, na ILha da Graciosa, em finais do séc. XVIII ?

Agradeço qualquer informação,
com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa / Família Conceição

#275561 | vandraga | 02 mai 2011 15:30 | Em resposta a: #275546

Ola Francisco, o que tenho reparado é que no sec XVIII/ XIX em alguns nomes de antepassadas minhas é que apareciam so com nome proprios, como no caso Conceição, ou santa-rita, ou são pedro...não me parece que sejam apelidos, pois do que tenho pesquisado não existe apelido conceição na graciosa, calculo portanto que seja parte do nome proprio.
sendo assim a minha gertrudes tomasia da conceição, ao que me parece apenas não tem apelido, ou não foi incluido no assento de baptismo do filho, como muitas vezes acontecia.

espero que lhe dê alguma ajuda.
melhores cumprimentos
Henrique MG

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#326741 | dardanelos | 05 abr 2013 15:37 | Em resposta a: #269712

tenho um antepassado que nasceu na Graciosa Manuel josé da Camara nascido Em Guadalupe em meados dos principios do século XIX filho de António josé da Camara e Rosa Joaquina e neto de Manuel José da Camara e Ana Maria

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#326744 | dardanelos | 05 abr 2013 16:19 | Em resposta a: #326741

quem sober algo sobre essa famila poderia me dar informações

cumprimentos
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#332262 | Jvelosa | 11 jul 2013 01:10 | Em resposta a: #270089

Boa Noite,

Sou descendente de um indivíduo de nome Francisco José Spínola natural da Ilha das Flores e casado no Funchal, Ilha da Madeira.
No registo de casamento de Francisco José Spínola é indicado que é filho de Manuel Spínola de Sousa e Margarida de Jesus naturais da Ilha Graciosa.
Caso estes nomes contem do seu arquivo, agradecia o seu contacto, uma vez que residindo na Ilha da Madeira, e não tenho acesso aos registos paroquiais da Ilha Graciosa.

Atentamente,
R Velosa

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#332280 | Turlu | 11 jul 2013 09:58 | Em resposta a: #332262

Caro Jvelosa,

Na minha BD não constam os nomes que refere.
Também estou com dificuldade em aceder aos registos paroquiais da Ilha Graciosa que tardam em ser disponibilizados on-line.

Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#332332 | Jvelosa | 12 jul 2013 02:09 | Em resposta a: #332280

Caro Miguel,

Agradeço a sua pronta resposta. No entretanto contactei o Centro de Conhecimento dos Açores por e-mail solicitando a informação.
Encontro-me a aguardar pela resposta, que tarda. No entanto fui informado que a disponibilização dos registos on-line estaria para breve. Será?
Tenho alguma curiosidade em perceber o que levou um Açoreano a se fixar ma Ilha da Madeira por volta de 1814 (data do casamento de Francisco José Spínola).
Estendo o pedido formulado ao confadre Turlu, aos restantes participantes neste fórum.

Caso venham a necessitar de consultar registos da Ilha da Madeira, encontro-me disponível para ajudar.

Cumprimentos,
R Velosa

Resposta

Link directo:

Busca de história de família-na graciosa

#332741 | joao2pinto | 20 jul 2013 10:52 | Em resposta a: #270089

Sr Eugénio Medina

Antes de mais tenho que me apresentar, João Pinto nascido na Ilha da Madeira, docente na Ebi de Ginetes onde leciono até à data, tenho lá desenvolvido projectos de história familiar, onde os alunos pesquisam seus antepassados, noto a dificuldade tida pelos alunos na pesquisa de seus antepassados, porque não há disponivel aqui nos Açores online como no caso do arquivo da madeira de uma base de dados de casamentos e de batismos.
Poucos há que tenham ido tão longe ficam-se por 6 a 7 gerações , alguns chegaram às 10 gerações.
Ao mencionar a sua base de dados gostaria de lhe solicitar a colaboração. Quando surgir ocasião de os antepassados chegarem aos da ilha Graciosa. Deixo aqui o pedido do seu email.
Atenciosamente
João Pinto
joaoajpinto@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#337607 | Jvelosa | 03 nov 2013 20:27 | Em resposta a: #332280

Caro Miguel,

No seguimento do anterior contacto, recebi o registo do casamento por parte do Arquivo dos Açores.

Manuel Spínola de Sousa c.c. Margarida de Jesus em 1773 freguesia de Guadalupe.

Manuel Spínola de Sousa filho de Manuel dos Ramos cc Maria da Conceição, moradores sitio das Guardas
Margarida de Jesus filha de Gaspar (não consigo identificar o apelido) cc Isabel Novais, moradores no Caminho de Manuel Gaspar.

Será que terá alguma informação sobre estes últimos meus ascendentes, na sua base de dados.

Grato por qualquer ajuda que me possa dar.

Atentamente,

RVelosa

Resposta

Link directo:

Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#348712 | azores2013 | 29 jul 2014 16:15 | Em resposta a: #269712

tenho um Antepassado nascido na Luz chamado Sebastião Ornelas da Camara casado com Mecia Rodrigues Real pais de Andre Martim real que casou em 1703 na Luz com Agueda Mirada que são pais Manuel de Ornelas . Alguem Tem mais informação sobre essa família

Resposta

Link directo:

Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#431962 | fabiocezar | 15 mar 2021 14:22 | Em resposta a: #270089

Olá, sou Fábio Cezar, do Rio de Janeiro.
Tenho antepassados na ilha, por via do meu trisavô João Antônio Gil, que emigrou para o Brasil no século XIX e lá se casou, na Ilha Grande, Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro. Seus pais são:
Capitão Antonio Gil de Bettencourt Pacheco e Quitéria de Bettencourt Silveira (Quitéria Gil da Silveira, ou Quiteria Gil da Silveira e Bettencourt).
A árvore com estes antepassados está disponível no Family Search e o Sr. pode verificar: https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/GMBH-43M

Poderia, por gentiliza verificar no seu arquivo registros com o nome de JOSÉ TORRES DE MENDONÇA?

Desde já, agradeço.
Fábio

Resposta

Link directo:

Álvaro de Ornelas da Câmara - Ilha Graciosa

#431963 | fabiocezar | 15 mar 2021 14:27 | Em resposta a: #271230

Laureana Rosa e o Alferes António Fogaça de Ataíde são meus antepassados. Tenho alguns registros, incluindo o casamento deles, em 1 de setembro de 1766, em S. Mateus, S. Cruz da Graciosa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 17:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen