Arquivos Paroquiais de S. Salvador da Bahia

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Arquivos Paroquiais de S. Salvador da Bahia

#269805 | Incognitus | 03 fev 2011 18:17

Caros Confrades,

Procuro saber, onde posso encontrar informações (e respectiva localização), dos registos paroquiais de S. Salvador da Bahia.

Se alguém poder dar uma mãozinha, é bem vinda.

De todas as tentativas que fiz, o resultado foi infrutífero.

Bem Haja

José Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos Paroquiais de S. Salvador da Bahia

#269837 | MontDias | 03 fev 2011 22:45 | Em resposta a: #269805

Sr. José Loureiro,

Os mais antigos livros paroquiais de São Salvador da Baía, são propriedade da Arquidiocese e estão à guarda da Universidade Católica de Salvador onde se procede ao restauro pelo Laboratório Monsenhor Eugénio Veiga.
Aqui lhe deixo o endereço de correio electrónico: lev@ucsal.br

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos Paroquiais de S. Salvador da Bahia

#269882 | JPCBLA | 04 fev 2011 13:35 | Em resposta a: #269837

Caro Tiago Monteiro Dias,

E onde e como poderei obter cópia de um assento de baptismo da década de 80 do século XIX, de uma paróquia de Salvador da Bahia? Estão depositados onde?! Fornecem cópias via internet!?

Grato pela atenção,

Meus cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos Paroquiais de S. Salvador da Bahia

#269895 | Incognitus | 04 fev 2011 15:37 | Em resposta a: #269837

Caro Senhor,
Tiago Dias

Antes de mais, grato pela atenção que dispensou. De todos os contactos que fiz, já eu tinha informação que todo o arquivo histórico da arquidiocese, estava a ser restaurado nesse laboratório, e o contacto não deu em nada. Disseram-me que não tinham livros para o período pretendido e não houve sequer ao restante do pedido, um esclarecimento ou encaminhamento.

Mas o que não entendo é o seguinte; quando existe a necessidade de fazer uma investigação nos assentos paroquiais, como fazem, se não estão os registos há guarda dos arquivos públicos?... e qual o seu percurso na história do Brasil?

Com os melhores cumprimentos,
José Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos Paroquiais de S. Salvador da Bahia

#269920 | MontDias | 04 fev 2011 21:54 | Em resposta a: #269882

Senhores José Loureiro e Pedro Carvalho,

A informação que me deu a Dra. Renata, do Laboratório Mons. Eugénio Veiga da Universidade Católica do Salvador, é que existem muitas lacunas nos livros. Com certeza, muitos se perderam.
Os registos só podem ser consultados in loco, não existindo qualquer suporte digital que permita a consulta à distância, embora haja intenção de vir a digitalizá-los.
O arquivo contém freguesias tanto da cidade de Salvador como do interior. Deve abranger o espaço territorla de jurisdição episcopal da Arquidiocese.

Em relação à propriedade dos livros, eu entendo que estão muito bem na posse do seu autor: a Igreja Católica, neste caso, a Arquidiocese de São Salvador da Baía.
Todos estes livros foram produzidos por mandato do Concílio de Trento, pela Igreja e para uso da Igreja. Por conseguinte, são património nosso, da Igreja Universal e não de nenhum Estado ou Nação em particular. Porém, uma vez que toda esta documentação se reveste de relevante interesse para a história e genealogia dum país, os Estados devem proporcionar os auxílios necessários à correcta conservação e acondicionamento, mas sem que esses bens sejam alienados.
Quem os quiser consultar, em vez de se deslocar a um arquivo público, desloca-se à Universidade Católica do Salvador para fazer a pesquisa.

Com os melhores cumprimetos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos Paroquiais de S. Salvador da Bahia

#269969 | Incognitus | 05 fev 2011 15:36 | Em resposta a: #269920

Caro Senhor
Tiago Monteiro Dias,

Antes de mais, muito obrigado pelos esclarecimentos.

E já agora, mais uma informação. Não consigo o endereço de e-mail, do Instituto Genealógico da Bahia; se for conhecedor do mesmo, agradecia a sua divulgação.

Com os melhores cumprimentos,
José Loureiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen