Os Pires descendentes de Dom Afonso Henriques

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas | Brasil

Os Pires descendentes de Dom Afonso Henriques

#269950 | Peña Rey | 05 fev 2011 08:25

....família Pires Pimentel, fundadora do município de Bragança Paulista, na pessoa de Antônio Pires Pimentel, em 15 de dezembro de 1763.Posteriormente, entre outros, vários Bragantinos se dirigem a um bairro chamado Camandocaia - Sertão de Bragança - e em 1824 iniciam a estruturação do futuro município de Amparo. Casou-se, em Amparo, com Elvira Hermínia Goulart Penteado – descendente, assim como, também, o seu marido, de Dom Afonso Henriques, primeiro reinante em Portugal e por decorrência de Hugo Capeto.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/38787/1/FAMILIA-PIRES/pagina1.html#ixzz1D1UFKCCo

Meus prezados:
Solicito orientação para saber como posso confirmar a relaçãoda família PIRES PIMENTEL, fundadora de Amparo, São Paulo, com Hugo Capeto. Quem foi Hugo Capeto e qual a relação dele com Dom Afonso Henriques ?
Alguém conhece a genealogia desta família Pires Pimentel ?
Obrigado.

Clovis M. Pena - Curitiba - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Os PIRES descendentes de Dom Afonso Henriques

#269963 | NISGM | 05 fev 2011 11:54 | Em resposta a: #269950

Várias orientações, caro Clovis M. Pena. Sinta-se à vontade para contrapôr e perguntar de volta.

Primeiro: Não faz sentido publicar dois tópicos com o mesmo assunto - apenas enche o fórum de tópicos pesados e redundantes. Aí na caixa de edição de mensagens existe a possibilidade de responder a cada mensagem mantendo a discussão genealógica sistematizada e concentrada por categorias em vez de a dispersar.

Segundo: Na sua segunda mensagem refere um tal D. Henriques. Ora, o Dom não é usado nem com apelidos (a que no Brasil se chama sobrenome) nem com Patronímicos (nomes derivados do nome do pai. Henriques quer dizer filho de Henrique, como Pires quer dizer filho de Pedro, ou Martins filho de Martim, ou Rodrigues filho de Rodrigo, ou Marques filho de Marcos).

Por isso, D. Afonso é válido, D. Henriques nunca.
D. João Carlos é válido, para o bispo de Curitiba, mas nem pense em usar D. Seneme.
D. Gastão, um dos descendentes do imperador D. Pedro I, sim, D. Bragança nunca na vida. São essas as regras da língua portuguesa.


Terceiro: Eu se fosse a si daria pouco crédito ao sítio onde recolheu essa informação. Ele mistura muita coisa.

De qualquer forma, como disse acima - e até vem dito no referido sítio internet -, Pires quer dizer filho de Pedro (ou Pêro). Quer dizer que qualquer que fosse o sítio em Portugal onde um Pedro tivesse um filho o mais certo era que o filho dele se chamasse qualquer coisa Pires (ou Peres). Ou seja, os Pires e os Peres não são necessariamente aparentados. O mesmo de sassa com o espanhol Pérez, com a mesmíssima origem. Filhos de Peros e Pedros, onde quer que os houvesse.

Quarto: Pelo que se diz no ponto terceiro, Possivelmente é mais fácil que a ligação dos referidos indivíduos a Afonso Henriques seja mais fácil de seguir via família Pimentel, já que Pires podem vir de qualquer lado e não necessariamente do primeiro rei português.

Quinto: Hugo Capeto, qualquer pesquisa em motor de busca lho mostraria, foi rei francês. Bastava meter o nome no www.google.com - ou outro qualquer - e teria recebido centenas de páginas com essa informação. O mesmo na wikipedia, nem sempre fiável mas simpática para uma primeira aproximação ao que se quer saber.

Sexto: Aqui o Genea tem publicadas ascendências de milhares de pessoas. Basta visitar o site e perder um bocadinho de tempo a fazer pesquisas e a visitar os índices todos (alguns são pagos, mas muitos estão acessíveis). Pode pois encontrar a ascendência de Afonso Henriques com facilidade e tentar perceber o que significam as bolinhas coloridas que estão atribuídas a cada indivíduo.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Os PIRES descendentes de Dom Afonso Henriques

#269970 | Peña Rey | 05 fev 2011 16:16 | Em resposta a: #269963

Caro nuno de m.

Deixo a academia aos a ela afeitos.
Volto ao meu empírico, buscando registros históricos, de maneira simples, como um singular do povo com direito a informação, para tentar descobrir a origem dos meus tataravós PIRES e "de Almeida" que viveram no litoral do Paraná e em Curitiba cerca dos anos de 1840.
Não vou me preocupar com os reis, mas com os que pisaram aqui primeiro para construir esta aldeia.

Fraternalmente,

Clovis

Resposta

Link directo:

RE: Os PIRES descendentes de Dom Afonso Henriques

#270020 | NISGM | 06 fev 2011 13:00 | Em resposta a: #269970

Caro Clovis,

Acho que faz bem em deixar a academia e seguir com este seu processo empírico.

Mas, devia evitar o Afonso Henriques nos títulos dos tópicos. Confunde a intenção da singularidade.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Os PIRES descendentes de Dom Afonso Henriques

#270034 | Peña Rey | 06 fev 2011 16:10 | Em resposta a: #270020

Caro nuno:

Quando disse "deixo a academia aos a ela afeitos" foi para clarear que não entrarei nela. Por isto dela não posso sair. Aqui não é uma academia. Há muitos doutores entre o céu e a terra. Cada um com seus métodos ou processos. Não viverei o dilema da dúvida entre se mais vale saber mais em relação a cada vez menos ou saber menos em relação a cada vez mais. Respeitando as regras comprometidas neste espaço, vou continuar sim postando textos ao meu modo. Pela singularidade, que não confunde a intenção objetiva de quem quer cooperar, centrado na finalidade de um fórum universal e portanto aberto. Estou tendo como recompensa muitos retornos. Sem abordagens de processo, mas de conteúdo, que ao final interessa.

Afinal, este Afonso Henriques, quem sabe, a julgar pela editoria da fundação histórica de Santos (merece respeito, creio) pode ser parente de Antonio Pires Pimentel. E, sem nenhuma confusão, este último pode ter relação de parentesco com minha tataravó MARIA CÂNDIDA PIRES, cuja família veio de lá de Santos, na mesma época referida, para viver e garimpar ouro em Antonina/Paraná.

Assim, este é o lado bom e objetivo do empírico - buscar e conseguir, sempre que possível, ouvir apenas o necessário. Pires, Peres, Henrique, Henriques........muitos Marques que conheço não são filhos de Marcos.......com D. com Dom ou sem ........ deixa pra lá !
Um bom domingo.
Fraternalmente,
Clovis

Resposta

Link directo:

RE: Os PIRES descendentes de Dom Afonso Henriques

#270043 | NISGM | 06 fev 2011 18:59 | Em resposta a: #270034

Caro Clovis,

Acho que devia ler com mais atenção o que eu escrevi. Por ser útil. No entanto:

Claro que não conhece Marques filhos de Marcos. Isso era um hábito da Idade Média. O apelido surgiu assim e depois foi sendo transmitido já não como um segundo nome mas como apelido. É uma questão histórica. Que dá jeito saber mesmo quando se opta pelos processos mais empíricos. A História ajuda a perceber muita coisa.

Garanto-lhe que não é empírico esse método de querer que cada Pires que descobre no fórum, tenha nascido onde quer que seja, tenha a ver com os seus Pires. É apenas fé teimosa e sem sustentação.

Se quer chegar aos seus Pires tem de obter documentos sobre eles aí em Santos e tentar perceber a sua origem geográfica aqui em Portugal, para depois tentar chegar a eles cá. Não deve haver nenhuma freguesia portuguesa (leia-se paróquia) onde não haja Pires. Estamos a falar de alguns milhares de freguesias de onde podiam ser originários. Se acha possível consultar os muitos milhares de livros paroquiais portugueses manuscritos para chegar aos seus Pires, eu acho muito difícil.

Por questões estatísticas, é normal que António Pires Pimentel descenda do rei Afonso Henriques, como todos os portugueses. Mas essa prova só se faz tendo documentação. E, aceite ou não, a História onomástica e a experiência diz-nos que é bem mais provável que haja ligação conhecida entre Afonso Henriques e os Pimentéis do que entre Afonso Henriques e os Pires. A referida ligação, do sítio que cita, tem provavelmente a ver com os Pimentéis - cujas linhagens genealógicas são bem conhecidas - do que com os Pires, uma imensidão de gente que não é necessariamente aparentada justamente por ser um apelido patronímico.


Mas boa sorte e saudações fraternais (e também equalitárias já que se prende com o uso do Dom pelo lado nobiliárquico em vez de o usar pelo lado da correcção do uso da língua).

nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Os PIRES descendentes de Dom Afonso Henriques

#270046 | Peña Rey | 06 fev 2011 19:33 | Em resposta a: #270043

Caro nuno:

...."Garanto-lhe que não é empírico esse método de querer que cada Pires que descobre no fórum, tenha nascido onde quer que seja, tenha a ver com os seus Pires. É apenas fé teimosa e sem sustentação. "

Esta afirmação é sua, talvez um pouco obstinada em razão de sentir-se de posse da verdade. Não falei isto e então, com o devido respeito, devolvo.

Fraternalmente,

Clovis

Resposta

Link directo:

RE: Os PIRES descendentes de Dom Afonso Henriques

#270057 | NISGM | 06 fev 2011 21:05 | Em resposta a: #270046

Caro Clovis,

Que quer que lhe diga, a cada um seu método e sua presunção. Boa sorte. Vai precisar.

Fraternalmente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Os PIRES descendentes de Dom Afonso Henriques

#270058 | Peña Rey | 06 fev 2011 21:10 | Em resposta a: #270057

Em dobro para você.
Fraternalmente, encerro por aqui.
Clovis

Resposta

Link directo:

RE: Os PIRES descendentes de Dom Afonso Henriques

#270103 | S.João de Rei | 07 fev 2011 13:59 | Em resposta a: #270058

Os Pires/Peres no ultimo quartel de século XII e primeira metade do século XIII, são de longe a família de maior importância em Portugal. Eles e as suas famílias aliadas, entre as quais se encontra a minha (Azevedos), com três casamentos sequenciais . ..com Pires!

Pedro Mendes cc Velasquida Pires Trastamara (filha de D. Rodrigo Forjaz). 4º Senhor de Azevedo.
/ D.Sancho. Cc 1150 f 1247 (¤†Valência) Descrito por Braancamp Freire.
Soeiro Pires cc Constança Afonso Pires (Gato), 5ºSenhor de Azevedo. Exilam-se em Toledo com D. Sancho II. Contra D. Afonso III.
/ D.Afonso II, D. Sancho II. Cc 1180
Paio Soares cc Teresa Gomes Correia (Pires), sobrinha de Paio Pires Correia, Prior Ordem Santiago (Espanhas). 6ºSenhor d’ Azevedo e embaixador em Castela e Leão
/ D: Afonso III. Cc 1210

Penso que á semelhança dos meus, estiveram ao lado de D. Afonso III e de D.Sancho II e contra o seu irmão D. Afonso III. Estiveram ao lado de Fernando, o Sábio, de Castela, etc.
Os filhos Paio Soares que não se entenderam com D. Dinis, foram viver para a Galicia onde tinham bens… e estão ao lado de D. João Telo, o único conde Português da época. Estão ao lado de D. Afonso IV e contra D. Pedro e D. Fernando...
Ao contrário de muitos historiadores e cronistas, o entendimento nem sempre foi um mar de rosa para os reis…ou para a alta nobreza!
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Os PIRES descendentes de Dom Afonso Henriques

#270106 | Peña Rey | 07 fev 2011 14:21 | Em resposta a: #270103

Olá José. Muito obrigado por seu comentário.

Estou catalogando as informações dos mais distantes - mais antigos, que viveram na Europa - para cotejar com o ról de povoadores da minha região no Brasil. Seleciono com base em pelo menos 4 variáveis coincidentes para estabelecer uma lógica mínima na busca da relação, ou seja 1.- sobrenome ; 2.- parentesco em primeiro gráu (casamentos e filhos) ; 3.- anos em que viveram, (nasceram, casaram e morrreram) e pelo menos mais uma coincidência, ou seja 4.- lugar onde viveram. Algo empírico, mas útil para objetivar em termos de foco.
Sua referência à Galicia (onde estive há poucos meses) é um alerta para uma realidade nas buscas. O Peña Rey que uso veio de lá, com meu querido avô.

Um fraterno abraço, agradecido.

Clovis Manoel Pena
Prof. Universitário Aposentado. Curitiba - Brasil.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 11:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen