Barrenho - Amieira do Tejo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Barrenho - Amieira do Tejo

#269951 | LProjecto | 05 fev 2011 08:55

Caros Confrades,

Procuro elementos que permitam traçar a ascendência de Pedro Barrenho “o Velho” (Segundo o Confrade António Sena, parece que também é mencionado como Francisco Barrenho), n. Amieira do Tejo, casado com Isabel Fernandes. Tiveram, pelo menos, um filho:

Manuel Fernandes Barrenho, que casou pela segunda vez em 7.1.1716 na Amieira do Tejo com Catarina Rodrigues, filha de João Pires e de Beatriz Rodrigues, neta paterna de outro João Pires e de Catarina Fernandes, neta materna de António Pires da Ribeira e de Isabel Rodrigues. Manuel Fernandes Barrenho pertenceu à Irmandade da Misericórdia da Amieira.

É possível que Catarina Fernandes Barrenho fosse irmã de Manuel Fernandes Barrenho, pois foi madrinha de baptismo de um filho dele, Manuel, b. 7.2.1719 – Amieira do Tejo.

Manuel Fernandes Barrenho teve, além do referido filho com o mesmo nome do pai, uma filha chamada Maria Caldeira, que foi casada com Manuel Matela, o que permite equacionar a possibilidade da existência de uma linha ascendente “Caldeira”.

Parece que o referido Pedro (ou Francisco?!) Barrenho pertenceria à Irmandade da Misericórdia de Amieira;

Em tempos encontrei nos paroquiais da Amieira do Tejo o registo de casamento de Pedro Barrenho com Violante Caldeira, a 3.8.1632.

Outros elementos dispersos relativos a “Barrenhos” da Amieira do Tejo:

Filhos de ÁLVARO BARRENHO e de Isabel Rodrigues (ou Martins):

23.5.1594 - b. Diogo
7.10.1596 - b. Leonor
16.7.1605 - b. Catarina (Pad: António Dias Pereira e Joana do Avelar, filha de Fernão Frade do Avelar)
1.2.1599 - b. Manuel
2.7.1615 - b. António

Filhos de AFONSO BARRENHO e de Isabel Fernandes:

8.12.1602 - b. Diogo
9.9.1609 - b. Ana
10.3.1607 - b. Francisco. (Pad: Álvaro Barrenho e Constança Calva, mulher de Fernão Frade do Avelar).
27.1.1613 . b. Maria

4.2.1616 - b. ? – (Pad: Diogo Nunes, filho de Álvaro Barrenho).
23.2.1628 - b. ? – (Mad: Maria Nunes, filha de Álvaro Barrenho).

3.8.1632 - Cas. PEDRO BARRENHO / Violante Caldeira. Pad: António de Góis e o Lic. Pedro Vasques.

25.5.1636 - Cas. MANUEL BARRENHO / Maria Fernandes. Ele, filho de JOÃO BARRENHO e de Maria Cocheira. Ela, filha de António Dias Ramos e de Maria Fernandes.

22.4.1662 - Cas. ANTÓNIO BARRENHO / Catarina Moura. Ele, filho de PEDRO BARRENHO e de Violante Caldeira. Ela, filha de Pedro Vaz e de Brásia Moura.

15.11.16?2 - MARTIM BARRENHO / Maria Rodrigues. Ele, filho de MANUEL BARRENHO e de Maria Fernandes. Ela, filha de Afonso Rodrigues e de Isabel Monteira.

Biblioteca Nacional, Nobiliário de Manso de Lima, Título de Barrenhos:

MANUEL MARCHÃO c. Amieira em 22/8/1657 com MARIA RODRIGUES BARRENHO.
Ele é filho de João Álvares Marchão e de Maria Azeitada e ela é filha de Álvaro ou António Rodrigues Barrenho (varia consoante o titulo, sendo que este poderá ser filho de Afonso Barrenho e de Brites Mouzinha, casados em 1583).

Na bd Geneall consta também:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=128420 (Existirá relação deste Barrenho com os Barrenhos da Amieira do Tejo?!)

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Barrenho - Amieira do Tejo

#271025 | LProjecto | 20 fev 2011 23:08 | Em resposta a: #269951

Relanço o tópico...

Resposta

Link directo:

RE: Barrenho - Amieira do Tejo

#271080 | asgodinho | 21 fev 2011 18:02 | Em resposta a: #269951

Caro Luís

Espero que esteja bem.

Eis os meus Barrenhos.

- (174)João Dias de Carvalho Amieira? (2º cas.)c.c.(onde?quando?)(175)Arcângela Maria Vaz Mergulhão do gavião, filho de,
-(348)Manuel Barrenho (Amieira)c.c.(349)Isabel Carvalha(Amieira)em 20.04.1692.Isabel n.27.10.1659,
-Neto paterno de (696)Pedro Barrenho e de (697)Isabel fernandes,
-Neto m. de(698)João Dias e de (699)Maria Dias Carvalha

Parece que o 696 e o 697 serão os seusPedro barrenho-O velho- e Isabel fernandes.

Tenho aqui uma indicação de que o 174 tem um irmão-Pedro Barrenho de Carvalho que c.c.maria jorge...? em 05.06.1732 e ainda um pedro Barrenho casado com Isabel Dias em 10.02.1735

Quanto aos Barrenhos é tudo.

No que respeita aos Azeitado:
(323)Maria Velez Tavares c.c.Miguel de Sousa fagundes em 12.05.1720, filha de João Tavares e Maria Azeitada.


Espero que tenha servido de alguma coisa!
E se puder acescentar algo, fico à espera.

Cumprimentos
António Godinho
-Neto

Resposta

Link directo:

RE: Barrenho - Amieira do Tejo

#271111 | LProjecto | 21 fev 2011 21:20 | Em resposta a: #271080

Caro António,

Agradeço os elementos que aqui deixou. Ignorava essa descendência de Pedro Barrenho, que resultou numa agradável surpresa, tanto mais que nos faz parentes por mais uma via. Em tempos procurei, numa breve deslocação ao ADP, recuar na ascendência do nosso Barrenho mas, lamentavelmente, o tempo não era muito e em contra-relógio nada consegui apurar. Fiquei, no entanto, com a ideia de que essa linha poderia relacionar-se com os "Barrenhos" que são referidos em vários processos de TSO de alguns indivíduos da Amieira, nomedamente dos "Nunes" e "Rodrigues" aos quais aludi no tópico "Belchior Freire/ Mª Gonçalves - Portalegre", embora referidos como xv.

Uma irmã da minha ascendente Esperança Nunes, xn, n. Amieira (ver tópico que citei) de nome Isabel Rodrigues, foi casada com um Barrenho (Manuel ou Álvaro, variando de acordo com as fontes), e tiveram filhos nascidos entre 1602 e 1622 (Diogo Nunes, João Barrenho, Pedro Barrenho, Sebastião Rodrigues, André e Maria). Na presente data ignoro a descendência destes (se a houve).

Já agora, e a propósito dos nossos "Araújos", não sei conseguiu recuar além do casal António Pereira e Maria de Araújo, mas nessa deslocação ao ADP confirmei que casaram na Amieira do Tejo a 2.5.1658, sendo ele filho de Luís Pereira e de Isabel Luís e ela filha de Manuel Dias de Araújo e de Beatriz Gonçalves. Esse Manuel Dias de Araújo poderá ser o mesmo Manuel, b. 21.10.1607, filho de Diogo Dias Curtido e de Isabel de Araújo.
Diogo Dias Curtido e Isabel de Araújo foram pais de Maria, b. 17.9.1601 (Pad: Manuel Gonçalves e Beatriz do Couto), e de Miguel, b. 6.10.1604 (Pad:Diogo Feio, filho de André Feio, e Maria Fernandes).

Já me tenho interrogado sobre as origens dos Araújos da Amieira do Tejo.

Provavelmente, nunca saberemos se não resultou num raminho que "desencalhou" do seguinte tronco:


"...,N 8 AFONSO TELES DE MOURA, filho de Álvaro Gonçalves de Moura N 7 do 6. Foi Sr. da Casa de seu pai, excepto o Morgado de Negrita que por conserto deu a seu sobrinho Álvaro Gonçalves de Moura, foi Alcaide Mor da Amieira do Priorado do Crato. Casou com D. Leonor de Araújo filha de Paio Dias, Corregedor da Comarca de Évora, e sua m.er D. Felipa de Castelo Branco; o dito Paio Dias de Araújo dizem ser filho de Fernão Velho de Araújo no tt. de Araújos 51 N 2. (Foi Álvaro Gonçalves Sr. de Povoas, e Meadas do Conselho de Estado, Vedor da Fazenda, Presidente do Dz.or do Paço, Estribeiro Mor da Rainha D. Luísa. V.e Caderno das Observações .....)"

"...N 21 PEDRO DE ARAÚJO DE AZEVEDO filho de Fernão Velho de Araújo N 20 do 1 foi chamado o Paris por lhe suceder hum caso igual ao de Paris com Helena foi m.to Gentil Homem servio os lugares de Letras, e foi corregedor do Alem Tejo, Dz.or da caza da Suplicação cazou com D. Felipa de Castello Branco filha de Afonso Vaz Castello branco e sua mulher

22 Roque de Araújo Sol.
22 D. Leonor de Araújo q foi mulher de Afonso Telles de Menezes Alcaide Mor de Amieira Sr das vilas das Povoas, e Meadas filho de Alvaro Gonçalves de Moura comendador de Marvão, e sua mulher D. Guiomar de Menezes filha de Afonso Telles Alcaide Mor de Campo Mayor de qvem os Condes de Val de Reys tt. de Mouras 7 N 8...", In Felgueiras Gayo.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=198770


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Barrenho - Amieira do Tejo

#271124 | asgodinho | 21 fev 2011 22:35 | Em resposta a: #271111

Caro Luís

Boa noite
.
Vinha acrescentar uns elementos à minha mensagem e fiquei surpreendido com a sua resposta Prometo ir de seguida ver com atenção.

Ora, quanto aos Marchões e Azeitados sugiro que veja o tópico "Famílias de castelo de Vide" na mensagem de Nuno 27 de 29.08.10. É importante e eu tinha omitido.

Um abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Barrenho - Amieira do Tejo

#271223 | asgodinho | 23 fev 2011 17:30 | Em resposta a: #271111

Caro Luís

Muito interessante a sua ideia sobre os ARAÚJOS de Amieira. Não quero deixar de especular se os relacionarmos com os PEREIRA. Não esquecer que estamos a falar do Priorado do Crato e que houve um Pereira muito famoso também ligado ao castelo de Amieira. Ainda há outra ligação interessante: Álvares e Pereiras do concelho do Mação que depois desceram até Amieira. Bem, vamos com cuidado, mas não me parece, de todo, insensato.

E quanto aos próprios:tenho o assento de cas de António Pereira c. Maria de Araújo, mas não constam os nomes das mães. Depreendo que os conseguiu do assento de batismo do Manuel b.21.10.1607(Manuel Dias de Araújo)onde aparece a filiação completa. Será?

Outra pergunta? Chegou ao fim dos paroquiais sobre os Araújos?


Um abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Barrenho - Amieira do Tejo

#271238 | LProjecto | 23 fev 2011 20:59 | Em resposta a: #271223

Caro António,

Tem razão, no assento de casamento de António Pereira e de Maria de Araújo apenas consta o nome dos pais (Luís Pereira / Manuel Dias de Araújo) e não das mães, mas no assento de baptismo de António, lavrado em 30.9.1625 consta como filho de Luís Pereira e de Isabel Luís e no assento de baptismo de Isabel, em 11.11.1647 se refere que é filha de Manuel Dias de Araújo e de Beatriz Gonçalves.

A localização do assento de baptismo de um Manuel, em 21.10.1607, filho de Diogo Dias Curtido e de Isabel de Araújo apenas me permite equacionar a possibilidade de o mesmo corresponder ao assento de baptismo do próprio Manuel Dias Curtido e não da filiação de Maria de Araújo como, certamente por lapso, alvitra na sua mensagem. Foram padrinhos de Manuel: Álvaro Barrenho e Beatriz Feia, solteira, filha de André Furtado (possivelmente o mesmo André Feio)

Diogo Dias Curtido e Isabel de Araújo tiveram, além do referido Manuel, os seguintes filhos:

- Leonor, b. 14.6.1598 (Compadres: Pedro Dias Leborão e Isabel Fernandes)

- Maria, b. 17.9.1601 (Pad: Manuel Gonçalves e Beatriz do Couto). Esta Maria poderá ser a mesma que foi casado com Manuel Dias e tiveram uma filha Isabel, b. 16.1.1628, tendo como padrinhos António de Gois e Leonor Gonçalves, filha de Baltazar Gonçalves.

- Miguel, b. 6.10.1604 (Pad: Diogo Feio, filho de André Feio, e Maria Fernandes)

Existe um processo, que ainda não consultei, de Diogo Dias de Araújo, filho de Manuel Dias e de Maria de Araújo
Câmara Eclesiástica de Évora - Ordens de Evangelho - Maço 19 Nº. 186

Não consegui, por via dos paroquiais, retroceder na linha Araújo. Mas, como lhe disse, foi numa escapadela que consultei os paroquiais da Amieira, pelo que admito que possa ter-me escapado algo.

Quanto aos Barrenho (estou a correr o risco de me repetir, pois não estou agora a ver as minhas mensagens anteriores), encontro-os no limite dos paroquiais mas com uma confusão de "Isabeis" que não me permitem, pelo menos para já, concluir nada de concreto, a saber:

28.11.1593 - b. Maria - filha de Diogo Barrenho / Isabel Fernandes

23.5.1594 - b. Diogo - filho de Álvaro Barrenho / Isabel Rodrigues

17.10.1596 - b. Leonor - filha de Álvaro Barrenho / Isabel Rodrigues

1.2.1599 - b. Manuel - filho de Álvaro Barrenho / Isabel Rodrigues

8.12.1602 - b. Diogo - filho de Afonso Barrenho / Isabel Fernandes (Pad: Álvaro Barrenho e Constança Calva - esta Cosntança era casada com Fernão Frade de Avelar)

10.3.1607 - b. Francisco - filho de Afonso Barrenho / Isabel Fernandes

27.4.1608 - b. António - filho de Álvaro Barrenho / Isabel Rodrigues

9.9.1609 - b. Ana - filha de Afonso Barrenho / Isabel Fernandes

8.2.1611 - b. Sebastião - filho de Álvaro Barrenho / Isabel Rodrigues

27.1.1613 - b. Maria - filha de Afonso Barrenho / Isabel Fernandes

2.7.1615 - b. António - filho de Álvaro Barrenho / Isabel Rodrigues

3.8.1632 - Cas. Pedro Barrenho / Violante Caldeira

25.5.1636 - Cas. Manuel Barrenho / Mª Fernandes
Ele, filho de João Barrenho e de Mª (Cocheira?!)
Ela, filha de António Dias Ramos e de Mª Fernandes

22.4.1662 - Cas. António Barrenho / Catarina Moura
Ele, filho de Pedro Barrenho e de Violante Caldeira
Ela, filha de Pedro Vaz e de Brásia Moura

E agora, onde encaixa o nosso Pedro Barrenho?

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Barrenho - Amieira do Tejo

#271246 | asgodinho | 23 fev 2011 22:35 | Em resposta a: #271238

Caro Nuno

Não encaixa.Pois, o Pedro Barrenho deve ter nascido por volta de 1650, sendo já falecido em 1692, data do casamento do filho Manuel Barrenho com Isabel Carvalha.

Um abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Barrenho - Amieira do Tejo

#271247 | asgodinho | 23 fev 2011 22:37 | Em resposta a: #271238

Caro Luís

Perdão, troquei-lhe o nome

Um abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Barrenho - Amieira do Tejo

#271249 | LProjecto | 23 fev 2011 23:07 | Em resposta a: #271246

Caro António,

O facto de Pedro Barrenho ser já falecido em 1692 (data do 1.º casamento do filho Manuel Barrenho) representou para mim uma novidade, visto que tinha a indicação (se não estou em erro, por intermédio do Confrade António Sena - a quem devo os primeiros elementos sobre Amieira que há cerca de 6 anos me foram facultados) que havia falecido a 10.4.1731 - pelo que parece, tratar-se do assento de óbito de outro Pedro Barrenho (não confirmei esse assento, advirá daí a confusão do nome próprio Francisco e Pedro?! - lembro que António de Sena, se não estou em erro, anotou que Pedro Barrenho foi, algumas vezes, também referido como Francisco Barrenho...).

Se o filho, Manuel Fernandes Barrenho casou, pela 1.ª vez, em 1694, tal poderá significar ter nascido em data anterior a 1674... muito provavelmente até seria da idade aproximada da idade da sua primeira mulher, Isabel Carvalho, ou seja, poderá ter nascido em data próxima de 1660. Casou segunda vez, em 1716, com a minha ascendente Catarina Rodrigues... teria então cerca de 56 anos.

Pedro Barrenho teve, provavelmente, pelo menos mais uma filha chamada Catarina Fernandes Barrenho, que terá sido em 1719 madrinha de baptismo do seu sobrinho Manuel Fernandes Barrenho, filho de Manuel Fernandes Barrenho e de Catarina Rodrigues.

Com base nos factos e pressupostos aqui enunciados, parece que Pedro Barrenho terá nascido em data próxima de 1640, ou seja, viabilizando cronologicamente a possibilidade de ser filho de Pedro Barrenho e de Violante Caldeira, que casam em 1632 - o que justificaria o facto de Manuel Fernandes Barrenho e Catarina Rodrigues terem uma filha chamada Maria Caldeira.

Não estou certo, mas creio que existem algumas falhas nos assentos de baptismo que poderão, de certa forma, dificultar as coisas.

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Barrenho - Amieira do Tejo

#271279 | asgodinho | 24 fev 2011 17:35 | Em resposta a: #271249

Caro Luís

Parece-me viável

Um abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Barrenho - Amieira do Tejo

#329516 | gmma | 21 mai 2013 18:09 | Em resposta a: #271246

Caro

António Godinho

Tenho uma duvida em relação a Manuel Barrenho, filho de Pedro Barrenho e Isabel Fernandes. Segundo li aqui no forum, Manuel Barrenho e Manuel Fernandes Barrenho seriam a mesma pessoa, no entanto aqui reside a minha dúvida, não poderão ser pessoas distintas com o mesmo primeiro nome e filhos dos mesmos pais. É que no assento de casamento de Manuel Fernandes Barrenho com Catarina Rodrigues refere que é moço solteiro.
Eventualmente tem alguma informação que este é um segundo casamento, como por exemplo a data de óbito de Isabel carvalha.
Se alguém tiver uma informação que me ajude a resolver esta questão agradecia que partilha-se
cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 22:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen