Famílias de Torres Vedras

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias de Torres Vedras

#270025 | Gonçalo Frutuoso | 06 fev 2011 14:31

Tendo em conta que existem vários participantes no fórum que de alguma maneira se relacionam com famílias com origem no concelho de Torres Vedras, penso que seria útil abrir um tópico sobre Famílias de Torres Vedras. É verdade que já existe um tópico sobre este assunto, mas anda um pouco “morto”. Eu faço regularmente pesquisa nas várias freguesias do concelho através do etombo, e nessa medida posso tentar ajudar algum dos confrades nas suas pesquisas.
Eu descendo das seguintes famílias:

Alves;
Álvares;
Álvares Leal – Ventosa;
Alves Dionízio – S. Pedro da Cadeira;
Antunes;
Antunes Bello – Ponte de Rol;
Antunes de Carvalho – Dois Portos; Runa; Ventosa;
Abreu;
Almeida – Ventosa e Santa Maria do Castelo;
Almeida e Carvalho – Torres Vedras;
Andrade – Ramalhal;
Azevedo – Ventosa;
Batalha;
Batista – S. Pedro da Cadeira;
Barros – Ventosa;
Bernardes;
Brás;
Cardoso – Ponte de Rol;
Cardoso Ferreira – Torres Vedras;
Carvalho – S. Pedro da Cadeira;
Costa – Ponte de Rol e Torres Vedras;
Dias;
Domingues;
Duarte;
Espinoza;
Esteves;
Fernandes;
Fernandes de Carvalho;
Ferreira;
Fonseca;
Franco;
Franco da Fonseca;
Frutuoso;
Gomes;
Gonçalves;
Henriques;
La Penha;
Leira;
Lemos;
Lopes;
Martins;
Marques;
Mata;
Meão – S. Pedro da Cadeira;
Miranda;
Nunes;
Nunes da Paz – S. Pedro da Cadeira;
Nunes da Silva;
Nunes Franco - Ventosa;
Nunes Henriques;
Oliveira;
Palhano- S. Pedro da Cadeira;
Paz - Ventosa;
Pereira – Torres Vedras e S. Pedro da Cadeira;
Pereira Cardoso;
Pinto – Ponte de Rol;
Pires;
Portela;
Preto;
Prior – S. Pedro da Cadeira;
Ramos – S. Pedro da Cadeira;
Ramos de Miranda - Ventosa;
Ribeiro – S. Pedro da Cadeira;
Rodrigues;
Rodrigues de Carvalho - Ventosa;
Rodrigues Lobo;
Rol – S. Pedro da Cadeira;
Roque - Ventosa;
Roque do Vale - Ventosa;
Roque de Carvalho – S. Pedro da Cadeira;
Santos;
Seixas - Turcifal
Sequeira – Torres Vedras;
Sequeira Cardoso – Torres Vedras;
Soares;
Silva – Ventosa; S. Pedro da Cadeira;
Teixeira – Ventosa;
Terceno;
Torres;
Vaz Franco – A-dos-Cunhados;
Vieira – Ramalhal; Ventosa;

Se algum dos confrades tiver informações sobre alguma das famílias que menciona peço que as partilhe. Sei que existem apelidos que são comuns em quase todas as freguesias, mas acaba por existir sempre algum ponto de contacto.

Com os meus melhores cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270041 | zedamas | 06 fev 2011 18:54 | Em resposta a: #270025

Ola

a minha pesquisa incidiu sobre as familias da actual freguesia de Campelos, que pertencia a Stª Maria, mas a maioria dos baptismos eram em S. Lourenço dos Francos, Miragaia.
Mas tenho feito buscas a procurar ascendentes noutras freguesias, e por isso vejo que ha alguns apelidos que tambem cruzam com os seus, assim tenho de: Andrade, Vieira do Ramalhal, e varios de outrasfeguesias nao nomeadas, como: Lopes, Antunes, Oliveira, Martins, Henriques, Esteves, Bras, Abreu, Alves.
Andrade tenho cerca de 50, e o mais antigo vai ao Sec XVII
se me der referencias posso ver o que tenho
cumprimentos
Damas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270044 | Gonçalo Frutuoso | 06 fev 2011 19:20 | Em resposta a: #270041

Boa tarde,

Em relação aos Andrade descendo de Domingos Dias e de Luísa de Andrade, através da filha Benta de Andrade n.1653 em Paio Correia. É a referência mais remota que tenho nos meus dados.

Ainda do Ramalhal tenho um João Vieira, filho de João Dias e Maria Josefa. Não consegui encontrar o assento de baptismo, nem o assento de casamento dos pais. Apenas sei que este João nasceu na primeira metade do século XVIII, já que casou em 1755.

Os "meus" Lopes têm origem em Domingos Lopes cc em 1643 com Catarina de Torres. Os filhos foram baptizados em T. Vedras - S.Pedro. E ainda tenho uma Joana Lopes da freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Ponte de Rol.

Os Oliveira têm origem em Francisco de Oliveira cc em 1628 Domingas da Matta - T. Vedras - S. Tiago.
Ainda descendo de outros Oliveiras que residiam na freguesia de S. Mamede da Ventosa, mas que têm a sua origem em Estarreja.

Os restantes apelidos têm origens diversas. Abreus, Alves, Antunes tenho imensos, e com as mais variadas origens.

A sua pesquisa incide sobre a freguesia de S.Lourenço dos Francos, e não resisto em lhe perguntar se o casal João Dias e Isabel Jorge lhe diz alguma coisa?! Apenas sei que viveram no século XVII, e foram pais do meu antepassado, o Capitão Pedro Dias da Fonseca.

Estou interessado em saber mais sobres os Andrade do Ramalhal, até porque penso que descendem todos da mesma família.

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270062 | zedamas | 06 fev 2011 21:28 | Em resposta a: #270044

ola

quanto aos Andrade a minha referencia iguala a sua, ha descendentes, e muitos da Benta de Andrade do seu filho Miguel Andrade, que na sua maioria tem a partir de finais do Sec XVIII ficaram com o apelido Martins.
dos outros que referiu nada encontrei na minha base de dados, apesar de ter pessoas com esses nomes, nada tenho do Joao Dias e da Isabel Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270063 | Gonçalo Frutuoso | 06 fev 2011 21:44 | Em resposta a: #270062

Eu descendo de Miguel de Andrade pelo filho Julião de Andrade. Gostaria de aprofundar esta linha dos Andrade, mas penso que será impossivel avançar mais. Andei na TT à procura de Hab.genere, mas nada encontrei.

Desconhecia que a família tinha adoptado o apelido Martins posteriormente.

Também descende desta linha?

Obrigado,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270066 | zedamas | 06 fev 2011 22:26 | Em resposta a: #270063

Os que chegaram a Campelos, vieram primeiro para as Albergarias (hoje Quinta com o mesmo nome), provem da filha do Miguel Andrade, a Josefa de Andrade, que casou com Nicolau Cosme, e um filho deste casal o Antonio Cosme casa com a Maria Martins que era das Albergarias, e a partir dum filho destes o Bartolomeu Martins segue uma grande descendencia.
Nao sou descendente, mas como recolhi todos os baptismos da actual frgeusia de Campelos, e continuo a pesquisar, o que faz ter hoje mais de 11300 pessoas na base dados.
tem a data do casamento da Benta de Andrade?
obrigado
damas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270085 | Gonçalo Frutuoso | 07 fev 2011 08:23 | Em resposta a: #270066

Tive a ver a minha base de dados e não tenho a data de casamento de Benta de Andrade com João Francisco.
Tenho a ideia de ter pesquisado, mas não devo ter encontrado.

Como lhe disse descendo de Julião de Andrade, irmão da Josefa de Andrade. Este Julião, n. em 1713 cc a 14 de Fevereiro de 1746 com Maria Josefa, n. 1721, filha de Francisco Xavier "Espadeiro" e de Josefa Maria, neta paterna de Domingos Nunes "o Castelhano" e de sua mulher Dona Joana de Espinoza. Nas suas pesquisas encontrou alguma referência a estes nomes? É que não consigo encontrar nada sobre estes meus antepassados espanhóis.

O que lhe posso dar são as seguintes datas:

Miguel de Andrade n. 1685 no Amial e m. 1766 no Ramalhal - CC a 16 de Março de 1709 com Catarina Maria, nascida em 1689 no Casal de Vale de Porqueiros, freguesia de S. Miguel-T. Vedras, filha de Domingos Dias e de Joana Francisca. Catarina morre em 28 de Abril de 1761 no Ramalhal.

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270123 | zedamas | 07 fev 2011 18:54 | Em resposta a: #270085

Caro Gonçalo
lamento mas nao tenho mais nada sobre os ascendentes da Maria Josefa.
tenho de verificar o pai da Catarina Maria, pois tenho Domingos Rodrigues em vez de Domingos Dias
cumprimentos

Damas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270207 | Gonçalo Frutuoso | 08 fev 2011 20:21 | Em resposta a: #270123

Caro José,

De facto tem razão. O pai de Catarina Maria é mesmo Domingos Rodrigues. Foi lapso meu.

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270219 | arturcs | 08 fev 2011 23:09 | Em resposta a: #270207

Caro Gonçalo Frutuoso,

Boa noite.
Gostaria de pedir dados sobre os Bernardes. Uns amigos meus são "Primor Bernardes".

Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270298 | Gonçalo Frutuoso | 09 fev 2011 21:39 | Em resposta a: #270219

Caro Artur,

O apelido é comum no concelho de T. Vedras.

A minha família descende de três famílias distintas que utilizavam o apelido Bernardes.

Do Turcifal tenho João Dias cc com Maria Bernardes. Foram pais de João Bernardes e de Mateus Pereira Bernardes. Eu descendo de João Bernardes cc com Maria Antunes, tendo sido o casamento realizado em 1703 na Igreja de S. Mamede da Ventosa. Mateus Pereira Bernardes também viveu na freguesia de S. Mamede, mais concretamente no lugar do Castelão. Deixou descendência do seu casamento com Antónia Maria, sendo uma das suas netas Dona Maria Bernardes Pereira, mulher do Dr. João Luís de Miranda, e do Capitão António José de Lemos, em segundas núpcias, com geração. Deste ramos descendem os Bernardes que se fixaram na freguesia da Ventosa.

De S. Pedro da Cadeira tenho dois ramos:

Estanislau Bernardes, filho de Vicente Bernardes, sendo natural de Óbidos, casou com Maria Teodora em 1769. Deixou geração que continuou o uso do apelido (João Bernardes, António Bernardes, Gertrudes Bernardes...);

Valentim Bernardes cc com Domingas Ribeiro: terão casado no início do século XVIII, tendo sido moradores no Cabeço do Barro, área que actualmente corresponde às Brejenjas, junto à Boavista de Santa Cruz. Deixaram descendência: Francisco Bernardes, Alberto Bernardes,Inês Bernardes. Eu descendo do casamento de Francisco Bernardes com Maria Antunes realizado em 1735.

Não fiz o levantamento de todos os meus colaterais, pelo que a informação está incompleta.

Eu também conheço uns Primor Bernardes. Se a família for a mesma que estou a pensar, talvez apostasse que descendiam de Valentim Bernardes e de Domingas Ribeiro, isto só pela proximidade das localidades, já que estes Bernardes têm origem no Cabeço do Barro e os Primor Bernardes têm origem na localidade vizinha da Boavista.

Outros Bernardes - uma família que teve alguma visibilidade no concelho durante o século XIX e inícios do século XX foram os Santos Bernardes:

Francisco de Assis da Cunha Santos Bernardes cc com Dona Maria do Carmo de Carvalho Figueira Freire, filha do Dr, Justino Xavier da Silva Freire e de Dona Maria da Graça Antonina de Carvalho, sendo esta última minha 5ª prima. Deixaram geração.

Cumprimentos,

Gonçalo F. de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270418 | arturcs | 11 fev 2011 12:07 | Em resposta a: #270298

Caro Gonçalo,

Fico-lhe imensamente agradecido pelas informações. Sei que estes meus amigos e irmãos(Teresa, Maria Manuela e Mário Rui) nasceram em Matacães. Vou-lhes colocar algumas questões.
À sua disposição.

Renovados cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270424 | Gonçalo Frutuoso | 11 fev 2011 16:24 | Em resposta a: #270418

Caro Artur,

Pelos nomes que indica penso que se trata da mesma família.

À sua disposição.

Cumprimentos,

Gonçalo de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270425 | nfctf | 11 fev 2011 16:52 | Em resposta a: #270025

Boa tarde

Tenho um antepassado chamado António Henriques em cujo registo de casamento efectuado em 1729 consta que foi baptizado a 29 de Dezembro de 1705 em Dois Portos. Era filho de Joseph Henriques e Teresa Jesus.

Será que este antepassado constará dos seus elementos?

Cumprimentos

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270426 | Gonçalo Frutuoso | 11 fev 2011 17:06 | Em resposta a: #270425

Boa tarde,

Da freguesia de Dois Portos apenas tenho um antepassado, de seu nome João Antunes de Carvalho. Tendo em conta que este João nasceu antes de 1650 não pesquisei os paroquiais da dita freguesia. Já exprimentou a consulta on line dos paroquiais de Dois Portos?

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270427 | nfctf | 11 fev 2011 17:11 | Em resposta a: #270426

Boa tarde

Obrigado pela pronta resposta. Já passei pelo e-tombo mas ainda não consegui encontrar a imagem correspondente a este baptismo que é um pouco curioso porque no registo de casamento efectuado na Roliça (Bombarral), os pais deste António Henriques são dados como naturais da Roliça tal como toda a descendência do mesmo, pelo que não sei como terá ido ser baptizado a Dois Portos.

Vou continuar a procurar

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#270429 | Gonçalo Frutuoso | 11 fev 2011 17:17 | Em resposta a: #270427

Pois, de facto é estranho. Dois Portos é uma zona de quintas, pelo que havia muita gente de fora ali a trabalhar. Pode ser esse o caso.

Sempre à sua disposição.

E boa sorte na pesquisa.

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272401 | arturcs | 13 mar 2011 03:40 | Em resposta a: #270424

Caro Gonçalo,

Viva.
Gostaria de fazer uma correcção: a minha amiga Maria Manuela Primor Bernardes é natural da freguesia da Silveira. Mais dados irei, brevemente, aduzir.

Melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272405 | Gonçalo Frutuoso | 13 mar 2011 11:27 | Em resposta a: #272401

Caro Artur,

Conheço boa parte da família da sua amiga, pois sou amigo dos sobrinhos da Maria Manuela Primor Bernardes. Aguardo com entusiasmo os dados que me irá enviar. Pode ser que os meus Bernardes se liguem aos Primor Bernardes.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272429 | Rui Santos Bernardes | 13 mar 2011 21:25 | Em resposta a: #270025

Caro Gonçalo Frutuoso

Também descendo de famílias da mesma área da sua e tenho apelidos e freguesias em comum:

Alves
Alvares
Antunes
Bernardes
Franco
Fructuoso
Gomes
Marques
Martins
Miranda
Oliveira
Palhano
Pereira
Reis
Santos
Silva

Também faço com muita regularidade pesquisa no Etombo, e nalgumas linhas já fui até ao limite dos registos disponíveis.
É provável que alguns ancestrais sejam os mesmos, pois as freguesias são as mesmas: S. Pedro da Cadeira, Ventosa, A-dos-Cunhados, Ponte do Rol ...

Com os melhores cumprimentos

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272432 | Gonçalo Frutuoso | 13 mar 2011 22:08 | Em resposta a: #272429

Boa noite,

Com toda a probabilidade somos parentes. Sobretudo aposto que esse laço de parentesco resulta dos Frutuoso e dos Palhano. São os nomes menos vulgares no concelho.

Em relação aos Frutuoso também descende de Frutuoso Dias? E de Bernardo Palhano?

Se quiser trocar informações terei todo o gosto em partilhar os dados que tenho.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272436 | Rui Santos Bernardes | 13 mar 2011 22:55 | Em resposta a: #272432

Caro Gonçalo,

Efectivamente descendo de Bernardo Palhano (1739), filho de José Palhano e neto de Pedro Palhano.

É pois muito provável que sejamos parentes

Em relação aos Frutuoso, não consigo avançar na pesquisa, mas é referente à freguesia da Ventosa.

Por acaso é irmão do Vitor Frutuoso?

Um abraço

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272461 | Gonçalo Frutuoso | 14 mar 2011 11:00 | Em resposta a: #272436

Bom dia,

Confirma-se o nosso parentesco. Também sou descendente de Bernardo Palhano, através da filha Maria da Encarnação. A semana passada requisitei os paroquiais de S. Pedro da Ericeira, já que foi lá que José Palhano foi baptizado. Esta semana vou passar pela TT para ver se avanço na genealogia dos Palhano.

O Vítor Frutuoso é meu primo. Penso que seja filho de uma prima direita do meu pai.

Os Frutuoso são do lugar da Carregueira, S. Mamede da Ventosa, sendo que a família tem origem no casamento de Frutuoso Dias, n. em 6 de Março de 1789, Carregueira, filho de António Dias e de Maria Teresa, com Maria Joaquina, n. em 1793, Carregueira, filha de José Alves e de Maria Joaquina.
Filhos:
Maria, n. em 1813;
João Dias Frutuoso, n. 1816 - casou com Joaquina da Conceição, filha de António de Almeida e Silva;
Quitéria de Jesus, n. 1818 - casou com Joaquim Duarte;
António Dias Frutuoso, n. 1820;
Firmina Maria, n. 1822 - casou com Francisco Felício;
José Dias Frutuoso, n. em 1834 - casou com Maria Teresa, filha de José de Almeida;

Pode ser que o ajude nas suas pesquisas.

Os seus Santos Bernardes têm alguma ligação aos Carvalho Figueira?

Abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272464 | Rui Santos Bernardes | 14 mar 2011 11:55 | Em resposta a: #272461

Bom dia,

Eu sou descendente de Bernardo Palhano através do seu filho Manuel bernardes.

Como os paroquiais da Ericeira ainda não estão online, e tenho dificuldade em me deslocar à Torre do Tombo, pois vivo em Braga, parei em Pedro Palhano. Aguardo notícias da sua pesquisa sobre este nosso antepassado.

Em relação aos Frutuoso, tenho um 3º avô, João Fructuoso de S. Mamede da Ventosa que casou com Maria de Jesus...
Será o mesmo João Dias Frutuoso que refere ter casado com Joaquina da Conceição? Vou tentar pesquisar.

O Vítor Frutuoso foi meu colega na Escola Secundária Henriques Nogueira, e como vivo em Braga, e raramente vou a Torres Vedras (Varatojo), nunca mais o vi, assim como a outros colegas de então.

Em relação aos Santos Bernardes, não conheco qualquer ligação aos Carvalho Figueira.

Um abraço,

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272473 | Maria Santos 60 | 14 mar 2011 14:55 | Em resposta a: #272464

Também eu tenho familiares com apelido de Bernardes, Manuel Bernardes que nasceu na Bordinheira em 1766, qu é filho de um Bernardo Palhano, que segundo me informam morava em Assenta.


Se alguem souber alguma coisa, agradeço a ajuda

Desde já obrigado


Maria Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272494 | Rui Santos Bernardes | 14 mar 2011 18:38 | Em resposta a: #272473

Cara Maria Santos

De certeza que é o mesmo Manuel Bernardes, filho de Bernardo Palhano.

No entanto na Certidão de baptismo (16/12/1766), a morada é Assenta e não Bordinheira:

" ...filho legítimo de Bernardo Palhano e de Maria da Encarnação moradores em o lugar da Asenta desta freguesia aonde forão recebidos netto por via paterna de José Palhano e de Maria Francysca moradores no dito lugar da Asenta...."

Onde viu que nasceu na Bordinheira?

Somos pois quase de certeza parentes afastados.

A sua pesquisa vai avançada, ou está a começar?

Desde já disponível para ajuda e troca de informações sobre os ancestrais em comum.

Com os melhores cumprimentos

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272515 | Gonçalo Frutuoso | 14 mar 2011 21:56 | Em resposta a: #272494

Boa noite,

Deixo aqui os dados que tenho sobre os Palhano:

I – Pedro Palhano, n. na Ericiera, Freg. S. Pedro. Provavelmente nasceu a 5 de Julho de 1674, mas ainda terei que confirmar. Casou com Bárbara Francisca.
Filhos:
II – José Palhano – segue;
II – Raimundo, n. 12 de Agosto de 1714, Ericeira;
II – Bernardo Palhano, n. a 30 de Agosto de 1716, Ericiceira;

II – José Palhano, n. a 20 de Abril de 1712, Ericeira. Casou na Igreja de S. Pedro da Cadeira, a 23 de Março de 1738, com Maria Francisca, n. na Assenta, S. Pedro da Cadeira, filha de Pedro Francisco e de sua mulher, com a qual casou a 3 de Março de 1692, S. Pedro da Cadeira, Sebastiana Francisca, n. no Casal da Assentinha, S. Pedro da Cadeira; fal. a 14 de Novembro de 1735, Assenta. Neta paterna de João Francisco e Maria Marques. Neta materna de Pedro João e de Domingas Francisca.
Filhos:

III – Bernardo Palhano, n. a 3 de Fevereiro de 1739, Assenta, S. Pedro da Cadeira. Casou com Maria da Encarnação, n. na Assenta, filha de Domingas Francisca.
Filhos:

IV – Maria da Encarnação, n. a 19 de Abril de 1768, Assenta, S. Pedro da Cadeira;
IV – Manuel Bernardes;

Esta semana ainda vou tentar ir à TT ver os paroquiais da Ericeira.

Fico contente por saber que também é um varatojano. Eu cresci em Varatojo, já que a minha família materna é daí originária. Com certeza temos mais laços de parentesco!!!

Em relação ao seu João Frutuoso, penso que seja irmão do meu trisavô Lourenço Frutuoso, ambos filhos de João Dias Frutuoso e de Joaquina da Conceição. Mas estou apenas a presumir.

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272519 | Maria Santos 60 | 14 mar 2011 22:46 | Em resposta a: #272494

Obrigado pela sua resposta.
Agradeco-lhe muito as suas informações.
A minha pesquisa vai um pouco atrasada em relação a esta parte. Pois eu tenho-me familiares em Obidos, em Monte Redondo, Ventosa, Ponte do Rol, A dos cunhados, e depois vejo-me um pouco atrapalhada, da parte do meu avô paterno.
Da parte da minha avó é familia de Leiria.
Da parte da minha mãe os familiares são de Viseu, o que já me fez deslocar a essa cidade varias vezes, onde as pessoas são bastante simpaticas e até me tem ajudado um bocado.

Eu tinha dito que o Bernardes era de Bordinheira , porque ele descende do José Bernardes que nasceu na ventosa, este é filho do Eustáquio Bernardes e Gertrudes de Jesus da Bordinheira. Por sua vez o Eustáquio é filho de Manuel Bernardes e Joaquina Rosa de Ventosa.
Este Manuel Bernardes por sua vez é filho do Manuel Bernardes do Bernardo Palhano. è daqui para trás não tenho mais nada. Se tiver mais informações que me possa dispensar, desde já agradeço.
Pois como diz quase de certeza que ainda somos psrentes afastados.
Com os meus melhores cumprimentos e agradecimentos Maria dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272522 | Rui Santos Bernardes | 14 mar 2011 23:11 | Em resposta a: #272519

Maria,

Com certeza tomou atenção à informação que o nosso parente Gonçalo colocou aqui no Fórum.

Essa ligação é precisamente o que pede sobre o Bernardo Palhano.

Um abraço

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272529 | Rui Santos Bernardes | 14 mar 2011 23:54 | Em resposta a: #272515

Boa noite,

Muito obrigado por toda a informação, que confirma os meus dados, e trás também novidades em relação aos avós maternos de Maria Francisca.

Na Torre do Tombo é possível encontrar registos anteriores aos que estão disponíveis online?

Folgo em saber que também é varatojano. Provavelmente até seremos conhecidos de vista.
provavelmente teremos mesmo mais laços de parentesco.

Eu que pensava ser um varatojano de gema, constatei que a partir dos 3º avós ninguém é do Varatojo.

Muito obrigado pela informação dos Frutuoso, que ainda não tive tempo para confirmar, mas que provavelmente é correcta, pois também não encontrei este apelido em mais nenhuma freguesia.

Um abraço

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272547 | Gonçalo Frutuoso | 15 mar 2011 10:06 | Em resposta a: #272529

Bom dia,

Tenho todo o gosto em partilhar as informações que vou recolhendo ao longo da pesquisa, sobretudo com parentes.

Em relação à sua questão, existem algumas falhas no Etombo. Por exemplo, na TT podemos consultar os registos de óbitos digitalizados do século XIX da freguesia de S. Mamede da Ventosa. Mas geralmente os paroquiais da TT e do Etombo são equivalentes.

Quando esgotar os paroquiais aconselho-o a pesquisar habilitações de genere. Têm sido uma fonte importante para a minha pesquisa. Dão uma visão sobre o modo de vida dos nossos antepassados, e permitem, em certos casos, recuar gerações até à 2ª metade do século XVI. Se tiver familiares que foram do Santo Ofício melhor ainda.

Em relação aos varatojanos: de facto partilho a mesma opinião. A minha família a partir da 3ª/4ª geração tem origem fora do Varatojo. Até os meus Martins, que eu pensava que eram varatojanos dos 4 costados, são da Ponte de Rol.

Vou tentar ajudá-lo em relação aos Frutuoso. Se se confirmar as minhas suspeitas somos parentes próximos.

Abraço

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272551 | Rui Santos Bernardes | 15 mar 2011 11:11 | Em resposta a: #272547

Bom dia,

Muito obrigado pela ajuda e pelos esclarecimentos que me tem facultado, pois as pesquisas na Torre do Tombo são para mim impossíveis, dada a distância a que me encontro de Lisboa. Normalmente quando me desloco ao Varatojo é no periodo de férias, e como tenho 4 filhos, o tempo disponível para pesquisa é quase inexistente.

Em relação à sua família Martins do Varatojo, conheço uma família bastante grande com esse apelido. Por acaso pertence à família "Capitão"?

Vou seguir o seu concelho e tentar pesquisar habilitações de genere.

Um abraço

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272562 | mtavares | 15 mar 2011 14:58 | Em resposta a: #272547

Bom dia: Por acaso fui dar com avoengos nessa freguesia da Ventosa. Antunes são às pazadas...
Comprtos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272563 | Gonçalo Frutuoso | 15 mar 2011 15:10 | Em resposta a: #272551

Bom tarde,

Pertenço com todo o gosto à família Martins Capitão. Sou bisneto de Maximino dos Santos Portela e de Maria do Carmo Martins Capitão, com quem vivi até aos meus 7 anos.

Em breve darei notícias.

Abraço

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272564 | Gonçalo Frutuoso | 15 mar 2011 15:13 | Em resposta a: #272562

Boa tarde,

De facto famílias com o apelido Antunes na freguesia S. Mamede da Ventosa são inúmeras, e sem qualquer relação entre si.

Se precisar de ajuda disponha.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272568 | mtavares | 15 mar 2011 17:03 | Em resposta a: #272564

Obrigado Gonçalo. Ainda tenho tudo um pouco desorganizado, pois neste momento ando por São Domingos de Rana.De facto a formação dos nomes pelos séculos 18,17...são muito curiosas...
cprtos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272586 | Rui Santos Bernardes | 15 mar 2011 19:45 | Em resposta a: #272563

Boa tarde Gonçalo

Desculpe estar a incomodar novamente

Sei perfeitamente quem era a sua bisavó Maria do Carmo, pois era uma senhora de quem tanto eu como a minha mulher gostavamos muito, e sempre que passávamos à sua casa, e ela estava sentada naquele banquinho de cimento, ficavamos um bocado à conversa.

Lembro-me perfeitamente que ela criou os bisnetos,, e recordo especialmente os mais velhos, se não me engano a Lúcia e o Nélson, e o Gonçalo é o mais novo.

Nunca imaginei ter parentesco com a sua família, e até tenho uma amiga Martins que vive no Varatojo que é filha do recentemente falecido Armando Martins.

Um grande abraço

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272610 | Gonçalo Frutuoso | 15 mar 2011 22:41 | Em resposta a: #272586

Boa noite Rui,

Afinal conhece mesmo a minha família. Fico feliz em saber que conheceu a minha bisavó Maria do Carmo, uma pessoa muito especial para mim. Sou de facto o mais novo de 5 irmãos. A Lúcia e o Nelson são os meus irmãos mais velhos.

O Armando Martins era primo direito do meu avô materno Joaquim Francisco dos Santos. Portanto, o Rui é amigo da Mila!

Por enquanto, o nosso parentesco resulta do lado do meu pai. Ele é que descende dos Palhano. Mas espero que as nossas famílias se liguem por outras vias.

E não incomoda absolutamente nada.

Amanhã vou à TT ver os paroquiais da Ericeira, e depois transmito-lhe as eventuais descobertas que faça.

Abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272649 | Gonçalo Frutuoso | 16 mar 2011 14:26 | Em resposta a: #272586

Boa tarde Rui,

Infelizmente tenho más notícias. Acabei de consultar os paroquiais da Ericeira, e não consegui encontrar o assento de casamento de Pedro Palhano com Bárbara Francisca. Penso que o livro de casamentos referente à 1ª metade do século XVIII não existe. Sendo assim, a pesquisa fica paralizada.

O Rui, por acaso, descende do casal António João e Mafalda Rosa, moradores que foram no Casal do Passareiro e depois em Varatojo?

Abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272671 | Rui Santos Bernardes | 16 mar 2011 21:26 | Em resposta a: #272649

Boa Noite Gonçalo,

Só agora consegui vir ao fórum.

Que pena as notícias serem desanimadoras.
No entanto a pesquisa não acaba, pois há sempre um novo desafio em genealogia.

Não encontrei na minha pesquisa o casal que refere do Passareiro.

Ainda não encontrei nada do casamento de João Frutuoso e Maria de Jesus ( provavelmente da 1ª metado do sec. XIX), pais de Rufina de Jesus, de que também não encontro nem o registo de nascimento nem de casamento, com Faustino dos Santos.
Será possível que o "meu" João Frutuoso seja o "seu" João Dias Frutuoso, e que tenha enviuvado e feito um segundo casamento?

Efectivamente sou amigo da Mila, embora últimamente nos tenhamos encontrado pouco, devido à distância.

Um grande abraço

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272675 | Gonçalo Frutuoso | 16 mar 2011 21:50 | Em resposta a: #272671

Boa noite Rui,

Em relação aos Palhano vai ser complicado andar com a pesquisa, mas voltarei à TT para tentar avançar por outras vias.

Em relação ao casal António João e Mafalda Rosa, perguntei-lhe se era descendente deles porque estou a eleborar um pequeno artigo sobre as a ascendência e descendência de Veríssimo Júlio Máximo Cardoso Ferreira, escrivão do judicial, familiar do SO e Cavaleiro da Ordem de Cristo, bisavô da referida Mafalda Rosa (de Almeida e Carvalho).

De facto, o João Dias Frutuoso casou uma 2ª vez, mas com Joaquina Rosa, n. na Carregueira, Ventosa; filha de José Bernardes e de Maria Luísa, que por acaso são meus 6º avós por outra via.

Diga-me que dados tem sobre os seus Frutuoso. Duas pessoas a procurar é sempre melhor.

Eu sendo um dos bisnetos mais novo, e não vivendo no Varatojo à anos, acabei por perder o contacto com os meus inúmeros primos e primas!!!

Um abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272707 | Rui Santos Bernardes | 17 mar 2011 15:51 | Em resposta a: #272675

Olá Gonçalo,

Em relação aos Frutuoso tenho o seguinte:

Maria de Jesus (Azenha Velha, S.P. da Cadeira ) n. a 11/4/1885, filha de Faustino dos Santos e de Rufina de Jesus, que por sua vez é filha de José Frutuoso e de Maria de Jesus ( Ventosa). Tinha-me enganado e dito João, Mas é José Frutuoso.

Também encontrei um assento de Baptismo de José Frutuoso n. a 26/9/1824, Filho de Frutuoso Dias e de Maria Joaquina. Será outro filho com o mesmo nome, já que o que refere anteriormente nasceu em 1834? Era vulgar um casal ter dois filhos com o mesmo nome. Ou será o mesmo e casou com Maria Teresa, enviuvou, e posteriormente casou com Maria de Jesus?

Apesar de ter perdido o contacto com os primos, apareceu-lhe um primo afastado de surpresa, sem estar a contar.


grande abraço

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272757 | Gonçalo Frutuoso | 17 mar 2011 22:57 | Em resposta a: #272707

Caro Rui,

Tive a confrontar os meus dados com os que enviou, e posso concluir que a minha data de nascimento para José Frutuoso está incorrecta. Afinal de contas ele foi pai de uma Maria em 1850, pelo que duvido muito que fosse pai aos 16 anos. Portanto, existe apenas um José Frutuoso, filho de Frutuoso Dias e de Maria Joaquina, n. a 26 de Setembro de 1824.

Em relação à hipotese de ter existido um segundo casamento, penso que pode fazer sentido. No entanto, não tenho mais dados sobre o José Frutuoso.

A sua Rufina de Jesus deve ter nascido por volta de 1855. Vou ver se encontro alguma pista nos paroquiais de S. Pedro da Cadeira e de S. Mamede da Ventosa.

Abraço do primo,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272881 | Gonçalo Frutuoso | 19 mar 2011 19:16 | Em resposta a: #272707

Boa tarde Rui,

Tenho novidades!

http://digitarq.dgarq.gov.pt/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=150802&FileID=_2520146

Assim sendo, a Rufina de Jesus é filha de José Frutuoso e de Maria Teresa, e não Maria de Jesus; neta paterna de Frutuoso Dias e de Maria Joaquina e neta materna de José de Almeida e de Maria Teresa.

Deste modo, Rufina de Jesus era prima direita do meu trisavô Lourenço Frutuoso.

Afinal de contas, somos parentes próximos!!!

Se quiser posso enviar os dados sobre a ascendência do José Frutuoso. Em relação aos avós maternos de Rufina de Jesus, o Rui vai ter mais trabalho. Ou muito me engano, ou esses Almeida são de Aveiro.

Um abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272883 | Gonçalo Frutuoso | 19 mar 2011 19:22 | Em resposta a: #272881

Segue o assento de baptismo de Rufina de Jesus:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=150732&FileID=_2508637

Abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272891 | mtavares | 19 mar 2011 22:36 | Em resposta a: #272881

Caro Gonçalo:
Não tropeçou por acaso em Domingas Antunes que casou em 1708 com Manuel Antunes (n 1680 na Murteira,Ventosa)? Ela é filha de Luis Ramos e Catarina Antunes (de Moçafaneira).
Cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272900 | Rui Santos Bernardes | 20 mar 2011 00:28 | Em resposta a: #272881

Boa noite Gonçalo,

Mais uma vez obrigado pela ajuda preciosa que me tem dado. Não encontrei nada sobre a Rufina, pois fiz mal os cálculos, e procurei nos registos anteriores, tanto em relação ao casamento, como ao baptismo. E depois aquela troca do nome da avó, que aparece no registo de baptizado da minha bisavó ( Maria de Jesus, em vez de Maria Teresa), também me baralhou, e tenho tido pouco tempo para pesquisar.
o Gonçalo foi mais persistente.

É claro que quero os dados sobre a ascendência do nosso José Frutuoso.

Em relação ao seu tópico sobre os Roque, tenho ideia que os meus sogros têm ambos ascendentes com esse apelido também da Ventosa ou do Bonabal se não me engano. Amanhã vou estar mais disponível, vou verificar, e depois digo alguma coisa.

Efectivamente somos mais próximos do que imaginámos inicialmente.

Um abraço de Braga

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272916 | Gonçalo Frutuoso | 20 mar 2011 10:59 | Em resposta a: #272900

Bom dia Rui,

Ainda bem que o consegui ajudar. Estou sempre às ordens.

Seguem os dados sobre a ascendência dos Frutuoso:

I – António Dias, filho de João Dias e de Maria Alves, casou em S. Pedro da Cadeira, a 24/2/1669, com Maria Álvares, fal. a 23/2/1681, Bececarias, S. Pedro da Cadeira, filha de João Álvares e de Maria?
Filho:
II – João Dias, n. Casal de Bececarias; fal. a 4/10/1733, Recumeira. Casou em S. Mamede da Ventosa, a 26/11/1707, com Antónia Maria, n. na Recumeira, filha de João Antunes de de Luísa João.
Filho:
III – António Dias, n. Recumeira; fal. a 11/4/1784, Carregueira. Casou em S. Mamede da Ventosa, em 1739, com Maria da Conceição, n. em Casal de Palhais, S. Domingos da Fanga da Fé, e fal. a 19/1/1770, Carregueira. Filha de João Francisco e de Francisca dos Santos. Estes últimos receberam – se em 1716, Ventosa. É neta paterna de António Francisco e de Catarina Antunes, moradores no referido Casal de Palhais, e neta materna de Francisco Antunes e de Maria Gomes, moradores no Casalinho, S. Mamede da Ventosa.
Filho:
IV – António Dias, n. a 2/6/1752, Carregueira, casou em S. Mamede da Ventosa, a 27/2/1775, com Maria Teresa, n. a 18/1/1752, Cova da Moura, e fal. a 21/12/1827, Carregueira, filha de Domingos Antunes, n. em 1725, Pedra, e de Maria Teresa, n. em 1717, Cova da Moura, e fal. a 13/7/1796, Cova da Moura.
Filho:
V – Frutuoso Dias, n. a 6/3/1789, Carregueira. Casou em S. Mamede da Ventosa com Maria Joaquina, n. em 1793, Carregueira, filha de José Alves e de Joaquina Rosa.
Filhos:
VI – João Dias Frutuoso, meu 4º avô;
VI – José Frutuoso, seu 3º avô;

O supra referido diz respeito à varonia.

Ascendência paterna de Maria Teresa, esposa de António Dias:

I – António de Almeida, n. na Pedra, fal. a 6/9/1666. Casou Maria Antunes, fal. a 12/3/1664, Pedra.
Filha:
II – Francisca de Almeida, bapt. A 10/10/1610, n. na Pedra, fal. a 27/6/1695, Pedra. Casou em S. Mamede, a 11/5/1641, com Pedro Antunes.
Filho:
III – Manuel Antunes, n. na Pedra. Casou em S. Mamede, em 1677, com Mariana Antunes, n. no Casal do Vale, fal. a 12/9/1713, Pedra, filha de João Roque e de Maria Antunes. (Através deste casamento a nossa família entronca nos Roque do Vale, portanto veja a ascendência desta nossa avoenga no meu tópico família Roque do Vale).
Filho:
IV – Manuel Antunes, n. na Pedra. Casou em S. Mamede, a 19/8/1708, com Domingas Duarte, n. na Pedra, fal. a 3/4/1731. Filha de António Duarte, n. no Bonabal, e de Maria Gomes, n. na Pedra. Receberam-se 30/4/1684, S. Mamede. Neta paterna de João Álvares e de Maria Duarte, fal. a 22/11/1682, Bonabal. Neta materna de João Gomes, fal. a 27/8/1709, Pedra, e de Maria Jerónima, fal. a 10/4/1706, Pedra.
Filho:
V – Domingos Antunes, n. em 1725, Pedra.

Ascendência materna de Maria Teresa, esposa de António Dias:

I – Manuel Rodrigues, n. em Nossa Senhora do Monte da Caparica, filho de Francisco Álvares e de Maria Rodrigues. Casou na Azueira, a 9/12/1677, com Bernarda Rodrigues, n. na Ericeira, filha de João Rodrigues e de Catarina Gomes.
Filho:
II – Matias Rodrigues, n. na Azueira, fal. a 24/10/1737, Cova da Moura. Casou em S. Mamede, a 13/1/1715, com Mariana Francisca, n. na Cova da Moura, fal. a 8/3/1757, Cova da Moura. Filha de António Gomes e de Catarina Gomes. Neta paterna de João Gomes e de Domingas de Almeida. Neta materna de Domingos Francisco e de Maria Gomes.
Filha:
III – Maria Teresa, n. em 1717, Cova da Moura; fal. a 13/7/1796, Cova da Moura.

Mais logo envio os dados sobre a ascendência de Maria Joaquina, esposa de Frutuoso Dias.

Um abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272918 | Gonçalo Frutuoso | 20 mar 2011 11:06 | Em resposta a: #272891

Caro Luís,

A sua Domingas Antunes deve ser filha de Luís Ramos, fal. a 4/7/1693, Moçafaneira, e de Margarida Antunes, fal. a 2/9/1675, Moçafaneira, e não de Catarina Antunes. A não ser que o Luís Ramos tenha contraído segundo casamento. Se a Domingas Antunes for filha de Luís Ramos e de Margarida Antunes é irmã do meu 7º avô Julião Ramos.

Não consegui encontrar o assento de casamento de Luís Ramos com Margarida Antunes, nem os assentos de baptismo dos filhos.

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272923 | mtavares | 20 mar 2011 13:44 | Em resposta a: #272918

Caro Gonçalo:
De facto, o elemento que me levou aqui é o assento do casamento de Manuel Antunes com Luiza em1749 em S.Domingos de Rana,constando que este nasceu no Casal de Pegos,Ventosa (ainda não achei o baptismo),filho de Manuel A, e Domingas A.
No casamento dos pais em 13/11/ 1708, que está numa página que mal se vê referem-se duas senhoras exactamente com o mesmo nome...Na altura, isto chamou-me atenção, pois já tenho tropeçado em situações em que existem enganos em nomes de avós ou mesmo de um dos pais...Também procurei o casamento de Luis Ramos de Moçafaneira e não achei. Encontrei todavia um casal-Francisco Ramos e Francisca Antunes que pela idade poderiam ser pais deste...
Por enquanto ainda não nos podemos adicionar como aparentados...Olhe que já tenho aqui encontrado alguns,embora não por esta linha familiar...
Um bom resto de fim de semana.

luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272936 | Gonçalo Frutuoso | 20 mar 2011 17:19 | Em resposta a: #272900

Caro Rui,

Aqui ficam os dados que faltavam:

Ascendência de Maria Joaquina, esposa de Frutuoso Dias:

I - João Alves, n. na Azenha dos Tanoeiros, S. Domingos da Fanga da Fé; fal. a 2/10/1785, Carregueira, filho de João Alves e de Isabel Rodrigues. Casou em S. Pedro da Cadeira, a 25/2/1749, com Emerenciana Maria, n. na Assenta; fal. a 23/5/1783, Carregueira, filha de Simão Gomes, n. na Assenta, e de Antónia Francisca, n. no Casal dos Poços, S. Pedro da Cadeira (foram recebidos a 20/11/1718 – S. Pedro da Cadeira). Emerenciana Maria é neta paterna de João Gomes e de Domingas Antunes, e materna de Manuel Alves e de Antónia João.
Filho:
II – José Alves, n. em Casalinhos de S. Pedro, S. Pedro da Cadeira. Casou em S. Mamede, a 13/8/1793, com Joaquina Rosa, n. na Carregueira. Joaquina Rosa é filha de João dos Reis, n. a 5/7/1739, Carregueira; fal. a 9/12/1827, Carregueira, e de Teodora dos Reis, exposta no Hospital de Lisboa; fal. a 17/5/1809, Carregueira. Neta paterna de Francisco dos Reis, n. na Cerca, S. Pedro da Cadeira; fal. a 17/2/1776, Carregueira, filho de Manuel dos Reis e de Domingas João, neto paterno de Domingos de Miranda e de Francisca da Silva (todos da Cerca), e de Maria Antunes, n. na Carregueira; fal. a 23/1/1753, Carregueira, filha de Manuel Duarte, n. no Bonabal, e de Maria Antunes, n. na Carregueira; fal. a 27/1/1732, Carregueira; neta paterna de João Álvares e de Maria Duarte, e neta materna de António da Paz e de Francisca Antunes.
Filha:
III – Maria Joaquina.

Abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#272971 | Rui Santos Bernardes | 20 mar 2011 23:11 | Em resposta a: #272936

Boa noite Gonçalo

Afinal o dia não foi como esperava, pois como esteve um dia muito bom, saí com a família todo o dia, e só cheguei agora acasa, e por isso não pude ainda ver o que tenho dos Roque.

A sua longa e exaustiva pesquisa é por interesse pessoal ou profissional?

Novamente o meu muito obrigado pela ajuda e disponibiidade que tem demonstrado ao longo do tópico.


Um grande abraço de Braga

Do primo Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273050 | Gonçalo Frutuoso | 21 mar 2011 21:46 | Em resposta a: #272971

Boa noite Rui,

Só agora é que tive tempo de lhe responder.

A minha pesquisa, longa e exaustiva como disse, é puro interesse pessoal. A minha área profissional não está em nada relacionada com genealogia, nem faço da genealogia um negócio.

Estou sempre disponível para ajudar.

Quando tiver mais dados sobre os Roque, e de outras famílias, partilhe comigo porque podem já constar da minha base de dados, que ja contém quase 5000 pessoas.

Abraço,

do Primo Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273053 | Gonçalo Frutuoso | 21 mar 2011 21:50 | Em resposta a: #272923

Boa noite Luís,

Tive a ver melhor os assentos de baptismo dos filhos do meu 7º avô Julião Ramos, e o nome da avó paterna aparece em alguns como Domingas Antunes e noutros como Margarida Antunes.

Tendo em conta esta situação concluo que Domingas Antunes e Margarida Antunes são apenas uma pessoa.

E assim, a sua Domingas Antunes é com certeza irmã do meu Julião Ramos.

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273054 | mtavares | 21 mar 2011 22:10 | Em resposta a: #273053

Olá Gonçalo:
Acabei por achar o Manuel Antunes nascido em Casal dos Pegos em 1720 e alguns irmãos:Hierónimo (1709),Domingos (1715),Luiza(1718).Menosprezei um aspecto,que, por estes dados era 6 anos mais novo que a mulher..
A Domingas seria minha 8ª avó...dito isto,teremos então uma linha comum de antepassados?

Abraço
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273087 | Rui Santos Bernardes | 22 mar 2011 10:41 | Em resposta a: #273050

Bom dia Gonçalo,

Em relação aos Roque (ancestral de minha esposa), tenho um Nicolau de Miranda n. 1793 na Ventosa, casado com Luzia Maria, filha de António Roque e Leonarda Maria, Bonabal.

Tenho tambem um João Roque (ancestral da minha esposa), de Secarias, casado com Isabel Antunes, filho de João Roque, de Secarias, casado com Maria Alves.

Abraço


Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273116 | MFMG | 22 mar 2011 19:17 | Em resposta a: #272429

Caro confrade Rui Bernardes

Tenho antepassados Franco e Palhano originários de São Pedro da Ericeira, Mafra. Como é uma zona próxima de Tores, haverá alguma ligação?

A minha linha na Ericeira vem de pelos menos 1650 até cerca de 1798 (data de casamento de um antepassado na Ericeira) e que já teve os seus filhos em Lisboa.

Com pos melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273180 | Gonçalo Frutuoso | 22 mar 2011 22:55 | Em resposta a: #273087

Boa noite Rui,

Em relação à Luzia Maria, filha de António Roque e de Leonarda Maria, consta na minha base de dados porque o pai, António Roque, é irmão do meu 6º avô José Roque, ambos filhos de João Roque e de Maria Ferreira.

Em relação à Leonarda Maria também consta da minha base porque é irmã da minha 7ª avó Luísa Maria, casada com José Roque de Carvalho, ambas filhas de Leonardo Francisco e de Isidora Maria. Este mesmo Leonardo Francisco casou 2ª vez, com Joana Teresa (dos Roque do Vale) e foi pai do meu 6º avô José Henriques e da minha 7ª avó Gertrudes Teresa, casada com João Rodrigues de Carvalho (ainda primo do referido José Roque de Carvalho).

O João Roque casado com Maria Alves é pai do meu 9º avô Paulo Roque, n. em Secarias. Este Paulo Roque é avô paterno do referido José Roque de Carvalho, sendo que o Carvalho vem do lado da mãe, Josefa Maria Roque de Carvalho, irmã do Padre Domingos Roque de Carvalho e de António Roque de Carvalho.

Como vê somos parentes por imensas vias!!!

Amanhã, com mais calma, envio tudo o que tenho sobre estes ramos da família,

Abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273182 | Gonçalo Frutuoso | 22 mar 2011 22:59 | Em resposta a: #273054

Boa noite Luís,

De facto tudo aponta para que a sua 8ª avó Domingas Antunes seja irmã do meu 7º avô Julião Ramos. Sendo assim ainda somos primos!!!

Tenho pena de não encontrar o assento de casamento de Luís Ramos com Margarida/Domingas Antunes para recuar uma geração. Pode ser que um dia, sem esperar, a encontre.

Abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273190 | mtavares | 22 mar 2011 23:34 | Em resposta a: #273182

Boa noite Gonçalo:
De facto assim parece...ganhei mais um primo...
Encontrei entanto um luis filho de Luis Ramos e Margarida Antunes.Seria,portanto outro dos irmãos,não?
Eu gostava de achar mais qualquer coisa por aqui mas há coisas que se lêem muito mal.
Então o mais remoto será o casal Luis e Margarida/Catarina. Vi um luis de moçafaneira nascido em 1634, filho de Francisco Ramos e Francisca Antunes...Mas sem aparecerem casamentos que façam a ligação é pura conjectura
Abraço
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273193 | Rui Santos Bernardes | 22 mar 2011 23:55 | Em resposta a: #273180

Boa noite Gonçalo

Efectivamente o nosso parentesco é uma surpresa diária, com grande mérito do Gonçalo, que faz as ligações aos pequenos indícios que tenho enviado.

Apesar do meu interesse por genealogia ser antigo, só recentemente me dispus a iniciar o estudo dos meus ancestrais, mais precisamente, desde que os paroquiais estão online.

O contributo do Gonçalo tem sido extraordinário, pois as suas pesquisas são fruto de trabalho longo e exaustivo, e a descoberta do nosso parentesco, que tenho a certeza não ficará por aqui, uma agradável surpresa.

Até amanhã

Do Primo Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273198 | Rui Santos Bernardes | 23 mar 2011 00:31 | Em resposta a: #273116

Caro Miguel Gonçalves,

Em relação aos Palhano, é muito provável que seja a mesma família, pois como já deve ter lido em intervenções anteriores, tanto eu como outros confrades, descendemos de Pedro Palhano n. na Ericeira, na Freguesia de S. Pedro, casado com Barbara Francisca.

Qual é o seu ancestral de apelido Palhano?


Com os melhores cumprimentos

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273207 | Gonçalo Frutuoso | 23 mar 2011 10:24 | Em resposta a: #273193

Bom dia Rui,

Seguem os dados:

Ascendência paterna de Luzia Maria:
I – Domingos Roque, n. no Casal do Mogo, filho de Domingos Roque e de Catarina Jorge, casou em S. Mamede, em 1703, com Mariana da Silva, n. em 1682, Casal de Pedrulhos; fal. a 10 de Dezembro de 1738, Casal do Mogo. Filha de Brás da Silva, n. em 1642, Casal de Pedrulhos, freg. de Santa Maria do Castelo, e de Domingas Antunes, n. no Casal da Carrasqueira, S. Mamede (reebidos a 20 de Novembro de 1672, S. Mamede). Neta paterna de Luís Álvares e de Isabel Gomes; neta materna de Manuel Francisco e de Maria Antunes.
Filho:
II – João Roque, n. em 1706, Bonabal; fal. a 25 de Janeiro de 1794, Bonabal. Casou em S. Mamede, a 18 de Maio de 1733, com Maria Ferreira, n. em Mouguelas, S. Pedro da Cadeira, filha de José Henriques e de Margarida Ferreira (não encontrei o assento de casamento destes últimos).
Filho:
III – João Roque, n. em 1733, Bonabal. Casou com Leonarda Maria, n. no Casal do Mogo, S. Pedro da Cadeira, filha de Leonardo Francisco e de Isidora Maria.
Filha:
IV – Luzia Maria.

Ascendência materna de Luzia Maria:

I – António Francisco, n. no Casal do Mogo, filho de João Francisco e de Maria Gomes. Casou a 26 de Novembro de 1662, S. Pedro da Cadeira, com Maria Álvares.
Filho:
II – Dâmaso Francisco, n. em 1670, Casal do Mogo; fal. a 30 de Setembro de 1736, Casal do Mogo. Casou 2ª vez com Maria Francisca, n. em Martim Gil – A-dos-Cunhados.
Filho:
III - Leonardo Francisco, n. no Casal do Mogo; fal. a 6 de Setembro de 1799, Casal do Mogo. Casou 2ª vez, a 7 de Dezembro de 1762, S. Pedro da Cadeira, com Isidora Maria, n. na Assenta, filha de António Duarte, n. na Assenta; fal. a 15 de Fevereiro de 1791, Assenta, e de Maria Josefa, n. na Azenha dos Tanoeiros; fal. a 30 de Janeiro de 1790, Assenta (devem ter sido recebidos em S. Domingos da Fanga da Fé). Neta paterna de Pedro Silvestre, n. na Assenta; fal. em 23 de Ago de 1711, Casal de Palhais, filho de João Silvestre e de Margarida Bernardes, e de Inês Duarte, n. na Soltaria, filha de Manuel Luís e de Catarina Duarte. (Pedro e Inês receberam-se 21 de Outubro de 1703 em S. Pedro da Cadeira).
Filha:
IV – Leonarda Maria, n. no Casal do Mogo. Casou com João Roque.
Filha:
V – Luzia Maria.

Ascendência de João Roque casado com Isabel Antunes:

I – João Roque, n. em Secarias, filho de António Roque e de Maria Alves, casou em S. Pedro da Cadeira, a 9 de Fev de 1682, com Maria Alves, filha de Vicente Alves e de Domingas Francisca.
Filhos:
II – João Roque
II – Paulo Roque

É tudo o que tenho sobre estes ramos da família.

Na minha mensagem anterior, por lapso, disse que o Leonardo Francisco tinha casado 2ª vez com Joana Teresa Roque do Vale, mas afinal casou 1ª vez com Joana Teresa e 2ª vez com Isidora Maria.

Eu já estou envolvido com a genealogia da minha família desde que os paroquiais estão on line, portanto, talvez à um ano e meio. Agora dedico-me a estabelecer as descendências dos vários ramos.

Se tiver mais ramos da família “paralizados” envie os dados que farei chegar o que tiver.

Abraço do primo

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273209 | Gonçalo Frutuoso | 23 mar 2011 10:35 | Em resposta a: #273190

Bom dia Luís,

Provavelmente esse Luís é outro irmão. Eu na base de dados, além do Julião, tenho apenas um António Ramos casado com Maria Ribeiro.

Por acaso não tinha conhecimento da existência desse Luís, filho de Francisco Ramos e de Francisca Antunes. Mas apesar de ser conjectura assumir sem provas que esse Luís é o nosso avoengo Luís Ramos, é muito provável que seja, até porque o apelido não é assim tão comum, a localidade é a mesma onde a família residiu, e pela data de óbito, 1693, tendo em conta a esperança média de vida à época, parece-me que se enquadra.

Abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273214 | Rui Santos Bernardes | 23 mar 2011 12:23 | Em resposta a: #273207

Bom dia Gonçalo

Muito obrigado pelos dados enviados sobre os Roque.

Ao registar os dados da Rufina de Jesus, filha de José Frutuoso e de Maria Teresa, reparei que o seu marido Faustino dos Santos, filho de Paulo dos Santos, n. a 1816, é casado com Maria Bernardes, que é filha de João Bernardes casado com Maria da Conceição, filho de Manuel Bernardes n. em1766 e de Antónia Maria n. em 1767.
Este Manuel Bernardes é o irmão da sua antepassadoa Maria, ambos filhos de Bernardo Palhano.

Assim, o meu 3º avô, Faustino dos Santos também descende de Pedro Palhano.

Abraço do primo

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273224 | mtavares | 23 mar 2011 16:18 | Em resposta a: #273209

Bom dia Gonçalo:
Às vezes,num golpe de sorte,através de um palpite cai mais qualquer coisa.
Vou tentando decifrar os livros...
Deixo-lhe aqui o meu mail:
luis.mtavares@gmail.com
Abraço
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273299 | MFMG | 25 mar 2011 00:57 | Em resposta a: #273198

Caro Rui Bernardes

Agradeço a sua atenção.

Descendo de António Palhano, natural de S.Pedro da Ericeira (ignoro a filiação) cc Maria Gaspar, natural da Carvoeira, Nª Srª do Porto, Mafra (ignoro a filiação). Tiveram um filho, Pedro Gaspar, * 13.03.1707 em S.Pedro da Ericeira.

Descendo também de Maria Palhana, natural de S.Pedro da Ericeira (ignoro a filiação) cc Quintino Franco, tb natural de S.Pedro da Ericeira (tb ignoro a filiação) e que tiveram um filho Francisco Franco, * em 16.02.1653 em S.Pedro da Ericeira.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273300 | MFMG | 25 mar 2011 01:30 | Em resposta a: #273198

Caro Rui Bernardes

Um lapso foi cometido por mim.

O António Palhano referido na mensagem anterior , afinal é FRANCISCO Palhano.

Agaradeço a atenção
Com os melhores cumprimentos.
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273301 | BarroseCunha | 25 mar 2011 01:31 | Em resposta a: #270025

Caro GF de Almeida,

bom dia...

Estou na costa Oeste do Canada... pelo que desculpe este 'piano-ingles' com que escrevo, que nao tem acentos!

Estou interessado nos "Barros" da Ventosa, casados com os 'Pinheiro Amado' da Quinta das Pederneiras, em Runa, T.Vedras.
(A Quinta de Vale de Galegos foi do meu Tetravo, Joao Gualberto de Barros, e do neto, Prior de S. Mamede da Ventosa, Pe. Jose de Barros e Cunha)

A Familia provem de Felix Jose da Cunha (possivelment relacao de Jose Felix da Cunha Meneses, da Quinta to Juncal em Matacaes).

Felix-Jose da Cunha, do Turcifal (Sargento-Mor e aparentemente Capitao-Mor de Torres Vedras, Cavaleiro da Ordem de S.Tiago)
casou com D. Maria-Luisa de Oliveira, que nasceu em Sta. Madalena do Turcifal a 26.3.1761

Esta era filha do capitao tenente da Armada Real Luis-Antonio de ("Caldeira"?) de Oliveira,
e de D.Teresa-Victoria de Carvalho... (talvez da Quinta da Figoeira, Azueira, entao T.Vedras? Ou S. Pedro da Cadeira?)

Sabe algo mais sobre estes Oliveira e Carvalhos?
Agradeco que mo diga.

O filho do Felix e da Maria-Luisa, foi o Tenente-Coronel Antonio-Luis Pereira da Cunha (Turcifal) que casou com
a 4a Senhora da Quinta das Pederneiras (Runa) D. Maria-Rita Pinheiro Amado de Barros, passando a familia a usar
"de Barros e Cunha", entao.

D. Maria Rita era filha unica do Tetravo Joao Gualberto de Barros e da 3a Senhora da Quinta das Pederneiras D. Joana-Rita Pinheiro Amado.

A Pedra de Brasao que o finho JG de Barros e Cunha fez lavrar conjuga "Pinheiro/Amado+Barros" com "?/Caldeira/Oliveira+ Cunha"



Como o senhor 'vem' dos Barros, Oliveiras, Carvalhos, Vieiras (um meu Tio Avo era Joaquinm-Vieira de Barros e Cunha, de Runa) e Pereiras, talvez haja relacao entre nos... e me possa mesmo dizer mais coisas do que sei.

Um abraco amigo

LC de Barros e Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273329 | Gonçalo Frutuoso | 25 mar 2011 22:55 | Em resposta a: #273301

Caro confrade Barros e Cunha,

De facto, a minha família descende dos Barros, Oliveiras, Carvalhos, Vieiras e Pereiras, mas que eu saiba nenhum deles se ligas à sua família.

Os nomes que me indica na sua mensagem são por mim conhecidos, nomeadamente já vi referências ao Pe. José de Barros e Cunha.

Eu tenho um antepassado, João Antunes de Carvalho, n. em 1644, Dois Portos, que foi pai de António José de Carvalho, que do seu casamento com D. Inês Antónia de Mendonça deu origem à família Mendonça da Quinta da Rocheira, vizinha da Quinta de Vale de Galegos. Se esta família se liga eventualmente à sua pelo lados dos Carvalho desconheço por completo.

Por outro lado, um colateral meu, Manuel Maria de Campos Fêo e Torres, último senhor do Morgado do Sanguinhal, filho de Francisco Cordeiro da Silva Fêo e Torres e de D. Ana Luísa Figueira de Carvalho, casou com D. Maria José de Lima e Melo Falcão Trigoso, tendo assim a minha família unido-se por matrimónio com os Senhores da Quinta do Juncal.

O nome do Capitão António Luís de Oliveira é por mim conhecido através da pesquisa que tenho feito nos paroquiais do Turcifal, mas como não é meu colateral não estudei a sua ascendência e respectiva descendência.

Como vê não tenho dados concretos sobre a sua família, mas de uma maneira ou de outra estou familiarizado com pessoas que são seus parentes.

Sempre à sua disposição.

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273362 | Maria Santos 60 | 26 mar 2011 13:56 | Em resposta a: #272494

Amigo e parente Rui

Antes de mais desejo-lhe um optimo fim de semana, ontem estive com uma amiga tambem amante de Genealogia que me deu mais informações sobre os nossos amigos Palhanos, aqui vai a informação

Domingos Palhano filho de Pedro Palhano e Barbara Francisca, casou com Isabel Maria filha de Luis Alves e Feliciana Gomes moradores em Penafirme. Casou em A dos Cunhados em 12711/1730

TEM pelo menos 3 filhos Maria 19/8/1731
Domingos 28/6/1733
Maria 8/7/1735

Espero ter sido uma informação util. Pelo que persebi tambem tem familiares no Varatojo, o meu marido é que o pai dele é de familias do Varatojo, tinham por alcunha os fadistas.
Um abraço
Maria dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273365 | BarroseCunha | 26 mar 2011 15:39 | Em resposta a: #273329

Muitissimo Obrigado, Goncalo;

Fornece-me informacao preciosa, pois os Melo Falcao Trigoso sao de facto primos nossos! Deve ser esse o nosso 'elo' familiar

De facto, a Quinta de Vale de Galegos passou ao Pe. Jose de Barros e Cunha que a deixou nao ao meu Bisavo como previsto (houve algum disagacordo entre o Trisavo Ministro e o Sr. Padre... provavelmente sobre questoes de "Church and State"), e Sr. Pe. deixou a Quinta de Vale de Galegos `a Misericordia de Torres.
(~1880)

O meu Bisavo JG de BC achou que se o seu tio assim tinha feito, bem feito estaria, e nao contestou, mas os Falcao Trigoso contestaram e ganharam o pleito (pelo que a dita Quinta ainda pertence a esse ramo da familia)

Este Bisavo Dr. J.G. de B.C. casou com a D. Ines de Sampaio (Melo e Castro), dos Marqueses de Sampaio... tambem relacionada com os do Juncal (Cunha Meneses 'Lumiar')... mas isso ja e' Historia Contemporanea (e esta tudo +- bem descrito na Geneall).

Se lhe der prazer (e quiser ver fotos) pode contactar-me diretamente: wedges @ telus . net

Um grande abraco

Max (LC de BC)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273366 | Rui Santos Bernardes | 26 mar 2011 15:39 | Em resposta a: #273362

Boa tarde prima Maria,

muito obrigado pela informação dos Palhano.

De facto, eu sou do Varatojo, e conheço perfeitamente os fadistas, pois moram ao lado da casa dos meus pais, e os filhos mais novos, o Luis e o Vitor, eram meus amigos de infância.
Qual o seu parentesco com eles?


Desde que casei moro em Braga (15 anos), e apesar de me deslocar poucas vezes ao Varatojo, ainda mantenho algumas relações de amizade. Os meus filhos gostam especialmente do Varatojo, pois conhecem muita gente.

Em relação a A dos Cunhados e a Penafirme, também tenho muitos ascendentes originários de lá.
Quais os apelidos dos seus ascendentes referents a essa freguesia? Pode ser que também coincidam, e assim podemos trocar dados.

Um abraço

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273373 | Gonçalo Frutuoso | 26 mar 2011 17:12 | Em resposta a: #273365

Boa tarde,

Então parece que temos primos em comum!

O referido Manuel Maria de Campos Fêo e Torres é neto materno de Fabião José de Carvalho Figueira, Senhor da Quinta da Moutalonga, Lourinhã, e de Dona Maria do Carmo Figueira de Carvalho. Por sua vez, Dona Maria do Carmo é filha de Manuel Inácio de Sequeira Cardoso e de Dona Ana Luísa Figueira de Carvalho, neta por parte do pai de Veríssimo Júlio Máximo Cardoso Ferreira, escrivão do judicial, FSO e Cavaleiro da Ordem de Cristo, e de Dona Leonarda Rosa Teresa Arcângela Pereira Cardoso, e por parte da mãe é neta do Sargento-Mor Luís Figueira Machado Alemam e de Dona Maria Josefa de Azevedo de Amaral.

Eu descendo de Dona Joana Maurícia Áquila da Conceição de Sequeira Cardoso, irmã do referido Manuel Inácio de Sequeira Cardoso. Esta minha avó casou com Joaquim José de Almeida e Carvalho, Bacharel em Direito, e foi mãe de José Veríssimo de Almeida e Carvalho, meu 7º avô, e de Dona Maria Isidora Bárbara de Almeida e Carvalho que casou com João Sutil de Carvalho da Ponte Pedreira e Vasconcelos, filho do Dr. José Sutil de Carvalho e Vasconcelos e de Dona Caetana Joaquina da Ponte Pedreira e Vasconcelos.

Fica com o enquadramento das minhas origens mais "ilustres"!!! Se algum dos nomes que referi lhe disser alguma coisa peço o favor que o transmita.

Abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273374 | Gonçalo Frutuoso | 26 mar 2011 17:15 | Em resposta a: #273366

Boa tarde primo,

Tudo bem consigo?

Desculpe não ter dito nada estes dias mas o trabalho e o mestrado têm levado o tempo todo!

Pelo que vi também tem ascendentes em A-dos-Cunhados. Por acaso descende da família Franco da Sarpegeira?

Abraço do primo,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273381 | Rui Santos Bernardes | 26 mar 2011 18:38 | Em resposta a: #273374

Olá Gonçalo,

Tenho ascendentes do Casal da Sarpegeira (A-dos -Cunhados), mas como neste momento não estou em casa, não lhe posso garantir que sejam da família Franco, pois não me lembro. Quando chegar a casa, mais para o fim da noite, vou verificar, e depois digo alguma coisa.

Lembro-me que dessa freguesia descendo da família Oliveira ( Pantaleão de Oliveira diz-lhe alguma coisa?)
Mas quando chegar a casa vejo as famílias de A-dos-Cunhados, das quais descendo.

Abraço do primo,

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273392 | Maria Santos 60 | 26 mar 2011 20:38 | Em resposta a: #273366

Caro primo
Quanto aos meus familiares de A dos Cunhados eu tenho um Manuel Enriques que nasceu em 2/2/1704,fl Francisco Enriques e Maria Jorge (destes ainda n encontrei nada. casou com Theresa de Jesus fl de Antonio Francisco e Catarina Luis, a Thereza nasceu 12/3/1704 A dos cunhados. Como se chamam os seus pais? Para ver se meu marido conhece.
De apelidos de A dos Cunhados tenho

Antunes
Francisco
Rodrigues
Luis
Não o quero maçar mais, um optimo fim semana

Um abraço
Maria dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273399 | Gonçalo Frutuoso | 26 mar 2011 21:45 | Em resposta a: #273381

Caro Rui,

O nome Pantalião de Oliveira não me é familiar.

Eu descendo da família Nunes Franco, senhores da Quinta/Casal da Sarpegeira em A-dos-Cunhados.

Os dados que tenho remontam ao século XVII, pelo que não sei se o Rui se encontra a pesquisar os paroquiais desses anos.

Já agora, e tendo aproveitado a mensagem que deixou para a prima Maria Santos, perguntei à minha mãe se conhecia a sua família, e dizendo-lhe que os seus pais eram vizinhos dos fadistas, ela disse me logo quem era o Rui e a sua família. Eu próprio lembro-me da sua mãe!

Abraço do primo,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273404 | Rui Santos Bernardes | 27 mar 2011 00:14 | Em resposta a: #273399

Boa noite Gonçalo,

De A-dos-Cunhados descendo das seguintes Famílias:

Alvares
Antunes
Gonçalves
Ferreira
Franco
Oliveira

A minha esposa descende das seguintes fam+ilias de A-dos -Cunhados:

Abreu
Aguiar
Dias
Martins
Miranda

Em relação aos Franco, Tenho uma Joana Eufrazia casada em 1755 em A-dos-Cunhados, com Felis de Oliveira, filha de Jullião Franco e de Michaela dos Anjos.

Tenho também Maria de Jesus, casada em 1828 com Pantaleão de Oliveira, filha de Joaquim Franco ( Casal da Galegueira), e de Mariana de Jesus, neta paterna de Francisco Franco e de Helena da Cruz, e materna de Vicente Alves e de Josefa Maria.

Este Vicente Alves n.em 1725, era filho de Simão Alves, ou Alvares, do Casal da Serpigeira casado com Anna Maria, filho de Domingos Antunes do Casal da Lapa, e de Maria Delgada do Casal da Serpigeira.

Realmente o mundo é pequeno, não é?

Um abraço fraterno dp primo

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273409 | Gonçalo Frutuoso | 27 mar 2011 10:17 | Em resposta a: #273404

Bom dia Rui,

Dos dados que enviou chamou-me a atenção este Vicente Alves n. em 1725, filho de Simão Alves. De facto, parte dos descendentes dos senhores do Casal da Sarpegeira passou a utilizar o apelido Franco ou a conjugação Nunes Franco, mas a varonia é Alves ou Álvares.

Passo a explicar:

I – João Esteves, senhor da Quinta da Sarpegeira, n. em Póvoa, A-dos-Cunhados, T. Vedras, casou com Isabel Luís, n. em Vila Facaia, S. Lourenço do Ramalhal, T. Vedras. "Eram tão honrados lavradores, de tão boa gente e geração, que não havia na freguesia outros melhores".
Filhos:
II – Isabel Luís, n. na Quinta da Sarpegeira, A-dos-Cunhados, T. Vedras – segue.. .
II – Padre Constantino Vaz Franco, n. na Quinta da Sarpegeira, A-dos-Cunhados, T. Vedras; Beneficiado da Igreja de São Tiago de T. Vedras, s.m.n.. .
II – Maria Franco, n. na Quinta da Sarpegeira, A-dos-Cunhados, T. Vedras. Casou com António Henriques.
Filhos:
III – Domingas Henriques, fal. no ano de 1666, S. Pedro da Cadeira, T. Vedras.

II – Isabel Luís, n. na Quinta da Sarpegeira, A-dos-Cunhados, T. Vedras. Casou com João Alves, que sucedeu ao seu sogro na Quinta da Sarpegeira, n. na Quinta de José de Barros, A-dos-Cunhados, T. Vedras, filho de Fernando Alves, “pessoa muita honrada e cabida, muito conhecido de gente honrada...lavrador farto e abastado”, n. no lugar do Vimeiro, Lourinhã, e de sua mulher Elvira Pires, n. na Feteira, S. Pedro da Cadeira, T. Vedras.
Filhos:
III – Padre João Nunes Franco, n. no ano de 1650, Quinta da Sarpegeira, A-dos-Cunhados, T. Vedras; fal. na Vila da Lourinhã. Fez habilitação de genere em 1668, foi feito Comissário do Santo Ofício no ano de 1688, Beneficiado da Igreja da Coligiada da Lourinhã.
III – Marta Franco, n. na Quinta da Sarpegeira, A-dos-Cunhados, T. Vedras; fal. a 16 de Janeiro de 1719, Casal da Fonte, Ponte de Rol, T. Vedras. Casou em 1672, na Igreja de S. Mamede da Ventosa, T. Vedras, com Manuel Jorge da Fonseca, n. no lugar da Carregueira, S. Mamede da Ventosa, T. Vedras; fal. a 6 de Novembro de 1706, Carregueira. Filho de Ambrósio Jorge e de Francisca de Lapenha.

Eu descendo de Marta Franco. Mas sei que esta tinha mais irmãos. Há uma Atanásio Franco que não sei se é sobrinho ou irmão desta minha antepassada.

Mas pelas datas, e pelo local, talvez o Simão Alves seja um dos irmãos que não tenho referência.

A maior parte dos dados que tenho sobre esta família consegui através da HSO do Padre João Nunes Franco.

A família ainda tinha outro padre, o Beneficiado da Igreja de S. Tiago Constantino Vaz Franco. No entanto, como Constantinho nasceu na 1ª matade do século XVII não existe a habilitação de genere respectiva, o que me permitiria avançar uma geração, e descobrir a origem do apelido Vaz, Nunes e Franco.

Além destes Francos, descendo de uma família Henriques de Martim-Gil, e de uma família Rodrigues da Póvoa.

Um abraço do primo,

Gonçalo

Ps: Sim o mundo é mesmo pequeno. E o engraçado da genealogia é perceber que pessoas que conhecemos à anos, e que não temos por nossos parentes, podem de facto ser nossos primos, e até não muito distantes.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273423 | Rui Santos Bernardes | 27 mar 2011 16:02 | Em resposta a: #273409

Boa tarde Gonçalo,

Descobri agora que Simão Alves ou Alvares é filho de Domingos Antunes e Maria Delgada, pelo que não se confirma o parentesco.

A minha esposa descende de Maria Henriques n. em Martingil, casada com Mathias Francisco, n. em A-dos-Cunhados, pais de Domingos Francisco, casado em 1730 com Maria Francisca, filha de Lourenço Dias e de Maria Francisca, de A-dos-Cunhados.

Abraço do primo,

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273424 | Rui Santos Bernardes | 27 mar 2011 16:21 | Em resposta a: #273392

Boa tarde prima Maria,

Esteja descansada, não maça nada, pois é desta troca de informações, que establecemos relações de parentesco, não só entre os nossos ascendentes, mas também entre nós.

Os meus pais são: José Duarte Antunes Bernardes, e Maria Virgínia Marques dos Santos Bernardes (Gina). A família do meu pai é conhecida por "Paquete".

Como se chama o seu marido, e qual a sua relação com os fadistas?

Em relação aos apelidos de A-dos-Cunhados, tenho um Antunes: Domingos Antunes, do Casal da Lapa, casado com Maria Delgada do Casal da Serpigueira, pais de Simão Alves ou Alvares, casado em 1715 com Anna Maria, filha de Sebastião Francisco e de Isabel Francisca, de A-dos-Cunhados.

Abraço do primo

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#273573 | Maria Santos 60 | 29 mar 2011 20:32 | Em resposta a: #273424

Boa tarde primo Rui
O meu marido é Joaquim Santos, esteve muitos anos na Havaneza e depois foi para os fonsecas de onde se reformou.
Era sobrinho do Antonio dos Santos que era empregado na Camara Municipal e o meu marido é primo da Amélia que tinha um cargo no Lar de São Francisco do Varatojo.

O meu sogro era o Artur dos Santos (calceteiro da Camara)
Eu tambem tenho esse Domingos Antunes, do casal da Lapa, casado com a Maria Delgada:
destes eu tenho os seg. filhos António Francisco casado com Mariana Antunes em 8/1/1704; Antonio Francisco casado com Mariana Jesus em 8/1/1711; Francisco Antunes com Isabel Francisco em 25/2/1715; Silvestre Silva e Catarina Maria em 11/2/1722. Não consigo é saber o casamento dos pais.
Abraço da prima
Maria Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras - Bernardes e Abreu

#273616 | IsabelFont | 30 mar 2011 12:03 | Em resposta a: #270298

Caro confrade
Gonçalo Almeida e outros confrades ou confreiras desta zona,

Estudando uma família colateral da minha - meu cunhado - encontrei que:
1. Maria José Bernardes de Abreu Ribeiro, era natural do Carvalhal - freguesia do Turcifal e casou com João de Carvalho Ribeiro, tb da freguesia do Turcifal.
2. Era filha de Domingos Bernardes e de Maria das Dores de Abreu, naturais de ???

Dª Maria José Bernardes de Abreu teve, ao que julgo, 2 irmãos: Francisco de Jesus Bernardes e Abel Bernardes; provavelmente são mais filhos, não sei e ainda não consegui pesquisar!

Por outro lado Dª Maria José Bernardes de Abreu (Ribeiro) teve 2 filhos: Vasco Bernardes de Carvalho Ribeiro e Maria José Bernardes de Carvalho Ribeiro - senhora já falecida e Mãe do meu cunhado.

Será que algum de Vós já se cruzou com estes Bernardes??

Agradeço algumas dicas, acaso saibam alguma coisa.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras - Bernardes e Abreu

#273648 | Gonçalo Frutuoso | 30 mar 2011 21:17 | Em resposta a: #273616

Cara Maria Isabel,

Nas minhas pesquisas pela freguesia do Turcifal não me deparei com os nomes que refere, já que a minha pesquisa incidiu sobretudo no século XVII e XVIII.

No entanto, tenho como ascendente Maria Bernardes casada com João Dias, nascida ou pelo menos moradora no Carvalhal, Turcifal, no inicio do século XVIII.

Eu descendo do filho João Bernardes, n. no Carvalhal, que casou em S. Mamede da Ventosa, a 3 de Dezembro de 1703, com Maria Antunes, n. na Murteira, filha de João Luís e de Maria Antunes.

Mateus Pereira Bernardes, irmão do meu 9º avô João Bernardes, é descendente Dona Maria Bernardes Pereira, casada que foi com o Dr. João Luís de Miranda e com o Capitão António José de Lemos.

Haverá alguma ligação destes Bernardes com os Bernardes que procura?

Encontrou o assento de baptismo de Dona Maria José Bernardes de Abreu? E em que década do século XIX se situa?

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras - Bernardes e Abreu

#273780 | IsabelFont | 01 abr 2011 13:51 | Em resposta a: #273648

Olá Confrade Gonçalo,

Pois que até talvez sejam descendentes do mesmo ramo.

Aquilo que sei é que Dª Mª José Bernardes de Abreu Ribeiro, no assento de casamento consta com o nome " Maria José d'Abreu Bernardes". Quando casou morava no "logar" de Carvalhal, da freguesia do Turcifal, plo que presumo que nasceu no Carvalhal/Turcifal, cerca de 1884 (?). Casou em 17/02/1909 com João de Carvalho Ribeiro, também natural do Turcifal.
Só sei da existência de 2 filhos deste casal. que já faleceram.
No seu assento de casamento constavam os nomes dos Pais: Domingos Bernardes (* cerca de 1860) e Maria da Dores d'Abreu. Não sei como, julgo que alguém me disse que, Dª Mª José Bernardes de Abreu Ribeiro teve pelo menos + 2 irmãos: Francisco de Jesus Bernardes e Abel Bernardes, nascidos talvez no meio do século XIX.

Desculpe só ter respondido hoje, mas tenho andado ausente.
Qualquer ajuda ou dica é bem-vinda.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#274321 | Gonçalo Frutuoso | 10 abr 2011 21:16 | Em resposta a: #272916

Caro primo Rui,

Como tem passado?

Descobri mais uns dados sobre o nosso antepassado Manuel Rodrigues, filho de Francisco Álvares e de Maria Rodrigues.

Francisco Álvares e Maria Rodrigues casaram a 27 de Novembro de 1638 na freguesia de Nossa Senhora do Monte da Caparica, sendo que Francisco Álvares é filho de Gaspar Francisco e de Isabel Vicente e Maria Rodrigues é filha de Luís Gonçalves e de Maria Francisca.

Se tiver mais novidades mandarei as informações.

Abraço do primo,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#274693 | Rui Santos Bernardes | 16 abr 2011 16:48 | Em resposta a: #274321

Boa tarde Gonçalo,

Tenho passado bem, embora últimamente tenha tido pouco tempo disponível, daí a minha ausência.

Muito obrigado pelos dados partilhados, pois são sempre bem vindos, especialmente porque o Gonçalo vai mais avançado no seu estudo, e tem mais experiência. Assim as suas novidades são sempre importantes.

Já há umas semanas que não tenho tempo para pesquisar, e confesso que tenho saudades, pois há sempre novidades e surpresas.

Na Páscoa, mais concretamente na Vigília Pascal, vou baptizar o meu filho mais novo (Salvador do Carmo) na igreja do Convento do Varatojo, e se quiser aparecer, terei todo o gosto em cumprimentá-lo pessoalmente.

Penso que a cerimónia tem início por volta das 22 horas, e o baptizado é integrado na celebração, pelo que está aberto a toda a comunidade. Se quiser aparecer com a família, será muito bem vindo.

Em relação aos seus Henriques, não encontrou nenhuma ligação com os poucos dados que lhe enviei?

Grande abraço do primo,

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#274699 | Gonçalo Frutuoso | 16 abr 2011 19:23 | Em resposta a: #274693

Boa tarde Rui,

Em primeiro lugar quero agradecer-lhe o convite para assistir à cerimónia do seu filho. Não lhe vou dizer que vou porque ainda não sei bem como vão ser estes meus dias de férias da Páscoa.

Em segundo lugar quero dar-lhe os parabéns pelo nome do seu filho. Muito bom gosto!

Eu também não tenho feito grandes pesquisas, mas de vez em quando ainda consigo dedicar uma hora ou duas à genealogia.

De momento encontro-me a pesquisar uns antepassados da freguesia do Carvalhal - Óbidos.

Em relação aos Henriques confesso que não consegui avançar na pesquisa. Mas nas férias pode ser que consiga entroncar os meus Henriques com os seus Henriques.

Grande abraço do primo,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#274720 | Gonçalo Frutuoso | 17 abr 2011 12:52 | Em resposta a: #272923

Boa tarde Luís,

Como tem passado?

Por acaso descende do casal Domingos Antunes e Catarina Antunes da Murteira? É que através do Family Tree Builder foi parar à sua árvore e reparei que tinhamos estes antepassados em comum!

Abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#274748 | mtavares | 18 abr 2011 00:05 | Em resposta a: #274720

Boa noite Gonçalo:
Só agora vi a mensagem.De facto assim parece ser...serão meus nonos avós.

Abraço
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#274791 | Gonçalo Frutuoso | 18 abr 2011 20:24 | Em resposta a: #274748

Boa noite Luís,

Tive a ver melhor a minha base de dados e fiquei na dúvida se é o mesmo casal ou não.

Eu descendo do filho Domingos Antunes cc com Bernardina da Paz. Tem referências a este casal?

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#274796 | mtavares | 18 abr 2011 22:04 | Em resposta a: #274791

Gonçalo:

O que tenho é isto

Primeira Geração

1. Manuel Antunes-nasceu em 15 junho 1720 em Casal dos Pegos, São Mamede da Ventosa, Torres Vedras.

Manuel casou-se com Luiza Thereza- filha de Manuel Francisco-1021 e Izabel Freyre-1022 , em 16 fevereiro 1749 em Igreja de São Domingos de Rana. Luiza nasceu em 5 dezembro 1714 em Abobeda, São Domingos de Rana.


Segunda Geração

2. Manuel Antunes- nasceu em 6 dezembro 1680 em Murteira, São Mamede da Ventosa, Torres Vedras. Ele casou-se com Domingas Antunes-1020 em 19 novembro 1708 em Igreja de São Memede de Ventosa, Torres Vedras.

3. Domingas Antunes- nasceu em São Mamede da Ventosa, Torres Vedras.


Terceira Geração

4. Domingos Antunes-nasceu em Murteira, São Mamede de Ventosa, Torres Vedras. Ele casou-se com Catherina Antunes-1028 em 21 novembro 1660 em Igreja de São Memede de Ventosa, Torres Vedras .

5. Catherina Antunes- nasceu em Murteira, São Mamede de Ventosa, Torres Vedras. Ela faleceu em 11 novembro 1709 e foi enterrada em dentro da Igreja de Ventosa, Torres Vedras.

6. Luis Ramos- nasceu em Moçafaneira, São Mamede de Ventosa, Torres Vedras. Ele casou-se com Catherina Antunes-1030.

7. Catherina Antunes- nasceu em Moçafaneira, São Mamede de Ventosa, Torres Vedras.


Esta ainda bastante hipotética,,,Quarta Geração
12. Francisco Ramos- casou-se com Francisca Antunes.

13. Francisca Antunes.

Do casal que fala não tenho notícia e o Domingos tanto pode ser com não ser seu...
( mas diga-me,viu isso na http://www.myheritage.com.pt?)

Abraço

luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#274841 | Gonçalo Frutuoso | 19 abr 2011 20:31 | Em resposta a: #274796

Boa noite Luís,

Devem ser casais diferentes, mas também não tenho a certeza porque a informação que disponho está incompleta.

Em relação ao Luís Ramos, já assumi na minha árvore que é filho de Francisco Ramos e de Francisca Antunes.

Eu cheguei à sua árvore através do programa - como reparei que havia uma correspondência, cliquei e fui para ao seu projecto de genealogia.

Abraço,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#274855 | mtavares | 19 abr 2011 23:25 | Em resposta a: #274841

Boa noite Gonçalo:
Pois continuemos a escavar...Eu ando agora pelas freguesias de Santo Tirso e Famalicão que é onde nasci...

Abraço
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#275529 | Maria Santos 60 | 01 mai 2011 20:15 | Em resposta a: #273424

Boa noite primo Rui

Não tenho tido noticias suas, como vai? Espero que de boa saude, bem como toda familia.

Como vão essas pesquisas? As minhas nem andam nem desandam, tenho encontrado pouca coisa e está para ser estudada, pois algumas tenho muitas duvidas.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#279684 | Mª Antonieta Guedes | 28 jun 2011 16:08 | Em resposta a: #275529

Eu descendo de Artur de Moura Guedes, filho de António Moura Guedes Junior e de dona Joana Amélia de Gouveia.
Sabendo que o meu avô estava limpando a espingarda e morreu com um tiro... desejava saber mais sobre este assunto.
Sendo o meu avô solteiro, tendo dois filhos perfilhados e dois bastardos sendo um deles o meu pai, gostava de saber o que se passou, de ter outras informações.
Agradecia a sua ajuda.
Maria Moura Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#281462 | DiogoGomesdeAraújo | 12 jul 2011 19:29 | Em resposta a: #273329

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida,

Gostaria de saber se, nas pesquisas do Turcifal se deparou com:
- Capitão Pedro António de Oliveira Mateus ou sua filha
- Joaquina Vitória Peregrina de Oliveira, sepultada nessa freguesia a 12/06/1799

Estou à procura do casamento desta com Manuel Gomes de Araújo, que teima em não aparecer...

Melhores cumprimentos,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#281472 | Gonçalo Frutuoso | 12 jul 2011 20:34 | Em resposta a: #281462

Caro Diogo Gomes de Araújo,

Infelizmente não o posso ajudar, já que tenho a sensação de não me ter deparado com esses nomes nas pesquisas do Turcifal.

De qualquer forma, e se eventualmente encontrar alguma referência ao Capitão Pedro António de Olivera Mateus ou à sua filha, arranjarei forma de lhe fazer chegar essa informação.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#281474 | Gonçalo Frutuoso | 12 jul 2011 20:37 | Em resposta a: #270066

Caro confrade,

Tenho desenvolvido a minha linha dos Andrades do Ramalhal, sendo que agora estou centrado em estabelecer a descendência de Luísa de Andrade, mãe de Benta de Andrade e avó de Miguel de Andrade, pelo que gostaria de saber se me poderia dar algumas informações sobre a descendência de Josefa de Andrade cc Nicolau Cosme.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#283422 | zedamas | 31 jul 2011 17:20 | Em resposta a: #281474

Caro Confrade Gonçalo

raramente vou ao mail que tenho adicionado ao geneall, por isso só agora vi a sua mensagem, mas descendentes do Nicolau Cosme e da Josefa de Andrade, s+o tenho Antonio Cosme, nascido em 1754, que casou com Maria Martins, do Casal das Albergarias, da actual Freguesia de Campelos, e tiveram pelo menos 4 filhos, de que poderei dar mais informação se pretender.

cumprimentos

Damas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#283433 | Gonçalo Frutuoso | 31 jul 2011 20:54 | Em resposta a: #283422

Caro confrade,

Estou interessado em estabelecer a descendência de Benta de Andrade, pelo que se me puder facultar esse dados ficava agradecido.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#283443 | zedamas | 31 jul 2011 22:14 | Em resposta a: #283433

Caro confrade

a lista até aos dias de hoje, mesmo só a que está na minha base de dados, é grande, tentei colar aqui um ficheiro, mas não dá, poderei enviar-lhe por mail, se me informar qual.

cumprimentos

Damas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Torres Vedras

#283468 | Gonçalo Frutuoso | 01 ago 2011 11:56 | Em resposta a: #283443

Caro confrade,

O meu mail é goncalo_frutuoso@hotmail.com.

Obrigado!

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias de Torres Vedras

#372733 | biblos | 01 ago 2016 10:22 | Em resposta a: #270025

Caro Goncalo Frutuoso,

Eu descendo do casal Jose Ramos de Miranda e Joana da Conceicao Franco do Carmo, da Ventosa. Por acaso dispoe de quaisquer informacoes a respeito dos mesmos?

Muito obrigado,
Joao

Resposta

Link directo:

Famílias de Torres Vedras

#372775 | GSFrutuoso | 01 ago 2016 21:05 | Em resposta a: #372733

Boa noite,

Sim, confirmo que tenho dados sobre esses seus ascendentes.

José Ramos de Miranda, n. a 2/8/1815, filho de outro José Ramos de Miranda e de Quitéria Maria, é irmão da minha tetravó Narcisa de Jesus Ramos de Miranda casada com João Eustáquio da Silva do lugar da Moçafaneira, Ventosa.

Caso queira mais informações sugiro que me contacte por email: goncalo_frutuoso@hotmail.com.

Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

Famílias de Torres Vedras

#385785 | FilipeFlard | 24 out 2017 19:28 | Em resposta a: #270025

Prezados confrades,

Busco informações sobre estas famílias lisboetas que, ao que parece, eram bastante ativas no exercício do fabrico e do comércio de sedas durante os Séculos XVIII e XIX.

Este é o assento de matrimónio de Antônio Franco Alves Palhano e de Maria Luísa de Fontes que localizei na Freguesia de Santa Isabel, em Lisboa:

"Aos vinte e três dias do mês de setembro de mil setecentos e sessenta e oito, nesta Paroquial Igreja de Santa Isabel, Rainha de Portugal, extra muros da cidade de Lisboa; me apresnetaram uma certidão de Antônio Franco e Maria Luísa, recebidos na Igreja da Santa Casa da Misericórdia desta cidade, passada pelo Reverendo Padre Mauirício da Silva Mira, capelão do coro da referida Casa da Misericórdia, cuja certidão vinha acompanhada de um despacho do Muito Reverendo Senhor Doutor Provedor, o Vigário Geral deste Patriarcado, no qual me manda abrir este assento na forma da certidão inclusa na petição, o qual despacho foi proferido aos vinte e três dias do mês de setembro de mil setecentos e sessenta e oito, que fica no cartório desta Igreja com os mais papéis, e o teor da certidão é o seguinte: Aos dezoito dias do mês de setembro de mil setecentos e sessenta e oito, por comissão do Reverendo Desembargador Joaquim [...] de Mendonça, Prior da Paroquial Igreja de São Cristóvão desta Cidade, Ministro da Cúria Patriarcal, nela e [em] todo o Patriarcado PRovisor dos Casamentos, pelo Eminentíssimo Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa [...], perante mim Padre Maurício da Silva Mira, capelão do coro desta Santa Casa de Misericórdia, que ora sirvo pelo impedimento do Reverendo PAdre José Lopes da Silva [...] dela, se recebeu ANTÓNIO FRANCO, oficial da fábrica de seda, solteiro, morador na Rua da Arrábida, Freguesia de Santa Isabel desta cidade, baptizado nesta Freguesia, digo na Freguesia de São Domingos do Reguengo, termo da Vila de Óbidos, filho de JOSÉ ALVES PALHANO, baptizado na — digo, já defunto — baptizado na dita freguesai de São Domingos do Reguengo Grande, e de sua mulher FRANCISCA MARIA FERREIRA, baptizada na mesma Freguesia de São Domingos do Reguengo Grande, e recebidos na Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda da Vila de Peniche, com MARIA LUÍSA, moradora na Rua Direita da Freguesia de Santa Isabel, baptizada na Freguesia de Nossa Senhora da Encarnação, ambas desta cidade, filha de SEBASTIÃO DE FONTES, já defunto, baptizado na Freguesia de [...], Termo da Cidade de Lisboa, e de sua mulher DOMINGAS ROSA, baptizada na Freguesia de São Pedro da Vila de Óbidos, e recebidos na Freguesia de São Tiago da mesma vila: [...] deste Patriarcado na forma do Sagrado Concílio Tridentino. Foram testemunhas o Doutor Ricardo José Pereira, morador junto à Freguesia de Santa Isabel, e José Jorge de Siqueira e Abreu, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, morador na Rua de São Bento da mesma Freguesia, que comigo assinaram; era ut supra. — Por impedimento do Reverendo Padre [...] o Padre Maurício da Silva Mira - Ricardo José - José Jorge de Siqueira e Abreu - Por impedimento do Reverendo Padre [...] o Padre Maurício da Silva Mira; e nada se continha mais na dita certidão, a que me reporto, e fica no cartório desta Igreja. Dia, mês e ano ut supra. O PADRE JOSÉ ANTÔNIO RODRIGUES." Ver TIF 303 em http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4817089


Mais de um século depois, também em Lisboa, na Freguesia de São Mamede, encontra-se o assento de matrimónio de José Maria Franco e de Carlota Carolina Alves Palhano, que segue:

"Em virtude de um Despacho do Excelentíssimo Vigário Geral deste Patriarcado, datado de vinte e nove de fevereiro deste corrente ano de mil oitocentos e sessenta, [pel]o qual fica arquivado neste cartório da Igreja o assento seguinte: Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de mil oitocentos e sessenta, o Presbítero António Pedro Brás Alves, cura desta Paroquial Igreja de São Mamede, do Bairro [...] Distrito e Diocese de Lisboa, [...] onze horas da noite, na Praça das Amoreiras, casa número nove [...], desta mesma freguesia, para confessar uma enferma, por nome CARLOTA CAROLINA ALVES PALHANO, natural de Lisboa, da idade de trinta anos, baptizada na Freguesia da Pena, filha de JOÃO ANTÓNIO ALVES PALHANO, ignora-se a morada, neta paterna de ANTÓNIO DE PAULA SARAIVA e DONA GERTRUDES JOSEFA SARAIVA, materna de ANTÓNIO JOSÉ GUILHERME SOARES DA SILVA ROCHA e DONA ANA ROSA DA SILVA ROCHA, e como estivesse vivendo na mesma casa em [....] próxima com JOSÉ MARIA FRANCO, fabricante de sedas, de idade trinta e dois anos, baptizado nesta Freguesia, filho de JOSÉ FRANCO e GERTRUDES ROSA, ignora-se a morada, neto paterno de TEODORO JOSÉ FRANCO e MARIANA ROSA e materno de DOMINGOS JOSÉ NOVAIS e DELFINA ROSA, e mostrando a referida enferma estar morimbunda, depois da confissão viática, a seguir, ambos declararam na presença das testemunhas abaixo assinadas, e de outras mais pessoas que se acham neste ato serem de estado livre, e não terem parentesco ou impedimento algum, e ser de sua livre vontade receberem-se em matrimónio, os quais recebi por [...]; sendo testemunhas presentes, que conheço [...] serem os próprios Tomas José de Aquino, solteiro, sacristão desta Igreja, e José Maria da Silva, solteiro, desta Freguesia. E para constar lavrei em duplicado o presente assento, que depois de ser lido e conferido perante as testemunhas com todos o assinei, não assinando a contraente, por haver falecido, e o contraente, por não saber escrever. Era ut supra." Ver TIF 834 http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4819865


Algum dos confrades já se deparou com essas famílias em suas pesquisas?

Embora José Maria Franco e Carlota Carolina Alves Palhano tenham declarado não ter parentesco algum um com o outro, parece-me muito improvável, à vista do assento anterior de casamento de António Franco Alves Palhano e Maria Luísa de Fontes, que isso seja verdade. Seria uma incrível coincidência? Ou seriam primos afastados que não precisariam de dispensa para o matrimónio? Ou mentiram os noivos diante da urgência da situação?

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Famílias de Torres Vedras

#406355 | Mariafranco | 13 ago 2018 23:26 | Em resposta a: #270025

Boa noite,

Iniciei recentemente a pesquisa sobre o meus antepassados, encontrei muita informação aqui neste portal.

No entanto os apelidos da minha família são vários e não ajudam muito na minha pesquisa, nesse sentido pedia ajuda para conseguir ir mais longe, se for possível.

O meu bisavô chamava-se Antonino Gomes, nasceu em São Pedro da Cadeira em 1875, filho de Manuel Gomes e de Maria da Conceição. O meu avô era Guilherme Damião Gomes, desconheço data de nascimento. O meu pai era João Franco, nasceu em 1930, além do apelido Gomes e Franco, também temos Miranda na família. Tenho muito mais informação de outros familiares, mas gostaria muito de recuar no tempo e perceber a origem de todos este apelidos.

Grata pelo interesse e atenção dispensada.

Cumprimentos

Cecília Franco

Resposta

Link directo:

Famílias de Torres Vedras

#406377 | mba55 | 14 ago 2018 14:23 | Em resposta a: #406355

Boa tarde Cecília

Se for a tombo.pt, vai ver que consegue descobrir os assentos de baptismo, casamento e óbito que, muito provavelmente, a vão ajudar a descobrir os seus antepassados.

Boa sorte,

Margarida

Resposta

Link directo:

Famílias de Torres Vedras

#406393 | Mariafranco | 14 ago 2018 18:09 | Em resposta a: #406377

Boa tarde,

De fato já iniciei essa pesquisa,

Obrigada

Resposta

Link directo:

Famílias de Torres Vedras

#426545 | jmssantos | 18 ago 2020 18:17 | Em resposta a: #270025

Caro Gonçalo,
Desde os meus trisavós para cá que a maioria dos meus ascendentes estiveram centrados nos "lugares" das Brejenjas, Silveira, Maricota, Boavista e Casal das Naculas, no entanto apercebi-me que tenho um tretavô de São Mamede da Ventosa, José d'Almeida (noutro registo João d'Almeida...), filho de Joze Félix e de Maria (Selina???) que casou com Gertrudes da Conceição, ela nat. do Casal das Naculas com os quais estou ligada pela filha Maria da Piedade, nat. do mesmo casal, que casou com Maximiano do Patrocínio (1866), nat. dos casaes da Boavista.
Estaria o meu ascendente José (ou João) d'Almeida relacionado com a sua linhagem?
Cumprimentos,
Josiane Miranda Sales Santos

Resposta

Link directo:

Famílias de Torres Vedras

#428556 | acsfranco | 01 nov 2020 20:24 | Em resposta a: #406355

Antonino Gomes era meu tetravo (materno).
Recebi o apelido Franco pela minha avo materna, tambem da freguesia da Silveira.

Resposta

Link directo:

Famílias de Torres Vedras

#428836 | Mariafranco | 12 nov 2020 09:41 | Em resposta a: #428556

Somos parentes, Antonino Gomes era meu bisavô paterno.

Gostava muito de ver uma fotografia dele, se souber de alguém que tenha fico muito grata.

Resposta

Link directo:

Famílias de Torres Vedras

#428935 | acarinasfranco | 16 nov 2020 17:06 | Em resposta a: #428836

Boa tarde,
Assim a Cecília será prima da minha mãe, Maria das Neves. Ela terá provavelmente uma foto da vossa bisavó, esposa do Antonino Gomes, mas, infelizmente, não dele.
Na minha mensagem anterior, por lapso, referi o meu apelido Franco como sendo da minha família materna; é, pelo contrário, da minha avó paterna.
Se puder partilhar um email seu, se lhe interessar, faço scan da foto quando a encontrar e logo a envio.
Um abraço,
Ana Carina

Resposta

Link directo:

Famílias de Torres Vedras

#428972 | Mariafranco | 18 nov 2020 09:36 | Em resposta a: #428935

Bom dia Carina,

Gostaria muito de ter essa fotografia, fico muito grata pela sua resposta.

Deixo o meu email para podermos partilhar informação que será, certamente, preciosa para ambas as partes.

Obrigada,
ceciliamariafranco@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 00:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen