Mendonças do Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Mendonças do Algarve

#1581 | zmcm | 07 jan 2001 00:23

Procuro informações sobre a família Mendonça do Algarve.
Agradeço as ajudas possíveis.

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#1584 | LCM | 07 jan 2001 20:30 | Em resposta a: #1581

De que local do Algarve? A minha varonia é Mendonça, de Quelfes, Olhão, e tenho algumas informações.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#1597 | zmcm | 09 jan 2001 10:02 | Em resposta a: #1584

Meu caro Lourenço:

Há um ramo da minha família que é Mendonça de Silves, Albufeira e Tavira.
Não possuo quaisquer informações sobre a mesma, além das informações existentes nas obras da especialidade.

Qualquer informação que me possa fornecer é importante, já que estou a fazer um trabalho que irá demorar algum tempo sobre a descendência de um fidalgo da Casa Real do Séc XVII ( Algarvio e meu antepassado).

Se me quizer contactar pessoalmente, pode fazê-lo para o meu endereço pessoal : mop20350@mail.telepac.pt.
Com os meus cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#1599 | LSV | 09 jan 2001 15:14 | Em resposta a: #1584

Vi a sua mensagem no forum sobre Mendonças de Quelfes e Olhão.
Eu procuro Pachecos do Algarve, que no seu início e depois de vindos de Ceuta e dos Açores usaram Pacheco de Mendonça por casamento de uma senhora Mendonça com um Pacheco, e que tiveram ramos em Quelfes.
Tem na sua ascendência Mendonça algum Pacheco?
Seria talvez bom trocarmos alguma informação ou para o forum ou para o meu mail lsvarella@teleweb.pt
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#1600 | LCM | 09 jan 2001 17:52 | Em resposta a: #1599

Aqui ficam os poucos elementos de que disponho sobre os meus Mendonças de Quelfes. Não sei se serão os mesmos dos Pachecos de Mendonça mas devem ter tido alguma notoriedade a nível local pois aparece dois Capitães. Decaíram bastante e o apelido perdeu-se.

I - António de Mendonça, n. em Olhão, Quelfes, c.c. Maria da Costa, n. em Olhão, Quelfes.
Filho:

II - Romão de Sousa, n. em Olhão, Quelfes, a 20-7-1696; c. duas Vezes: a 1ª em Olhão, Quelfes, a 16-11-1722, c. Barbara da Assunção, filha de João Gonçalves Dias, e de sua mulher Isabel da Assunção; c. 2ª vez em Olhão, Quelfes, a 6-5-1737 com Joana Gonçalves, n. em Olhão, Quelfes, a 20-3-1711, filha de Marcos Esteves, n. em Olhão, Quelfes, e de sua mulher. Joana Gonçalves, n. em Olhão, Quelfes.
Filho:

III - António de Mendonça Esteves, Capitão como é mencionado no casamento de seu filho de que é testemunha, n. em Olhão, Quelfes, a 17-10-1748, c.c. Luísa Inácia do Espírito Santo, n. em Olhão, Pexão, filha de Bartolomeu de Sousa, Capitão, n. em Olhão, Pexão, e de sua mulher Rita Maria de Lima, n. em Olhão, Pexão.
Filho:

IV - Manuel Francisco de Mendonça, n. em Olhão, Quelfes, c. aí, a 26-9-1799, c. Maria Joaquina, n. em Olhão, Quelfes (c. a 1ª vez c. Francisco de Sousa Delgado, de Quelfes, s.m.n.), filha de Manuel Viegas Peleja, n. em Olhão, Moncarapacho, e de sua mulher Teresa de Jesus, n. em Olhão, Moncarapacho. Cg. São meus sextos avós por legítima varonia. O apelido já não foi usado na geração seguinte já bastante decaída socialmente.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#1613 | LSV | 10 jan 2001 19:37 | Em resposta a: #1600

Caro Lourenço Correia de Matos

Muito obrigado pelas suas informações. Vou confrontar hoje de noite com os dados que tenho e depois digo-lhe qualquer coisa
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#1794 | LSV | 19 jan 2001 01:17 | Em resposta a: #1613

Caro Lourenço Correia de Matos
confrontados os dados que me enviou sobre os seus Mendonças com os que tenho não consegui no entanto chegar a nenhuma conclusão.
Vou tentar investigar mais sobre os seus e se encontrar alguma coisa comunico-lhe.
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#1906 | LCM | 24 jan 2001 20:13 | Em resposta a: #1794

Caro Luís Soveral Varella
Muito obridado pelo interesse. Infelizmente têm se "metido" outros trabalhos e tenho descurado as minhas ascendências algarvias, que são bastantes pois o meu bisavô era natural de Tavira e todos os seus antepassados eram do Algarve.
Mais uma ves obrigado.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#1976 | jcabec | 29 jan 2001 09:57 | Em resposta a: #1600

Caro Senhor, foi com surpresa e por um mero acaso que vi este seu texto. Creio que estes dados correspondem aos meus antepassados também e penso ter em meu poder algumas informações sobre eles. Os apelidos Dias, Mendonça,e Viegas Peleja aparecem em documentos que tenho sobre os meus bisavós paternos, que eram de Bias, Moncarapacho conselho de Olhão. O Apelido da minha avó era Viegas, embora o seu pai tenha o apelido Rodrigues.Tenho dificuldade em entender estas passagens de apelidos, pelo que recorro a si para me ajudar, caso o queira é claro. Se bem me parece, outro senhor, tinha interesse no apelido Pacheco, que também encontro na minha família, embora por casmento. Consegui fotocópias de registos de nascimento e casamento de algumas destas pessoas minhas antepassadas, quando há muito tempo fiz um trabalho para a disciplina de história no liceu, que terei muito gosto em lhe fornecer, caso o deseje. Muito obrigado pela sua atenção.
Com um abraço,
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#1978 | LCM | 29 jan 2001 13:32 | Em resposta a: #1976

Caro J. Cabecinha,
Muito obrigado pela sua resposta. Sugiro-lhe que coloque as suas informações "no ar" neste Forum genealógico, pois vi que também respondeu á entrada "Mendonça de Faro", e assim poderá receber ajuda de mais utilizadpres.
Caso queira pode contactar-me directamente para o meu e-mail: correia.de.matos@mail.telepac.ptCumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2119 | jcabec | 08 fev 2001 14:30 | Em resposta a: #1978

Caro amigo Correia de Matos,
Abusando da sua paciência, venho perguntar-lhe se de facto tem algo mais sobre os nossos antepassados comuns, Manuel Viegas Peleja e Teresa de Jesus (suas ascendências)?.Encontro relacionados com estes avós, famílias de apelidos, Sousa, Pereira, Martins Contreiras, Viegas Rodrigues e Gonçalves, todas elas suponho, do termo de Tavira (Quelfes, Moncarapacho etc) durante o Sec.s XVII e XVIII. Encontrou algo sobre elas nas suas investigações?.Cumprimentos, J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2125 | LCM | 08 fev 2001 19:46 | Em resposta a: #2119

Caro J. Cabecinha
Nada mais tenho sobre este casal, Manuel Viegas Peleja e Teresa de Jesus.
Se estiver interessado posso lhe mandar a árvore de costados do meu bisavô, que é toda do Algarve, por e-mail pois é um pouco extensa para colocar no Forum.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2127 | LCM | 08 fev 2001 20:05 | Em resposta a: #2119

Afinal parece que o Forum "aguenta" muitas informações. Aqui vai então a árvor de costados do meu bisavô, em Sosa-Stradonitz. O número do pai é sempre o dobro do filho e o da mãe o dobro mais um. Assim o pai de 1 é o 2 e a mãe o 3; o pai de 2 é 4 e a mãe 5, o pai de 3 é 6 e a mãe 7, e assim sucessivamente.

Ascendência da família Correia de Matos

Primeira geração

1 - Eduardo e João Pedro Correia de Matos

Segunda geração

2 - Joaquim José de Matos, vd. supra, c.c.
3 - D. Maria Amélia Correia, vd. supra.

Terceira geração

4 - Francisco José de Matos, n. em Tavira, N.ª Sr.ª da Luz, a 8-7-1837 ; c. em Tavira, St.º Estevão, c.
5 - Maria Guilhermina, n. em Tavira, Cachopo.
6 - Francico António, n. em Tavira, St.ª Maria do Castelo, a 18-5-1826 ; c. em Tavira, St.º Estevão, a 7-5--1849 , c.
7 - Antónia da Conceição Correia, n. em Tavira, St.º Estevão, a 24-7-1830 .

Quarta geração

8 - Francisco José, n. em Olhão, Quelfes, a 10-5-1809 ; c. duas vezes, a 1ª Olhão, Moncarapacho, a 14-11-1832 , c. Caetana Bernarda, filha de Manuel Rodrigues e de Margarida de Sousa; neta paterna de José Rodrigues e de Francisca de Sousa, e materna de Tomé Martins e de Maria de Sousa, de Estói, e todos os outros de Moncarapacho; desconheço se houve geração; c. a 2ª c.
9 - Margarida da Conceição, n. em Olhão, Moncarapacho, a 14-7-1815 .
10 - Silvestre Rodrigues, c.c.
11 - Guilhermina Joaquina.
12 - António José, n. em Tavira, Stª Maria do Castelo, a 30-8-1795 ; soldado do Regimento de Infantaria nº 14; c.c.
13 - Antónia da Conceição, n. em Mértola, Alcaria Ruiva.
14 - António Correia, n. em Loulé, S. Clemente, a 1-5-1791 , e f. em Tavira Stº Estevão, a 20-12-1851 ; soldado do Regimento de Infantaria nº 14; c.em Tavira, Stª Maria do Castelo, a 20-9-1822 , c.
15 - Victorina Fernandes, n. Castro Marim, Azinhal, a 16-11-1798 .

Quinta geração

16 - Manuel Francisco de Mendonça, n. em Olhão, Quelfes, c. aí, a 26-9-1799 , c.
17 - Maria Joaquina, n. em Olhão, Quelfes (c. a 1ª vez c. Francisco de Sousa Delgado, de Quelfes, s.m.n.)
18 - Manuel Martins, n. em Olhão, Moncarapacho, c.c.
19 - Isabel Martins, n. em Faro, S. Brás de Alportel.
24 - Tomé Martins, n. em Loulé, Querença, a 21-12-1762 ; soldado do Regimento de Infantaria nº 14, «que guarnesse a praça desta cidade», c.c.
25 - Maria de Jesus, n. em Tavira, Stª Maria do Castelo, a 10-3-1770 .
26 - João Pereira, n. em Faro, S. Brás de Alportel, c.c.
27 - Maria de Jesus, n. em Faro, S. Brás de Alportel.
28 - Manuel Correia, n. em Loulé, Querença, c.c.
29 - Rosa Maria, n. em Loulé, Querença, 3-1-1767 .
30 - Luíz Fernandes, n. em Castro Marim, Azinhal, soldado da 8ª Companhia do Regimento de Infantaria de Castro Marim; c.c.
31 - Maria Martins, n. em Castro Marim, Azinhal.

Sexta geração

32 - António de Mendonça Esteves, Capitão como é mencionado no casamento de seu filho de que é testemunha, n. em Olhão, Quelfes, a 17-10-1748 , c.c.
33 - Luísa Inácia do Espírito Santo, n. em Olhão, Pexão.
34 - Manuel Viegas Peleja, n. em Olhão, Moncarapacho, c.c.
35 - Teresa de Jesus, n. em Olhão, Moncarapacho.
36 - Tomé Martins, n. em Olhão, Moncarapacho, c.c.
37 - Maria de Sousa, n. em Olhão, Moncarapacho.
38 - Manuel Rodrigues, n. em Faro, S.Brás de Alportel, c.c.
39 - Catarina Martins, n. em Faro, S.Brás de Alportel.
48 - José Martins, n. em Loulé, Qurença, c.c.
49 - Hilária de Jesus, n. em Santa Barbara.
50 - António Simões, n. em Tavira, Santa Maria do Castelo, c.c.
51 - Maria de Jesus, n. em Tavira, Santa Maria do Castelo.
56 - Manuel Correia, n. em Loulé, S.Clemente, c.c.
57 - Maria Viegas, n.em Loulé, S.Clemente, Betunes.
58 - Aleixo Viegas, n. em Loulé, Querença, c.c.
59 - Ana Maria, n. em Loulé, Querença.
60 - Luíz Fernandes, n. em Castro Marim, Azinhal, c.c.
61 - Maria Mestra, n. em Vila Real de Stº António, Alcoutim.
62 - Manuel Martins, n. em Vila Real de Stº António, Cacela, c.c.
63 - Barbara Maria, n. em Castro Marim, Azinhal.

Sétima geração

64 - Romão de Sousa, n. em Olhão, Quelfes, a 20-7-1696 ; c. duas Vezes: a 1ª em Olhão, Quelfes, a 16-11-1722 , c. Barbara da Assunção, filha de João Gonçalves Dias, e de sua mulher Isabel da Assunção; c. 2ª vez em Olhão, Quelfes, a 6-5-1737 c.
65 - Joana Gonçalves, n. em Olhão, Quelfes, a 20-3-1711 .
66 - Bartolomeu de Sousa, Capitão, n. em Olhão, Pexão, c.c.
67 - Rita Maria de Lima, n. em Olhão, Pexão.
96 - João Martins, n. em Tavira, Stª Catarina da Fonte do Bispo, c.c.
97 - Joana Martins, n. em Tavira, Stª Catarina da Fonte do Bispo.
98 - João Viegas Castanho, n. em Faro, S. Brás de Alportel, c.c.
99 - Beatriz Martins, n. em Faro, S. Brás de Alportel.
100 - António Simões, n. em Tavira, Stª Maria do Castelo, c.c.
101 - Catarina Duarte, n. em Tavira, Stª Maria do Castelo.
102 - Francisco Rodrigues, n. em Tavira, Stª Maria do Castelo, c.c.
103 - Barbara da Conceição, n. em Tavira, Stª Maria do Castelo.
116 - Matias da Costa, n. em Loulé, Querença, c.c.
117 - Maria Viegas, n. em Loulé, Querença.
118 - Manuel Gonçalves, n. em Loulé, Querença c.c
119 - Maria Rodrigues, n. em Loulé, Querença.

Oitava geração

128 - António de Mendonça, n. em Olhão, Quelfes, c.c.
129 - Maria da Costa, n. em Olhão, Quelfes.
130 - Marcos Esteves, n. em Olhão, Quelfes, c.c.
131 - Joana Gonçalves, n. em Olhão, Quelfes.

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2131 | jcabec | 09 fev 2001 08:36 | Em resposta a: #2125

Caro Lourenço Correia de Matos,
Se acaso estiver nessa disposição, receberei com muito gosto, pois pode ter algo que me valha.Já agora pergunto-lhe, se acha que nos registos de Moncarapacho ou Quelfes, que devem estar já aqui no arquivo de Faro, encontraria algo sobre eles?.Aguardando pela seu e-mail, despeço-me com um abraço. O Meu e-mail é jcabec@ualg.pt.

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2132 | jcabec | 09 fev 2001 08:41 | Em resposta a: #2127

Caro Correia de Matos,
Muito obrigado pela sua amabilidade.
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2135 | LCM | 09 fev 2001 11:55 | Em resposta a: #2131

Caro J. Cabecinha
Os Registos Paroquiais de Quelfes e Moncarapacho estão aqui na Torre do Tombo desde o séc. XVI/XVII até à segunda metade do séc. XX (1859). Só depois desta data é que se encontram no Arq. Distrital de Faro.
Se tiver mais alguma informação sobre os nossos antepassados comuns agradeço.
Abraço,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2137 | jcabec | 09 fev 2001 12:09 | Em resposta a: #2135

Caro Lourenço Correia de Matos,
Sendo assim nada feito. É-me difícil ir a Lisboa e quando vou é geralmente em fim de semana. Paciência. Muito obrigado pelo que me enviou, pois fiquei fascinado com a quantidade de apelidos em comum. Vou ver por aqui o que consigo e estou bastante seguro que temos mais alguns antepassados em comum. A outra parte da minha família é de Loulé, S. barbara de Nexe e Estoi,assim, como pode calcular há muitos apelidos na sua àrvore que também são meus.
Receba pois um abraço e mais uma vez muito obrigado.
Seu amigo, J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2195 | jcabec | 14 fev 2001 09:25 | Em resposta a: #2135

Caro Lourenço Correia de Matos,
Relendo as II actas de História, Clube de Tavira, (1993?), numa comunicação do Sr. Calapez Correia, sobre um processo da inquisição, sobre feitiçaria em Moncarapacho, encontrei algo que achei interessante. Um certo Domingos Lourenço (salvo o erro - logo lhe confirmo os nomes correctos), homem nobre desta localidade, teve de se deslocar a Lisboa, durante uma temporada para resolver uma pendência com um outro sugeito, isto por voltas de 1671. Tinha dois filhos, Maria de Mendonça e (?) Lourenço. Ela de 23 anos e ele de 14. O Caso não importa em termos da Feitiçaria, mas é interessante saber que este filho varão, mais tarde se chama (?) Lourenço de Mendonça. Confabulando sobre este assunto, que lhe parece, com o facto desta contenda do pai, os seus descendentes terem recebido a alcunha de Peleja?. Recordo o caso do Remexido.
Na minha família, estes Mendonças estão muito ligados aos apelidos Viegas e Lourenços. Diga-me algo sobre isto?.
Com um abraço do seu J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2569 | LAV | 09 mar 2001 16:22 | Em resposta a: #2125

Quanto a Mendonças do Algarve alguém conhece a descendência e colaterais dos Mendonça Corte Real de Albufeira que foram Viscondes da Várzea da Ourada e Barões da Ponte da Quarteira?

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2646 | LSV | 11 mar 2001 18:34 | Em resposta a: #2569

Caro Luiz de Albuquerque Veloso
Voltamos a encontrar-nos agora neste outro tópico.
Pergunta pela descendência dos Visconde da Várzea da Ourada e Barões da Ponte da Quarteira. Posso presumir que tem as suas ascendências? é que talvez façam parte do ramo Côrte-Real que procuro, ramo esse descendente precisamente do casamento de um Côrte-Real com uma Mendonça.
Gostaria que me dissesse qulquer coisa.
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2665 | LAV | 12 mar 2001 10:17 | Em resposta a: #2646

Meu Caro Luís Soveral Varella

A ascendência desses titulares tenho. São tal como eu descendentes de um meu 5° Avô Afonso José de Almeida Corte Real que cc sua prima D. Maria Joaquina de Motta Corte Real de quem, entre outros 7 filhos, teve os dois seguintes:

- D. Joana Antónia d'Almeida CR cc Bernardo António de Mendonça, natural de Albufeira, cavaleiro de Cristo etc., filho de José de Mendonça Vieira e de D. Bárbara Francisca Xavier de Mattos Moreira (estes casaram a 19/3/1742 em Albufeira). Foram estes os Pais dos 1°s. Barões da Ponte da Quarteira que têm um jazigo no cemitério de Faro mandado construir por dois dos seus filhos e que tem um brazão equartelado (1° de Mendonça, 2° de Voeira, 3° Mattos e 4° Moreira, coroa de Barão e timbre de ?).
O 1° Barão tinha um irmão António Pedro de Mendonça CR que cc sua prima D. Maria Luiza Moreira de Mendonça, filha de Jacinto Paes Moreira de Mendonça (irmão do supra citado Bernardo António de Mendonça) e de D. Bárbara Maurícia Moreira do Tojal.
Foi este António Pedro de Mendonça CR pai de outro (não sei se foi filho perfilhado ou legítimo da Mulher) com o mesmo nome que foi Visconde da Várzea da Ourada.

- Lázaro Soares d'Almeida CR que cc D. Maria Júlia Sovereira Mascarenhas Cordovil, que são os Avós paternos do meu bisavô, pai de minha avó paterna, Lázaro d'Almeida CR.

Serão informações que lhe serão úteis?

Quanto a estes Corte Reais, mas mais antigos, encontrei as árvores de que lhe falei dando como pais de Diogo Borges CR, casado com Joana Lourenço de Medeiros. Como lhe disse numa consta ser filho de Vicente Vaz de Faria CR e de Isabel Godinho. Noutra de Manuel da Costa CR e de D. Ignez de Portugal. Neto de Vasco CR e de D. Catharina da Silva, filha de D. João. Bisneto de Manuel CR e de D. Brites de Mendonça. Trineto de Vasco Anes CR, veador de D. Manuel, alcaidemor de Tavira capitão da Terceira e S. Jorge, e de D. Joana da Silva. Tetraneto de João Vaz CR (bastardo), fronteiro mor do Infante D. Fernando, e de Maria da Barca ou Basca. 5° neto de Vasco Anes da Costa CR, 1° alcaide mor de Tavira e neto de Vasco Anes da Costa do tempo de D. João I.

Outra árvore é semelhante, mas há uns saltos de gerações relativamente a esta:

Diogo Borges CR, filho de Manuel da Costa CR e de D. Brites Soares (ou de D. Ignez de Portugal). Neto de Vasco Anes da Costa CR e de D. Joana da Silva. Bisneto de João Vaz CR, fronteiro mor do Infante D. Fernando e de D. Maria Basca. Trineto de Vasco Anes CR, 1° alcai de Tavita, e de D. Joana Albuquerque. Tetraneto de Vasco Anes da Costa do tempo de D. João I.

E assim acabo estas informações sobre as quais gostaria de receber comentários seus.

Obrigado e abraço.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2678 | MSS | 12 mar 2001 18:58 | Em resposta a: #2665

Luiz de Albuquerque Veloso,

Chamou-me a atenção o nome Lázaro de Almeida.
Encontro em notas que tomei, um homónimo desse seu bisavô, a viver em Lisboa na primeira metade do Séc. XIX. Na verdade os paroquiais denominam-no "José Lázaro Garcês", nome que ele assina num registo de São Jorge de Arroios a 30.7.1843. Fiquei sem saber se efectivamente se tratava da mesma pessoa, ou de alguém com ele relacionado. Será que tem informações que possam iluminar esta minha dúvida?

Grato,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2691 | LSV | 13 mar 2001 03:24 | Em resposta a: #2665

Caro Luiz de Albuquerque Veloso
Das investigaçãoes que tenho feito o único Manuel Côrte-Real que tenho como filho de Vasco CR e de D. Catharina da Silva morreu solteiro e sem geração em 1578 em Alcácer Quibir.
Daí, o seu Manuel da Costa Côrte-Real não dever ser filho deste casal.
No entanto é cedo para lhe poder dizer qualquer coisa. Se acaso a árvore genealógica de ascendentes que me refere estiver certa, então esse ramo interessa-me.
Se entretanto eu conseguir saber mais qualquer coisa digo-lhe de imediato.
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2696 | LAV | 13 mar 2001 09:20 | Em resposta a: #2678

Caro Marcos Soromenho Santos

Não são de certeza o mesmo. O meu bisavô nasceu e viveu em Lagos ( se bem que tenha morrido em Lx.) tal como a maioria dos seus antepassados.

O nome Lázaro é invulgar, mas ainda se encontram, talvez principalmente mesmo como apelido. Eu tenho um filho Lázaro, mas como segundo nome próprio pois a minha Mulher "recusou-se" a deixar que fosse primeiro como eu queria. Não percebo porquê pois Lázaro é um nome tão bonito...... (estou como calcula a brincar pois eu reconheço que não é um nome bonito).

Obrigado na mesma pela sua informação que poderia ser útil.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2699 | LAV | 13 mar 2001 11:29 | Em resposta a: #2691

Meu caro Luís Soveral Varella

Como lhe disse são árvores que tenho em casa e que mesmo entre elas são díspares.

E mesmo nestas genealogias de que no tenho a fonte, se existe, não se percebe como é que aparecerá o apelido Borges a Diogo Borges Corte Real que é último de que possuo prova documental.

E a ascendência dos Barões Ponta da Quarteira e Viscondes da Várzea da Ourada serviu-lhe? São os que lhe interessam? Também eles são descendentes de Diogo Borges Corte Real que era trisavô de Afonso José d'Almeida Corte Real, antepassado comum daqueles titulares e meu. E sabe alguma coisa da descendência actual dos referidos Barão e Visconde?

Abraço do

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2703 | MSS | 13 mar 2001 12:30 | Em resposta a: #2696

Caro Luiz de Albuquerque Veloso,

Lamento não termos boas pistas. Continuarei à espera que o meu Lázaro, ou José Lázaro Garcês ou Almeida, ou quem sabe as duas coisas, me surja de repente, pois à procura dele não tenho tido muita sorte. Quanto a nomes e gostos, não discuto, mas adianto que quando puzemos Maria Francisca à nossa primeira filha caiu o Carmo e a Trindade, sobretudo dos nossos parentes do Brasil para os quais é um nome socialmente identificável de grupos pouco civilizados. Hoje todos estão "conformados". Pessoalmente não desgosto de Lázaro, ainda para mais tendo avós que o justifiquem.

Grato pela informação,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2707 | LAV | 13 mar 2001 14:26 | Em resposta a: #2703

Caro Marcos Soromenho Santos

Pois eu gosto imenso de Maria Francisca e nem percebo como poderá ter no Brasil essa conotação!

Se tem ligações com o Brasil importa-se de ver um tópico no geral que acabei de lançar sobre uma família brasileira e ver se lhe diz alguma coisa?

Obrigado

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2710 | MSS | 13 mar 2001 14:42 | Em resposta a: #2707

Luiz de Albuquerque Veloso,

Sim, Senhor. Já tinha visto. Vou enviar o que sei, pelo respectivo tópico.

Um abraço,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#2784 | fsomr | 16 mar 2001 07:21 | Em resposta a: #2132

Tenho uns parentes Montanha Mendonça que actualmente usam Aguiar de Mendonça que são Mendonça do Algarve. Está interessado?
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#7185 | Freire de Andrade | 18 jul 2001 12:12 | Em resposta a: #2137

Ex.mo Senhor J.Cabecinha

Ao respigar o tópico deste Forum denominado "Mendonças do Algarve" deparei que V.Ex.a em resposta a Lourenço Correia de Matos, em 09.02.2001, diz ter uma parte da sua família ligada a S.Bárbara de Nexe e a Estói. Ora também por meus bisavós maternos estou ligado a cada uma daquelas localidades algarvias. A saber: meu bisavô,o Coronel de Infantaria António Esquível David,nasceu em Estói a 22.08.1865, sendo filho de Joaquim de Sousa Esquível(natural de Estói) e de Maria do Nascimento (t.b. natural de Estói).Por sua vez este meu bisavô era casado com Rita da Conceição Mendonça, que nasceu em Santa Bárbara de Nexe, aos 25 de Julho de 1866, sendo filha José Pires de Mendonça e Maria Rosa. Por acaso sabe alguma coisa desta gente?
Agradecia o seu contacto caso me pudesse adiantar algo sobre o assunto.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#13185 | Sousa-Tavares | 19 nov 2001 13:42 | Em resposta a: #2665

Caro Senhor Luiz de Albuquerque Veloso,

muito boa tarde, deparei há pouco tempo com um antepassado que terá nascido c. 1830, de seu nome Bartolomeu Moreira. Não sei onde nasceu ao certo, mas um dos seus filhos nasceu em Portimão (de apelido Reis e não Moreira). Como é uma família de militares, muitos dos filhos nasciam nos locais onde os pais prestavam serviço, daí que não é seguro que Bartolomeu fosse do Algarve. Mas, ao ler o fórum, deparo com alguns Moreiras algarvios. Não me saberá dizer se este nome lhe apareceu nas suas pesquisas?
Grato desde já,

Hugo Sousa Tavares, hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#13278 | Rui Portugal | 20 nov 2001 16:47 | Em resposta a: #2784

Algum dos ilustrados participantes deste tópico algarvio me saberá informar onde param os livros de registos paroquiais da freg.ª de Santo Estêvão de Monteagudo- Tavira? O director do ADFaro informou-me há tempos que não lhes conhecia o paradeiro. Tenho, pelo lado materno, um trisavô natural desta freguesia chamado Manuel de Mendonça Viegas, que sei ser filho de outro do mesmo nome.
Cumprimentos e agradecimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#13357 | jcabec | 22 nov 2001 16:14 | Em resposta a: #13278

Caro Rui Portugal,
Embora não lhe podendo valer, em relação à sua pergunta, gostaria no entanto de lhe perguntar se nas suas buscas encontrou algo sobre o seguinte:
Na freguesia de Moncarapacho, muito perto de S. Estevão, tenho um trisavô meu de nome José de Mendonça Viegas (ou aparece tb. com)José Viegas de Mendonça (casado em 9.02.1822 e falc. em 07.03.1866). Sua mulher era de nome Ignácia Maria (seu pai tinha os apelidos Viegas Ribeiro. Quanto ao dito José de Mendonça Viegas era filho de Manuel de Mendonça Viegas (ou Viegas Peleja) e de Maria Viegas.Qualquer informação que tenha, agradeço-lha desde já. Com as mais cordiais saudações. José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#13377 | Rui Portugal | 23 nov 2001 11:22 | Em resposta a: #13357

Caro José Cabecinha,

Agradeço a sua resposta pronta. Infelizmente não tenho mais qualquer dado sobre este meu trisavô materno, por não existirem os liros paroquiais que referi. É interessante a coincidência de apelidos e provável o parentesco entre eles.
Cumprimentos
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#13386 | jcabec | 23 nov 2001 14:51 | Em resposta a: #13377

Caro Rui Portugal,
Muito obrigado pela sua mensagem. Sendo algarvio e conhecendo bem a zona a que se refere, confesso que foi me foi estranho o aparecimento da freguesia a que se refere. Conheço a localidade de S. Estevão, mas nada de S.Estevão de Monteagudo. Creio ter possibilidades de me informar, aqui na minha faculdade, sobretal assunto. Farei isso e depois lhe direi algo. Seria alguma outra freguesia que houve, a par de Luz de Tavira e Moncarapacho?. ao dispor, J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#13685 | jcabec | 04 dez 2001 10:56 | Em resposta a: #13377

Caro Rui Portugal,
Acabei de falar com os professores Manuel Maia e Maria Maia, que como sabe têm trabalhado muito sobre História/Arqueologia no Concelho de Tavira. Segundo eles, S. Estevão de Monteagudo é a actual freg. de S. Estevão e perto ainda há um "monte" com o nome de Monteagudo. Quanto a livros de registos nada sabem. Dizem q. quem sabe se ainda estarão na própria igreja paroquial?. Posso ainda tentar saber algo através do Prof. Francisco Lameira ou do Capitão Arnaldo Anica, que muito têm estudado esta zona. Depois lhe direi algo. J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#13689 | LCM | 04 dez 2001 11:18 | Em resposta a: #13685

Caro J. Cabecinha

Há registos de Santo Estevão na Câmara Eclesiástica de Faro até 1860.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#13696 | jcabec | 04 dez 2001 14:15 | Em resposta a: #13689

Caro Lourenço Correia de Matos,
Muito obrigado pela sua informação. Quem a buscava era o Sr. Rui Portugal. Agora creio que lhe bastará colher estes frutos. Cumprimentos e votos de festas felizes deste seu amigo. J. cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Mendonças do Algarve

#13697 | Rui Portugal | 04 dez 2001 14:28 | Em resposta a: #13696

Caros J. Cabecinha e Lourenço Correia de Matos

Muito agradeço a ajuda e informaçoes sobre os registos paroquiais de Santo Estevao de Tavira. Parece enfim desfeito o misterio sobre o desaparecimento dos livros. O Director do ADF
tinha-me dito que constava que um antigo prior tinha ido paroquiar uma freguesia em Santarem e que tinha levado consigo os ditos livros.
Cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 16:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen