Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270178 | MFMG | 08 fev 2011 14:57

Caros confrades

Gostaria de saber a que freguesia/paróquia, corresponde actualmente esta designação.
Esta freguesia está referida claramente num registo de casamento em 1768, sendo a naturalidade do meu antepassado.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270195 | PAIVAMANSO | 08 fev 2011 17:30 | Em resposta a: #270178

Cara/Caro MFMG , por acaso saberá onde casou ou faleceu esse seu antepassado ? No tópico Sezures-Vila Nova de Famalicão, a nossa Confreira Matilde Souto Pires, no post de 05-07-2007 ás 11:02 horas, também se refere a um Manuel cujo pai é natural da Freguesia de São Miguel de Ferreiros-Bispado de Coimbra...... Posso estar completamente enganado mas tenho um palpite de qual possa ser o Concelho dessa Freguesia. Pedi ajuda a alguém mais conhecedor do que eu. Se ninguém antes de mim lhe souber responder, voltarei aqui. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270198 | PAIVAMANSO | 08 fev 2011 19:27 | Em resposta a: #270195

Cara/Caro MFMG, fui procurar com mais atenção no tópico acima referido e num post do dia 04-07-2007 ás 18:29 horas , a nossa estimada Confreira Matilde Souto Pires , ao transcrever um baptismo de uma Helena em 1859….refere um Manuel Dias , natural da Castanheira, Freguesia de São Miguel de Ferreira, do Bispado de Coimbra. Falta saber se esta será a Castanheira de Pêra . Amanhã a horas normais de expediente, telefonarei para tentar apurar esta hipótese. Acredito que essa Freguesia possa ter actualmente outra designação. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270199 | MFMG | 08 fev 2011 19:31 | Em resposta a: #270195

Caro Jorge Santos.

Esse meu antepassado casou em 2 de Janeiro de 1768 na freguesia de Stª. Catarina em Lisboa, com Teresa de Jesus, natural de S. Nicolau, tb em Lisboa.

O meu problemas é que não sei onde é esta terra.
Pensei entretanto que poderia ser Ferreira do Zezere, que tb pertence ao bispado de Coimbra (apesar de agora pertencer ao distrito de Santarém) e onde a Igreja Matriz tem como Orago São Miguel.

Agradeço a sua amabilidade
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270201 | MFMG | 08 fev 2011 19:34 | Em resposta a: #270199

Por lapso esqueci-me da identificação e filiação do meu antepassado.
O nome do meu antepassado é Manuel Luis, filho de Manuel Luis e de Isabel Nunes.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270224 | PAIVAMANSO | 08 fev 2011 23:57 | Em resposta a: #270201

Caro Miguel Gonçalves, curiosamente , a pessoa a quem pedi ajuda, é um quadro da Cãmara Municipal de Ferreira do Zêzere, por que era esse o meu palpite inicial, após ter consultado as mensagens da nossa Confreira Matilde. Vou esperar pelo resultado das pesquisas dessa pessoa que revelou interesse em desvendar este mistério. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270240 | MontDias | 09 fev 2011 12:05 | Em resposta a: #270199

Confrade Miguel Gonçalves,

Na verdade é a Ferreira do Zêzere que se refere esse cura quando escreveu ser o seu antepassado natural de Castanheira, freg.ª de São Miguel de Ferreira.
Castanheira é um lugar dessa freguesia, onde até há hoje uma famosa praia fluvial.
Ferreira do Zêzere é a freguesia mais a sul da Diocese ou bispado de Coimbra e tem por orágo o Arcanjo São Miguel.

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270277 | PAIVAMANSO | 09 fev 2011 17:51 | Em resposta a: #270240

Caro Miguel Gonçalves, A Conservatória de Ferreira do Zêzere informa que, existe o Lugar da Castanheira na Freguesia de Ferreira, que tem como Orago, São Miguel ,isto no Concelho de Ferreira do Zêzere. Também do Paço Episcopal de Coimbra me confirmaram que existiam já antigamente, os lugares de Ferreira, e o de Castanheira, no Concelho de Ferreira do Zêzere, Bispado de Coimbra, sendo o Padroeiro (ou Orago) São Miguel. O Senhor vive onde, no Brasil? Quer que eu lhe procure no Arquivo Distrital de Santarém o Batismo desse seu antepassado Manuel Luís, filho de Manuel Luís e de Isabel Nunes? Acaso sabe a data do nascimento dele? Se casou em 2/1/1768 terá nascido talvez cerca do ano 1740…… Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270284 | PAIVAMANSO | 09 fev 2011 18:59 | Em resposta a: #270277

Caro Miguel Gonçalves, aqui vai a resposta que o Dr. Hélio Antunes ,da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, fez o favor de nos dar, para esclarecer, com base em documentos, esta questão : Caro Jorge Santos, A freguesia de que falava (S. Miguel de Ferreira) sempre existiu com esse nome e corresponde à área geográfica a que corresponde a actual freguesia de Ferreira do Zêzere, existente no nosso concelho, que para além dessa tem mais oito freguesias. As linhas que seguem provam claramente a tese: De acordo com o "Diccionario Chorographico de Portugal Continental e Insular", de Americo Costa, edição de 1938, Vol VI, pág 707, a freguesia de S. Miguel de Ferreira do Zêzere é composta dos seguintes lugares: Aderneira, Bairrada, Bairradinha, Cabeça do Carvalho, Cabeça Dura, Cabeçadeira, Cardal, Carril do Chão da Serra, Carvalhal, Casais, Casal d'Além, Casal da Cruz, Casal da Rainha, Castanheira, Castelo, Cerejeira, Chão da Serra, Cubo, Fonte de Ferreira, Fonte da Prata, Fonte do Sanguinho, Levegada, Linhares, Maxial, Maxieira, Moinho do Vento, Pardielas, Pombeira d'Além, Pombeira de Cá, Portinha, Porto Tomar, Quinta do Loureiro, Ribeira, Salgueiral, Sanguinheira, S. Pedro, Vale da Figueira, Vale dos Sachos, e Vimeiro. E integravam ainda a freguesia a Quinta do Adro e a Quinta Nova. No Sábado 6 de Agosto de 1306, D. Dinis deu aos templários o senhorio e padroado da igreja da vila de Ferreira ("villa ferreyra"). E dez dias depois Andreu Peres, porteiro de El-rei, fazia entrega da vila de Ferreira, "em riba de Ozezar" (do lado de cima do Zêzere), ao alcaide de Tomar. Ficou portanto a vila de Ferreira, até aí pertencente á Coroa, pertencendo á Ordem do Templo, e assim temos quase todo o actual concelho de Ferreira do Zêzere pertencendo á Ordem de Cristo [à excepção do morgadio de Águas Belas] - António Baião, id, 17 e 18 Com os melhores cumprimentos, Hélio Antunes. Caro Miguel Gonçalves, esta é sem dúvida outra boa confirmação. Cumprimentos .Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270502 | carlos luiz | 12 fev 2011 19:32 | Em resposta a: #270201

França 12/02/2011
Caro amigo tenho pena, que os seus Manuel Luiz não sejam do concelho da Sertã-Castelo Branco, tenho na minha geração muitos Manuel Luiz, tambem agradecia saber que Bispado ou Camara Eclesiastica deste concelho da Sertã, para poder procurar padres familiares!
umprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270526 | PAIVAMANSO | 13 fev 2011 00:10 | Em resposta a: #270502

Caro Carlos Luís, segunda-feira vou tentar dar-lhe a certeza de qual é o Bispado da Sertâ. Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270527 | PAIVAMANSO | 13 fev 2011 00:20 | Em resposta a: #270284

Caro Miguel Gonçalves . Peço desculpa de não ter referido que antes de mim já o Confrade Monteiro Dias lhe tinha dado a resposta certa. Eu apenas me limitei a tentar ajudar e a confirmar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270531 | MFMG | 13 fev 2011 01:35 | Em resposta a: #270527

Caro confrade Jorge Santos

Agradeço-lhe imenso a sua atenção na ajuda que necessitava. Já não tenho grandes dúvidas de que a freguesia de S. Miguel de Ferreira, é a actual freguesia de Ferreira do Zezere.

Eu vivo nos Açores e como tal é-me díficil deslocar até ao arquivo distrital de Santarém. Devido a isso, e caso não lhe desse muita maçada e trabalho, agradeco-lhe a sua disponibilidade de me procurar o registo de nascimento do meu antepassado.

Um grande bem-haja.
Obrigado
Miguel Gonçalves.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270539 | PAIVAMANSO | 13 fev 2011 09:34 | Em resposta a: #270531

Caro Miguel Gonçalves, tem consigo a fotocópia do assento de casamento de Manuel Luís com Teresa de Jesus em 1768 ? Em princípio deve lá dizer a idade do noivo. Depois….”é só fazer as contas” ! Precisamos saber o Ano em que ele nasceu. Se eu estivesse perto de Santarém ia lá pesquisar nos livros. Mas por telefone e email peço-lhe os assentos nas calmas. Caso o Miguel não tenha o assento do casamento e não saiba quando ele nasceu, pediremos primeiro o assento de casamento, porque para esse temos os dados completos. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270550 | carlos luiz | 13 fev 2011 15:53 | Em resposta a: #270526

Caro amigo Jorge santos
muito obrigado por tudo
Cumprimentos Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270656 | PAIVAMANSO | 14 fev 2011 20:06 | Em resposta a: #270550

Caro Carlos Luís, O Concelho da Sertã é do Bispado de Portalegre. O Bispo é D. Antonino Dias, mas antigamente era um Priorato do Crato. Pesquise no Google por Priorato do Crato. Está ligado á Ordem de Malta e a D. Nuno Álvares Pereira. Faltou-me saber quando se operou esta mudança, mas não consegui contactar hoje com o Ex. Sr. Cónego André do Paço Episcopal de Coimbra. Se lhe puder ser útil, disponha, que eu tentarei ajudar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#270693 | carlos luiz | 15 fev 2011 13:57 | Em resposta a: #270656

Caro amigo Jorge Santos

Tambem tenho lido em alguns paroquiais desta época Bispado de Portalegre, mas onde posso pesquisar, e como?
Tenho um assento de óbito de 1660 da mãe deste Padre João Sião Fernandes seu filho, diz qualquer coisa sobre ele mas não consigo transcrir, gostava de o meter aqui no tópico mas tambem não sei!
Se poder ajudar-me neste sentido eu agradeço muito!
Cumprimentos carlos luiz

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#271220 | PAIVAMANSO | 23 fev 2011 15:58 | Em resposta a: #270693

Caro Carlos Luís, peço desculpa mas só agora vi este seu post. O Arquivo Distrital de Portalegre tem o seguinte endereço de email mail@adptg.dgarq.gov.pt quanto a esse documento do assento de óbito de 1660 que quer colocar no tópico, lamento mas ainda não sei como isso se faz. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Freguesia de S. Miguel da Ferreira, Bispado de Coimbra

#413347 | Lourenço dos Santos | 23 mar 2019 15:00 | Em resposta a: #270284

Eh com imensa alegria que - graças a esta utilissima conversa aqui - desvendei finalmente o lugar e a freguesia de origem de uma de minhas trisavos paternas!

(trisavoh) Anna da Conceiçao
Natural da Levogada, Freguesia de Sao Miguel, Bispado de Coimbra
(assim consta no registo de batismo de minha tia-bisavo Maria da Concepçao em
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7358285
PT-TT-PRQ-PTMR09-001-00004_m0019.tif)

A razao de minha dificuldade até agora era: No registo de batismo de meu bisavô consta como naturalidade da trisavoh o seguinte:
Anna da Conceiçao, natural de Morgada, Ferreira (sem maiores detalhes).

Nos registos de outros filhos consta Alvogada, Albogada e Avogada.

Meu imenso obrigado a todos que participaram deste coloquio, e em especia a Paivamanso, por ter detalhado tao profundamente o tema e ter listado todos os lugares da freguesia em questao.

Desejo a todos um fim-de-semana abençoado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 02:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen