Pedido para o A.D. Viana do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#270234 | shadlan | 09 fev 2011 09:49

Caros compadres

Agora que as digitalizações do Arquivo Distrital de Viana do Castelo parecem ter chegado a uma pausa, só me resta recorrer ao vosso auxílio.

Procuro informação acerca da seguinte pessoa:
João Teixeira de Araújo, natural de Monserrate, filho de Manuel Teixeira de Araújo e de Adelaide da Conceição.

É pai de Manuel Teixeira Araújo que nasceu na freguesia do Bonfim, Porto em 1909 e foi casado com Margarida do Carmo, nascida em 1873 em Ancêde, Baião.

Com estes dados prevejo que se tenha casado no Porto e que o seu nascimento esteja próximo do ano de 1873 se bem que poderá variar entre 1889 e 1869.

Qualquer informação referente aos seus pais é também ela bem-vinda.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#270374 | Casimiro | 10 fev 2011 18:23 | Em resposta a: #270234

Caro (a) Shadlan,
João, nasceu em 10 de Março de 1873, foi baptizado em 16 de Março de 1873, na freguesia de Monserrate, Viana do Castelo. Filho de Manuel Teixeira de Araújo, soldado de Artilharia nº 3, estacionado nesta cidade de Viana, natural da freguesia de Sande, Lamego e de Adelaide da Conceição, doméstica, também natural de Sande, onde casaram e moradores na Rua do Trigo, Viana do Castelo. Neto paterno de João Teixeira de Araújo e de Rosa do Carmo e materno de Francisco Gregório e de Maria Clara. Padrinhos do João: João António Dias, solteiro, soldado do referido Corpo de Artilharia nº 3 e madrinha Filomena Luiza da Conceição, solteira.
É tudo o que se me oferece de momento e que lhe seja proveitoso.
Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#270383 | shadlan | 10 fev 2011 21:29 | Em resposta a: #270374

Caro Confrade.

Muitíssimo obrigado pela informação. Este é um ramo que estava parado à alguns meses e assim já tenho mais alguma informação.

É mais uma ascendência minha com ligações ao rio Douro.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#273991 | andreluizfo | 04 abr 2011 12:15 | Em resposta a: #270383

Irmão Casimiro,

Será que poderias me ajudar nas seguintes buscas no AD-Viana do Castelo ?

1) Assento de nascimento do padastro de meu avô : João (Martins) de Oliveira, de local de Povoença, frequesia de Areosa, concelho de Viana do Castelo, distrito de Viana do Castelo, nascido em 09/08/1894. Gostaria de saber os averbamentos desse registro, por exemplo, casamento e perfilhação.

2) Passaportes emitidos em Viana do Castelo para Joaquim de Oliveira (meu avô) e Damiana de Jesus (minha bisaavó) de 1930, naturais de Novais, frequesia de Várzea de Abrunhais, concelho de Lamego, distrito de Viseu, vindo para o Rio de Janeiro / Brasil (pela segunda vez).

Cabe esclarecer que meu avô nascido Joaquim Ribeiro, em 1914, em Várzea de Abrunhais, veio para Brasil em 1916 e se transformou em Joaquim de Oliveira, por causa do padastro de sua mãe, porém não consigo encontrar o momento dessa mudança.

Muito grato por sua ajuda e colaboração.

Abraços fraternos,

André Luiz Fernandes Oliveira
Rio de Janeiro / Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#274239 | Casimiro | 08 abr 2011 18:20 | Em resposta a: #273991

Caro André Oliveira,
Encontrei o registo de passaporte de Joaquim Oliveira, em Viana do Castelo, no ano de 1930 e qual não é o meu espanto quando no Arquivo me informam que também estão a tratar do mesmo assunto e já lhe responderam. Estamos a duplicar serviços e eu tenho tanto que fazer.
Entretanto, desde o ano de 1891 a 1896, no lugar da Povoença, da freguesia de Areosa, não nasceu nenhum João (Oliveira) que se coadune com o que lhe interessa. Ou as datas ou a freguesia estão incorrectas.
Os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#274243 | andreluizfo | 08 abr 2011 18:53 | Em resposta a: #274239

Mil desculpas, irmão Casimiro Puga!!!

Como não obtive respostas suas, achei que não estivesse pesquisando para mim. Como consegui informações do passaporte dele pelo CEPESE, mandei email para o AD-Viana do Castelo.

Com a resposta do AD-Viana do Castelo, me comuniquei com o Governo Civil de Viana do Castelo e eles encontram os documentos usados no processo de concessão do passaporte.

Não gostaria, e nem me agradou, eu ter tomado seu tempo. Se pelo menos houvesse uma sinalização sua, eu não teria me precipitado.

Aceite minhas sinceras desculpas e não se incomode mais com esse seu irmão.

Muito obrigado por sua ajuda e prometo não incomodar-lhe mais.

Cordialmente,

André Luiz Fernandes Oliveira
Rio de Janeiro / Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#274246 | Casimiro | 08 abr 2011 19:13 | Em resposta a: #274243

Não leve a mal o que eu disse.
Pode perguntar sempre o que quiser, que eu o ajudarei.
Cordialmente,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#274247 | andreluizfo | 08 abr 2011 19:47 | Em resposta a: #274246

Não, irmão Casimiro!

Você que não me leve a mal, fiquie realmente muito incomodado de tê-lo feito perder tempo, Afinal, mais do que nunca tempo é dinheiro.

Posso até solicitar-lhe ajuda novamente, mas vou tomar bastante cuidado para não solicitar a mais de um.

Muito grato por sua atenção

Abraços fraternos,

André Luiz Fernandes Oliveira
Rio de Janeiro / Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#274309 | quinta.sal | 10 abr 2011 18:02 | Em resposta a: #274247

10.04.2011

Prezado André Oliveira

Ao ver o seu contacto e saber que vive no Rio , peço-lhe a fineza de ver se tem possibilidade
de me descobrir o seguinte :

Um Tio Avô meu , Gaspar Martins Ribeiro , nascido em Viana em 1803 , emigrou para o Brasil,para o Rio
( talvez entre 1818/1825 ).
Criou uma considerável fortuna . Chegou a ser um grande acionista de um grande Banco Japonês .
Casou aí com Perpetua Augusta Moreira Vianna ,nome do marido, não sei em que data. Creio não ter tido Filhos.
Passou a adotar o nome Gaspar José Vianna aí no Brasil.
Veio para cá por volta de 1850 , já Viuvo e passou a viver em Lisboa ,num palacio ( o Palácio do Vianna).
No Brasil , no Rio , parece que teve relações de negócios e talvez amisade com o célebre ( cá em Portugal)
Dr. António Augusto Carvalho Monteiro ( o Monteiro dos Milhões ) , este Carvalho Monteiro casou com uma sua
sobrinha, do Gaspar.
A minha questão era saber a trajectoria dele ( negócios) no Brasil e se a mulher ( a Perpetua Augusta , seria Brasileira ou de origem Portuguesa ?) tem aí familia .

O que o meu amigo pretender de Viana, do Arquivo Distrital, estou ao seu inteiro dispor.
-Quinta das Salinas - Darque -Viana do Castelo.
Cumprimentos

João Roberto de Magalhães Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#274351 | andreluizfo | 11 abr 2011 12:22 | Em resposta a: #274309

Irmão João Roberto de Magalhães Queiroz,

Eu estou na busca de meus antepassados, primeiramente por uma questão de naturalização, apesar de gostar muito de genealogia desde pequeno (assim como meu pai), não tive e tenho tempo de pesquisas muito complexas. Por exemplo, esta minha busca está de tal forma complicada que está quase se inviablizando, pois tem prejudicado meu horário de trabalho, quando aproveito o horário do almoço, mas acabo extrapolando-o.

Gostaria muito de ajudá-lo, entretanto para uma busca mais direta, seriam necessárias outras informações como local (igreja) e data de casamento, além da circunscrição de registro civil (equivalente à conservatória daí). Local e data de nascimento de Perpetua Augusta Moreira Vianna, além circunscrição de registro civil.

Por aqui, as coisas são mais difíceis, pois as intituições de registro civil não tem informações em sites. Aí, existe uma conservatória de registo civil por Concelho, correto? O equivalente aqui no Rio de Janeiro, são várias Circunscrições (Conservatórias) por Município (Concelho), por exemplo, nesse minha busca, mesmo sendo todos do Rio de Janeiro, tive que ir buscar informações em três circunscrições diferentes em bairros (frequesias, taí) diferentes.

Dois lugares que são possíveis de busca são o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro (o único que eu conheço, pelo menos, que tem alguma coisa on-line), onde você pode fazer pesquisas ou solicitar por email, e o arquivo da Cúria do Rio de Janeiro (que descobri essa semana), porém as pesquisas são diretamente nos livros, então são precisos a Igreja (do casamento/batismo) e as datas.

O que eu puder te ajudar, farei o máximo esforço que puder, mas não posso garantir-lhe nada.

Se você tiver informações mais detalhadas que me levem diretamente ao ponto de pesquisa, posso tentar ajudá-lo.

Me desculpe se por acaso frustrei alguma expectativa maior sua.

Abraços fraternos,

André Luiz Fernandes Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#274353 | quinta.sal | 11 abr 2011 12:56 | Em resposta a: #274351

11.04.2011

Prezado Confrade André Oliveira

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela sua pronta resposta .
Sobre o meu caso Gaspar e Perpetua nada mais sei do que disse.
Calculo , congeturando datas que o Casamento do Gaspar teria sido
posteriormente a 1830 ( ele teria nessa data +/-27 anos ).
Quanto à sua genealogia . Na minha familia tanto o meu Avô ( era Juiz)
como meu Pai dedicavam-se , a titulo de gosto/prazer a essa matéria , eu sou
um simples amador .Gosto da matéria especialmente relacionada com
a minha familia , que tem muitos ramos ; Magalhães ( somos descendentes
de Fernão de Magalhães o navegador , nascido na Ponte da Barca - Distrito
de Viana), Lançós , Queiroz , Araujo , Lima , Cerqueira , estes pelo meu
lado paterno - Magalhães Queiroz , originais de Ponte de Lima,Barcelos e Braga.
O meu pai publicou um Livro " Uma familia Minhota " , em 1980 ( já esgotado)
que descreve todas as ligações dos nossos ramos , que afinal cobrem quase
todas as familias do Minho.
Como mais velho fiquei com muito boa bibliografia genealogica , que me permite
ver muita coisa .

Portanto estarei , digo novamente, ao seu dispor tanto para consultar os meus
livros ou fazer buscas no nosso Arquivo Distrital de Viana , para o que quizer.
Poderá contactar-me para : iberolider@gmail.com .

Espero noticias suas.
Um abraço

João Roberto de Magalhães Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#274483 | andreluizfo | 13 abr 2011 13:08 | Em resposta a: #274353

Irmão João Roberto de Magalhães Queiroz,

Fiz uma pesquisa no site do Arquivo Nacional, buscando alguma coisa com os nomes que você informou e não foi encontrado nada.

Quando puder tento outras alternativas.

Abraços.

Cordialmente,

André Luiz Fernandes Oliveira
Rio de Janeiro / Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#274485 | quinta.sal | 13 abr 2011 13:14 | Em resposta a: #274483

13.04.2011

Confrade André Oliveira

Muito obrigado .
Quando quizer coisas de Viana diga .

Um abraço

João Roberto

Resposta

Link directo:

Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#275528 | jnt | 01 mai 2011 20:08 | Em resposta a: #274309

Caros confrades

Agradeço a quem tiver a possibilidade de efectuar uma confirmação no Arquivo Distrital de Viana do Castelo para a freguesia de Santa Maria de Távora, Arcos de Valdevez.
Pretende-se saber se, por consulta aos assentos paroquiais, por volta de 1620/60, havia um abade Jerónimo de Morais.
Antecipadamente agradecido.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#275891 | Casimiro | 06 mai 2011 22:43 | Em resposta a: #275528

Caro Joaquim,
Desde o ano de 1599 a 1682 não faleceu nenhum Abade Jerónimo de Morais, nem subscreveu qualquer assento, na freguesia de Santa Maria de Távora, Arcos.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#275894 | jnt | 06 mai 2011 22:56 | Em resposta a: #275891

Caro confrade Casimiro,

Muito obrigado pela sua resposta.
Terei de explorar Távora de Tabuaço, Viseu.

Cumprimentos
Joaqui Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#289258 | mosorio | 15 out 2011 16:02 | Em resposta a: #275891

Caro confrade Casimiro Puga,

Tenho reparado como presta ajuda aos confrades que lhe pedem ajuda ,assim atrevo-me a fazer o mesmo,até porque estou atrapalhada,neste costado de Arcos e Monção! Estou "encravada" porque Maria Gomes que casou em Monção com Gonçalo Gonçalves Sanches em 16.06.1753 é filha de António Gomes de Angela Fernandes(de V.N de Cerveira) solteira,assim não constam na assento paroquial o nome dos avós maternos, mas o que me interessa é prosseguir no seu pai António Gomes,filho de António Gomes Rebelo(FSO) e de Margarida Lopes,António Gomes casou nos Arcos com Margarida Freitas,estes dados obtive-os no assento de casamento da dita Maria Gomes.Há possibilidade de ajuda?
Sabe dizer-me se conseguirei saber quem foram os avós maternos,ou é um caso perdido?
Atenciosamente e com os melhores cumprimentos,

Maria Emília Sanches de Castro Osório.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#289260 | motalopes | 15 out 2011 17:33 | Em resposta a: #270234

Caro confrade CASIMIRO PUGA ou outro dos confrades que frequentam o Arquivo Distrial de Viana do Castelo.
ASSENTO DE NASCIMENTO DA FREGUESIA DE SANTA MARIA DOS ANJOS,VALENÇA DO MINHO
Muito grato lhe ficaria se pudesse pesquisar no Arquivo Distrial de Viana do Castelo o assento de nascimento de
MATEUS ( MATHEUS ) JOSÉ DE ALMEIDA,natural de Santa Maria dos Anjos,Valença do Minho,filho de MANUEL BENTO
DE ALMEIDA e de MARIA ROSA,natural de Salvaterra,Galiza. Não sei exatamente o ano de nascimento,por isso não
pedi nunca a certidão não certificada do seu assento de nascimento. A esposa ANA JOAQUINA PEREIRA DE AZEVEDO,
tambem de Santa Maria dos Anjos,da mesma Vila,nasceu em 26 de Maio de 1788,pelo que julgo que o MATHEUS
terá nascido alguns anos antes,provávelmente entre 1770 e 1788,ano em nasceu o conjuge.
Grato pela atenção e ao dispor
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#289262 | motalopes | 15 out 2011 17:50 | Em resposta a: #274485

ASSENTO DE NASCIMENTO DE MATHEUS JOSÉ DE ALMEIDA,FREGUESIA SE SANTA MARIA DOS ANJOS,VALENÇA DO MINHO,
POR ME SER IMPOSSIVEL A DESLOCAÇÃO NOS DIAS ÚTEIS AO ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO,SOLICITO O
FAVOR A ALGUM DOS CONFRADES QUE O POSSAM FAZER O FAVOR DE PESQUISAREM ESSE ASSENTO DE NASCIMENTO:

MATHEUS ( JOSÉ DE ALMEIDA ),NASCIDO NA FREGUESIA DE SANTA MARIA DOS ANJOS,VALENÇA DO MINHO. ERA FILHO DE MANUEL BENTO DE ALMEIDA,NASCIDO NA MESMA FREGUESIA E VILA,E DE MARIA ROSA,NATURAL DE SALVATERRA,GALIZA.
CASOU COM ANA JOAQUINA PEREIRA DE AZEVEDO,TAMBEM DE SANTA MARIA DOS ANJOS,NASCIDA EM 26 DE MAIO DE
1788,PELO QUE O ANO DE NASCIMENTO DO MATHEUS DEVERÁ TER ACONTECIDO ENTRE 1770 E 1788. GRATO E AO DISPOR DOS CONFRADES.
CUMPRIMENTOS
FRANCISCO MOTA LOPES
ALMEIDA,NASCIDO NA DITA FREGUESIA

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#289264 | Casimiro | 15 out 2011 18:03 | Em resposta a: #289258

D. Maria Emília,
Esteja descansada que para a semana lhe direi qualquer coisa.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#289282 | mosorio | 15 out 2011 20:43 | Em resposta a: #289264

Caro Casimiro Puga,

Muito obrigada pela gentileza.Bem haja!

ME

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#289408 | Casimiro | 17 out 2011 15:52 | Em resposta a: #289260

Caro Francisco Lopes,
Mateus José de Almeida nasceu aos 8 de Janeiro de 1775 e baptizado a 15, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Valença. Padrinhos: Mateus de Almeida, irmão do avô paterno, por seu procurador Luiz Alvares Freire e madrinha Catarina Rosa, mulher de Joseph António Gonçalves, assistentes em casa do Governador da Praça de Valença. (Cota: 3.17.6.28. Nascimentos nº 1, 1740-1776, Stª Mª Anjos, Valença).
Penso que o Mateus foi o filho mais velho, seguem-se:
Maria Josefa, N-20-04-1777
Ana Joaquina, N-15-02-1779
António Joaquim, N-25-09-1780
Francisco Xavier, N-16-11-1783
Manuel José, N-06-07-1785
Mariana, N-30-10-1786 e outra
Ana Joaquina, N-27-05-1790
Todos nascidos em Santa Maria dos Anjos, Valença e filhos de: Manuel Bento de Almeida, natural de Santa Maria dos Anjos e de Maria Rosa Fernandes Igrejas, natural do lugar de Camos, Santiago de Parada, Bispado de Tuy, Reino da Galiza. Netos paternos de Feliz de Almeida, de Bayona, Bispado de Tuy e de Luzia Esteves, de Santa Maria dos Anjos. Netos maternos de José António Igrecias (ou Igrejas) Fernandes, de S. Lourenço de Salvaterra (lugar de Cudeças ou freguesia de Cudeças?), defronte de Monção e de Maria Lourença ou Maria Peres de Vilarinho, de Santiago de Parada, lugar de Camos (num dos filhos o pároco diz que é freguesia), Bispado de Tuy.
Não encontrei em Santa Maria dos Anjos o casamento de Mateus José de Almeida com Ana Joaquina Pereira de Azevedo. Não pesquisei os antecedentes do Mateus, pois os respectivos livros estão retirados à consulta, têm que ser pesquisados nos microfilmes, mas estou com pouco tempo disponível.
Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#289423 | motalopes | 17 out 2011 18:37 | Em resposta a: #289408

Prezado Casimiro Puga
Fiquei realmente impressionado,e estou-lhe imensamente grato,pela preciosa e tão completa informação que me enviou sobre o MATEUS JOSÉ DE ALMEIDA,trisavô materno do meu pai. Confesso que estive durante as minhas férias
de verão algumas vezes no A.D. de Viana (onde o pessoal é simpatiquissimo),e só fui capaz de pesquisar alguns
dos assentos dos ascendentes mais recentes ( outros não fui capaz de os encontrar ),daí a minha admiração pelo seu
trabalho,que não me canso de louvar e agradecer. Como complemento ( e curiosidade ) posso dizer-lhe que o MATEUS
JOSE DE ALMEIDA casou com ANA JOAQUINA PEREIRA DE AZEVEDO,na freguesia de Santa Maria dos Anjos,onde ambos
nasceram,e foram pais de ANTONIO JOAQUIM DE ALMEIDA(1809),advogado e juiz vereador da Camara Municipal de Valença,seria o bisavô do meu pai,JOSÉ FRANCISCO DE ALMEIDA(médico) e ROSA DELFINA DE ALMEIDA(1817).O bisavô
do meu pai,ANTONIO JOAQUIM DE ALMEIDA,casou com uma sobrinha,filha da irmã ROSA DELFINA,que se chamou MARIA
DA CONCEIÇÃO (ALMEIDA) FRAGOSO. Desconheço a data de nascimento desta. Geraram 2 filhos: ANTONIO JOAQUIM DE DE AZEVEDO E ALMEIDA,que terá nascido em 1839(?),e foi general do exército e presidente da Camara de Valença. Sua
irmã,MARIA JOAQUINA DE AZEVEDO E ALMEIDA,cuja data de nascimento desconheço,casou com FRANCISCO ANTÓNIO
PINTO DA MOTA,natural de Idanha a Nova,onde nasceu a 3 de Junho de 1826,e foi Governador da Praça de Valença desde 1893 a 1897. Deste casamento nasceram ANTONIO JOAQUIM DE ALMEIDA PINTO DA MOTA,que alem de oficial do exercito foi deputado (na 1ª republica) e presidente da Camara de Valença,FRANCISCO ANTONIO DE ALMEIDA PINTO
PINTO DA MOTA (capitão do exército) e MARIA DAS DÔRES DE ALMEIDA PINTO DA MOTA ( que seria a minha avó paterna). Infelizmente o meu pai deixou-me apenas um pequeno apontamento sobre os seus ascendentes,sobretudo
desta costela,daí o meu empenho em deslindar esse passado. Agradeço-lhe pois, mais uma vez, esse extraordinário
gesto que foi providencial para aumentar o meu conhecimento sobre esses meus antepassados.
Com um abraço de gratidão e os melhores cumprimentos
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#289637 | Casimiro | 20 out 2011 20:03 | Em resposta a: #289258

D. Maria Emília Osório,

Possivelmente já estava desesperada, a pensar que eu não lhe responderia, desculpe o atraso, mas vamos por partes e com algumas reservas.

Os livros paroquiais dos Arcos desta altura estão retirados à consulta, por danificados ou estragados e tive que me cingir aos microfilmes, coisa que não gosto nada, mas trabalho é trabalho. Só que os microfilmes vêem-se mal, estão esbatidos e o que eu pesquisei tem que ser visto com alguma reserva. Assim:
Não encontro o casamento de António Gomes com a Margarida Freitas. Pesquisei desde 1705 a 1757. Seria nos Arcos?
Não encontrei o casamento de António Gomes com Margarida Lopes, nos Arcos. Encontrei um casamento de António Gomes com Agueda Lopes, em 23-10-1686 na freguesia de Arcos, S. Paio. Será este casal o que nos interessa? O pároco ter-se-ia enganado no nome?. Vamos supor que sim (com reservas). Ele filho de Jacinto Gomes e de Maria Gomes, moradores em S. Pedro de Vila Real. O paróco não menciona o nome dos pais da Agueda. Padrinhos: o Licenciado Matias de Mello e Lima e sua prima Maria de Lima. Cota: 3.3.3.34, fs. ?, Misto 2, 1673 a 1692, Arcos, S. Paio.

Em 29-11-1690, em S. Paio, Arcos, nasce António, filho de António Gomes e de Agueda Lopes, do lugar da Ponte, Arcos. Cota: 3.3.3.34, fs. 35, Misto 2, 1673 a 1692, Arcos, S. Paio.

Agueda Lopes faleceu em 20-05-1713, no lugar da Ponte, Arcos, S. Paio. (Foi sepultada da Misericórdia dos Arcos. Cota: 3.3.3.35, fs. 98, Misto 3, 1692 a 1732, Arcos, S. Paio.

António Gomes "Esgrima" faleceu em 04-11-1719, no lugar da Ponte, Arcos, S. Paio. (Foi sepultado na Misericórdia dos Arcos). Cota: 3.3.3.35, fs. 108 v., Misto 3, 1692 a 1732, Arcos, S. Paio.

Não encontro o baptizado de outro filho deste casal, desde 1685 a 1720, em Arcos, S. Paio.

Não encontro o baptizado de qualquer "Agueda", mãe do António, desde 1640 a 1672, em Arcos, S. Paio.

Sinceramente, não sei que fazer, mas vou-lhe prometer que quando tiver mais um pouco de tempo, irei pesquisar mais um pouco e a outra freguesia dos Arcos, Salvador.

Entretanto também pesquisei a "Angela", mãe da Maria Josefa Gomes, em Vila Nova de Cerveira. Pouco adianto, também. Desde 1688 a 1719 nascem três "Angelas". Uma filha de João Roiz e Dionízia Varela, outra filha de António Alvares de Araújo e de Catarina Barbosa e outra filha de Cipriano Alvares Parolla e de Dona Joana?. Nenhuma com os pais com apelido "Fernandes". Venha o diabo e escolha, salvo seja, pois poderá ser sua família.

Daqui a uns dias a ver se lhe consigo dizer mais alguma coisa.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#289640 | mosorio | 20 out 2011 21:31 | Em resposta a: #289637

Boa noite Sr. Casimiro Puga,

Estou-lhe muito grata por ter tentado encontrar os meus antepassados,parece-me uma tarefa muito difícil!O pai de Maria Gomes era militar,tenente de Infantaria e casou ou já era casado com uma Sra de nome Margarida Freitas quando lhe nasceu a filha,Maria Gomes, casada com Gonçalo Gonçalves Sanches, de Monção,este casal teve pelo menos um filho de nome Sebastião Sanches Ribeiro e Castro,escrivão da provedoria de Viana do Castelo e promotor e solicitador dos resíduos da Provedoria de Viana.Sebastião casou em Vila Nova de Cerveira com Antónia Maria Pereira Barbosa.Procuro assim os apelidos que me faltam, o Ribeiro e o Castro.

Muito obrigada mais uma vez pela disponibilidade e simpatia.

ME

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#289714 | motalopes | 22 out 2011 09:36 | Em resposta a: #274353

Caro confrade João Roberto de Magalhães Queiroz
Cumprimentos

Peço-lhe desculpa da minha ousadia,mas depois de ter lido que tem uma boa bibliografia genealógica,lembrei-me
que me poderia dar uma ajuda,se a isso estiver disposto e não lhe der incómodo. Tenho na familia uma senhora
de nome AURORA DO CARMO ANDRADE DE MAGALHÃES (PINTO DA MOTA),nascida em Valença do Minho no dia 29
de Janeiro de 1871. Pinto da Mota porque casou com António Joaquim de Almeida Pinto da Mota,oficial do exercito,
mas que tambem foi deputado na primeira República e presidente da Camara Municipal de Valença. O pai desta
senhora chamou-se JOSÉ MARIA PEREIRA PINTO DE MAGALHÃES,abastado proprietário em Monção,onde nasceu no
Lugar de Troviscoso. O pai deste ( avô da Aurora) chamou-se DIOGO MANUEL PEREIRA PINTO,julgo que foi oficial
do exército,e era casado com MARIA LUISA DE MAGALHÃES MENESES ABREU PITA. Como o pai e avó tem Magalhães
nos apelidos,será que algum deles poderá ter algum ascendente num dos ramos dos seus MAGALHÃES?...
Reiterando cumprimentos,e ao seu dispor
Muito atentamente
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#289728 | quinta.sal | 22 out 2011 17:01 | Em resposta a: #289714

22.10.2011
Caro Francisco M. Lopes

Sobre uma possível ligação dos seus Magalhães , de Valença do Minho , creio que não .
O meu Magalhães vem da Ponte da Barca , Paço Vedro de Magalhães ( Fernão de Magalhães
o navegador )e com ramificações diversas em Ponte de Lima ( Casa das Pereiras ) .
No entanto vou verificar.
Quanto a Maria Luisa de Magalhães Meneses Abreu Pita , este nome diz-me algo .
Uma prima nossa , falecida há meses , senhora da Casa de Rodas , em Monção , Maria Luisa
Lobo de Miranda Malheiro de Faria e Távora de Abreu e Lima , poderia ter alguma ligação .
Esta nossa prima era casado com um primo nosso , bastante chegado , Alberto de Campos e
Ornelas de Magalhães Barros ( Judice ), já falecido.
Vou tentar uma investigação sobre as duas Marias Luisa.
< iberolider@ gmail.com>
Cumprimentos
João Roberto Magalhães queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#289759 | motalopes | 23 out 2011 10:49 | Em resposta a: #289728

Caro João Roberto de Magalhães Queirós
Grato pela atenção que prestou à minha mensagem.
Conheço bem Ponte da Barca,terra da naturalidade da minha mãe,e onde tenho,ainda,familia...
Quanto aos MAGALHÃES,como lhe disse,conheço alguns dos ramos da familia, Foram tambem
Senhores de Lalim e Vila Chã,dois dos antigos concelhos medievais que depois da reforma de
24 de Outubro de 1855 passaram,alem dos de Aboim da Nobrega,Prado,Portela de Penela e o
de Pico de Regalados,a constituir o atual Municipio de Vila Verde.No extinto concelho de Lalim,
(depois Larim),mais exatamente na freguesia de Soutelo, possuiam os herdeiros do dr. Couto
de Magalhães(descendente de Afonso Rodrigues de Magalhães),a casa da Tôrre,que veio mais
tarde a pertencer ao 1º visconde João Feio de Magalhães Coutinho,depois a um sobrinho neto,
Alberto Feio da Rocha Páris(2º visconde da Tôrre)e,após a morte deste, foi doada pela viúva,a
viscª D. Maria Candida Malheiro Reimão Teles Calheiros de Meneses Sá,à Companhia de Jesus.
Recordo-me que foi o meu pai ( a pedido dela) que lhe tratou da relação de bens.
Realmente gostaria de saber quem foram os antepassados,pelo menos pais e avós,da srª Dª.
MARIA LUISA DE MAGALHÃES MENESES DE ABREU PITTA. Fico com a esperança que me possa
dizer alguma coisa. Se não for possivel,paciência...
Reiterando cumprimentos
Atentamente e obrigado
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#290874 | Casimiro | 10 nov 2011 19:34 | Em resposta a: #289640

D. Maria Emília Osório,
Finalmente encontrei o casamento, em Monção, que vai fazer alguma luz sobre os seus antecedentes e confirma o que eu escrevi anteriormente.
"Aos trinta e um dias do mês de Outubro de mil setecentos e dezassete anos, em minha presença e das testemunhas abaixo assinadas, dadas as denunciações na forma do sagrado Concílio Tridentino e Constituições deste Arcebispado, se recebeu ANTÓNIO GOMES, Cabo de Esquadra, filho legítimo de António Gomes e de sua mulher Águeda Lopes, já defunta, moradores na freguesia de São Paio da vila dos Arcos e MARGARIDA DE FREITAS, filha legítima de André de Freitas e de sua mulher Brites Barbosa, minha freguesa e assisti a este matrimónio por ordem e mandado do Doutor Vigário Geral, por o contraente ter andado nas Campanhas. Foram testemunhas João Taveira Lima, Governador desta Praça, Jácome de Araújo de Sousa, da vila dos Arcos, Sebastião Duarte, Baltazar Esteves, Ambrósio de Freitas e o Sargento Manuel Pinto de Abreu e por verdade fiz este assento era ut supra. O Reitor Manuel da Rocha.
Cota: 3.8.3.1, fs. 174 v., Misto nº 5, 1694-1722, Monção.

A 18 de Julho de 1718 nasceu em Monção e foi baptizado a 21, FRANCISCO XAVIER, filho de António Gomes e de Margarida Barbosa. Padrinho: o Tenente Coronel Francisco Xavier Pereira.

Por este assento de casamento se vê que a mãe de António Gomes era Águeda Lopes e não Margarida Lopes. Acho que para seguir o apelido GOMES (Rebelo?) terá que passar para S. Pedro de Vila Real, em busca de Jacinto Gomes e Maria Gomes, avós paternos deste António Gomes.

Espero ter ajudado mais alguma coisa, informe-me do que necessita mais.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#290878 | João Mamed | 10 nov 2011 20:10 | Em resposta a: #289408

Caro Casimiro Puga

venho por este meio pedir-lhe o favor, se possivel, de me localizar o baptismo de Lourenço filho de Gaspar Pinheiro Leitão e de Ana Raimunda Fagundes, na freguesia de Santo André de Vitorino de Piães - Ponte de Lima, por volta de 1670/1650

Muito obrigado
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#290924 | Casimiro | 11 nov 2011 18:41 | Em resposta a: #290878

Caro João Mamede,
Aqui vai o que consegui apurar, que não foi muito.
Desde 1642 a 1676 não aparece nenhum Lourenço, filho de Gaspar e de Ana, em Vitorino de Piães.
Desde 1612 a 1673 não aparece nenhum casamento de Gaspar Pinheiro Leitão com Ana Raimunda Fagundes, em Piães.
De qualquer maneira não está tudo perdido, pois aparece:

DOMINGOS, baptizado em 19-01-1654, filho de Isabel, solteira, de S. Pedro Fins e deu-lhe por pai Gaspar Pinheiro Leitão.

LUCAS, baptizado em 25-10-1657, filho de Gaspar Pinheiro e de sua mulher Ana Reimonda. Padrinhos: O Reverendo Reitor desta freguesia Francisco Fernandes Peixoto e Páscoa Pinheira, filha que ficou de João Lobo Pinheiro, que Deus tem ...
Cota: 3.16.2.12, fs. 18 v., Misto nº 3, Vitorino de Piães.

ANTÓNIO, baptizado em 29-01-1661, filho de Isabel, solteira, de S. Fins, deu-lhe por pai Gaspar Pinheiro Leitam, desta freguesia.
Cota: 3.16.2.12, fs. 27, Misto nº 3, Vit. Piães.

PAULA, baptizada em 04-07-1666, filha de Gaspar Pinheiro Leitam e de Ana Reimonda. Padrinhos: O Reverendo João Roiz Neiva, Abade de Navió e António Dantas Correia, da freguesia de Poiares, Ponte de Lima.
Cota: 3.16.2.12, fs. 42, Misto nº 3, Vit. Piães.

JOSEPHA, batizada em 25-03-1667, filha de Maria Mendes, filha de Mécia Correia, deu-lhe por pai a Gaspar Pinheiro Leitão.
Cota: 3.16.2.12, fs. 43, Misto nº 3, Vit. Piães.

Enfim, intercalava os filhos legítimos, com os espúrios.

Existe ainda ANA PINHEIRA, irmã dos antecedentes, que foi madrinha num baptizado em 17-12-1668, nas não encontrei o respectivo nascimento.

Gaspar Pinheiro Leitão e Ana Raimunda Fagundes teriam casado noutra freguesia?

Para a semana darei mais uma vista de olhos.
Melhores cumprimentos e bom fim de semana,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#290934 | João Mamed | 11 nov 2011 21:51 | Em resposta a: #290924

Caro Casimiro Puga

Muito obrigado pelo seu trabalho.

Segundo Felgueiras Gayo a Ana Raimunda seria de Barcelinhos, talvez se tenham casado por lá.
Existe uma Inq. de gen. do dito Lourenço, mas ainda não tive oportunidade de lê-la.

Mais uma vez, muito obrigado

Bom fim de semana
Um abraço
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#291094 | Casimiro | 14 nov 2011 14:08 | Em resposta a: #290934

Caro João Mamede,
De Braga informam-me que Lourenço Melo Faria é filho de Gaspar Pinheiro Leitão e de Ana Raimonda, neto paterno de João Lobo Pinheiro e de Jerónima Dantas e materno de Belchior Gomes e de Maria Costa. Todos naturais da vila de Barcelos. Procº 6071. Este processo não tem datas de nascimento e casamento.
Um abraço,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#291100 | luisjrm | 14 nov 2011 15:36 | Em resposta a: #291094

Caro Casimiro

ao consultar a pagina da Junta de Freguesia do Couto de Arco de Valdevez reparei na parte referente a uma História curiosa sobre o Lugar de Fornos que aproveito para partilhar com o forum:


"Houve em tempos um lugar chamado Fornos (toponímia ainda existente no lugar d'Aldeia) e actualmente local de campos e pinhal. Consta que a sua liquidação se deveu ao facto de uma epidemia ter assolado o mesmo. José Cândido Gomes, em As Terras de Valdovês, conta que «O motivo foi tel-o os povos visinhos arrazado por ter-se tomado num foco epidémico muito perigoso. Ainda há nelle ruínas d'algumas casas». Segundo os mais idosos, o nome "Fornos" devia-se aos fornos que ficaram das respectivas casas"

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#291187 | João Mamed | 15 nov 2011 19:12 | Em resposta a: #291094

Caro Casimiro Puga

A sua diligencia foi de uma enorme ajuda para mim.
Muito obrigado

1ab
joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para o A.D. Viana do Castelo

#293322 | João Felipe | 23 dez 2011 11:11 | Em resposta a: #291187

Aqui no Rio Grande do Norte, casou em 1735, Sebastião Dantas Correa com Anna da Silveira. Nos documentos subsequentes de filhos e netos, Sebastião é dado como natural da Freguesia de Santo André Victorino dos Piães, Concelho de Ponta de Lima, ou Arcebispado de Braga, ou Lisboa. Eram seus pais José Dantas Correa e Izabel Pimenta da Costa.
Gostaria de saber se há algum registro de batismo de Sebastião ou irmãos deles nessa Freguesia? Quem pode ajudar?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 01:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen