Faleceu o Arq. Eduardo Osório

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270242 | Vasco Camp | 09 fev 2011 13:00

Caros(as) Amigos(as),

Tenho a infelicidade de os informar que faleceu, depois de alguns meses doente, o nosso Amigo, participante neste Fórum e ilustre genealogista Arquitecto Eduardo Osório.

Para além de grande Genealogista, que nos deixou o indelével estudo que é "Raízes da Beira", era também um acérrimo defensor da natureza e do nosso património arquitectónico e acima de tudo um Amigo.

Presto-lhe aqui a minha sincera homenagem de saudade!

Paz à sua Alma!



J. Vasco de Campos


P.S. - Logo que se saiba a hora, dia e local do funeral, informarei.

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270245 | Samuel C O Castro | 09 fev 2011 13:15 | Em resposta a: #270242

Prezado J. Vasco de Campos,

É com grande pesar que recebo esta triste notícia. Realmente ele era um dos GRANDES genealogista que tínhamos na atualidade.

Que DEUS acolha-o em um bom lugar e dê conforto à seus familiares.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270251 | MariaDavid | 09 fev 2011 14:19 | Em resposta a: #270242

Caro confrade

Fiquei em choque com a informação! Nem sabia que se encontrava assim tão doente. É uma perda muito grande para todos nós, genealogistas, que nos habituámos à sua sincera disponibilidade em ajudar, ao seu trabalho rigoroso e á sua forma de estar na vida, na defesa do nosso património cultural. Um exemplo a seguir!

Á família enlutada, os meus sentidos pêsames. Presto aqui, desta forma, a única homenagem possível a esse confrade já que me encontro em Castelo Branco e não poderei estra presente no seu funeral.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270258 | Incognitus | 09 fev 2011 15:12 | Em resposta a: #270242

Ficámos mais pobres. Que sigamos o seu exemplo; não deixemos morrer a memória.

+ Requiescat in pace +

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270262 | guerra1 | 09 fev 2011 15:41 | Em resposta a: #270258

Sentidos Pesames à Exma Familia.Perdemos um grande Genealogista e amigo de todas as horas.Que Deus o guarde.j.guerra

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270264 | guerra1 | 09 fev 2011 15:51 | Em resposta a: #270262

Confrade Vasco:poderá dar-nos noticias acerca do funeral?irá para Sta Ovaia ou Lisboa?grato j.guerra

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270269 | mignoutel | 09 fev 2011 16:31 | Em resposta a: #270242

Sabia da doença, mas sempre acreditei que a sua força lhe permitisse superá-la.
Assim não foi possivel.
Ficámos realmente mais pobres.
Os meus sentimentos à familia.

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270272 | MILU C | 09 fev 2011 17:25 | Em resposta a: #270269

Ficámos de facto mais pobres,desapareceu um grande Genealogista.
Os meus sentimentos para a Família.
Maria de Lurdes Correia

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270274 | mosorio | 09 fev 2011 17:38 | Em resposta a: #270272

Os meus sentimentos para toda a família.Grande genealogista e amigo que se perdeu.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270275 | Conde | 09 fev 2011 17:38 | Em resposta a: #270272

Só os bons desaparecem assim. Parece que Deus os convoca depressa, pela amizade que lhes tem. Tenho muita pena deveras. Era um Homem bom. A genealogia fica mais pobre. Talvez se devesse editar a sua obra sobre Gouveia, que tinha entre mãos. Um grande abraço aos que ficam.

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270276 | JTaval | 09 fev 2011 17:50 | Em resposta a: #270242

É uma notícia muito triste.

O Arq. Eduardo Osório foi um grande genealogista, um grande beirão e uma excelente pessoa, que acumulava conhecimento para depois o partilhar com todos nós. Com aquela disponibilidade e lhaneza que é apanágio apenas dos grandes Mestres.

“Raízes da Beira” é bem o exemplo da generosidade e dedicação do Arq. Eduardo Osório, como o é também a sua luta incansável pela promoção e defesa do património da Beira, num empenho que abrangia desde a pequena capelinha em ruínas até a majestosa Serra.

É uma notícia muito triste.

Descanse em Paz.

José Maria Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270287 | ajrei | 09 fev 2011 19:51 | Em resposta a: #270242

Os meus sentidos pêsames a toda a família do Arqtº Eduardo Osório.
Sem dúvida um dos Grandes Genealogistas contemporâneos.
Que a sua forma de encarar a Vida e a Memória colectiva sejam sinais para nós seguirmos em frente.
Paz à sua Alma.

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270291 | LCM | 09 fev 2011 20:01 | Em resposta a: #270242

Morreu um genealogista sério, probo e generoso, qualidades que todos os que se dedicam às ciências históricas devem ter. Conheci-o quando da publicação da sua obra "Raízes da Beira", editada pela DisLivro Histórica, e criámos uma óptima relação.
Em Agosto trocámos diversos e-mails por causa de um trabalho que eu estava a fazer, sobre gentes das "suas" Beiras, tendo-me oferecido todas as imagens do seu livro que me pudessem interessar. No dia 29 de Outubro escrevi-lhe então a pedir a cedência de meia dúzia de fotografias, tendo-me respondido logo que sim mas que usasse as que estão na editora pois tinha-lhe sido diagnosticado um cancro e estava em Lisboa a tratar-se. Fui sabendo por amigos comuns e ainda há duas semanas falei dele. Não esparava, nunca esperamos, este desfecho.

Junto-me aqui à homenagem, justa e merecida, que lhe devemos pelo trabalho como genealogfista e defensor do nosso património, que ainda tinha tanto para dar - andava agora "ás voltas" com as genealogias de "outras Beiras", a região de Gouveia e Celorico da Beira, que apenas eram tocadas nas "Raízes da Beira".

Deus tenha em paz a sua alma.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270293 | rmfrp | 09 fev 2011 21:00 | Em resposta a: #270242

Caros Colegas:

É com muita tristeza que recebo esta notícia.

Da qualidade do trabalho do Arq. Eduardo Osório Gonçalves enquanto Genealogista ficará como testemunho a sua monumental obra "Raízes da Beira". Da disponibilidade em partilhar informação com toda a comunidade da Genealogia portuguesa fica a prova na sua vasta colaboração neste mesmo Fórum. E ficará o contributo decisivo para tornar acessível o espólio documental da Diocese da Guarda.

Cabe a todos nós dar continuidade ao trabalho a todos os títulos brilhante que o Arq. Eduardo Osório Gonçalves nos deixou, honrando a sua memória.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270297 | LProjecto | 09 fev 2011 21:26 | Em resposta a: #270293

É difícil descrever a tristeza que me assolou ao depara-me com esta amarga e pálida notícia. Cada vez mais tomo consciência da facilidade com que uma vida se esvai, muitas vezes sem dar-mos conta. Recordo as várias mensagens que trocámos e a sua sempre notável disponibilidade para partilhar, pelo simples prazer de ser útil, de contribuir, de ajudar…

Desconhecia que estava doente… partiu cedo, muito cedo, mas ficará para sempre na nossa memória como um exemplo da verdadeira nobreza dos Homens.

Faço votos para que a obra que, certamente com grande alento e dedicação, preparava sobre Gouveia e Celorico da Beira possa vir a ser publicada, pois seria esse, muito provavelmente, o seu desejo.

Paz à sua alma e os sentidos pêsames à família.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270303 | ffarrajota | 09 fev 2011 22:08 | Em resposta a: #270297

Com grande tristeza que estou a receber a notícia, aproveito para apresentar sentidos pesames à família.
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270304 | Maria_Silv | 09 fev 2011 22:15 | Em resposta a: #270293

Triste dia este.
Conheci o Arq. Eduardo Osório através do fórum, ao colocar-lhe uma questão que ele logo se prontificou a resolver. Passei com ele uma tarde no ADL, onde procurámos vários registos. A sua ajuda e interesse genuíno pelos outros foi desde logo perceptível. Não só pelo facto de ter-se predisposto a ajudar, mas também pela maneira despretenciosa com que quis ver-se tratado. De todas as vezes que solicitei a sua ajuda por e-mail, na leitura difícil de certos registos, foi sempre extremamente atencioso. Em genealogia com ele aprendi a colocar as ideias pré-concebidas de lado.
À família e amigos os meus sinceros sentimentos pela perda.
Deus guarde a sua alma.

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270305 | Pedro França | 09 fev 2011 22:16 | Em resposta a: #270297

Finalmente o desfecho e sempre era a verdade, a natureza da sua doença. Eu já havia sido alertado por um confrade da nossa praça, desde Novembro, que o nosso Eduardo Osório estava doente. Recebi a notícia mas, é aquela coisa, não quis acreditar de ânimo leve que seria esta funesta doença aquela que lhe prepararia o fim da sua existência. Mas, ainda em Agosto, estando eu de férias, trocámos palavras e dúvidas genealógicas tão sinceras, naturais e espontâneas, sem suspeitarmos do que brevemente estaria a bater-lhe à porta.
Foram horas, dias e anos das nossas vidas, cruzados nos corredores e salas do Arquivo da Universidade de Coimbra. Era um gosto vê-lo a percorrer os verbetes das ordenações sacerdotais, com os gavetões colocados à sua disposição, na sala de leitura. Sabia que uma obra de fôlego estava na forja. Já aí trocávamos impressões, tanto sobre o alcance do projecto, princípio e fim último do mesmo, das suas vertentes. Interessei-me desde logo por esse trabalho, um pouco de mim também ali estava pois ele havia consultado alguns artigos meus sobre as "minhas raízes das Beiras": os Miranda Brandão estão lá.
Resta-me a sua imagem, o homem sério e determinado, reservado também, é certo, mas essa natural reserva é propria de quem tem uma missão a cumprir e tem dela plena consciência. Nada é deixado ao acaso. As suas capacidades de trabalho eram invejáveis, esperando eu que esse esforço não tivesse motivado um desgaste tal que lhe propiciasse a insinuação da doença.
A minha atenção também vai para a esposa - Drª Maria da Glória - minha professora de Físico-Química no meu antigo 5º ano de liceu, no Liceu Joaquim de Carvalho da Figª da Foz. Longe vão os anos de 1968-69. Quem diria que mais tarde nos encontraríamos de novo, fruto da dedicação do marido à investigação genealógica. Também ela se sentava por vezes no AUC, na sala de leitura, e acompanhava de perto a condução dos trabalhos do marido...
Virou-se esta página, página da vida, de vidas. Nunca mais me cruzarei com ele no AUC, só em pensamento, onde já o trago, aliás, sempre trouxe desde que o conheci. O Eduardo Osório - ouso falar dele assim, afinal só tinha um ano a mais que eu, quase como um irmão - é daquelas figuras de alma que nunca esqueceremos. A genealogia fica mais pobre... muito mais teria ele para dar. Deus não entendeu assim.
Tenha ele no Céu a justa e merecida recompensa. Paz à sua alma.
E neste desalento, nesta tristeza, por ora me fico.

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270307 | valboa | 09 fev 2011 22:28 | Em resposta a: #270305

Foram poucos os contactos que tive por telefone ou por mail com o Arqº Eduardo Osório.
A sua disponibilidade e vontade de ajudar a dissipar as dúvidas que tive tocaram-me.
As ' Raizes da Beira '' são um marco para as famílias Beirãs.
Perde-se mais um grande Genealogista.

Que Deus o guarde em paz

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270309 | JCC | 09 fev 2011 22:53 | Em resposta a: #270242

Muito já foi dito mas não será de mais recordar o brio do genealogista que, após a suas Raízes da Beira terem vindo a lume, foi enviando sistematicamente aos subscritores os ficheiros com a errata, um após outro, sempre trazendo os pequenos lapsos que ia detectando e que a sua preocupação pelo rigor não permitia deixar passar em claro.

Falámo-nos, creio, uma vez. Por email trocamos dados em que sempre me procurou ajudar nos meus ramos das suas Beiras.
À sua família, os meus sentimentos, e a certeza de que Deus, na sua infinita misericórdia, o recebeu na sua glória

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270318 | 291O | 09 fev 2011 23:34 | Em resposta a: #270309

O Homem morre, mas a obra fica sempre! A genealogia portuguesa está mais pobre e a Beira também. À família os meus sinceros sentimentos pela grande perda. Era sem duvida em Grande Genealogista e um grande apaixonado pela recuperação da identidade e memória das gentes da Beira.
Sempre prestável, lembro-me que antes de sair a sua obra, disponibilizou-me muita informação sobre os meus ascendentes Fragoso de Quadros, também antepassados da sua esposa. Partilhava e não pedia nada em troca, pura e sã generosidade.

Requiescat in pace


Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270326 | joaopecegueirodias | 10 fev 2011 00:42 | Em resposta a: #270318

Infelizmente, não tive oportunidade de conhecer pessoalmente o ilustre Genealogista e Arquiteto Eduardo Osório, mas sua obra de mestre revela muitíssimo da sua envergadura intelectual. Que os braços do Pai se abram ao filho que a Casa torna.

Meus sinceros sentimentos à família e a todos os amigos deste Grande Homem da Genealogia Portuguesa.

Seminarista João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270328 | Fmaia | 10 fev 2011 00:56 | Em resposta a: #270318

Caros confrades,

Nao ouso dizer que morreu o Arqto Eduardo Osorio. Antes, desapareceu do nosso convivio o confrade Eduardo Osorio.

O Homem, o Profissional, o eminente Genealogista que foi, vai perdurar nas nossas mentes para la do que imaginamos.

Por sorte, alguns de nos tiveram o privilegio de privar com ele por esta ou aquela razao. Pessoalmente, sou, dos que

nao o conhecendo, nutriam por ele uma grande admiraçao e respeito. Fui, como muitos, beneficiado pela avalanche de

informaçao disponibilizada na sua obra. Recorri ao Eduardo Osorio vastissimas vezes. O contrario, sucedeu uma vez. Ao

tempo, senti uma alegria enorme dentro de mim. Poder ser util, uma vez que fosse, ao Eduardo Osorio, foi para mim

motivo de grande satisfaçao. A acrescer a isto, eu, um neofito nestas andanças, e ele, um homem do saber...

Devo, tambem, ao Eduardo Osorio, assim como a tantos outros, um pouco desta teimosia em continuar a fazer

Genealogia e a disponibilizar ajuda, quando o tempo me o permite, aos confrades que dela necessitam.

A generosidade do Eduardo Osorio e um exemplo a seguir por todos nos.

Que descanse em paz. O percurso dele na vida terrena cumpriu-se com distinçao.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270331 | joaopecegueirodias | 10 fev 2011 01:03 | Em resposta a: #270326

Pequeno Necrológio do Arquiteto Eduardo Osório Gonçalves.

Eduardo Osório Gonçalves nasceu em Gouveia, Portugal, em 1953.

Era arquiteto graduado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

De 1988 a 1996, foi diretor do Parque Natural da Serra da Estrela.

Teve importante atuação em vários projetos de defesa e reabilitação do patrimônio português, e é autor de vários estudos e artigos sobre o patrimônio histórico e cultural de Portugal, ordenamento do território e desenvolvimento regional.

Sua obra genealógica mais célebre são os dois alentados volumes "Raízes da Beira" sobre as famílias da região entre a Serra da Estrela e o Vale do Mondego. É um estudo acurado, ricamente ilustrado que só corrobora a verdadeira paixão que o ilustre morto tinha pela pesquisa histórico-genealógica.

Faleceu em 09 de fevereiro de 2011.

À Família os nossos pêsames.

Seminarista João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270336 | felpo | 10 fev 2011 05:14 | Em resposta a: #270303

Quem não sabe não é.
A Eduardo Osório fico a dever a descoberta das minhas mais profundas "Raízes da Beira". OBRIGADO!

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270337 | FRF | 10 fev 2011 07:13 | Em resposta a: #270331

Associo-me aos confrades deste fórum lamentando profundamente o falecimento do Arquiteto Eduardo Osório, que não tive o gosto de conhecer pessoalmente. Acompanhei, entretanto, o seu trabalho na área da genealogia e mais em especial a sua participação neste fórum. Deixo as mais sinceras condolências à família enlutada. Paz a sua alma e que Deus o tenha Consigo.

Fábio Reis Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270347 | JAVSO | 10 fev 2011 11:51 | Em resposta a: #270337

Caros Confrades

A morte de Eduardo Osório torna-nos mais pobres.

Saibamos aproveitar o seu exemplo e a sua Obra.

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270355 | Vasco Camp | 10 fev 2011 13:50 | Em resposta a: #270242

Caros(as) Amigos(as),

Informo que o corpo do Arq. Eduardo Osório estará em câmara ardente na Igreja de Santa Joana a Princesa hoje (quinta, 10) a partir das 17h e o funeral será amanhã pelas 11h para o Cemitério dos Olivais, em Lisboa.



J. Vasco de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270356 | joão reis | 10 fev 2011 14:13 | Em resposta a: #270242

Caros Amigos e Confrades


É uma notícia muito triste, a do falecimento do nosso confrade Arq. Eduardo Osório. Deixo aqui os meus profundos pêsames à família e amigos próximos, bem como para todos os que tiveram o privilégio de com ele privarem.

Para quem como eu, que "apenas" o conheceu via fórum, solicitando ajuda a que ele sempre correspondeu com uma enorme generosidade, ou através da sua obra, resta agradecer todo o contributo que Eduardo Osório deu ao meio geneológico contemporâneo.

Eduardo Osório, estará sempre vivo, como atesta a sua magnífica obra "Raízes da Beira", um legado que o fará sempre presente, entre os genealogistas actuais e futuros.

Um muito obrigado, Até sempre!!


JRC

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270360 | JJML | 10 fev 2011 15:36 | Em resposta a: #270242

Grande beirão e desinteresado amigo deste forum.
Os meus sentimentos para toda a família.
João José Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Arq. Eduardo Osório

#270416 | arturcs | 11 fev 2011 11:51 | Em resposta a: #270355

É com enorme pesar que recebo esta notícia! Estamos todos de luto: era um genalogista e, acima de tudo, um HOMEM!!


Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 18:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen