Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#270486 | sergioreal | 12 fev 2011 15:53

Boa noite,

Procuro informações sobre os meus ascendentes, apenas consigo “chegar” aos meus avós que, ao que julgo, são todos da aldeia de São Romão (Ciladas) - Vila Viçosa

O meu avô paterno tem apelido “Rial” (sendo que o meu pai e eu temos “Real”)
A minha avó paterna tem apelidos “Encarnação Sande”

O meu avô materno tem apelido “Anacleto”
A minha avó materna tem apelido “Tapadas”

Agradeço desde já a quem me possa ajudar, visto que comecei a pesquisa muito recentemente e ainda não sei bem os caminhos a seguir para dar continuidade à investigação.

Com os melhores cumprimentos

Sérgio Real

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#270661 | LProjecto | 14 fev 2011 21:21 | Em resposta a: #270486

Caro Sergio Real,

Talvez o possa ajudar a propósito dos seus ascendentes de Ciladas, pois tenho muitos elementos relativos a essa freguesia, todavia, precisa de fazer algum trabalho de casa, ou seja, precisa de recuar mais umas gerações além dos seus avós.

Já leu as dicas do Geneall para a iniciação à genealogia?

http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

Pode espreitar também:

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.com/p/como-iniciar-o-estudo-das-nossas-raizes.html

Caso tenha dúvidas regresse a este tópico (não abra outro para o mesmo assunto) e coloque-as, na certeza de que haverá sempre neste fórum alguém disposto a ajudá-lo.

Confirme se os seus antepassados eram mesmo naturais de Ciladas, pois não encontro os apelidos que referiu nos registos dessa freguesia anteriores a 1898, embora admita sempre que possam existir apesar de não constarem nos meus apontamentos.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#270668 | LProjecto | 14 fev 2011 22:14 | Em resposta a: #270661

Caro Sérgio Real,

Bem, na freguesia de Ciladas não encontrei os apelidos que referiu, mas na freguesia de S. Romão já há qualquer coisa.

Vejamos, existem os seguintes assentos que poderão relacionar-se com a sua gente:

1897 - Cas. José António Real c/ Maria de Boa Morte

1895 - Cas. António Oliveira Tapadas c/ Maria do Rosário Capela

1895 - Cas. Inácio Lopes Mesuras c/ Clara da Conceição Tapadas (filha de Vicente Maria Tapadas e de Madalena do Rosário)

1892 - Cas. José Vicente Sande c/ Agripina Maria

1891 - Cas. Manuel Joaquim Tapadas c/ Quitéria Rosa

1888 - Cas. Manuel Vicente Sande (filho de José Vicente Sande e de Balbina Rosa) c/ Genoveva Conceição

1887 - Cas. José Joaquim Tapadas c/ Antónia da Conceição

1885 - Cas. Inácio dos Santos Tapadas c/ Maria Joana

1879 - Cas. José Vicente Tapadas c/ Maria Teresa

1877 - Cas. António José Real c/ Joana do Carmo

Mas, sugiro que não iniciemos a casa pelo telhado e procure fazer a ligação para os mais recuados através de documentação.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#270670 | LProjecto | 14 fev 2011 22:22 | Em resposta a: #270486

Caro Sérgio,

Esqueci-me de referir que o apelido "Anacleto" do seu avô materno poderá ter origem patronímica, ou seja, provavelmente terá sido usado por um seu antepassado de nome próprio Anacleto que depois o passou aos seus descendentes por via de apelido.

Atrevo-me até a avançar com o palpite de que esse seu antepassado possa ser o Anacleto José, casado em S. Romão em 1864 com Genoveva Rosa.

Espero que estes elementos lhe tenham suscitado a curiosidade suficiente para iniciar o estudo das suas raízes.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#270752 | sergioreal | 16 fev 2011 11:54 | Em resposta a: #270670

Caro Luís Projecto Calhau,

Muito obrigado pela sua resposta que sem dúvida me deixou com vontade de conhecer os meus antepassados (coisa que eu achava que não era possível).

A minha família é toda da aldeia de São Romão (eu é que sempre pensei que a freguesia correspondente fosse Ciladas) por isso é provável que esses nomes que referiu sejam mesmo antepassados meus.

Já tenho mais alguns dados (nomes de todos os bisavôs) o que penso ser suficiente para dar início à investigação. O único problema é que estou no estrangeiro, por isso vou tentar iniciar o estudo a partir de aqui com o apoio da família, aprofundando-o mais tarde quando voltar a Portugal.

Tem mais informação sobre esses nomes que me enviou e ascendentes? Se eu chegar a alguma dessas pessoas o Luís tem elementos que me permitam continuar?

Obrigado mais uma vez.

Cumprimentos,
Sérgio Real

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#271114 | LProjecto | 21 fev 2011 21:31 | Em resposta a: #270752

Caro Sérgio Real,

Naturalmente que estarei disponível para o ajudar no que estiver ao meu alcance. Não posso, para já, assegurar-lhe que consiga a filiação daqueles que referi, mas vou procurar contactar o meu amigo/parente António Rosado, que é um exímio conhecedor das famílias da zona, e quem sabe possa adiantar mais alguma coisa sobre o assunto.

Caso prefira, pode contactar-me através de: luismcalhau(arroba)hotmail(ponto)com

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#271126 | LProjecto | 21 fev 2011 22:42 | Em resposta a: #270752

Caro Sérgio Real,

Segue a filiação dos nubentes que referi num post anterior:

1897 - Cas. José António Real c/ Maria de Boa Morte Cabrela
Ele, filho de José António Real e de Maria da Conceição
Ela, filha de Francisco António Cabrela e de Rosária Rosa


1895 - Cas. António Oliveira Tapadas c/ Maria do Rosário Capela
Ele, filho de Domingos de Oliveira Tapadas e de Maria do Rosário
Ela, filha de Joaquim Maria Cocó e de Antónia de Jesus


1895 - Cas. Inácio Lopes Mesuras c/ Clara da Conceição Tapadas
Ele, filho de António Maria Mesuras e de Maria José
Ela, filha de Vicente Maria Tapadas e de Madalena do Rosário


1892 - Cas. José Vicente Sande c/ Agripina Maria
Ele, filho de Josué Vicente e de Balbina Rosa
Ela, filha de Justiniano José e de Antónia Ângela


1891 - Cas. Manuel Joaquim Tapadas c/ Quitéria Rosa
Ele, filho de Domingos de Oliveira Tapadas e de Maria do Rosário
Ela, filha de José Miguel e de Luzia dos Remédios


1888 - Cas. Manuel Vicente Sande c/ Genoveva da Conceição Cabrela
Ele, filho de José Vicente Sande e de Balbina Rosa
Ela, filha de Francisco António Cabrela e de Rosária Rosa


1887 - Cas. José Joaquim Tapadas c/ Antónia da Conceição
Ele, filho de José Vicente Tapadas e de Nazaré da Conceição
Ela, filha de José Francisco e de Maria da Encarnação


1885 - Cas. Inácio dos Santos Tapadas c/ Maria Joana
Ele, filho de António Vicente Tapadas e de Alexandrina Rosa
Ela, filha de Francisco José Veladas e de Genoveva do Carmo


1879 - Cas. José Vicente Tapadas c/ Maria Teresa
Ele, filho de António Vicente Tapadas e de Alexandrina Rosa
Ela, filha de Laureano José e de Teresa de Jesus


1877 - Cas. António José Real c/ Joana do Carmo Caeiro
Ele, filho de José António Real e de Maria da Conceição
Ela, filha de José Francisco Caeiro e de Angélica da Conceição

Vá dando notícias da evolução do seu estudo!

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#271299 | sergioreal | 25 fev 2011 01:01 | Em resposta a: #271126

Caro Luís,

Obrigado mais uma vez.

Vou dar início à investigação logo que os meus pais tenham disponibilidade para me ajudar.
Pelo que sei há correspondência com alguns dos nomes que referiu e familiares meus, o que pode ser uma ajuda no estudo.

Vou dando notícias com certeza.

Cumprimentos
Sérgio Real

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#314654 | Ka1979 | 01 out 2012 23:43 | Em resposta a: #271299

Boa noite,

Vou aproveitar este tópico do fórum para colocar a minha questão.
Tenho ascendentes em Ciladas, nomeadamente a minha avó que nasceu há 100 anos e, por esse motivo, os seus dados já deverão estar no Arquivo Distrital.

No entanto, pelo que percebo, não existe nada online (ao contrário de outros arquivos distritais). Alguém tem ou sabe onde se poderá arranjar essa informação?

Disponho de poucos dados, mas o que tenho é:

Maria Joana Valente, nascida a 29 de Abril de 1911, natural de Ciladas - Vila Viçosa.
Casou em 1942 (não tenho certeza absoluta da data) com António do Espírito Santo Teixeira.
Faleceu a 25 de Outubro de 2003.

Pais: Cândida de Jesus (que faleceu em 1949) e João António Valente.

Obrigada pela ajuda,

Cátia

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#314690 | LProjecto | 02 out 2012 21:25 | Em resposta a: #314654

Cara Cátia,

Disponho de vários elementos sobre Ciladas. Suponho que os seus bisavós, Cândida de Jesus e João António Valente, sejam os mesmos (João António e Cândida de Jesus) casados em 1897 em Ciladas, sendo ele filho de José Valente e de Ana da Piedade, e ela filha de Luís António e de Teresa das Candeias.

Todavia, sugiro que confirme junto do Arquivo Distrital de Évora, os dados que constam no registo de baptismo da sua avó, pois no mesmo devem constar o nome dos pais e dos respectivos avós, além das naturalidades e, possivelmente, da idade dos pais.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#314691 | Ka1979 | 02 out 2012 21:36 | Em resposta a: #314690

Olá Luís,

Obrigada pela resposta. Que eficiência!

Vou tentar confirmar os dados que me transmitiu.

Uma vez que estou a iniciar o estudo da genealogia, e ainda não me movimento muito bem nos procedimentos a adotar, alguém me sabe dizer se ao solicitar o registo de baptismo no Arquivo Distrital o valor a pagar é o que aparece no site do portal do cidadão (20€) mais o valor da pesquisa ou se existe alguma alternativa mais económica?

Mais uma vez obrigada,

Cátia Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#314693 | LProjecto | 02 out 2012 21:48 | Em resposta a: #314691

Cara Cátia,

Se for para efeitos de estudo genealógico, sugiro que solicite uma cópia não certificada ou somente com valor de informação, pois será muito mais barata relativamente às certidões. As cópias não certificadas custam 1 € por página, todavia, será melhor confirmar primeiro junto dos serviços. Sugiro que tente, através de um mail ou telefonema, confirmar junto do ADE se esse registo consta nos livros recentemente incorporados. Solicite para falar com a D. Célia, da sala de leitura, que é uma pessoa extremamente competente e sempre disponível para ajudar.

Considerando que se encontra numa fase inicial do estudo dos seus antepassados, sugiro uma leitura de:

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.pt/p/como-iniciar-o-estudo-das-nossas-raizes.html

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324211 | npires | 27 fev 2013 12:48 | Em resposta a: #270668

Caro Confrade Luis Projecto Calhau,

Também tenho ascendência em Ciladas, Vila Viçosa. Uma das minhas bisavós paternas, Brites de Jesus, nasceu lá em 1865. Os pais também eram naturais da freguesia, Luiz António Demétrio e Francisca de Jesus Branco (ou Branquinho). A mãe desta ultima também era natural de Ciladas, casada com José António Branco (ou Branquinho) natural de São Brás de Elvas.
Tem mais alguma informação sobre estas familias?
Desde já grato

Cumprimentos,
Nuno Pires

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324219 | LProjecto | 27 fev 2013 13:20 | Em resposta a: #324211

Caro Nuno Pires,

Tenho nos meus apontamentos os seguintes elementos, que relaciono com os indivíduos que referiu:

1864 – Ciladas
Cas. Luís António c/ Francisca de Jesus
Ele, filho de António José (admito que possa ter existido aqui algum erro de transcrição… seria Demétrio José?!) e de Marcelina Teresa
Ela, filha de José António Branco e de Rosa Maria

1851 – Ciladas
Cas. Manuel Gonçalves c/Maria Carlota
Ele, filho de Marcos Gonçalves e de Francisca de Jesus
Ela, filha de Demétrio José e de Marcelina Teresa

1844 – Ciladas
Cas. João Gonçalves c/ Maria do Carmo
Ele, filho de Marcos Gonçalves e de Francisca de Jesus
Ela, filha de Demétrio José e de Marcelina Teresa

1875 – Ciladas
Cas. Manuel Gomes c/ Quitéria Rosa
Ele, filho de Joaquim José e de Genoveva Rosa
Ela, filha de José António Branco e de Rosa Maria

1844 – Ciladas
Cas. José António c/ Rosa Maria
(não refere a filiação)


Lamentavelmente, não disponho de informações adicionais sobre os mesmos. Só mesmo a consulta dos registos poderão esclarecer as naturalidades e um eventual estado de viuvez, pois poderá ser esse o motivo pelo qual não é referida a filição dos nubentes José António e Rosa Maria, casados em 1844... ou, por lapso, não foi apontado (que julgo menos provável).

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324230 | npires | 27 fev 2013 14:59 | Em resposta a: #324219

Muito obrigado Caro Luis
Reconheço as ascendencias! Luiz Antonio Demetrio era efetivamente filho de Demetrio José e Marcelina Theresa, ele natural de Alandroal e ela natural de Marvão.
Muito obrigado pela informação.
Eu tenho a filiação de José António Branco e Rosa Maria : a saber, ele filho de Francysco Gonçalves, Ciladas e ela filha de Theodora Maria de Barbacena, Elvas e ela filha de João Rodrigues de Vila Fernando, Elvas e de Angelica Maria de Ciladas.
Tem informação de algum óbito desta familia?
Obrigado

Cumprimentos
Nuno Pires

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324279 | LProjecto | 27 fev 2013 20:42 | Em resposta a: #324230

Caro Nuno,

Talvez lhe interessem os seguintes elementos:

1774 - Ciladas
Cas. João Rodrigues c/ Angélica Maria
Ele, filho de Domingos João e de Josefa Maria
Ela, filha de Martinho de Siqueira e de Maria Coelho

1835 - Ciladas
Cas. José António c/ Francisca de Jesus
Ele, filho de José António e de Maria Ribeiro
Ela, filha de João Rodrigues e de Angélica Maria

1798 - Ciladas
Cas. João Nunes c/ Angélica Maria
Ele, filho de Diogo Martins e de Antónia Maria
Ela, (não se refere a filiação)

1797 - Ciladas
Cas. Joaquim José c/ Martinha Teresa
Ele, filho de Manuel Gonçalves e de Ana Cordeiro
Ela, filha de João Rodrigues e de Angélica Maria

Julgo que terei, algures, a ascendência de Martinho de Sequeira, mas terei de procurar...

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324283 | LProjecto | 27 fev 2013 20:55 | Em resposta a: #324230

Caro Nuno Pires,

Posso acrescentar, na sequência da mensagem anterior, que Martinho de Sequeira foi baptizado 18.6.1719 - Ciladas, casou com Maria Coelho a 1.6.1740 - S. Brás Elvas. Era de Bernardo de Sequeira, n. S. Brás - Elvas, e de Antónia Rodrigues, neto paterno de António de Sequeira, n. Videmonte - Guarda, e de Isabel João (ou Francisca).

Martinho de Sequeira teve, pelo menos, um irmão chamado Bernardo de Sequeira, baptizado em 1735 (não lhe sei agora precisar onde, possivelmente em Ciladas, pelo que carece de confirmação).

Relativamente a óbitos de Ciladas, nada tenho.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324320 | npires | 28 fev 2013 09:08 | Em resposta a: #324279

Caro Luis,
Agradeço todos os elementos que me tem facultado.
Se puder ajudá-lo em alguma coisa, disponha.
Também tem relação de parentesco com esta familia?
Obrigado

Cumprimentos, Nuno Pires

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324341 | LProjecto | 28 fev 2013 13:03 | Em resposta a: #324320

Caro Nuno,

Agradeço a gentileza das suas palavras. Não tenho parentesco, pelo menos que o saiba, com esta família. Descendo, todavia, também de "Sequeiras" da região de Videmonte / Linhares da Beira, que não consegui ainda relacionar com os "seus", embora tudo indique que se trataria da mesma gente.

Sugiro que espreite o seguinte tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=253456#lista


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324405 | mpsequeira | 01 mar 2013 11:14 | Em resposta a: #324283

Caro Luís
Finalmente encontro nomes relacionados com os meus ascendentes. Na verdade o Bernardo casou com Antónia Rodrigues. O casal teve na verdade 2 filhos o Martinho (n. 1719) e o Bernardo (?) que casou a 17-12-1735 com Maria da Conceição. O Martinho casou a 1-6-1740 com Maria Coelha (n. 1722) (nome referido na certidão) e tiveram 2 filhos o José que casou com Maria da Nazareth e tiveram a 8-9-1805 a filha Maria e o António (n. 19-12-1756) que casou com Páscoa Felicia a 16-12-1781. A Páscoa nasceu a 6-12-1759 em Vila Boim, Elvas. Este casal teve 6 filhos: O João, o Manuel, o Joaquim, o José, a Maria Rosa e a Joana do Carmo.
Gostava de saber se o Luís sabe alguma coisa de António de Sequeira e de Isabel João ou Francisca , como refere.
Cumprimetos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324455 | LProjecto | 01 mar 2013 22:04 | Em resposta a: #324405

Cara Maria,

Tal como referi numa mensagem anterior, não disponho de qualquer informação relativamente à ascendência do casal António de Sequeira / Isabel João (ou Francisca), mas bem pode dar-se o caso de se relacionarem com os "Sequeiras" que já se documentam no séc. XVI naquela região, nomeadamente, Álvaro de Sequeira Coutinho que foi casado com Leonor Rodrigues, n. Videmonte.

Estes últimos, meus ascendentes, encontram-se em situação de "fim-de-linha". Tudo converge para que a referida Leonor Rodrigues fosse filha de Sebastião Rodrigues da Guerra e de Inês Gonçalves, com efeito, apesar dos vários indícios, não consegui ainda comprovar essa hipótese.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324548 | mpsequeira | 03 mar 2013 09:46 | Em resposta a: #324455

Caro luís
Obrigada por ter respondido à minha mensagem. Estou a ver que para ter resposta às minhas dúvidas tenho de ir à Guarda.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324610 | JBMalta | 03 mar 2013 22:40 | Em resposta a: #324548

Também procuro mais antepassados nas Ciladas. Sou descendente de Manuel Cordeiro nascido na freg. por 1650 e casado em 1680 com Joana Rodrigues, de Rio de Moinhos, por seu filho também Manuel Cordeiro nascido em 1681 que veio casar em Montemor-o-Novo. tenho notícia de outro filho - João - nascido em 1684, ano em q o pai - o 1º Manuel Cordeiro - morreu na Torre do Cabedal, dessa freg. onde morava. Terao algumas informações ? Haverá ligação com Brites Cordeira, da mesma época e freg. antepassada dos Cordeiro de Matos com carta de armas de Cordeiros e outras? Muito agradeço as possiveis ajudas. João Malta

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324637 | mpsequeira | 04 mar 2013 11:03 | Em resposta a: #324610

Caro João Malta

Lamento mas não disponho de dados. A única informação que posso facultar é que os registos paroquiais da Freguesia das Ciladas estão disponiveis no Arquivo Histórico de Elvas.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324656 | JBMalta | 04 mar 2013 17:34 | Em resposta a: #324610

Agradeço a sua resposta e um dia irei a Elvas tentar ver mais destes Cordeiros, das Ciladas, para complectar, se conseguir, a parte que vi em Evora dos paroquiais desta freguesia. João Malta

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324667 | LProjecto | 04 mar 2013 18:59 | Em resposta a: #324656

Amigo João,

Estive, com todo o entusiasmo, a procurar nos meus apontamentos por algum elemento que pudesse relacionar com os seus "Cordeiros" mas, lamentavelmente, nada encontrei.

Tenho registado (cf. folha excel do amigo António Rosado, com o sumário dos casamentos de Ciladas, que suponho ser do seu conhecimento) o casamento em 1681 de um Manuel Cordeiro com uma Joana Lopes (haverá erro de transcrição no nome da nubente?!)

Na verdade, os Cordeiros já se documentam em Ciladas na 2ª década do séc. XVII.

Não sabia que tinha ascendência em Rio de Moinhos... quem sabe se, por essa linha não teremos algum parentesco? Lamentavelmente os paroquiais dessa freguesia não permitem recuar o suficiente para aferir de uma possível ligação aos meus.

Ficarei, todavia, em alerta!

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324723 | mpsequeira | 05 mar 2013 14:01 | Em resposta a: #324279

Caro Luís
Acabei de constatar que temos um avô comum. Do casamento de Martinho com Maria Coelha nasceram 2 rapazes que eu já explorei. Um deles o António de Siqueira é o meu ascendente e pelos vistos a irmã Angélica Maria é irmã dele. O outro irmão era o José que casou com a Maria da Nazareth.
Muito interessante
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324744 | LProjecto | 05 mar 2013 17:49 | Em resposta a: #324723

Cara Maria,

Presumo que me tenha dirigido a sua última mensagem por equívoco, pois não descendo destes Sequeiras.

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324767 | mpsequeira | 05 mar 2013 21:16 | Em resposta a: #324744

A minha mensagem fundamentou-se na frase que por acaso li mal.
"Julgo que terei, algures, a ascendência de Martinho de Sequeira, mas terei de procurar...


As minhas desculpas.
Cumprimentos
Maria Pilar

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324769 | mpsequeira | 05 mar 2013 21:43 | Em resposta a: #324656

Caro João
Lamento ter referido que os registos paroquiais da freguesia das Ciladas estavam no Arquivo de Elvas. É incorrecto, estão em Évora. As minhas desculpas. Cumprimentos Maria

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324783 | JBMalta | 05 mar 2013 22:59 | Em resposta a: #324667

Caro Luis Muito agradeço mais esta boa atenção e claro que tive esperanças de poder ter no s arquivo algo sobre estes meus Cordeiros das Ciladas, dos quais ainda espero que apareçam alguns processos - de ordens ou do Sto oficio ou ? - contendo dados sobre eles e o seu possivel parentesco com os Cordeiros de Matos estes que por linha feminina se ca- sam com Cordeiros Vinagres, de Estremoz (Cordeiros de Vila Fernando). Há cartas de armas para os Cordeiros de Matos e outra carta de brazão para os Cordeiros Vinagres, independentes, mas que recairam ambas na descendência das duas familias e as duas com Cordeiros e outras. Vou ver melhor o nome da m ascendente nat de Rio de Moinhos e era bom se descobrissemos algum parentesco entre nós. Abraço do João

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324786 | JBMalta | 05 mar 2013 23:04 | Em resposta a: #324769

Cara Maria Muito agradeço as suas referências e assim verei melhor no Arq. de Evora e não insistirei para ir ao de Elvas, onde me parece ter tentado uma vez esta investigação e nada ter encontrado. Cump João

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#324819 | mpsequeira | 06 mar 2013 10:10 | Em resposta a: #324786

Caro João
O meu erro foi devido ao facto deter visto no Arquivo de Elvas um registo de baptismo da freguesia das Ciladas, mas este registo fazia parte de um processo de casamento realizado numa freguesia de Elvas.
Cumprimentos Maria Sequeira

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#423128 | ACJM | 12 abr 2020 14:52 | Em resposta a: #324455

Luís Projecto Calhau,

Eu descendo de um Álvaro de Sequeira Coutinho c.c. Leonor Rodrigues (desta minha avó não tenho mais informação), mas de Álvaro de Sequeira Coutinho sei que era filho de Cristóvão de Moura Coutinho c.c. Isabel de Sequeira (desta minha avó não tenho mais informação), mas de Cristóvão de Moura Coutinho tenho todos os antepassados até muito tempo antes porque está tudo no Geneall (Moura Coutinho) e são meus avós.

Espero ter ajudado,
NOTA: Se tiver algo sobre: Leonor Rodrigues ou Isabel de Sequeira

Cumprimentos,
António Carlos Godinho Janes Monteiro

Resposta

Link directo:

Sequeira Coutinho - Linhares

#423174 | LProjecto | 13 abr 2020 23:23 | Em resposta a: #423128

Caro António Janes Monteiro,

Presumo que esse casal que referiu, Álvaro de Sequeira Coutinho / Leonor Rodrigues, sejam os meus antepassados, todavia, e apesar de em tempos ter equacionado a hipótese de ser filho de Álvaro de Moura Coutinho, nunca o consegui comprovar documentalmente, razão pela qual lhe pergunto onde colheu essa informação?

Relativamente à referida Leonor Rodrigues tenho nos meus apontamentos as seguintes notas:

Na minha perspectiva, Leonor Rodrigues seria, muito provavelmente, filha de Sebastião Rodrigues da Guerra e de Inês Gonçalves (confirmar se é Inês Gonçalves ou Isabel Rodrigues).

(Pressupostos teóricos, que sustentam uma ligação estreita entre Leonor Rodrigues e os "Rodrigues da Guerra"):

a) O Lic. Baltazar da Costa e sua irmã Ana da Costa (ambos filhos de António Rodrigues da Guerra e, como tal, netos de Sebastião Rodrigues da Guerra) foram padrinhos de baptismo de Gregório, filho de Diogo Botelho Correia e de sua mulher Maria de Sequeira Coutinho.

b) O Lic. Gaspar Pacheco (filho de António Rodrigues da Guerra e, por essa via, neto de Sebastião Rodrigues da Guerra) foi padrinho de baptismo de Bernardo, filho de Diogo Botelho Correia e de Maria de Sequeira Coutinho.

c) Sem mais evidências, não será também de excluir a hipótese de que Diogo Botelho Correia tenha herdado o ofício de capitão-mor de Linhares por via de sua mulher, partindo do pressuposto de que a mesma possa ter sido sobrinha materna de António Rodrigues da Guerra, capitão-mor de Linhares.

Nota: o Lic. Baltazar da Costa e sua irmã Ana da Costa (padrinhos de baptismo de Gregório) eram filhos de António Rodrigues da Guerra e de Isabel Pacheco da Costa, netos paternos de Sebastião Rodrigues da Guerra e de Inês Gonçalves (confirmar se é Inês Gonçalves ou Isabel Rodrigues), maternos de António Mendes e Maria Pacheco da Costa Côrte-Real (filha de João da Costa Corte-Real e de Isabel Pacheco Pereira, sendo esta última, neta do grande Duarte Pacheco Pereira).

____

Leonor Rodrigues, mulher de Álvaro de Sequeira, foi madrinha, a 9.2.1578 em Linhares, de Maria, filha de Domingos Fernandes e de sua mulher (Antónia?!) Fernandes. Foi padrinho Gaspar Rodrigues (este era filho de Sebastião Rodrigues, de Vide Monte, cf. seu casamento com Guiomar Francisca em Linhares a 10.4.1569 - tif. 68). Leonor e Álvaro eram moradores no lugar de Vide. (tif. 29)
____

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#423178 | ACJM | 14 abr 2020 00:02 | Em resposta a: #423174

Caro Luís Projecto Calhau,

Reparei que no Geneall estão duplicados os meus antepassados e os seus. Nos seus antepassados do Geneall não aparecem os antepassados de Álvaro de Sequeira Coutinho c.c. Leonor Rodrigues e nos meus aparecem todos os antepassados de Álvaro de Sequeira (Coutinho) c.c. Leonor Rodrigues. Trata-se de duplicação de dados. Até por nos meus mostra os antepassados todos de Álvaro de Sequeira (Coutinho) atá D. Afonso Henriques. O Geneall devia juntar estes indivíduos, porque são os mesmos. Mais uma coisa, a filha deste casal, nos meus aparece apenas Maria de Siqueira c.c. com Diogo Botelho e nos seus aparece Maria de Siqueira Coutinho c.c. Diogo Botelho Correia, mas são todos os mesmos, devia ser corrigido no Geneall.

Diga-me só uma coisa: Onde é que posso consultar, online, os livros de baptismo e casamento de Videmonte-Guarda ?

Cumprimentos,
António Carlos Janes Monteiro

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#423182 | LProjecto | 14 abr 2020 08:49 | Em resposta a: #423178

Caro António Janes Monteiro,
Não obstante o duplicado que referiu, na base de dados do Geneall, continuo sem perceber qual a fonte documental que permite estabelecer a filiação de Álvaro de Sequeira Coutinho. Poderá esclarecer-me? Essa filiação é assumida exclusivamente pela ligação já existente no Geneall? Mas, qual o pressuposto que a permitiu fazer? Sublinho que, neste momento, não tenho acesso ao Geneall Plus e, como tal, não consigo visualizar eventuais referências às fontes nas páginas de cada indivíduo.
Queira desculpar a minha insistência, mas há ligações no Geneall que me suscitam muitas dúvidas e, como tal, prefiro manter uma postura crítica antes de as assumir. Como referi no post anterior, em tempos já havia equacionado a suposta filiação de Álvaro de Sequeira Coutinho, mas não a consegui comprovar documentalmente.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#423184 | ACJM | 14 abr 2020 09:47 | Em resposta a: #423182

Caro Luís Projecto Calhau,

Há dias quando verifiquei esse meu ramo genealógico que me liga a Álvaro de Sequeira (Coutinho) e até D. Afonso Henriques, confirmei, descendo no ramo, por outras ramificações, que ia dar a Victor Joaquim Fialho Medinas, de Mourão, que depois de investigar, descobri que é historiador ligado à câmara de Mourão, com livros e trabalhos publicados, e que poderá ter sido ele que tem essa informação documental. No entanto, verificando no Felgueiras Gaio (Título de Coutinhos - § 330 e onde refere RODRIGO DE MOURA COUT.º N11 falta esse Cristóvão de Moura Coutinho, daí surgirem, mais à frente as reticências) encontrei uma lacuna em relação ao pai de Álvaro de Sequeira (Coutinho) pois não aparece referência a ele (Cristóvão de Moura Coutinho, pai de Álvaro de Sequeira Coutinho), surgindo apenas um espaço com reticências (...). Fui depois procurar e encontrei no site de genealogia Geni: https://www.geni.com/people/Crist%C3%B3v%C3%A3o-de-Moura-Coutinho/6000000020502119876 referências a Cristóvão de Moura Coutinho, filho de Rodrigo de Moura Coutinho e Maria Osores, e Irmão de Diogo de Moura Coutinho; Leonor Ozores de Moura Coutinho e Sebastião Osório Coutinho (estes estão correctos com o Felgueiras Gaio). Também no Geneall, aparece nas fontes sobre esse Cristóvão de Moura Coutinho, o seguinte: Fontes
Nobiliário das Famílias de Portugal - vol. IV - pg. 114 (Coutinhos). Daí, depreendo que terá sido investigação feita pelo Dr. Victor Joaquim Fialho Medinas.

Como não sei onde procurar, online, os livros paroquiais de Videmonte-Guarda, não consigo confirmar toda esta informação. Deve haver outras referências à filiação de Álvaro de Sequeira (Coutinho), mas por enquanto, ainda não as descobri. Como tudo o resto está correcto até ao meu nome, no Geneall, parti do princípio que a investigação, "provavelmente", feita pelo Dr. Victor Joaquim Fialho Medinas (cujos seus antepassados são muito próximos dos meus, oriundos de Reguengos de Monsaraz), está certa e fundamentada.

Agradeço que me vá informando de todas as novidades desta investigação genealógica dos meus antepassados, que, ao fim e ao cabo, também são parte dos seus antepassados, trabalho árduo que eu faço já desde 1980, aqui em Évora no Arquivo Distrital (e noutros Arquivos e Torre do Tombo, claro).

Aproveito para lhe agradecer a sua disponibilidade e convido-o novamente a visitar o meu Grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/506779876047239/

Cumprimentos,
António Carlos Godinho Janes Monteiro

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#424846 | ACJM | 11 jun 2020 14:44 | Em resposta a: #423182

Caro Luis Projecto Calhau,

Aqui tem a prova que Álvaro de Sequeira Coutinho c.c. Leonor Rodrigues é filho de Cristóvão de Moura Coutinho c.c. Isabel de Almeida de Sequeira: Vela o Felgueiras Gaio em: Nobiliário das Famílias de Portugal - vol. I - pg. 143 - § 1 - N 9 - 10 (Amados). Aqui no Título de Amados refere tudo e acaba com as dúvidas. Eu até lhe enviava a cópia da pag. mas tenho o seu Email.

Cumprimentos,

António Carlos Janes Monteiro

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#424855 | LProjecto | 11 jun 2020 17:15 | Em resposta a: #424846

Caro António Monteiro,

Grato pela informação, todavia, consultei o Felgueiras Gayo, no ttº que indicou, que por acaso já era do meu conhecimento, e continuo sem encontrar qualquer evidência de que o referido Álvaro de Sequeira Coutinho seria filho de Cristóvão de Moura Coutinho, antes lá se refere que este último era filho de Rodrigo de Moura Coutinho. O referido ttº apenas dá nota de que terá havido geração do casamento de Cristóvão de Moura com Isabel de Almeida de Sequeira, tal como se apresenta no seguinte excerto:

"N 9 DIOGO DE ALMEIDA filho de Pedro de Almeida Galafura N 8 foi Senhor da casa de seu pai
Fidalgo da Casa Real casou com Brites Leite filha de João Leite
10 Manuel Barbosa Clérigo
10 Isabel de Almeida de Sequeira mulher de Cristóvão de Moura filho de Rodrigo de Moura Coutinho
c.g.
10 António de Almeida"

O meu e-mail é alengenea@gmail.com
Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

Sequeira Coutinho - de Linhares

#429579 | 7estrelas | 08 dez 2020 16:06 | Em resposta a: #424846

Caro António Monteiro,

De volta ao estudo da minha ascendência de Linhares, cruzei-me na base de dados do Geneall com a sua linha que consta a entroncar nos meus ascendentes "Álvaro de Sequeira Coutinho / Leonor Rodrigues" e sinceramente, fiquei estupefacto, com as inúmeras incongruências que encontro nessa mesma linha. É neste sentido que agradeço que partilhe os elementos que, no seu ponto de vista, sustentarão a sua ligação ao referido casal, partindo do pressuposto de que terá sido o António a enviar esses dados para o Geneall e a propor essa ligação.

Verifico, por exemplo, que:

a) A filiação de Álvaro de Sequeira (Coutinho) em Cristóvão de Moura Coutinho, pelas razões que já enumerei e pela ausência de provas documentais, é pura ficção. Convém salientar que é por esta linha que, no Geneall, se faz a ligação de Álvaro de Sequeira às famílias mais antigas, o que não deixa de ser caricato e, certamente, conveniente para alguns que fazem disso bandeira.

b) Álvaro de Sequeira e sua mulher, Leonor Rodrigues, naturais de Videmonte, que pelos meus cálculos terão nascido cerca de 1535, surgem no Geneall com um filho, Diogo de Sequeira, nascido na Guarda em 12.1662. Nem sequer me reporto à data atribuída ao nascimento deste suposto filho, porque nem vale a pena dada a disparidade, mas pergunto onde se documenta um filho, do referido casal, de nome Diogo de Sequeira?

c) Além do referido Diogo de Sequeira, surge no Geneall, um outro filho, António Rodrigues, casado com Leonor de Almeida. Quais as fontes documentais que sustentam este António Rodrigues como filho do referido casal?

d) Do casal retro mencionado, António Rodrigues / Leonor de Almeida, surge, entre outros, no Geneall, uma filha chamada Isabel de Sequeira (que consta como sua ascendente, fazendo a ligação fictícia ao meu ascendente Álvaro de Sequeira), casada com Jorge António. Estes, Isabel de Sequeira e Jorge António, surgem como pais de um António Rodrigues de Sequeira, casado com Maria Nunes, que constam como seus ascendentes, mas que na verdade não o são. Na verdade, alguém se lembrou de considerá-los como pais de Manuel Rodrigues de Sequeira (no Geneall é referido somente como Manuel de Sequeira, seu ascendente), quando na verdade os pais deste Manuel Rodrigues de Sequeira são, não os referidos, mas António Rodrigues Trovão e Maria Nunes, ou seja, outro casal. A referida Isabel de Sequeira, que tem no Geneall uma data de nascimento estimada em 1624, surge com um filho, José, nascido em 19.4.1613!!!!! Ou seja, trata-se de uma linha cheia de trapalhadas!

É evidente que a cronologia não permite que o referido António Rodrigues Trovão seja o mesmo António, b. 21.9.1671 em Videmonte, filho de Jorge António e de Isabel de Sequeira, uma vez que seu filho Manuel Rodrigues Sequeira, casado em 1702, teria nascido, provavelmente, por volta de 1682, o que invalida que seu pai tenha nascido somente 9 anos, como facilmente se depreende. Creio até que o referido Manuel Rodrigues de Sequeira possa ser o mesmo Manuel, b. 7.2.1683 em Videmonte, filho de António Rodrigues e de Maria de Sequeira, porque é precisamente pelo lado da mãe que lhe provém o apelido “Sequeira”, na medida em que era filha de Domingos de Sequeira e de Maria Nunes. A referida Maria Nunes de Sequeira já era falecida antes de 1697, quando seu marido assistiu em 22.5.1697 num baptismo, já como viúvo. Sua mãe, Maria Nunes, faleceu com testamento em 28.6.1697 em Videmonte.

O tal António Rodrigues de Sequeira, filho de Isabel de Sequeira e de Jorge António, teve filhos entre 1696 e 1713, pelo que jamais poderia ser o pai de Manuel Rodrigues de Sequeira, uma vez que António Rodrigues (Trovão) - pai de Manuel Rodrigues de Sequeira já era falecido em 1702 (confirma-se, pelos assentos de casamento dos filhos, que quer ele como a sua mulher, já eram falecidos na referida data. Em 8.12.1678 já eram casados, pois são mencionados nessa condição quando assistem como padrinhos de baptismo de Domingos, filho de Domingos Fernandes e de Maria Branca ou Proença).

Manuel Rodrigues de Sequeira e Isabel Lopes casaram em Videmonte a 3.7.1702, e deles houve, pelo menos, 11 filhos, entre os quais o seu ascendente António Lopes, n. 19.11.1718 (e não 1719 como surge, erradamente, no Geneall) e b. 27.11.1718, embora no assento do seu baptismo o nome da avó materna resulte de equívoco, pois não se trata de Ana Mendes mas de Catarina Lopes, como é possível confirmar, quer através do assento de baptismo dos restantes irmãos, como no assento de casamento de seus pais.

Parece-me, sinceramente, que urge corrigir no Geneall esta sua linha ascendente, que surge com tantas incongruências.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#429581 | LProjecto | 08 dez 2020 16:10 | Em resposta a: #424846

Caro António Monteiro,

De volta ao estudo da minha ascendência de Linhares, cruzei-me na base de dados do Geneall com a sua linha que consta a entroncar nos meus ascendentes "Álvaro de Sequeira Coutinho / Leonor Rodrigues" e sinceramente, fiquei estupefacto, com as inúmeras incongruências que encontro nessa mesma linha. É neste sentido que agradeço que partilhe os elementos que, no seu ponto de vista, sustentarão a sua ligação ao referido casal, partindo do pressuposto de que terá sido o António a enviar esses dados para o Geneall e a propor essa ligação.

Verifico, por exemplo, que:

a) A filiação de Álvaro de Sequeira (Coutinho) em Cristóvão de Moura Coutinho, pelas razões que já enumerei e pela ausência de provas documentais, é pura ficção. Convém salientar que é por esta linha que, no Geneall, se faz a ligação de Álvaro de Sequeira às famílias mais antigas, o que não deixa de ser caricato e, certamente, conveniente para alguns que fazem disso bandeira.

b) Álvaro de Sequeira e sua mulher, Leonor Rodrigues, naturais de Videmonte, que pelos meus cálculos terão nascido cerca de 1535, surgem no Geneall com um filho, Diogo de Sequeira, nascido na Guarda em 12.1662. Nem sequer me reporto à data atribuída ao nascimento deste suposto filho, porque nem vale a pena dada a disparidade, mas pergunto onde se documenta um filho, do referido casal, de nome Diogo de Sequeira?

c) Além do referido Diogo de Sequeira, surge no Geneall, um outro filho, António Rodrigues, casado com Leonor de Almeida. Quais as fontes documentais que sustentam este António Rodrigues como filho do referido casal?

d) Do casal retro mencionado, António Rodrigues / Leonor de Almeida, surge, entre outros, no Geneall, uma filha chamada Isabel de Sequeira (que consta como sua ascendente, fazendo a ligação fictícia ao meu ascendente Álvaro de Sequeira), casada com Jorge António. Estes, Isabel de Sequeira e Jorge António, surgem como pais de um António Rodrigues de Sequeira, casado com Maria Nunes, que constam como seus ascendentes, mas que na verdade não o são. Na verdade, alguém se lembrou de considerá-los como pais de Manuel Rodrigues de Sequeira (no Geneall é referido somente como Manuel de Sequeira, seu ascendente), quando na verdade os pais deste Manuel Rodrigues de Sequeira são, não os referidos, mas António Rodrigues Trovão e Maria Nunes, ou seja, outro casal. A referida Isabel de Sequeira, que tem no Geneall uma data de nascimento estimada em 1624, surge com um filho, José, nascido em 19.4.1613!!!!! Ou seja, trata-se de uma linha cheia de trapalhadas!

É evidente que a cronologia não permite que o referido António Rodrigues Trovão seja o mesmo António, b. 21.9.1671 em Videmonte, filho de Jorge António e de Isabel de Sequeira, uma vez que seu filho Manuel Rodrigues Sequeira, casado em 1702, teria nascido, provavelmente, por volta de 1682, o que invalida que seu pai tenha nascido somente 9 anos, como facilmente se depreende. Creio até que o referido Manuel Rodrigues de Sequeira possa ser o mesmo Manuel, b. 7.2.1683 em Videmonte, filho de António Rodrigues e de Maria de Sequeira, porque é precisamente pelo lado da mãe que lhe provém o apelido “Sequeira”, na medida em que era filha de Domingos de Sequeira e de Maria Nunes. A referida Maria Nunes de Sequeira já era falecida antes de 1697, quando seu marido assistiu em 22.5.1697 num baptismo, já como viúvo. Sua mãe, Maria Nunes, faleceu com testamento em 28.6.1697 em Videmonte.

O tal António Rodrigues de Sequeira, filho de Isabel de Sequeira e de Jorge António, teve filhos entre 1696 e 1713, pelo que jamais poderia ser o pai de Manuel Rodrigues de Sequeira, uma vez que António Rodrigues (Trovão) - pai de Manuel Rodrigues de Sequeira já era falecido em 1702 (confirma-se, pelos assentos de casamento dos filhos, que quer ele como a sua mulher, já eram falecidos na referida data. Em 8.12.1678 já eram casados, pois são mencionados nessa condição quando assistem como padrinhos de baptismo de Domingos, filho de Domingos Fernandes e de Maria Branca ou Proença).

Manuel Rodrigues de Sequeira e Isabel Lopes casaram em Videmonte a 3.7.1702, e deles houve, pelo menos, 11 filhos, entre os quais o seu ascendente António Lopes, n. 19.11.1718 (e não 1719 como surge, erradamente, no Geneall) e b. 27.11.1718, embora no assento do seu baptismo o nome da avó materna resulte de equívoco, pois não se trata de Ana Mendes mas de Catarina Lopes, como é possível confirmar, quer através do assento de baptismo dos restantes irmãos, como no assento de casamento de seus pais.

Parece-me, sinceramente, que urge corrigir no Geneall esta sua linha ascendente, que surge com tantas incongruências.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#431089 | LProjecto | 09 fev 2021 20:37 | Em resposta a: #424846

(reitero o pedido de resposta à seguinte mensagem que se mantém há 2 meses sem resposta e o erro a manter-se na base de dados do Geneall, não obstante já terem os administradores conhecimento do mesmo)

"Caro António Monteiro,

De volta ao estudo da minha ascendência de Linhares, cruzei-me na base de dados do Geneall com a sua linha que consta a entroncar nos meus ascendentes "Álvaro de Sequeira Coutinho / Leonor Rodrigues" e sinceramente, fiquei estupefacto, com as inúmeras incongruências que encontro nessa mesma linha. É neste sentido que agradeço que partilhe os elementos que, no seu ponto de vista, sustentarão a sua ligação ao referido casal, partindo do pressuposto de que terá sido o António a enviar esses dados para o Geneall e a propor essa ligação.

Verifico, por exemplo, que:

a) A filiação de Álvaro de Sequeira (Coutinho) em Cristóvão de Moura Coutinho, pelas razões que já enumerei e pela ausência de provas documentais, é pura ficção. Convém salientar que é por esta linha que, no Geneall, se faz a ligação de Álvaro de Sequeira às famílias mais antigas, o que não deixa de ser caricato e, certamente, conveniente para alguns que fazem disso bandeira.

b) Álvaro de Sequeira e sua mulher, Leonor Rodrigues, naturais de Videmonte, que pelos meus cálculos terão nascido cerca de 1535, surgem no Geneall com um filho, Diogo de Sequeira, nascido na Guarda em 12.1662. Nem sequer me reporto à data atribuída ao nascimento deste suposto filho, porque nem vale a pena dada a disparidade, mas pergunto onde se documenta um filho, do referido casal, de nome Diogo de Sequeira?

c) Além do referido Diogo de Sequeira, surge no Geneall, um outro filho, António Rodrigues, casado com Leonor de Almeida. Quais as fontes documentais que sustentam este António Rodrigues como filho do referido casal?

d) Do casal retro mencionado, António Rodrigues / Leonor de Almeida, surge, entre outros, no Geneall, uma filha chamada Isabel de Sequeira (que consta como sua ascendente, fazendo a ligação fictícia ao meu ascendente Álvaro de Sequeira), casada com Jorge António. Estes, Isabel de Sequeira e Jorge António, surgem como pais de um António Rodrigues de Sequeira, casado com Maria Nunes, que constam como seus ascendentes, mas que na verdade não o são. Na verdade, alguém se lembrou de considerá-los como pais de Manuel Rodrigues de Sequeira (no Geneall é referido somente como Manuel de Sequeira, seu ascendente), quando na verdade os pais deste Manuel Rodrigues de Sequeira são, não os referidos, mas António Rodrigues Trovão e Maria Nunes, ou seja, outro casal. A referida Isabel de Sequeira, que tem no Geneall uma data de nascimento estimada em 1624, surge com um filho, José, nascido em 19.4.1613!!!!! Ou seja, trata-se de uma linha cheia de trapalhadas!

É evidente que a cronologia não permite que o referido António Rodrigues Trovão seja o mesmo António, b. 21.9.1671 em Videmonte, filho de Jorge António e de Isabel de Sequeira, uma vez que seu filho Manuel Rodrigues Sequeira, casado em 1702, teria nascido, provavelmente, por volta de 1682, o que invalida que seu pai tenha somente 9 anos, como facilmente se depreende. Creio até que o referido Manuel Rodrigues de Sequeira possa ser o mesmo Manuel, b. 7.2.1683 em Videmonte, filho de António Rodrigues e de Maria de Sequeira, porque é precisamente pelo lado da mãe que lhe provém o apelido “Sequeira”, na medida em que era filha de Domingos de Sequeira e de Maria Nunes. A referida Maria Nunes de Sequeira já era falecida antes de 1697, quando seu marido assistiu em 22.5.1697 num baptismo, já como viúvo. Sua mãe, Maria Nunes, faleceu com testamento em 28.6.1697 em Videmonte.

O tal António Rodrigues de Sequeira, filho de Isabel de Sequeira e de Jorge António, teve filhos entre 1696 e 1713, pelo que jamais poderia ser o pai de Manuel Rodrigues de Sequeira, uma vez que António Rodrigues (Trovão) - pai de Manuel Rodrigues de Sequeira já era falecido em 1702 (confirma-se, pelos assentos de casamento dos filhos, que quer ele como a sua mulher, já eram falecidos na referida data. Em 8.12.1678 já eram casados, pois são mencionados nessa condição quando assistem como padrinhos de baptismo de Domingos, filho de Domingos Fernandes e de Maria Branca ou Proença).

Manuel Rodrigues de Sequeira e Isabel Lopes casaram em Videmonte a 3.7.1702, e deles houve, pelo menos, 11 filhos, entre os quais o seu ascendente António Lopes, n. 19.11.1718 (e não 1719 como surge, erradamente, no Geneall) e b. 27.11.1718, embora no assento do seu baptismo o nome da avó materna resulte de equívoco, pois não se trata de Ana Mendes mas de Catarina Lopes, como é possível confirmar, quer através do assento de baptismo dos restantes irmãos, como no assento de casamento de seus pais.

Parece-me, sinceramente, que urge corrigir no Geneall esta sua linha ascendente, que surge com tantas incongruências.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau"

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#432329 | LProjecto | 28 mar 2021 13:39 | Em resposta a: #424846

Na sequência das interpelações que fiz, há já algum tempo, ao confrade Janes Monteiro relativamente aos "Sequeiras" de Linhares da Beira, só tenho a lamentar que continue sem feedback e que quem gere e actualiza o site do Geneall face aos argumentos e provas que apresentei não se decida a proceder às respectivas correcções.
Enfim... continuarei a debater-me pelo rigor e pela verdade acima de tudo.

LPC

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#433864 | LProjecto | 20 mai 2021 13:33 | Em resposta a: #424846

Na sequência das interpelações que fiz, há já algum tempo, ao confrade Janes Monteiro relativamente aos "Sequeiras" de Linhares da Beira, só tenho a lamentar que continue sem feedback e que quem gere e actualiza o site do Geneall face aos argumentos e provas que apresentei não se decida a proceder às respectivas correcções.
Enfim... continuarei a debater-me pelo rigor e pela verdade acima de tudo.

LPC

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#434135 | LProjecto | 31 mai 2021 14:26 | Em resposta a: #433864

(...)

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#436631 | ACJM | 28 set 2021 18:05 | Em resposta a: #429581

Caro Luis,
Não respondi antes por indisponibilidade e por não ter sido alertado pelo Forum Geneall, mas agora revendo estas mensagens antigas, aqui lhe envio algumas fontes onde pode confirmar que não se trata de "pura ficção" mas sim de fontes que sendo poucas, não deixam de ser fontes. De acordo com o Nobiliário das Famílias de Portugal - vol. I - pg. 143 - § 1 - N 9 - 10 (Amados) refere que "...10 Isabel de Almeida de Sequeira mulher de Cristóvão de Moura Coutinho filho de Rodrigo de Moura Coutinho c.g....".
Também pode acrescentar a esta fonte documental uma outra: (Nobiliário das Famílias de Portugal - § 330 - N 1 (Coutinhos)) que apesar de não estar referido o nome de "Cristóvão de Moura Coutinho filho de Rodrigo de Moura Coutinho (havendo espaços em branco, mas que não restam dúvidas que deles se refere pelo seguimento lógico da leitura anterior)" (como atrás confirmei no Título dos Amados) nomeia os filhos de Cristóvão de Moura Coutinho: 2 Álvaro de Sequeira e 2 João de Moura Coutinho.
Tenho mais alguns dados (casamentos, baptismos, óbitos com testamentos...) que reforçam a veracidade destas fontes de Videmonte. Tenho-as analisado profundamente (Videmonte, Linhares e até Tonda-Tondela) e tenho descoberto ligações incríveis destes Sequeiras por uma ampla região que me têm surpreendido de uma forma muito positiva.

Cumprimentos,
António Carlos Janes Monteiro

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#436639 | ACJM | 28 set 2021 19:38 | Em resposta a: #429579

Caro Luis,
Já agora só mais uma coisa...convém ler com mais atenção as fontes do Geneall. E se reparar não é como diz "...Diogo de Sequeira, nascido na Guarda em 12.1662..." mas sim "† Guarda, Videmonte, 12.1662", Diogo de Sequeira falecido em Dezembro de 1662, e mais lhe posso afirmar que tenho cópia deste óbito de Diogo de Sequeira, em Videmonte (Livro misto de óbitos de 1662-F.62) onde refere o testamento.
Como vê temos de ser mais concretos e olhe que eu, que já faço genealogia há mais de 40 anos, tenho visto muita coisa e apenas me baseio na verdade documental.

António Carlos Janes Monteiro

Resposta

Link directo:

Procuro ascendentes - Ciladas - Vila Viçosa

#436644 | ACJM | 28 set 2021 20:38 | Em resposta a: #429579

Caro Luis,
Ainda no mesmo assunto...
Quanto à dúvida que coloca: "...Isabel de Sequeira e Jorge António, surgem como pais de um António Rodrigues de Sequeira, casado com Maria Nunes, que constam como seus ascendentes, mas que na verdade não o são..." engana-se. Tenho um testamento de Maria Nunes (viuva de Diogo de Sequeira) e casada com Sebastião Fernandes, à data do testamento, claro) datado de 28/6/1697, onde refere, entre outras coisas, "...ficará em tal caso o terço a sua neta Teresa (Teresa Nunes de Siqueira, casada a 27.02.1713, em Videmonte, com João Rodrigues) filha de António Rodrigues (de Sequeira) e de sua filha Maria Nunes..."...
Enfim, por aí adiante...

Nota: Se quiser visitar a minha página sobre Genealogia (tem estado um pouco inactiva ultimamente): https://jmgenealogia.wixsite.com/janesmonteiro
ou se quiser entrar no meu Grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/506779876047239
Terei muito gosto na sua presença.

Cumprimentos,
António Carlos Janes Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 08:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen