Os anos passaram, as dúvidas ficaram.O significado de-MIÃO- como aparece num ilustre Fidalgo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Os anos passaram, as dúvidas ficaram.O significado de-MIÃO- como aparece num ilustre Fidalgo

#270599 | rafael | 13 fev 2011 23:45

Estimadas/os Confrades

Boa noite !

Capítulo 7.º


Dos solhos que se pescam no Algarve

" Há no reino do Algarve outra particular pescaria que é a dos solhos, peixe real e de grande estima e que importaria mais que a dos atuns se morressem em tanta abastança.
Toma-se este peixe no rio chamado Guadiana ,que em parte divide este reino do de Castela, e comummente são os solhos mores que os atuns, porque são mais grossos e mais compridos. O primeiro peixe destes que se toma é do comendador de Mértola, ûa vila antiga que está por este rio acima 12 léguas da barra, não longe do lugar onde se pesca que é agora de D. Fernão Mião ( D.Fernão MIÃO,este
sublinhado é meu ), capitão dos ginetes , e os moradores dela lho mandam onde ele a esse tempo está e ele o sabe agradecer .Os outros ,que logo depois deste primeiro se tomam,muitas vezes importam a seu dono dez, doze mil réis cada um,com que nesta terra se compra ~ua boa junta de bois " ................................................................................................................................................................

In Corografia do Algarve ,1577, de Frei João de São José.

A pergunta vai no assunto, em epígrafe,o significado de- Mião, acrescento mais: por que aparecerá -MIÃO-em lugar de Martins Mascarenhas, num fidalgo tão ilustre e poderoso? Gostaria de saber a vossa opinião, hipóteses ou outra informação que me ajude a perceber este "mistério "que de facto é para mim.

Desejo a todos uma boa semana e desde já os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Os anos passaram, as dúvidas ficaram.O significado de-MIÃO- como aparece num ilustre Fidalgo

#270931 | MJNFVC | 19 fev 2011 15:54 | Em resposta a: #270599

Se "Mião" for uma grafia arcaica de "Meão", enquanto significado de "o que nem é grande nem pequeno", talvez este nome seja apenas uma alcunha baseada nalguma característica do personagem em causa...

Resposta

Link directo:

RE: Os anos passaram, as dúvidas ficaram.O significado de-MIÃO- como aparece num ilustre Fidalgo

#270947 | rafael | 19 fev 2011 18:50 | Em resposta a: #270931

Para MJNFVC

Desde já o meu reconhecimento por ter tido a atenção de responder-me.De facto tb. aparece a grafia -Meão e Miam numa família algarvia, séc.XVI/XVII ,com descendência.

Intuimos naturalmente que -mião ou meão-será coisa média.

Sousa Viterbo no seu ELUCIDÁRIO das palavras,termos e frases que em Portugal antigamente se usaram, apresenta a palavra-MEANA e MIANA, ou MIONA o mesmo que mana,madama ou madona.Dava-se este tratamento honroso ,no séc.XII e XIII, às senhoras de mais idade ,ou viúvas da primeira qualidade e nobreza ,como eram D.Teresa Afonso e e sua nora D.Sancha Vermudes e outras.Documento das Salzedas vide-MEONO, que segundo Sousa Viterbo na mesma obra significa de Senhor . Nas Inquirições Reais de 1258, se acharam três casais ,que a Ordem do Hospital tinha na freguesia de São Martinho dos Mouros ,no lugar de Portugéés (hoje Portuges ),pertencentes à comenda de Barrô ,quae fuerunt de Meono Domno Egea.Vide Meana.

Sei tb. que na Idade Média aparece num fidalgo português a alcunha de "repica sinos" e em damas de grande fidalguia alcunhas que me dispenso de aqui referir por serem de linguagem ordinária e nada abonatórias das damas em questão.Quem se debruça pelos antigos Nobiliários as terá encontrado.

Mas, voltando a D.Fernão Mião, trata-se de D.Fernão Martins de Mascarenhas (vide Pedatura Lusitana de Cristóvão Alão de Morais, genealogista probo e que não se coibia de dizer as verdades, agradáveis ou não, logo genealogista de confiança), que D.Fernão Martins Mascarenhas neto do célebre Fernão Martins Mascarenhas, mais tarde D.Fernão Martins Mascarenhas ,o célebre valido de D.João II ,Capitão dos Ginetes,etc.,etc. que teve bandeira quadrada e a tença de conde que também foi Alcaide-Mor de Montemor-o-Novo e de Alcácer do SAL, onde terá nascido e Comendador de Mértola e de Almodôvar, onde morreu.As armas de sua mulher Dona Violante Henriques ,interessante, encontram-se na antiga igrej de Santa Cruz, freg do dito concelho de Almodôvar e ele sepultado no Mosteiro do Espinheiro ,em Évora, onde figuram as suas armas e desta sua mulher.

Assim, D.FERNÃO MIÃO que refiro foi Comendador de Mértola e o mesmo que o seu avô ,além de ter sido Embaixador ao Concílio Tridentino ,no ano de 1564 de cuja mulher D.Elvira de Mendonça não teve filhos, TEVE BASTARDO -D.N.MASCARENHAS

Por isso foi o herdeiro seu sobrinho D.João

Resumindo e concluiindo,por agora.

Será plausível tão ilustre fidalgo ser alcunhado-MIÃO-? como pessoa de média estatura,alcunha nada dignificante .

Ou o apelido-Mião-terá o significado de SENHOR,assim por ANTONOMÁSIA significará - D.Fernão - O SENHOR.

Ou -Meão,Miam,Mião será a abreviatura de MM (Martins ou Martins Mascarenhas)?

Agradeço que me elucidem conforme souberem e puderem.

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Nota:não me dirigi ao autor da msg. pelo nome, não por falta de atenção , mas aparece apenas MJNFVC e nem assinado !...as minhas desculpas.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen