Censos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Censos

#271057 | cipa | 21 fev 2011 13:50

Caros confrades,

tenho visto regularmente programas da BBC em que famosos procuram os seus ascendentes. Essa procura é muitas vezes feita nos censos elaborados no Reino Unido. Alguns estão online.

Porque é que nós não temos a possibilidade de consultar os censos realizados em Portugal nos sécs. XIX e XX? Seriam mais uma fonte extraordinária de dados genealógicos.

Cumprimentos

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Censos

#271077 | aeiou2 | 21 fev 2011 17:31 | Em resposta a: #271057

Cara amiga,

Em Portugal não se podem consultar , pois as folhas preenchidas pelas pessoas são depois de tirados os dados, destruídas.

Ficámos sempre com o complexo da Inquisição e depois da Pide.

Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Censos

#271078 | PAIVAMANSO | 21 fev 2011 17:33 | Em resposta a: #271057

Cara Carla Afonso, dessa também eu me tinha lembrado mas não lhe sei responder. A consulta dos resultados desses censos poderia ajudar e muito em inúmeras pesquisas e estou a lembrar-me da várias daquelas onde eu ando há procura. Por exemplo os Rodrigues Neto de Penela do Distrito de Coimbra ou os Anciães do Concelho de São João da Pesqueira, e de todos os outros Concelhos de Trás-Os-Montes. Quando temos todos os dados de algum indivíduo do séc XIX ou XX e só nos falta saber qual a freguesia da sua naturalidade, para pedir com sucesso a fotocópia do assento do seu baptismo, como tudo seria mais fácil, especialmente relativamente aos Concelhos do interior que não os de Lisboa Coimbra ou Porto. Desculpe esta minha sonhadora dissertação. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Censos

#271079 | PAIVAMANSO | 21 fev 2011 18:02 | Em resposta a: #271078

Cara Confreira Maria Martins, desculpe mas só vi a sua mensagem depois de colocar a minha. Que pena as folhas dos censos serem destruídas em vez de guardadas e divulgadas nem que fosse 100 anos depois. Mas este País já tem tradição nas fugas de informação ........... Uma coisa é certa, é impossível ignorar as feridas abertas que a Inquisição e a Pide deixaram em Portugal. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 04:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen