Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#271341 | LQGuerra | 25 fev 2011 21:17

Amigos, em Cartas de Brasão II surge José Borges Lousada de Sá: filho legítimo de Domingos de Sá Pinto, senhor e administrador da sua quinta e solar do concelho de Baião e de sua mulher Mª Borges Lousada; neto paterno de Manuel Borges Pereira Ribeiro, senhor da dita quinta e de sua mulher Maria de Sá, bisneto de Manuel Simoes. Neto paterno de Nuno Pereira, senhor do morgado de Moura morta e bisneto de Pedro Borges Lousada, senhor e administrador do morgadio de moura morta

armas: escudo esquartelado
Sá; Pereira; Borges; Lousada
30/03/1751

Alguém tem informações sobre estas pessoas?

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#272262 | LQGuerra | 10 mar 2011 21:46 | Em resposta a: #271341

renovo o meu pedido

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#272316 | JoãoGaspar | 11 mar 2011 16:36 | Em resposta a: #271341

Caro LQGuerra,

Também procuro informações sobre esses Sás Pintos ja que tenho em Peso da Régua as seguintes pessoas que não sendo os mesmo poderão estar ligadas.
A saber:
Domingos Roiz de Sá Pinto (b 1685?), fillho de Manuel de Sá e de sua mulher Dona Maria Pinto.
Domingos Roiz casou duas vezes a primeira com Dona Josefa Pinto e a segunda vez com Dona Ana Maria Teixeira Botelho, filha de Manuel Teixeira Botelho e de sua mulher Dona Ana de Faria de Carvalho.
A Dona Ana Maria Teixeira Botelho era viuva de Bernardo de Paiva. Foram pais de uma outra Ana Maria Teixeira Botelho do Pedo da Régua bp cerca de 1710, que casou no ano de 1742 com José de Afonseca, viuvo de Dona Maria de Paiva Pereira e filho de Domingos Ferreira e de sua mulher Dona Maria de Araujo. (Régua)

Achei curioso a coincidencia (ou não) do nome Domingos e os apelidos Sá Pinto. embora pouca ou nenhuma informação tenha desta gente.


Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#272317 | tmacedo | 11 mar 2011 16:54 | Em resposta a: #272262

Caro Luis Quina Guerra:

Há muitos "Borges de Lousada" nos concelhos de Mesão Frio e da Régua. Os apelidos encontram-se juntos desde o século XV.

Terá de recuar geração a geração nos seus ascendentes sob pena de se perder no emaranhado "Borges de Lousada"

Qual o seu mais remoto ascendente Borges de Lousada ? Quando viveu ? E onde ?

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#272334 | LQGuerra | 11 mar 2011 21:31 | Em resposta a: #272317

Caro António Taveira:

a minha pesquisa sobre esta família surgiu no assento de nascimento da minha 5ª avó Rosa Cândida Guerra, nascida a 2 de Setembro de 1866 em Vilarinho dos Freires, Peso da Régua. Era filha de Antonino dos Santos Guerra e de Francisca Narcisa Borges Lousada Guerra, neta materna de "Francisco José Borges Pereira Lousada, cavaleiro da Ordem de Cristo e de Candida Rosa Borges de Carvalho, nobres". Foi este pequeno pormenor que me despoletou o meu interesse nesta linha.

Francisco José Borges Pereira Lousada (bp 21-11-1814 na Rua de Vila Franca em Peso da Régua) era filho de Joaquim José Borges Lousada e Maria Raimunda Ines de Castro, ambos de Peso da Régua. Foram padrinhos os Padres João Crisóstomo de Sá Borges e Francisco Borges de Sá, tios do baptizado. Casou nas Mercês a 12 Novembro 1806 com Mariana Rita Rodrigues de Sá e Sousa (bp 24 Abril 1789 Sta Madalena, Lx).

Os irmãos Joaquim (ob 15-10-1798) e Diogo (bap cc 1789, ob 4-05-1809) foram sepultados na capela da casa da família na Rua de Vila Franca, a capela de S. José, referida como propriedade de José Borges Lousada, nas Memórias Paroquiais de 1758.

Joaquim José Borges Lousada era filho de Francisco Borges Lousada, nascido aproximadamente em 1728, conforme idade à data do óbito a 07 de Abril de 1811, morador na rua de Vila Franca, e de Ana Luísa (bp cc 1753 ob 28-11-1813).

Esta é a sequencia possível que consegui recorrendo aos assentos ininterruptos que vão até 1798 (bap. ob e casamentos) na Régua.

Surge entretanto um hiato de sensivelmente 60 anos. Do século XVIII existem livros de baptismo de 1731 - 1742, obitos 1724 - 1742, de casamentos 1720 - 1742.

Recolhi nesses livros as seguintes notas:

1Domingos de Sá Pinto &(cc 1695) Maria Borges Lousada (moradores no Couto do Peso, em Peso da Régua)

1.1Manuel Borges Lousada &(17-09-1722) Luísa Pereira (moradores no lugar de Vila Franca)
1.1.1 Maria (bp 27-05-1731)
1.1.2 Francisco Xavier (bp 1-12-1733)
1.1.3 Ana Maria (bp 23-08-1737)
1.1.4 Margarida (bp 27-11-1739)

1.2Engrácia Borges Lousada &(01-01-1722) Caetano Guedes (moradores na vila do Peso em Peso da Régua)
1.2.1António José (bp 28-07-1739)

1.3José Borges Lousada &(3-06-1729) Maria da Silva


A ligação escapa-me por agora. Há documentação que poderá fazer luz sobre o hiato nos paroquais: Carta de Padrão, Tença e Hábito de Joaquim Borges Lousado de 28/02/1780 ou a Diligência de habilitação ao Santo Ofício de Manuel Borges Lousada datada de 1744. Documentos a que não tenho acesso por agora, por impossibilidade de me deslocar à Torre do Tombo.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#272336 | LQGuerra | 11 mar 2011 21:40 | Em resposta a: #272316

Caro João, desses Rodrigues de Sá Pinto não tenho nenhuma informação, ainda que tenha a certeza de ler por várias vezes esses apelidos mas nao tirei notas sobre eles. A minha informação sobre estas Sás Pintos advem precisamente da carta de brasão a que tive acesso. Nao conheço a naturalidade de Maria Borges Lousada mas procurarei em hora oportuna os registos das paróquias ocidentais de Peso da Régua: Loureiro, Godim, Fontelas, Moura Morta e Sedielos, em busca de mais luzes sobre estas pessoas. Se me cruzar com esta gente lho comunicarei.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#272353 | tmacedo | 12 mar 2011 09:09 | Em resposta a: #272334

Caro Luis Quina Guerra:

O seu Francisco Borges de Lousada é certamente o Francisco Xavier baptizado em 1.12.1733. O facto de estimar o seu nascimento em 1728 pela idade indicada no assento de óbito não é impedimento. As "idades" indicadas nos assentos de óbito são aproximadas e, por isso, não podem ser levadas à letra. Cinco anos pouco representam. E, tenho constatado que a maior parte das vezes são ditos nos assentos de óibito mais velhos do que realmente são.

Conhecia dos paroquiais esses Borges de Lousada do Peso da Régua. Por isso mesmo lhe coloquei a questão. Eles (esses Borges de Lousada) possuiam prazos da Comenda de Moura Morta no Peso da Régua. Os livros de tombo da citada comenda existentes no ADVR serão de grande ajuda. Existem vários livros de tombos e emprazamentos desde início do séc. XVII até ao início do século XIX. Poderão permitir-lhe reconstituir a sucessão nesses prazos ao longo do tempo. A mim opermitiram-me reconstituir toda uma linhagem de Godim, junto à Régua, durante todo o século XVII a té ao início de XVIII que de outra forma não faria por ausência dos paroquiais.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#272356 | abribas | 12 mar 2011 11:48 | Em resposta a: #272353

Caro António Taveira,

Por acaso reconhece uns Borges de Mesquita, de Fontelas, uma ISABEL BORGES DE MESQUITA que casa em Godim com Domingos Borges Pereira, de Sergude, Godim, e tem um filho Domingos Borges de Mesquita, n. c. 1710 em Godim, e um ANDRÉ BORGES DE MESQUITA que casa com Cecília Pereira, igualmente de Sergude, Gudim, e tem um filho Domingos Pereira Borges de Mesquita em Sergude, Godim?

Os netos destes dois Borges de Mesquita, Manuel Pereira Borges e Engrácia Maria Borges casam a 23.9.1771 em Godim, e têm um filho a 2.2.1776, Manuel Pereira Borges de Mesquita, que foi Sargento-Mor de Sergude, e Fidalgo da Cota d`Armas por Carta concedida em 1805.

Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#272374 | tmacedo | 12 mar 2011 19:18 | Em resposta a: #272356

Caro António Bessa Ribas:

Só tomei nota dos Teixeiras Pereiras da quinta do Lodeiro (no antigo couto de Ariz) da freguesia de S. José de Godim, freguesia onde ainda há duas pedras de armas com esses apelidos: nas quintas das Casas Novas e na dos Aciprestes. Da família da quinta do Lodeiro uma Cecília Pereira (de Figueiredo), nascida cerca de 1670, filha de António Alves e Isabel Martins casou com Lourenço Pereira (Teixeira), da quinta do Lodeiro, filho de Manuel Teixeira e de sua mulher Úrsula Pereira. Daquele Lourenço e Cecília foi filho o padre Faustino Pereira.

Os nomes que refere são-me familiares. Mas, não tirei notas das consultas que fiz para além das que precisava para o estudo da gente da quinta do Lodeiro. Certamente que, dado o número elevado de prazos da comenda de Moura Morta em Godim e Fontelas, teriam terras emprazadas pelos comendadores. Aconselho-o a consultar os tombos que estão no ADVR.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#274336 | LQGuerra | 11 abr 2011 02:29 | Em resposta a: #272356

Caro António, cruzei-me com Eusébio, filho de Diogo Borges de Mesquita e Sebastiana de Mansilha em paroquiais de Oliveira, Mesao Frio. A proximidade despertou-me a curiosidade:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMSF03-006-035&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMSF03-006-035/PRTC0808D_ADVRL-PMSF03-001-Lv035_M_00004.jpg#

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#274344 | abribas | 11 abr 2011 11:05 | Em resposta a: #274336

Caro Luís, obrigado pela dica que também me deixa curioso, pela proximidade. Vou dar uma olhada no livro.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#274380 | LQGuerra | 11 abr 2011 20:08 | Em resposta a: #274344

Caso se cruze com Borges Lousada agradecia que me desse conhecimento, estou num impasse, e com um livro da comenda de Moura Morta de umas 900 paginas nas mãos...
Cmpts
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#274393 | abribas | 11 abr 2011 22:45 | Em resposta a: #274380

Com certeza que sim.
Encontrei mais alguma coisa no Google books, sobre Borges de Mesquita e Pinto Rebelo, que coloquei no Tópico que abri em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=274391
Cmpts, António

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#274431 | abribas | 12 abr 2011 17:30 | Em resposta a: #274380

Caro Luís, se for a googlebooks encontra alguns livros com referencias a Borges Lousada. Pode ser que lhe seja útil.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#274459 | LQGuerra | 13 abr 2011 00:06 | Em resposta a: #274431

Caro António,
Infelizmente não há muitas obras publicadas que os incluam e as que há são genealogias de sec XV e XIV. Infelizmente, e dada a inexistencia de paroquiais em Moura Morta (facto que não entendo, ou se perderam ou fazia parte de outra paroquia antes de 1800 e tal), tenho esta tarefa muito dificultada. Pode ser que tenha sorte com os livros de Tombos da comenda. Para já ainda nada.
Cmpts
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Moura Morta - Peso da Régua

#302992 | NFA | 15 abr 2012 21:54 | Em resposta a: #272334

Caro confrade e parente Luís Guerra
Relativamente e por sucessão materna “Claudino Morais” de S. Faustino do Peso da Régua, sou detentor da dita Carta de armas de José Borges Lousado e Sá. Eu descendo da minha 4ª avó, Vitorina Amélia Borges Lousada, n. 2.10.1812 em S. Faustino no Peso da Régua, presumo que será irmã do seu avô Francisco José Borges Pereira Lousada (bp 21-11-1814 na Rua de Vila Franca em Peso da Régua),ambos filhos de José Joaquim Borges Lousada e Mariana Rita de Sá e Sousa(não encontrei o registo de casamento nas Mercês quando refere a data de 12.11.1806???).Neto paternos de Joaquim José Borges Lousada (nomes de baptismo trocado quando se refere ao meu 5º avô) e sua mulher, Maria Raimunda Inês de Castro.
Quando refere os pais: Francisco Borges Lousada e Ana Luísa, quais foram os assentos paroquiais dos descendentes que o leva a afirmar este registo?
Também pedia-lhe o favor de mencionar os indivíduos desta família que são Cavaleiros da O. Cristo e familiares do st. Ofício (com datas do alvará se possível)
Grato pela sua pronta resposta
João de Magalhães e Moraes de Abreu Coutinho
abreucoutinhoarrobasapo.pt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 07:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen