Joaquim Affonso Gonçalves, P.e, (1781-1841)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Joaquim Affonso Gonçalves, P.e, (1781-1841)

#271393 | Maricelper | 26 fev 2011 17:25

Será que alguém me pode indicar a ascendênia parental (pai e mãe) do padre Joaquim Affonso Gonçalves?

Nasceu a 23 de março de 1781 e faleceu a 3 de outubro de 1841. Foi presbítero da Congregação da Missão, ou de São Vicente de Paulo, homem de grande vulto da cultura portuguesa em Macau, pioneiro no verdadeiro entendimento luso-chinês.
Natural do Tojal (actualmente Tojais??), no antigo concelho de Cerva, formou-se no Seminário de Rilhafoles (Lisboa), ingressando nos Lazaristas. Tomou votos em 1801, destinando a sua vida à missionação, no extremo oriente. Parte de Lisboa para Macau em 1812, com o objetivo de instalar o Observatório Astronómico em Pequim. Consigo chegava a fama de ser um exímio astrónomo e matemático...
Fixa-se em Macau, no Colégio de São José, onde dedica toda a vida ao ensino (Inglês, matemática, astronomia, música e chinês) e à investigação sínica na qual se destaca como sinólogo com vasta obra publicada.
Foi membro da Real da Real Sociedade Asiática de Calcutá e da Academia Real das Ciências de Lisboa, para a qual foi eleito sócio correspondente.
Em 18 de novembro 1840, recebe o título de Cavaleiro da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Affonso Gonçalves, P.e, (1781-1841)

#271777 | PAIVAMANSO | 04 mar 2011 17:59 | Em resposta a: #271393

Caro/a Maricelper, é com surpresa que vejo esta sua mensagem na quarta página do Fórum, praticamente esquecida e por ninguém respondida, pois esta personalidade de que aqui nos fala, parece ter tido uma importância de grande relevo na sua época. Não respondi antes, porque achei que alguém muito mais conhecedor deste assunto deveria fazê-lo. Tal não se verificou e então aqui vai o muito pouco que consegui apurar. A Freguesia de Limões, Tem 1718 ha, 394 habitantes, dista da sede de concelho 22 km e é constituída pelas povoações de Azeveda, Cadaval, Limões, Maceira e Tojais. A freguesia de Limões fazia parte do antigo município de Cerva até que, em 31 de Dezembro de 1853, ao ser extinto aquele concelho e julgado, passou a fazer parte integrante do concelho de Ribeira de Pena. (in syte da Freguesia de Limões). Temos então que talvez sela possível encontrar o assento do batismo deste Padre Joaquim Afonso Gonçalves, que terá nascido no lugar de Tojais, da antiga Freguesia dos Limões do antigo Concelho de Cerva, em 23-03-1781. Actualmente tudo isto pertence ao Concelho de Ribeira de Pena, pelo que este assento de batismo deverá ser pedido ao Arquivo Distrital de Vila Real, cujo endereço de email é ; correio@advrl.org.pt Os dados que procura , (os nomes dos pais dele) são exactamente os que o Arquivo precisava de saber para fazer essa busca, MAS se a data de nascimento estiver certa, aparecerá um Joaquim e muito provavelmente será ele. Porquê ? Porque em 1718 o lugar de Tojais teria muito pouca gente e dificilmente nasceriam dois Joaquim no mesmo dia. Cuidado, não confie muito nas minhas deduções, não passo de um aprendiz bem intencionado. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Affonso Gonçalves, P.e, (1781-1841)

#271808 | Maricelper | 05 mar 2011 04:35 | Em resposta a: #271777

Caríssimo Jorge Santos,

Agradeço a amabilidade da sua resposta. Realmente este padre lazarista foi uma individualidade de grande relevo pela obra realizada no oriente.
Pelo que sei, Tojais, na época, teria quatro ou cinco vizinhos...

Quanto ao livro de batismo já nada sei. Nas breves pesquisas que fiz ao advrl (consulta WEB) pareceu-me de que só existem livros a partir de 1800. Assentos vinte anos depois, é muito tempo! Nessa data já o P.e Affonso Gonçalves estava em Lisboa.
Também sei, que existiram muitos percalços, com os livros do extinto concelho de Cerva, acidentes de percurso que truncaram para sempre esta preciosa documentação. Na ausência destas fontes documentais que alternativas terei de encontrar os "parentes" do P.e Joaquim, com os parcos dados recolhidos?
Da Casa de Rilhafoles não me pareceu, igualmente, existir muita coisa... Existe apenas um ou dois livros.
Se o ilustre amigo tiver alguma ideia. recebê-la-ei de braços abertos.

Um muito obrigado.

Maricelper

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Affonso Gonçalves, P.e, (1781-1841)

#272293 | PAIVAMANSO | 11 mar 2011 11:15 | Em resposta a: #271808

Caro Maricelper, neste seu caso especifico sugiro que peça ajuda a dois Confrades experientes; Relativamente aos assuntos a serem pesquisados no Arquivo Distrital de Vila Real, entre num tópico do nosso Confrade Mário Navarro e peça-lhe ajuda. Relativamente ao Arquivo da Universidade de Coimbra, pelo mesmo processo, peça ajuda ao nosso Confrade Pedro França. Posso estar errado, mas talvez esse Padre se tenha formado na Universidade de Coimbra. Envie a ambos, uma mensagem igual ou mais completa, á que abre este tópico …… e boa sorte. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Affonso Gonçalves, P.e, (1781-1841)

#272301 | Incognitus | 11 mar 2011 12:34 | Em resposta a: #271393

Caro Maricelper

Posso sugerir o contacto com a Congregação da Missão, ou Padres Vicentinos em Felgueiras.
Sei que há um Padre dessa casa, que já fez uma recolha de dados históricos sobre a Congregação e de alguns membros da mesma. Creio que continua o trabalho?!
O nome do Revº não sei, mas exponha o seu assunto e decerto que o encaminham.


Padres Vicentinos (Residência) - Felgueiras
Santa Quitéria, FELGUEIRAS
Telefone: 255922683


Com os melhores cumprimentos,
José Loureiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 08:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen