Tenho um avô vimaranense séc. XVI

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271406 | ruifaria3 | 26 fev 2011 21:01

Caros Confrades,

Inicio este tópico para quem queira dar a conhecer os seus avós vimaranenses nascidos durante o século XVI.

Os meus:

Afonso Anes (1548) e João Afonso seu filho (fal. 1578), lavradores, senhores do domínio útil do Casal do Rio, São Torcato.

Afonso Dias (1500), António Dias (1530) e Domingos Lopes (1561),lavradores, pai, filho e neto, senhores do domínio útil do Casal de Penoussos, Aldão (São Mamede), Guimarães.

Gonçalo Afonso (1510), lavrador, senhor do Prazo da Taipa de Baixo, Selho (São Lourenço), Guimarães.

Valentim Gonçalves, (1548) mercador e escudeiro fidalgo, senhor da Quinta da Granja, em Souto (São Salvador), que lhe fora dotada em casamento.

Francisco de Moure (1510), lavrador, senhor do Casal de Requeixo, Briteiros (São Salvador), Guimarães.

João Gonçalves (1520), lavrador, senhor do Prazo do Casal das Pereiras (Fermentões), Santa Eulália, Guimarães.

O Senhor Gaspar Mendes (1540), vigário de São Torcato, neto do cónego da Colegiada o Senhor Pedro Mendes o cego, Oliveira (Santa Maria), Guimarães.

Pedro Vaz Golias (1510) cavaleiro fidalgo, por sua filha Isabel de Faria, casada com Sebastião Afonso, rico mercador da praça vimaranense e senhor do casal do Cabo em Barrosas.

Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271420 | jaboo | 27 fev 2011 01:26 | Em resposta a: #271406

Caro Rui Faria,

A Isabel de Faria que refere será a mesma que essa: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1200710
Eu descendo dela mas ainda não tinha conhecimento do nome do marido. Sabe se o Sebastião afonso que refere era o pai da minha Briolanja de Faria?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271421 | ruifaria3 | 27 fev 2011 02:15 | Em resposta a: #271420

Caro João Braz
De facto trata-se do mesmo casal. Desde a nossa última troca de impressões encontrei mais dados sobre estes Farias, entre eles, o nome do marido de Isabel de Faria. Ao tempo desconhecia a ligação da minha ascendência a este casal, mas, entretanto, vim a descobrir que uma das minhas linhas toca numa das filhas de Manuel de Góis e Briolanja de Faria, a qual, curiosamente, não me transmitiu o apelido.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271431 | guerra1 | 27 fev 2011 10:34 | Em resposta a: #271421

Confrade Rui:tem mais elementos acerca do casal João Gonçalves e Margarida Gonçalves,Srs do Casal das Lanhas/Sta Maria de Airão?cumprimentos j g

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271436 | ruifaria3 | 27 fev 2011 12:36 | Em resposta a: #271431

Caro Guerra,
Até ao momento não avancei nos senhores de Lanhas além da informação que lhe disponibilizei. Continuarei atento e, caso haja novidades, comunico-lhe.

Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271489 | jaboo | 28 fev 2011 01:41 | Em resposta a: #271421

Caro Rui,

Fico contente por descobrir mais um parente :)
Do casal Manuel de Goes e Briolanja de Faria (moradores no casal da Sylva da fregª de Stª Ovaya de Barrosas), pouco ou nada sei e apenas lhes conhecia um filho, o meu antepassado Gonçalo Ribeiro de Faria. Mas a sua mensagem deixa a entender que eles tiveram várias filhas (uma das quais a sua antepassada)? Estou pois curioso e gostava de saber onde o Rui encontrou novos dados.

Também em tempo tinha trocado impressões com o Carlos Lapa acerca desses Goes mas nunca chegamos a entroncar esse Manuel de Goes (que o Alão refere como homem nobre do Algarve) com os Goes do Carlos.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271496 | ruifaria3 | 28 fev 2011 11:01 | Em resposta a: #271489

Caro João
Encontrei a escritura de dote da minha antepassada Margarida de Faria, data de 1567, onde se refere mais uma irmã além dos dois irmãos já conhecidos. Caso pretenda poderei partilhá-la consigo via e-mail.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271514 | jaboo | 28 fev 2011 16:08 | Em resposta a: #271496

Caro Rui,

Penso que já tinha o meu email mas aqui fica outra vez (joaobraz_2000@yahoo.com).

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271528 | OAOJ | 28 fev 2011 19:27 | Em resposta a: #271406

Caro Rui Faria
Venho responder ao seu desafio de dar a conhecer os meus avós vimaranenses, nascidos no séc. XVI. Listarei aqueles de quem não conheço a ascendência. Quem sabe se as suas pesquisas "profundas" mais recentes, não lhes darão resposta?
São tantos que a informação vai seguir em mais do que uma mensagem:
Nota: entre parenteses, as datas aproximadas de nascimento.
1) Diogo Afonso Caneiros(c.1530) falecido ca Casa de Caneiros, em Fermentões a 28.11.1616, casado com Luísa Fernandes
2)Francisco Alvares e Filipa Gonçalves(c.1510), da casa da Covilhã, pais de Luísa Fernandes de 1)
3) Inácio da Costa, o Peruleio(c.1580), senhor da Quinta de Louredo, em S. Lourenço de Selho, casado com Maria Cardoso(cuja ascendência é conhecida), antepassados dos Conde de Margaride.
4) Domingos Pires de Castro(c.1550), do Casal de Castro, Serzedelo, casado com Maria Gonçalves, natural do Casal de Lamas, em Vermil.
5) Frutuoso João(c.1570), senhor do Casal do Souto, em S. Cristovão de Selho, casado a 14.5.1600, com Margarida Fernandes, do Casal de Agrelos, em S. Miguel do Paraíso.
6) Pedro Lopes(c.1580), da Quinta do Cardido, em S. Cristovão de Selho, casado em 1612 com Isabel Gonçalves.
7) Domingos Vaz(c.1560) casado com Catarina Alvares, que ficou conhecida pela "viúva da Batoca", de S. Martinho de Candoso
8) António Pires(c.1540), casado com Ana Dias, do Casal do Reboto, em S. Martinho de Candoso
9) Francisco Fontes(c.1550), casado com Violante de Abreu, co Casal do Outeiro, em S. Martinho de Candoso( de Violante conhece-se a ascendência), mas não do marido. Sempre ficou cativo em Alcácer-Quibir?
10) Lourenço Gonçalves e Maria Lourença(c.1550), do Casal da Lage, em Rendufe, com 2 filhos que casaram com 2 irmãs a 7.2.1600.
11) Lourenço Anes e Isabel Anes(c.1500), do Casal do Paço, em Rendufe, pais de Cosme Lourenço, que faleceu a 10.12.1633, com 117 anos, como consta no registo de óbito.
12) Pedro Afonso e Isabel Pires(c.1540), do Casal da Fonte, freguesia de Lobeira, pais de Cosme Pires, que casou a 18.7.1593 em S. Torcato, com Maria Martins.
13) Frutuoso Martins e Maria Anes(c.1540), pais de Maria Martins de 12), que casaram, em S. Torcato a 20.5.1565.
14) João Vaz(c.1570) casado com N., do Casal de Courelas, em S. João da Ponte, pais de Maria Vaz, que casou a 29.10.1624, com Geraldo Ribeiro, de quem descende a família Mendes Ribeiro, de Guimarães.
15) Sebastião Pires e Isabel Gomes(c.1530), senhores da Casa da Freiria, em S. João da Ponte. Sebastião aí faleceu a 20.4.1573.
16) Belchior Dias(c.1520), casado com N., senhores da Casa de S. Gemil, em S. João da Ponte, pais de Maria Dias, que casou a 5.7.1579 com o senhor da Casa da Freiria, Salvador Pires, filho do casal 15).
17) Salvador Dias, Isabel Fernandes(c.1570), do Casal do Poço de Baixo, em S. João da Ponte
18) Simão Francisco, Esperança Machado de Miranda(c.1590), senhores do Casal do Outeiro de Bacorim(?), em S. João da Ponte
19) Mateus Gonçalves, Leonor Martins(c.1590), do casal do Souto, em S. Eulália de Penteeiros
Abraço
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271537 | ruifaria3 | 28 fev 2011 21:17 | Em resposta a: #271528

Caro João Afonso,
Agradeço-lhe por ter abraçado este meu repto
Seguem dados que lhe serão úteis

Ano de 1563 a 10 de Outubro

Contrato de dote e casamento
Na Rua das Mostardeiras nas casas de Joana Gomes dona viúva em presença de mim t.am apareceu Afonso Pires e sua mulher Isabel Álvares lavradores e moradores no casal da Fonte da freguesia de São Cosme de Lobeira e assim João Afonso e sua mulher Cecília Gonçalves lavradores e moradores no casal da Rua Fanqua da freguesia do Mosteiro de São Torcato e logo por eles foi dito que eles estavam contratados de casarem ele Afonso Pires e sua mulher suas filhas duas convém a saber Isabel Pires e Branca Pires # com a Branca Pires Jorge Anes e com Isabel Pires Pedro Afonso filhos dos ditos João Afonso e Cecília Gonçalves sua mulher e casando eles lhes prometia em dote e casamento ele Afonso Pires […]


Ano de 1564 a 13 de Abril
Instrumento de Outorga
Nas casas de morada do tabelião apareceu Cecília Álvares mulher de Lourenço Gonçalves moradora no casal do Souto da freguesia de Santa Eulália de Pentieiros e disse que ela outorgava a escritura de concerto e contrato que o dito seu marido Lourenço Gonçalves tinha feito com Sebastião Gonçalves seu sogro e pai do dito seu marido sobre o dito casal do Souto […] Test.: Adriano Mendes cavaleiro fidalgo e Jorge Gonçalves lavrador e morador no casal de Linhares do concelho de São João de Rei

Ano de 1580 a 24 de Abril
Contrato de dote e casamento
Nas pousadas do tabelião apareceram Lourenço Gonçalves e seu irmão Francisco Gonçalves morador nesta vila e o dito Lourenço Gonçalves morador no casal do Souto da freguesia de Santa Eulália de Pentieiros e eles tinham contratado de casar sua irmã Helena Gonçalves filha que foi de Sebastião Gonçalves e de sua mulher Brisida Álvares moradores no dito casal com João Gonçalves alfaiate morador nesta vila filha de João Anes defunto do Casal de São Mamede da freguesia do Mosteiro da Costa […] lhe davam e dotavam quinze mil reis em dinheiro de contado os quais se obrigavam a dar dez mil reis o dito Lourenço Gonçalves da feitura desta escritura a dois anos e que seu filho Simão ou qualquer que ele primeiro casar que tanto que casar lhe dará os ditos dez mil reis e os cinco mil reis que restam disse ele Francisco Gonçalves se obrigava a os dar a ele João Gonçalves até dia de São Miguel do e lhe dando Lourenço Gonçalves os dez mil reis até o São Miguel que vem esperará os ditos cinco mil reis até um ano e assim lhe dão e dotam a parte que cabe a ela Helena Gonçalves na herdade e proprieade que está ao pé da serra de Santa Catarina […] Teste.: Amador Rodrigues e Baltazar Luís alfaiates moradores nesta vila.
É bastante provável que Mateus Gonçalves seja filho deste Lourenço Gonçalves.

Ano de 1568 aos 27 de Janeiro

Apareceram Catarina Pires viúva mulher que fora de João Gonçalves das Lajes moradora no dito casal da Lajes da freguesia de São Romão de Rendufe. E por ela foi dito que ela queria casar sua sobrinha Maria Lourenço filha de Senhorinha Pires sua irmã que presente estava com Lourenço Gonçalves filho de Filipa Gonçalves da Torre freguesia sobredita lhe dotava o dito seu casal da Lagea em que ela mora que ela possui por título de prazo da mão do comendador do Mosteiro de Souto cuja propriedade ho dito casal he no call título ela Catarina Pires he a segunda vida e tem poder de nomear a terceira e isto da maneira seguinte:

Ano de 1585 a 20 de Junho
Dote que deu António Pires António Pires
Nas pousadas do tabelião apareceram António Pires lavrador e morador no casal do Outeiro da freguesia de São João de Ponte e estando aí João o Novo, mancebo solteiro filho de Gonçalo Pires e sua mulher Catarina Dias lavradores e moradores no casal de Courelas da dita freguesia […] e ele António Pires estava contratado e concertado de casar sua filha Isabel Gonçalves não presente com o dito João o Novo […]e ele João o Novo aceitava este dote e se obrigava a receber com ela Isabel Gonçalves porquanto ele já houvera a dita Isabel Gonçalves de sua honra e virgindade e lhe estava na dita obrigação e dele andava prenhe e caso não possa casar com ela por algum impedimento se obrigava de lhe dar e pagar a sua honra e virgindade como da injúria (…)




Ano de 1588 a 16 de Julho

Quitação que dá Domingos Pires solteiro de Castro a seu irmão Pedro Pires
Nas pousadas do tabelião apareceu Domingos Pires solteiro, morador que foi em Crasto freguesia de Serzedelo do termo da vila de Barcelos filho que ficou de Pedro Pires e de sua mulher Maria Anes já defuntos e logo por ele foi dito que ele era herdeiro dos bens que ficaram por falecimento do dito seu pai e mãe principalmente no dito casal de Crasto e que ele por muito boas obras e amizades que tinha recebido de seu irmão Pedro Pires que tem o dito Casal de Crasto era contente como logo defeito foi de lhe dar quitação deste dia para todo o sempre a ele e a seus herdeiros de toda a parte e quinhão que lhe podia caber do dito casal de Castro e que dele seu irmão não queria em as ditas colações do dito casal e mais nada lhe obrigou por sua pessoa […] e que ele seu irmão lhe havia de dar dois mil reis em dinheiro de contado os quais ele Pedro Pires logo deu a ele seu irmão […]


Relativamente à rica casa de Agra, no início de quinhentos estava na mão de Maria Afonso, viúva de Agra que a nomeou em seu filho Jorge Martins casado com Isabel Anes, pais de Frutuoso Martins

Um abraço
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271541 | ruifaria3 | 28 fev 2011 22:43 | Em resposta a: #271528

Caro João Afonso,

Sobre a fazenda de São Gemil, sabemos que Belchior Dias era casado com Camília Gonçalves, natural do Casal da Fonte, Corvite (Santa Maria), filha de Afonso Pires e de sua mulher Maria Gonçalves, como se vê pela doação que faz, Maria Gonçalves mulher de Baltazar Martins já defunto a 24-Set-1591 a seu sobrinho Gaspar Dias filho de Belchior Dias e de Camília Gonçalves.

Relativamente ao Quinta do Cardido a situação é um pouco complicada, era propriedade do senhor Álvaro de Freitas cavaleiro fidalgo e de sua mulher a senhora Isabel Peixota tendo pelos anos de 1570 os seguintes caseiros:

a) Gonçalo Anes, lavrador casado com Helena Dias, filha de João Dias
b) João Fernandes lavrador casado com Maria Gonçalves primeira mulher de Manuel Pires filho dos baixo citados Pedro Anes e Margarida Gonçalves
c) Pedro Anes lavrador casado com Margarida Gonçalves
Pais de
1) Manuel Pires defunto casado que foi com Maria Gonçalves supra.
2) Sebastião Pires casado com Maria Gonçalves, filha de Gonçalo Pires, senhor do domínio útil do casal do Carvalho, freguesia de Gandarela, dotada pelo seu irmão o padre José Pires
Os Lopes do Cardido parecem por esta linhagem. Pedro Anes casado com Margarida Gonçalves tinham um sobrinho de nome André Lopes (nome recorrente na geração do Cardido) casado no Soutinho de São Miguel do Paraíso (ca. 1580) com Bárbara Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves e Margarida Dias



É provável que o futuro nos traga mais novidades...
Abraço,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271543 | miguelmonteiro | 28 fev 2011 23:28 | Em resposta a: #271537

Caro Rui:

Qererá ter a amabilidade de me explicar qual o significado, na prática, de dona viúva?
"Na Rua das Mostardeiras nas casas de Joana Gomes dona viúva"
Será que a senhora era Dona?
Se for este o caso, não sei interpretar muito bem essa redacção! Não teria sido mais lógico que o Dona antecedesse o nome: Nas casas de D. Joana Gomes, viúva...

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271544 | Mavasc | 28 fev 2011 23:31 | Em resposta a: #271543

Caro confrade Miguel

No caso, "dona viúva" significa senhora viúva, nada tem a ver com o Dona a anteceder o nome de uma senhora

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271545 | miguelmonteiro | 28 fev 2011 23:37 | Em resposta a: #271544

Cara Maria Benedita:

Agradeço o esclarecimento.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271546 | carloslapa | 01 mar 2011 00:16 | Em resposta a: #271421

Caros confrades,

Excelente ideia a de um tópico sobre um avô vimaranense do séc. XVI! E o Rui lá vai descobrindo novas linhas, alargando a base parental, tanto nossa como dele. Por ex.º, o João Braz, tocou a campainha, e logo o Rui abriu a porta... Quem me dera saber fazer tanto e tão bem como faz o Rui! Também queria entrar e, para isso, enumero alguns avós vimaranenses:

1. Bartolomeu Gomes de Afonseca, vereador, juiz ordinário do pelouro da vila (1531), almoxarife da Infanta D. Isabel de Bragança, c.c. I Isabel de Goes ~1515. Filhos: Manuel, matric.º em Braga em 1524; Ana de Goes, fal. 1597 em Serzedo - Guimarães, c.c. Aleixo Frausto Ramires, esc.º e depois caval.º fid.º. BG de Af.ª era casado com Isabel de Goes quando emprazaram a q.ª do Celeiro em 1516, em S. Bartolomeu de S. Gens - Montelongo. (De mais um ou 2 casamentos, teve mais oito filhos.) Filha de Ana/Aleixo:

2. Catarina Frausta de Goes, senhora do prazo da q.ª de Arcozelo, em Serzedo c.c. Diogo Vaz Carneiro, fal. 1621 em Serzedo, tabelião do couto de Pombeiro, f.º de Francisco Vaz Ribeiro e de Joana Roiz Carneiro, esta nat. de Vila Real. Tiveram os filhos seguintes, três deles avós de outros tantos confrades do Forum: António de Afonseca (de Goes) (1572 - 1631); Diogo Borges de Afonseca de Goes (1610); Padre Roque da Fonseca (1575 - 1665); Maria, b. 1578; Aleixo, b. 1580; Filipa, gémea da anterior; Andreza de Afonseca de Goes (1588 - 1674).

3. Sebastião da Fonseca, c.c. Maria de Araújo, f.ª de Alexandre de Araújo, com bens na freg.ª de Mesão Frio e moradores na R. Nova do Muro, em Guimarães, onde também morou BG de Af.ª em 2. acima. Tiveram o filho Eugénio de Afonseca, que baptizou o filho Gaspar em Serzedo.

Creio que o Rui deve conhecer algumas destas personagens. Sempre ao dispor,
CL

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271547 | ruifaria3 | 01 mar 2011 00:29 | Em resposta a: #271545

Caro Miguel Monteiro

Partilho da opinião de Maria Benedita, efectivamente dona viúva não tem o mesmo significado que o Dona anteceder o nome; contudo, denota claramente um estatuto social elevado, traduzido sobretudo pela capacidade financeira que, na maioria dos casos, ladrilha os degraus que precedem o acesso à média nobreza. No caso de Joana Gomes, dona viúva, tem descendência casada com os nobres da vila, seu filho foi um dos principais financeiros da praça vimaranense.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271548 | miguelmonteiro | 01 mar 2011 00:37 | Em resposta a: #271547

Caro Rui Faria:

Agradeço a resposta.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271551 | ruifaria3 | 01 mar 2011 00:57 | Em resposta a: #271546

Caro Carlos Lapa,
Agradeço a sua participação e pode ter a certeza que faz tão bem quanto eu faço. Exemplo acabado é o seu trabalho “Nobres e Pobres”.
Como já experienciamos é na partilha que se encontra a riqueza da genealogia, daí ter decidido abrir este tópico. Desejo sempre conhecer vimaranenses cujas fontes locais teimam destinar à obscuridade.
Um abraço,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271569 | OAOJ | 01 mar 2011 14:10 | Em resposta a: #271541

Caro Rui Faria
Consigo a pesquisar, fica garantido que o futuro trará sempre novidades.
Agradeço a sua resposta, com preciosas informações.
Como prometido, deixo segunda lista de avós vimaranenses nascidos no séc. XVI:
1)Sebastião Gonçalves, Inês Vaz(c.1500), do Casal da Honra, em Creixomil.
2) Gaspar Vaz(c.1560), neto de 1), casado com Catarina Fernandes de Almeida, talvez irmã do Abade de Guardizela e Comendador de Roriz, Adriano Fernandes de Almeida
3) Pedro Afonso, Branca Afonso(c.1520), do Casal do Ribeiro, S. Miguel do Paraíso
4) Baltazar Gonçalves, Catarina Fernandes(c.1580), do Casal do Outeiro, em S. Miguel do Paraíso
5) Lourenço de Freitas(c.1560) da Quinta do Fojo, em Longos, casado com Paula de Araújo, ela filha do Dr. Manuel de Araújo e Maria de Azevedo, de Guimarães.
6) Mateus Gonçalves, Maria Alvares(c.1590), do Casal de Vergadela, em Longos
7) Domingos Rodrigues, Jerónima Jorge(c.1590), do Casal da Murteira, Longos
8) Lourenço Gonçalves, Cecília Fernandes(c.1520), do Casal das Pedras, Longos
9) Pedro Rodrigues, Catarina Gonçalves, do Casal de Real, Longos
10) João Afonso, Margarida Afonso(c.1520), do Casal da Portela, S. Leocádia de Briteiros(SLB).
11) António Alvares, Margarida Francisca(c.1520), do Casal de Passos, SLB
12) Francisco Fernandes, Maria Gonçalves(c.1580), do Assento da Igreja, em SLB
13) Lourenço Antunes, Catarina Lopes(c.1590), do Casal do Ouvinho de Baixo, SLB
14) Sebastião Pires, Vedra Dias(c.1500), do Casal do Sirgal, SLB
15) Marcos Alvares, Marta Alvares(c.1560), Casal do Outeiro(??), SLB, cujos filhos tiveram o apelido Marques, e o espalharam pela região
16) Diogo Fernandes, Apolónia Manuel(c.1530), do Casal da Rola, SLB
17) António Gonçalves, Catarina Gonçalves(c.1530), do Casal da Rua, SLB
18) Afonso Anes, Isabel Martins(c.1530), do Casal do Paraíso, SLB
19) Pedro Fernandes, Isabel Fernandes(c.1540), do Casal do Ouvinho de Cima, SLB
20) André Gonçalves, Maria Domingues(c.1550), do Casal da Mata do Milho, SLB
21) Francisco Gonçalves, Isabel Alvares(c.1520), do Casal da Telhada, SLB(S. Leocádia de Briteiros).
De cada um destes Casais, indico os proprietários(ou moradores) mais antigos que identifiquei, e de quem desconheço a ascendência.
Abraço
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271606 | ruifaria3 | 01 mar 2011 22:08 | Em resposta a: #271569

Caro João Afonso,
Desta leva, são poucos os dados que posso acrescentar.

Estou a seguir pistas seguras relativamente à ascendência de Lourenço de Freitas e Castro, escudeiro fidalgo (1557) senhor da Quinta de Castro em São Clemente de Silvares, Fafe, herdada de seu pai e dos casais de Novais e Escudeiros na freguesia de Santa Maria de Galegos, termo da vila do Prado herdados de sua mãe. Tinha um irmão que foi um rico mercador da praça, Manuel Álvares de Freitas e uma irmã de nome Maria Gonçalves de Freitas casada com o senhor Lançarote de Azevedo, escudeiro fidalgo. Infelizmente, os documentos teimam ocultar o nome de seus pais.
Ao que tudo indica, a mãe de Paula de Araújo, a senhora Maria de Azeredo, casada com o Dr. Manuel de Araújo, seria tia (?) ou irmã (?) do senhor Lançarote de Azeredo, filho de João Álvares de Azevedo e de sua mulher Isabel Luís, gente nobre da principal da vila de Guimarães. Apesar de não termos qualquer documento que o declare, cremos também que o Dr. Manuel de Araújo era filho do senhor Diogo de Araújo, residente ca. 1480, na Rua da Sapateira, no Gaio § 17, N.º 22 .
Abraço,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271662 | OAOJ | 02 mar 2011 19:00 | Em resposta a: #271606

Caro Rui Faria
Muito obrigado pelas informações
Abraço
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271775 | OAOJ | 04 mar 2011 17:36 | Em resposta a: #271537

Caro Rui Faria
Estive a estudar detalhadamente as informações que deixou sobre os meus avòs vimaranenses quinhentistas. Venho mais uma vez agradecer-lhe a possibilidade de encontrar, em diversos casos, mais uma geração, nesse período de tão difícil pesquisa. No caso da "rica Casa de Agra", suponho que da freguesia de S. Torcato, informa-me de 2 gerações, uma das quais já entra no séc. XV, pais e avó de Frutuoso Martins. Eu já tinha ficado encantado quando, anos atrás, encontrei o casamento de Frutuoso Martins a 20.5.1565, um dos documentos paroquiais mais antigos, de que tenho cópia. Mas recordo que nesse registo não constavam os pais. Conhece outro documento que identifique os pais de Frutuoso?
Abraço
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#271782 | ruifaria3 | 04 mar 2011 20:31 | Em resposta a: #271775

Caro João Afonso

Maria Afonso foi a última vida no velho prazo de Candaide, topónimo medieval com que corria este casal de Agra pertencente à família. Sucedeu-lhe seu filho João Martins. Esta informação foi retirada num dos livros da fazenda do Cabido da Colegiada, tentarei verificar a cota.

17 de Janeiro de 1569 - Contrato de dote e casamento que fazem João Martins (falecido a 01-Nov-1581) e sua mulher Isabel Anes (falecida a 03-Fev-1588) moradores no casal d’Agra da freguesia de Sam Trocade a sua filha Isabel Martins para casar com João Álvares […] davam por seu fiador a Frutuoso Martins seu filho que com eles vive no dito casal de Agra.

Outubro de 1588 - Testamento que fez Frutuoso Martins de Agra, São Torcato (documento extenso que não transcrevi).

Um abraço,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#352899 | Truta59 | 13 dez 2014 13:53 | Em resposta a: #271406

Caro Sr. Rui Faria

Sou descendente de Manuel Sousa Pereira c.c. Marta da Silva Salgado, ocorrido na Freguesia de S. Paio, Guimarães, no dia 16/7/1673.
Ele senhor da quinta de Trasborba, em Borba de Godim e filho de João Alvares Varejão e de Paula de Sousa.
Ela à data do casamento era moradora na Rua de S. Domingos da freguesia de S. Paio, Guimarães e filha de João da Silva (tosador) e de Maria Salgado, moradores na Rua da Tulha da freguesia de Oliveira do Castelo, Guimarães.
A ascendência do Manuel de Sousa Pereira, já está devidamente estudada, Sousas Rebelos de Amarante.
Quanto à ascendência da Marta da Silva Salgado estou num impasse, pelo que peço a sua ajuda.

Cumprimentos.

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#352904 | MMSA | 13 dez 2014 17:22 | Em resposta a: #271406

Já consultou a s bases de dados do CITCEM-GHP-? O pai de Marta da Silva Salgado faleceu em 2 de Outubro de 1658 em Oliveira (http://goo.gl/WN49Qt) Nesta ligação consta a lista dos filhos do casal, nascidos entre 1631 e 1644
Cumprimentos
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#352907 | Truta59 | 13 dez 2014 19:13 | Em resposta a: #271406

Senhora Manuela Alves

No CITCEM não consta os ascendentes de João da Silva e de Maria Salgado. De qualquer forma, muito agradeço a sua resposta.
Como sempre rápida, disponível e pertinente.

Muito obrigada.

Respeitosas saudações

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#352918 | lacardoso | 14 dez 2014 15:40 | Em resposta a: #271406

Caro confrade Rui Faria e restantes confrades.

Só agora reparei neste tópico pelo que só agora respondo.

Os meus filhos têm “um” avô vimaranense séc. XVI ... (eu certamente também mas para já ainda não cheguei ao séc XVI…)

António Fernandes e Maria Gonçalves, 2ª mulher, casados antes de 1567 e moradores em Penido, São Salvador do Souto

Domingos Fernandes e Maria Gonçalves, casados antes de 1566, moradores no Bairro, São Salvador do Souto

Lourenço Fernandes, nascido em São Salvador do Souto em 1569 (filho do 1º casal), casado em 1597 (3º e 4º graus de consanguinidade) com Inês Fernandes, nascida em São Salvador do Souto em 1566 (filha do 2º casal), moradores no Bairro, São Salvador do Souto

Gonçalo Pires e Isabel Pires, casam antes de 1566 e ele casa 2ª vez em São Salvador do Souto em 1573 com Filipa Álvares. Morador no Reguengo, São Salvador do Souto
Bento Gonçalves, nascido em São Salvador do Souto em 1568 (filho dos anteriores), casa em 1596 com Maria Francisca, do Ribeiro, São Lourenço no mesmo dia que a irmã dele Isabel Gonçalves casa com um irmão dela, Domingos Gonçalves. Moradores no Reguengo, São Salvador do Souto

Adrião Gonçalves e Helena Gonçalves, casam antes de 1595. Moradores na Barela (?), Infias

Gonçalo Afonso (falecido em Creixomil em 1575) cc Catarina Fernandes

Afonso Álvares (filho dos anteriores) e Ana Peleja Salgado (será irmã de Fernão Pelejo e Francisco Salgado), casam antes de 1582. Moradores no Miradouro, Creixomil

Bartolomeu Vaz, de São Miguel das Caldas, nasceu c1590, casado em 1617 com e Grácia Álvares, nascida em Creixomil em 1591 (filha dos anteriores). Moradores no Casal da Barrosa, São Miguel das Caldas

Gonçalo Francisco, nasce cerca de 1580 (filho do casal Francisco Afonso e Catarina Gonçalves, abaixo), casa em Creixomil em 1605 com Margarida Álvares (irmã de Grácia Álvares, acima e filha de Afonso Álvares e Ana Peleja Salgado, acima)

Francisco Afonso e Catarina Gonçalves, moradores no Casal da Lage, São Miguel das Caldas de Vizela (c1550)

João Rodrigues e Inês Rodrigues, falecida em São João de Ponte, Guimarães em 1613

Gonçalo Rodrigues (filho dos anteriores), falecido em São João de Ponte em 1612, casado com Maria Dias, falecida em São João de Ponte em 1655. Moradores em São João de Ponte

Francisco Frutuoso e Maria Pires, moradores em São Miguel das Caldas de Vizela. C1580

João de Castro, o Ligeiro, de Santo Adrião de Vizela cerca de 1580, casa em Creixomil em 1605 com Maria Mendes, dos Carvalhos, São Pedro de Polvoreira. Moradores na Cruz de Pedra, Creixomil. Ele falecido em 1622

Domingos Gonçalves e Isabel Fernandes, cerca de 1580, ela falecida em Fermentões em 1654, moradores no Casal da Bacoreira, Fermentões

António de Freitas (irmão da próxima Isabel de Freitas Mendes) tem com Beatriz da Fonseca, solteira a Maria de Freitas

Cosme de Alvarenga , falecido em Serzedelo em 1605, casa antes de 1567 com Isabel de Freitas Mendes , falecida em Serzedelo em 1606

António Nogueira e Jerónima de Freitas (filha do casal anterior) casam em Serzedelo em 1601. Moradores na Vila de Guimarães

João Gonçalves, casado em Creixomil em 1585 com Francisca Pires filha de Bartolomeu Pires, morador nos Pombais

Sebastião Vaz, falecido em Azurém em 1598, cc Isabel Francisca, falecida em Azurém em 1625, viúva, da Veiga de Baixo

Frutuoso Álvares (N. c1580 – F. Azurém 1645) cc Maria de Freitas (filha do casal anterior, falecida em Azurém em 1645)

Paulo Gonçalves, casado com Cecília Gonçalves (c1580), moradores em Creixomil, pais de pelo menos Simão Gonçalves casado com Joana Pereira filha de Belchior Pereira e Joana Soares

Aleixo Gonçalves, do Casal da Estrada (?), Daira (?) tem com Filipa de Araújo, solteira, moradora no Casal das Lamas, de São João de Gondar:

Manuel de Araújo , casado em Polvoreira em 1614 com Maria Dias (filha do próximo casal), moradores no Castelo, Polvoreira

Gaspar Gonçalves (filho de João Gonçalves e Ana Gonçalves, moradores em São Cipriano de Tabuadelo) casado em Polvoreira em 1577 com Brízida Dias (filha de Bastião Dias e Isabel Gonçalves, moradores no Paço, Polvoreira). Moradores no Casal do Paço, Polvoreira

Domingos Pires de Castro (c.1550), do Casal de Castro, Serzedelo, casado com Maria Gonçalves, natural do Casal de Lamas, em Vermil. [em mensagem anterior do confrade João Afonso]

Frutuoso João (c.1570), senhor do Casal do Souto, em S. Cristovão de Selho, casado a 14.5.1600, com Margarida Fernandes, do Casal de Agrelos, em S. Miguel do Paraíso. [em mensagem anterior do confrade João Afonso]

Sebastião Gonçalves e Inês Vaz (c.1500), do Casal da Honra, em Creixomil

Gaspar Vaz (c.1560), filho de Manuel Vaz (este filho dos anteriores), casado com Catarina Fernandes de Almeida, do Casal da Honra, em Creixomil [em mensagem anterior do confrade João Afonso]

Jorge Fernandes (filho de Domingos Fernandes e Maria Gonçalves, moradores no Bairro, Souto), casado em São Salvador do Souto em 1579 com Isabel Francisca (filha de Baltazar Afonso e Catarina Gonçalves). Moradores no Bairro, São Salvador do Souto

João Ramiles, de Guimarães, vº de Ana Fernandes com quem havia casado em 1609, casa em São Salvador do Souto em 1618 com Catarina Jorge (filho do casal anterior). Moradores no Bairro, Souto

João Pires (filho de Pedro Jorge e Isabel Pires, moradores em São Salvador do Souto), casa em São Salvador do Souto em 1605 com Maria Gonçalves (filha de Sebastião (?) Lopes e Isabel Gonçalves, moradores em São Salvador do Souto), moradores no Noval, Souto

Pedro Gonçalves e Helena Lourenço Fernandes (falecida em 1644) pais de Maria Pires Gonçalves, nascida em São Torcato em 1599 e falecida em 1642, casada com José Martins

Francisco Gonçalves (filho de Pedro Gonçalves, casado antes de 1558 com Senhorinha Gonçalves, moradores em Atães), nasceu em Atães em 1558, casa em 1590 com Antónia Gonçalves (filha de Gonçalo Anes, casado antes de 1554 com Inês Pires, moradores em Atães). Moradores nos Chãos, Santa Maria de Atães

Diogo Francisco casado com Catarina Afonso, moradores em Santa Ovaia (?) pais de Jerónimo Francisco que casa em São Lourenço de Sande em 1602 com Madalena Gonçalves (filha de Diogo Pires e Catarina Gonçalves, moradores na Cancela, São Lourenço de Sande)

Sebastião Rodrigues, casa em São Lourenço de Sande em 1597 com Isabel Marques

Francisco de Macedo, nascido em São Salvador do Souto em 1570 (filho de Salvador Francisco de Abreu e Isabel de Macedo, casados antes de 1568) e casado em São Salvador do Souto em 1590 com Catarina Fernandes, falecida em 1618. Moradores na Quinta da Granja, São Salvador do Souto, ele faleceu em Santa Maria do Souto em 1620

Julião Mendes (falecido em Santa Maria do Souto em 1633, filho de Paulo Mendes, padre de São Salvador do Souto), casa em São Salvador do Souto em 1620 com Maria de Macedo, nascida em São Salvador do Souto em1601 (filha do casal anterior) a qual casa 2ª vez em 1624 com Manuel Martins do Vale

Salvador Pires, nascido em São Torcato em 1578 e falecido em 1657 (filho de João Anes, falecido em São Torcato em 1606 e de Maria Pires, falecida em São Torcato em 1608), casou em 1609 com Isabel Pires, nascida em São Torcato em 1583 e falecida em 1656 (filha de Frutuoso Pires e de Senhorinha Jorge, moradores em São Torcato)

Gonçalo Pires (filho de Álvaro Pires, falecido em São Torcato em 1609 e de Catarina Domingues, falecida em São Torcato em 1602), casa em são Torcato em 1582 com Isabel Gonçalves (filha de Gonçalo Anes, falecido em São Torcato em 1601 e de Catarina Gonçalves, falecida em São Torcato em 1605), pais de pelo menos Domingos Gonçalves, nasceu em São Torcato em 1582, crismado em 1605 e falecido em 1662.

Bento João, nascido em São Torcato em 1578 (filho de Pedro Anes e de Lucrécia Martins), casado em 1602 com Maria Francisca Lourenço (filha de António Francisco, falecido em 1595 e de Cecília Lourenço, falecida em 1602)

Salvador Gonçalves (filho de Domingos Gonçalves e de Filipa Gonçalves Pires), casado em São Torcato em1600 com Perpetua Gonçalves Pires (filha de João Pires e de Catarina Pires, falecida em 1609)

Domingos Gonçalves (c1580), casa em São Sebastião em 1604 com Joana Ribeiro, moradores em São Sebastião

Antão Francisco casado com Maria Lopes, moradores na Oliveira, pais de pelo menos Isabel Lopes nascida em 1594

Bartolomeu Fernandes (c1580), casa antes de 1602 com Maria Pinheiro, moradores na Oliveira



Até à data, descobri que, eu, tenho apenas 1 par de avós vimaranenses mas finais do século XVII, se alguém poder ajudar ...
Domingos da Silva e Maria Fernandes, de Aldão pais de pelo menos:
Isabel da Silva casada em São Torcato em 1718 com Silvestre de Freitas (de Freitas Fafe, fº de António Martins Ribeiro, o ribeiro, casado em Freitas em 1685 com Isabel de Freitas, mas sem nome dos pais dos conjugues), pais de pelo menos:
Francisco Ribeiro Neves nascido em Aldão em 1719 e falecido em Rio-Tinto, Gondomar em 1777

Obrigada a todos pelas informações que neste fórum vão colocando e que muito me têm permitido progredir nos antepassados.

Festas Felizes,
Lúcia Cardoso




Resposta

Link directo:

Tenho um avô vimaranense séc. XVI

#379970 | pianoman | 17 abr 2017 12:39 | Em resposta a: #271528

"7) Domingos Vaz(c.1560) casado com Catarina Alvares, que ficou conhecida pela "viúva da Batoca", de S. Martinho de Candoso"

Alguém me sabe dizer a razão de ser a "viúva da Batoca"?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 16:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen