Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum

#271419 | Pedro França | 27 fev 2011 01:11

Caros confrades:

Minha filha está com um trabalho em História/Faculdade de Letras UC, para a Idade Média, mais concretamente o século XI, sobre a área de Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum, portanto, envolvendo a margem direita e a margem esquerda do rio Douro junto à foz, correspondentes aos actuais Porto e Gaia.
A minha questão é esta: haverá algum confrade que possa dispor de informação sobre alguma obra que mostre as plantas das ditas áreas para a referida época ou então, que consiga digitalizar as referidas áreas para a dita época e possa enviá-las por mail para o meu endereço electrónico? Há urgência nesta matéria.
Ficaria muito grato por esse contributo. Estarei, pelo meu lado, ao dispor para o que puder averiguar pelo AUC.

O meu endereço electrónico é como segue:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Abraço a todos.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum

#271455 | evieira | 27 fev 2011 17:22 | Em resposta a: #271419

Caro Pedro França,

O Prof. Alarcão trata da identificação de Portucale num pequeno mas bom artigo no vol. 8 da Revista Portuguesa de Arqueologia (2005 ) pág 304. Creio que está online. Talvez ajude...

Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum

#271464 | RMPS | 27 fev 2011 18:50 | Em resposta a: #271455

http://194.65.130.238/media/uploads/revistaportuguesadearqueologia/8_2/5/11.p.293-312.pdf

Cmpts
Rui.

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum

#271478 | rlvz | 27 fev 2011 20:07 | Em resposta a: #271419

Caro Pedro França,

Este website tem uma planta de Gaia medieval, retirada do livro "Gaia e Vila Nova na Idade Média".

http://gaienses-vilanovadegaia.blogspot.com/2009/02/gaia-e-vila-nova.html

Melhors cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum

#271483 | Samuel C O Castro | 27 fev 2011 22:32 | Em resposta a: #271419

Estimado Pedro França,

Digitando no Google Books "Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum", acha-se algumas obras com visualização completa que retratam o tema, sendo que não achei mapa ou ilustração.

a) Historia de Portugal, Volume 1 Por Alexandre Herculano, cujo link é http://books.google.com.br/books?id=qLkNAAAAIAAJ&pg=PA445&dq=Portucale+Castrum+Antiquum+e+Castrum+Novum&hl=pt-BR&ei=Hc1qTdL_FoGdlgeFwJ3_AQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q=Portucale%20Castrum%20Antiquum%20e%20Castrum%20Novum&f=false , pg 445.

b) A Fundao Da Monarchia Portugueza Por A. A. Teixeira De Vasconcellos, no link http://books.google.com.br/books?id=unmPHybvPq8C&pg=PA21&dq=Portucale+Castrum+Antiquum+e+Castrum+Novum&hl=pt-BR&ei=Hc1qTdL_FoGdlgeFwJ3_AQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=5&ved=0CEQQ6AEwBA#v=onepage&q=Portucale%20Castrum%20Antiquum%20e%20Castrum%20Novum&f=false , pg 21.

c) Novos elogios historicos dos reis de Portugal, ou Principios de historia ... Por Antonio Luiz de Sousa Henriques Secco, no link http://books.google.com.br/books?id=aXAIAAAAQAAJ&pg=PA30&dq=Portucale+Castrum+Antiquum+e+Castrum+Novum&hl=pt-BR&ei=Hc1qTdL_FoGdlgeFwJ3_AQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=8&ved=0CFIQ6AEwBw#v=onepage&q=Portucale%20Castrum%20Antiquum%20e%20Castrum%20Novum&f=false , pg 30.

Boa sorte na obtenção de mapa ou ilustração mostrando a área envolvida.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum - agradecimentos

#271508 | Pedro França | 28 fev 2011 14:25 | Em resposta a: #271483

Caros confrades:

Venho agradecer o contributo prestado por todos quantos se interessaram por esta questão que tenho em grande apreço.
Minha filha tomou já a devida nota acerca das refrências aqui deixadas.
Mais uma vez o meu obrigado.
Fico à disposição.

Abraços.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum - agradecimentos

#271615 | evieira | 01 mar 2011 22:23 | Em resposta a: #271508

Caro Pedro França

Já agora, aproveito:

Ando a tentar localizar uma dispensa matrimonial de 1812, da diocese de Leiria. Dado que parte da documentação da C.E.Leiria transitou para o AUC, é possível esta dispensa aí se encontrar?

Mais concretamente, procuro pela dispensa matrimonial de José Pereira Jorge e Luísa Maria, recebidos na freguesia de Fátima (Ourém) em 15.6.1812. Dispensados em 4º grau de afinidade.

Será que pode ajudar?

Agradeço a atenção.
Cumprimentos
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum - agradecimentos

#271627 | Pedro França | 02 mar 2011 00:24 | Em resposta a: #271615

Caro Edmundo:

Como amanhã tenho reuniões intercalares, dá para eu ver isso na interrupção de Carnaval a semana que vem?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum - agradecimentos

#271629 | evieira | 02 mar 2011 00:48 | Em resposta a: #271627

Caro Pedro França,

Claro. Muito obrigado.

Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum - agradecimentos

#274100 | evieira | 05 abr 2011 19:00 | Em resposta a: #271627

Caro Pedro França

Não cheguei a receber mais notícias suas. O documento em questão não se encontrava no AUC?

Cumprimentos,
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum - agradecimentos

#274268 | Pedro França | 09 abr 2011 12:58 | Em resposta a: #274100

Caro Edmundo:

Não se trata de documento mas de maços de documentos.
Os processos de casamento só agora mal começaram a ser verbetados e o processo não está perto de estar concluído. Os processos de casamento estão organizados por nome (o 1º nome é o nome de entrada e não pelo último apelido) e por data (ano) de modo que são vários e estão dupla ou triplamente atados por cordas em maços. Se eu abrir um maço (às apalpadelas, porque não tenho nunca a certeza de que o processo existe no maço previsto para tal nome e ano), não serei eu a arrumar o maço - serão as funcionárias de serviço à sala de leitura, e quantos mais eu pedir e abrir, mais elas vão ter de fechar. À parte isso, é o tempo que se gasta com isso, prejudicando-se outros trabalhos mais rentáveis em termos de localização e de manuseio.
Talvez daqui a um tempo, quando todos os processos estiverem verbetados consigam os mesmos estar mais facilmente identificáveis e acessíveis.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum - agradecimentos

#274465 | evieira | 13 abr 2011 00:19 | Em resposta a: #274268

Caro Pedro França,

Compreendo. De qualquer maneira, agradeço a atenção dispendida.

Cmpts,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum - agradecimentos

#286831 | small | 08 set 2011 18:46 | Em resposta a: #274268

Caro Pedro França

Volvidos que são alguns meses, será que os processos já estão mais fácilmente identificáveis e acessíveis?
Fico na expectativa.
Melhores cumprimentos

Stella Santos

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum - agradecimentos

#286837 | Pedro França | 08 set 2011 19:22 | Em resposta a: #286831

Cara Stella:

Pensei que este tópico tivesse mergulhado em sono profundo. Não contava que queria perguntar pelos processos de casamento.
Ora bem, fazendo o ponto da situação, os verbetes lá vão aparecendo, de forma mais acelerada, menos acelerada, consoante as prioridades do AUC. O trabalho começa a ver-se mas está bem longe de estar concluído.
Tem de se ir pelo nome dele, marido-noivo (geralmente), mais o da mulher-noiva que também está lançado por baixo, no mesmo verbete, sem omitir a localidade e datas aproximadas do casamento.
E é o que eu posso dizer porque já percorri vários.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Portucale - Castrum Antiquum e Castrum Novum - agradecimentos

#286927 | small | 09 set 2011 17:27 | Em resposta a: #286837

Caro Pedro França

Muito obrigada pelo esclarecimento, vou esperar mais um tempo, ou acha que será fácil(?) a pesquisa já que tenho todos os elementos que refere?
Desculpe o incómodo mas se for acessível, tentaria numa passagem por Coimbra, ver os processos de casamento.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 17:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen