familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#271488 | camilapereira | 28 fev 2011 01:24

procuro informações e meus parentes portugueses de meu pai já falecido que chamava-se: carlos augusto rosas pereira, nascido na freguesia de são pedro,do concelho de vila real. Filho de camila da conceição teixeira rosas, de são pedro, vila real; e domingos gonçalves pereira, de mouços.
meus bisavós pela avó são: elisa laura da costa teixeira e antonio augusto rosas e, pela parte do meu avô são: joana gonçalves.

desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#271769 | PAIVAMANSO | 04 mar 2011 15:43 | Em resposta a: #271488

Cara Camila Pereira, vi a sua mensagem já na 3ª página deste fórum e sem obter qualquer resposta. Não tenho possibilidade de tentar ajudar mais do que isto, mas porque considero importante que pelo menos uma pessoa lhe responda, aqui vai esta modesta tentativa . Telefonei para a Junta de Freguesia de São Pedro do Concelho de Vila Real, onde me foi dito que essa é uma Freguesia urbana, situada no centro da cidade de Vila Real. Se fosse uma Freguesia rural, numa Vila ou Aldeia com muito menos população, onde quase toda a gente se conhece pelos nomes, logicamente seria mais provável encontrar algum descendente das pessoas por si indicadas. Seja como for, sugiro que faça duas coisas; Envie um email a pedir ajuda, para a Junta de Freguesia, cujo endereço é ; jfspedrovr@gmail.com e creio que também deve pedir ajuda na Câmara Municipal de Vila Real, para o endereço de email ; geral@cm-vilareal.pt e neste ultimo caso poderá pedir um especial favor ao Ex. Senhor Acácio, que lhe procure nos 2 cemitérios, o de S. Dinis e o de St. Iria, dos quais ele é o responsável, se existe alguma Campa Concessionada, onde estejam estes nomes nas lápides. Evidentemente, se puder, diga algumas datas, pelo menos aproximadas, referentes a eles. Só falta dizer que se alguém cuidar ou colocar flores numa campa, que tenha esses nomes, por exemplo os dos seus avós, em princípio esse alguém será seu familiar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#271770 | camilapereira | 04 mar 2011 15:54 | Em resposta a: #271769

Muito obrigado por ter respondido. Sua "modesta" tentativa pode se tornar de muito valor. Vou fazer o q me aconselhaste.
boa tarde.

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#271794 | MCNN | 04 mar 2011 23:24 | Em resposta a: #271770

Cara Camila

Como complemento à mensagem do confrade Jorge Santos, e tendo em vista ajudá-la a conseguir seguir os excelentes conselhos que ele lhe deu, aqui lhe deixo alguns dados adicionais que consegui obter sobre seus avós, os quais poderão ser importantes para o que deseja.

Assim, o seu avô Domingos Gonçalves Pereira nasceu no lugar de Pena de Amigo no dia 01/02/1876 e foi baptizado na paróquia de Mouçós em 11/02/1876. O seu avô faleceu em Vila Real no dia 09/06/1955.

A sua avó Camila da Conceição Teixeira Rosas nasceu no dia 11/05/1877 na Rua de Santa Margarida em Vila Real, e foi baptizada na paróquia de S. Pedro em 11/02/1878, A sua avó faleceu em Vila Real no dia 27/06/1941.

Os seus avós casaram em Vila Real no dia 15/11/1924.

O que é curioso é que, quer o seu avô quer a sua avó solicitaram passaportes para viajar para o Brasil antes de se casarem.

Assim, o seu avô solicitou um passaporte em 1898. Já a sua avó solicitou um passaporte em 1907.

Não lhe consigo dizer se algum dos dois chegou a viajar para o Brasil. O mais provável é que, ou viajaram os dois ou então não viajou nenhum. Eventualmente terão viajado os dois, conheceram-se no Brasil e vieram casar a Portugal. Ou então não.

Mas eu inclino-me mais para a primeira hipótese, pois aquando do casamento dos seus avós, o seu avô é referido como sendo "proprietário".

Para finalizar, queria deixar-lhe apenas mais um dado.

Aquando do falecimento da sua avó, foi aberto em 1941 um Processo de Inventário Obrigatório, o que era comum quando existiam filhos menores e/ou quando algum dos herdeiros estava fora do país.

Se a sua intenção é descobrir eventuais familiares, esse Processo de Inventário pode ser importante, pois deve conter a relação de herdeiros da sua avó, ou seja o seu avô, o seu pai e eventuais irmãos que o seu pai tenha tido.

Este Processo de Inventário está à guarda do Arquivo Distrital de Vila Real e tem a referência PT/ADVRL/JUD/TJCVRL/C-D/082/1792 (ano 1941, Cota original 17, Caixa 126).

Acho que é tudo por agora, espero ter ajudado,

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#271823 | camilapereira | 05 mar 2011 14:48 | Em resposta a: #271794

Meus avós nasceram, casaram e morreram em portugal mesmo. somente seus filhos vieram para o brasil. O meu avô foi referido como proprietário, o que quer dizer???

muito obrigado pela ajuda

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#271872 | PAIVAMANSO | 06 mar 2011 00:28 | Em resposta a: #271823

Caro Confrade Mário Navarro é com o maior prazer que leio e releio esta sua intervenção a meu ver espectacular de tão completa e detalhada, com datas, lugares e deduções cheia de dados do batismo, do casamento, dos passaportes, do inventário orfanológico, dos passos seguintes a dar e respectivos contactos. Simplesmente Brilhante. Com o devido respeito, creio que a Camila Pereira ainda nem percebeu completamente, a sorte que teve ao beneficiar da sua ajuda. Cumprimentos e agradecimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272042 | camilapereira | 08 mar 2011 01:04 | Em resposta a: #271872

querido jorge santos, talvez meu simples agradecimento ao mário não tenha traduzido a minha imensa gratidão pela ajuda prestada, mas isso não quer dizer que não valorizei o levantamento que ele fez por mim, por uma pessoa que simplesmente não conhece. Sou grata sim por todo o trabalho que ele teve. Também aproveito pra te agradecer novamente pelo que fizeste por mim.
Agora estou apenas começando minhas pesquisas pois no site do arquivo distrital, do qual foram extraidas as informações que o mário obteve, não confere com as datas que possuo em documentos. Enfim, o trabalho está apenas começando.

Precisando meninos tb estou disponível para ajudá-los qdo necessário.

um abraço aos dois.

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272052 | PAIVAMANSO | 08 mar 2011 10:25 | Em resposta a: #272042

Cara Camila Pereira, Tenha em atenção de que os assentos de batismo e casamento é que são as fontes primárias e as mais fidedignas. Não estranhe que documentos produzidos muitos anos mais tarde no Brasil apresentem dados não coincidentes. Quase tudo teria sido diferente para melhor, se todos os Portugueses que imigraram para o Brasil tivessem percebido que talvez um dia, 100 anos mais tarde, os seus descendentes precisassem encontrar em Portugal os seus assentos de batismo. Em troca desse abraço de amizade que você manda para nós, quero dizer-lhe que caso tenha dificuldades em obter as fotocópias dos assentos de batismo e casamento que o nosso Confrade Mário Navarro teve a simpatia de encontrar para si, eu mesmo as pedirei e farei questão de lhe oferecer. Desse modo simpático, tentarei sair aqui do fórum. Embora muito me custe, (porque irei sentir muita falta), preciso parar de tentar ajudar pessoas (também não são grandes ajudas) pela simples razão que estas tentativas sempre me ocuparam muito tempo e por isso fui sempre adiando as pesquisas sobre a minha família e toda a obra literária, a publicada e a inédita, do meu escritor preferido o Historiador Belisário Pimenta. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272059 | golfinho7 | 08 mar 2011 11:25 | Em resposta a: #272052

Bom dia,

Desculpe me interferir nesta conversa, mas a minha familia pela parte do meu pai também é de Vil Real precisamente (Arrabaes-Torgueda-campea etc...).
Também estou a procura dos meus antepassados, procuro um irmao do meu avo que foi para o Brasil, segunda uma tia me disse que ele foi de barco mas pela Espanha e ela teve com ele nos 1960 no Brasil precisamente no Rio do Janeiro era padeiro e era casado e tinha filhos é tudo o que ela se lembra.
Agora jà procurei pela toda parte e nao consiguo encontra-lo ele se chamava Henrique ou Henriques Queiros ou Queiroz nasceu 10/03/1900 e deve ter entrado no Brasil entre 1918 e 1925 pelo menos.
ele era filho de :

Joaquim Queiros (29/04/1875- ?) (seu pai) casou com Albina Ribeiro ( ? - ?) (sua mae)

Francisco Ribeiro (?-?) (seu avo pela parte da mae) casou com Maria do Rozario ??? (? - ?) (sua avo pela parte da mae)

Antonio De Queiroz ( ?- ?) (seu avo pela parte do pai) casou com Candida Da Silva (sua avo pela parte do pai)

Francisco De Queiroz ( ? - ?) (seu bis avo pela parte do pai ) casou com Maria Esteves ( ? - ?) (sua bis avo pela parte do pai)
Joao Da Silva ( ?- ?) (pai de Candida Da Silva) casou com Luiza o Luisa Martins ( ? - ?) (mae de Candida Da Silva)


Agredecia muito a vossa ajuda se fosse possivel....
obrigada

Maria do Céu Fernandes Queiros

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272063 | PAIVAMANSO | 08 mar 2011 12:32 | Em resposta a: #272059

Cara Maria do Céu, não sei se será possível, mas você está a precisar que o nosso estimado Confrade Mário Navarro, tente descobrir para si algum desses assentos pois ele é muito eficaz a pesquisar on-line no Arquivo Distrital de Vila Real. Espero não abusar ao fazer este meu pedido. É já habitual, ele resolver com muito sucesso, alguns tópicos deste Fórum. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272069 | golfinho7 | 08 mar 2011 13:44 | Em resposta a: #272063

Caro Jorge,

Obrigada pela sua resposta fico lhe muito grata pela sua ajuda, e obrigado também pelo seu pedido ao seu Confrade Mario Navarro esperando que ele me possa ajudar.
Estou no estrangeiro mas venho todos os anos a Portugal e estive o ano passado no arquivo distrital de Vila Real no qual encontrei alguns dados.
Agora mesmo estive a procurar on line no livro PT/ADVRL/PRQ/PVRL 26/001/022 PAGINA 3 (Ano 1898-1904) ano em que nasceram o meu avo e seus irmaos e encontrei por acaso na pagina 3 :

o baptismo duma criança de sexo masculino de nome Manoel baptisado no dia 19/03/1898 e nascido no dia 15/03/1898 filho natural de Albina Ribeiro (sei por acaso quando fui ai que "filho natural" quer dizer filho nascido fora do casamento foi o senhor que esta na sala que me deu essa informaçao).
Foi depois reconhecido pelos seus pais quando contrairam casamento.

Isto quer dizer que este menino era irmao do meu avo, porque o meu bis avo Joaquim Queiros casou-se com Albina Ribeiro filho de Francisco Ribeiro e de Maria do Rosario Da Nobreza...
Mais uma vez, Obrigada pela sua ajuda.

Comprimentos

Maria do Céu Fernandes Queiros

Ps : desculpe pelo meu português se encontrou erros

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272071 | MCNN | 08 mar 2011 13:56 | Em resposta a: #272069

Cara Maria do Céu


Continue nesse livro que vai no bom caminho.
Um pouco mais à frente encontrará o que procura, porque eu já vi que está lá.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272073 | golfinho7 | 08 mar 2011 14:09 | Em resposta a: #272071

Caro Mario César Navarro,

Conheço todos os dados do meu avo (Maximino Queiros), sei que meus bis-avos tiverao o tal Henriques Queiros mas nao sei se tiveram mais filhos porque infelizmente o meu pai faleceu ha alguns anos e so me resta duas tias irmas do meu pai mas ela nao se lembram se meus bis avos tiveram mais filhos para elas eles so tiverao 3 filhos.

Por acaso o senhor pode ajudar me para encontrar a data do casamento dos meus bis avos e a da de obito do meu bis avo e data se nascimento e obito da minha bis avo. O indicar-me onde posso procurar esses dados e em que livros??

Ficaria lhe muito grata

Maria do Céu Fernandes Queiros

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272098 | MCNN | 08 mar 2011 19:45 | Em resposta a: #272073

Cara Maria do Céu


Espero que, por esta altura, já tenha encontrado o assento de baptismo de Henrique Queirós.

No que diz respeito ao casamento dos seus bisavós, não o consigo localizar e a razão é simples.

O Arquivo Distrital de Vila Real só disponibiliza os assentos de casamento de Torgueda até 1895, e os seus bisavós casaram depois dessa data.

Mas, de qualquer forma, creio que se consegue estabelecer um intervalo de datas dentro do qual se verificou o casamento dos seus bisavós.

A Maria do Céu encontrou um assento de baptismo de um filho dos seus bisavós de nome Manuel, que foi baptizado em 19/03/1898, Se reparar bem nesse assento, verificará que existe uma anotação, à margem, que diz: "Faleceu - nº 18 1899).

Se for ver os assentos de óbito de 1899, verificará que o assento nº 18 corresponde ao falecimento de uma criança, de nome António Inácio, filho dos seus bisavós, e que terá falecido em 06/09/1899. Como pode verificar nesse assento, os seus bisavós já eram casados nessa data.

Sendo assim, os seus bisavós casaram entre 19/03/1898 e 06/09/1899.

Já agora, o nome da mãe da sua bisavó, tal como vem referido no assento de baptismo de Manuel Inácio, é Maria Rosário da Nóbrega.

No que diz respeito ao assento de baptismo da sua bisavó, pode encontrá-lo no livro de baptismos de 1865 a 1871 (página 211), Ela nasceu em 25/06/1869 e foi baptizada em 12/07/1869.

Como poderá constatar, nesse assento não constam quaisquer averbamentos (quer do casamento, quer do óbito), o que não permite saber desde logo as respectivas datas. O mesmo se passa no assento de baptismo do seu bisavô, que não contém quaisquer averbamentos.

Porém, o site do Arquivo Distrital de Vila Real contém a referência de um Processo de Inventário Obrigatório, de 1924, em que a inventariada é Albina Ribeiro e o inventariante é Joaquim Queirós.

Os Processos de Inventário Obrigatório eram comuns quando, na hora de falecimento de alguém, existiam herdeiros menores e/ou no estrangeiro.

Assim sendo, tudo leva a crer que a sua bisavó Albina Ribeiro terá falecido em 1924.

A referência desse Processo é a seguinte:

PT/ADVRL/JUD/TJCVRL/C-A/082/550 (Ano 1924, Cota original 39, Caixa 368).

Mas esse Processo tem ainda uma indicação interessante, que é a seguinte:

"Unidades de descrição relacionadas: Tem incorporado 22/1940"

E o que terá esse processo 22/1940 ?

Ao que tudo leva a crer, trata-se do Processo de Inventário Obrigatório por óbito do seu bisavô, pois nesse processo o inventariado é Joaquim Queirós e a inventariante é Custódia Pereira.

A referência completa desse processo é a seguinte:

PT/ADVRL/JUD/TJCVRL/C-A/082/5895 (Ano 1940, Cota original 22, Caixa 368).

Esse Processo tem igualmente esta indicação:

"Unidades de descrição relacionadas: Tem incorporado 39/1924"

Como vê, esse dois Processos estão interligados, e deverão com toda a certeza referir-se aos Processos de Inventário abertos por óbito dos seus bisavós.

Mas ainda há outros dados interessantes, como por exemplo saber quem seria essa Custódia Pereira, que aparece como inventariante aquando do óbito do seu bisavô.

Eu atrevo-me a arriscar e a sugerir que o seu bisavô, depois de enviuvar, voltou a casar, e que essa Custódia Pereira seria a segunda mulher do seu bisavô.

Essa minha hipótese é reforçada pelo facto de, ainda no Arquivo Distrital de Vila Real, ser referida a existência de um Testamento Público, datado de 07/09/1940 e feito em Arrabães, em que o testador se chamava Joaquim Queirós, era da Torgueda e era casado.

Assim, ou estamos perante uma coincidência de nomes, ou trata-se do testamento do seu bisavô, que seria casado em 1940.

A referência completa desse testamento é a seguinte:

PT/ADVRL/NOT/CNVRL4/007/405/5 (Localização F.5)

Apenas mais um dado, que é o seguinte. Ou estamos perante uma coincidência de nomes, ou então o seu bisavô pediu um passaporte para o Brasil em 18/03/1909. De facto, houve um pedido de Passaporte para o Brasil de uma pessoa de nome Joaquim Queirós, com 33 anos nessa data, natural de Arrabães, freguesia da Torgueda.

Atendendo ao nome, naturalidade e idade, parece-me tratar-se do seu bisavô. Se ele chegou a viajar ou não, isso já não lhe sei dizer.

Para terminar, uma forma de procurar irmãos do seu avô é ir percorrendo os livros de baptismos de Torgueda, procurando os nascimentos de irmãos.

Mas, se pedir para lhe consultarem os Processos de Inventário que referi anteriormente, esses Processos devem conter os nomes dos herdeiros vivos dos falecidos, logo conterá, para além do nome do seu avô e do cônjuge sobrevivo, o nome dos irmãos que tivesse na altura e que ainda estivessem vivos.

Irmãos que o seu avô tivesse tido, mas que entretanto tivessem falecido (como por exemplo o Manuel Inácio), não deverão constar desses processos.

Espero ter ajudado

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272109 | MCNN | 08 mar 2011 20:38 | Em resposta a: #271823

Olá Camila

Do que é que o seu avô era proprietário ? Não lho consigo dizer.

Mas talvez o Processo de Inventário que lhe referi possa esclarecer essa questão.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272117 | PAIVAMANSO | 08 mar 2011 22:15 | Em resposta a: #272109

Cara Maria do Céu, como vê não exagerei em nada, no que diz respeito ao nosso Confrade Mário Navarro. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272120 | PAIVAMANSO | 08 mar 2011 22:22 | Em resposta a: #272117

Caro Confrade Mário Navarro, quando leio estas suas excelentes ajudas, sinto tanta alegria como se fosse a mim que o Senhor estivesse a ajudar. Receba um abraço de gratidão, deste seu humilde e desajeitado aluno. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272144 | golfinho7 | 09 mar 2011 09:40 | Em resposta a: #272098

Caro Mario César Navarro,

Agradeceu lhe muito o que o senhor encontrou, foi uma grande ajuda em pouco tempo o senhor conseguiu encontrar muitas coisas que eu nao encontrei em 3 anos que comecei a minha arvore genealogica.

O meu bisavo foi para o Brasil porque uma tia minha disse me que ele era seringueiro e que ia 6 meses e que voltava, também sei que o meu avo Maximino Queiros também fez um pedido de passaporte mas nao chegou a ir.

Como é que devo fazer para obter uma copia desses diferentes processos???

Comecei a minha arvore genealogica no myheritage e ja tenho 200 pessoas mais para mim é me dificil encontrar os dados todos por estar no estrangeiro, so posso ir ai em agosto

Vou lhe pedir mais um favor o senhor poderia ajudar me nas minhas outras pesquisas ou dar me indicaçoes onde possa encontrar os dados porque a familia da minha avo também é dessa zona.


Mais uma vez ficou lhe muito grata pela sua ajuda....

Como se diz aqui "vous m'avez bluffé" quer dizer qui fiquei mesmo de boca aberta...

Comprimentos

Maria do Céu Fernandes Queiros


Se o senhor quiser deixo lhe o meu mail e assim

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272146 | golfinho7 | 09 mar 2011 09:47 | Em resposta a: #272117

Caro Jorge Santos, nao você nao exagerou em nada, no que disse respeito ao senhor Mario Navarro nunca pensei obter tantas informaçoes em tao pouco tempo...

Ele ajudou me muito e fico lhe grata de você ter pedido ajudo ao senhor Mario Navarro.

Como se diz aqui "il m'a bluffé" quer dizer que fiquei de boca aberta nunca pensava encontrar tantas informaçoes

Obrigada por tudo

Cumprimentos

Maria do Céu Fernandes Queiros

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272152 | MCNN | 09 mar 2011 11:21 | Em resposta a: #272144

Cara Maria do Ceu

Envie-me um mail para marioc.navarro@gmail.com

Cumprimentos

Mario Cesar Navarro

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272242 | MCNN | 10 mar 2011 13:24 | Em resposta a: #272144

Cara Maria do Céu

Desculpe-me a minha resposta tão lacónica de ontem, mas fi-la num intervalo entre reuniões e não havia tempo para mais.

Para obter uma cópia desses processos, creio que lhe bastará entrar em contacto com o Arquivo Distrital de Vila Real (por mail ou telefone) e fornecer-lhes as referências que lhe dei.

Eles depois enviar-lhe-ão por correio as cópias desses processos. O valor que terá de pagar deverá depender da dimensão desses processos, mas creio que não deverá ser nada de exorbitante. De qualquer forma, a Maria do Céu poderá sempre perguntar-lhes em quanto é que fica.

Tenho uma pessoa amiga que, a partir do Brasil, pediu uma cópia de um processo similar a estes, e não teve qualquer dificuldade.

Já agora, creio que o processo de inventário do seu bisavô deverá revelar se ele voltou ou não a casar, porque em caso afirmativo a sua segunda mulher deverá constar como herdeira. E se o testamento que lhe referi fôr mesmo do seu bisavô, muito provavelmente ele constará igualmente desse processo de inventário.

Finalmente, e dentro das minhas limitadas possibilidades, terei o maior prazer em ajudá-la.

Se quiser, pode enviar-me um mail para o endereço que lhe forneci.

Boa sorte

Mário César Navarro

PS - Não sei se já sabia, mas de qualquer forma deixo-lhe aqui esta informação. O seu avô Maximino pediu o seu passaporte em 24/09/1920.

Resposta

Link directo:

RE: familia teixeira rosas e familia gonçalves pereira; de vila real

#272665 | camilapereira | 16 mar 2011 18:35 | Em resposta a: #272109

ola, somente hoje voltei a ver meus e mails. Vou lhe mandar uns dados e historias pro seu e mail do g mail q forneceste no forum para outra pessoa.

um abraço.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 16:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen